PARTILHAR

Cuidados com filhotes de cachorro

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 28 dezembro 2018
Cuidados com filhotes de cachorro
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os filhotes de cachorro em adoção são, sem dúvida, a parte mais doce e terna da vida de um cachorro, sejam os Pitbull, Boxer ou Pastor Alemão. Todos eles precisam da mesma atenção, do mesmo processo de aprendizagem e da mesma dose de carinho.

Embora se trate de uma etapa divertida na qual toda a família trabalha para ensinar o mundo ao cachorro, deparamo-nos também com os cuidados constantes que precisam.

Apesar da sua simpática aparência devemos ter em conta que os cachorros não são brinquedos, são seres vivos que acabam de chegar a este mundo e que precisam de alguém responsável ao seu lado. Para o ajudar, no PeritoAnimal colocamos à sua disposição tudo sobre os cuidados com filhotes de cachorro.

Também lhe pode interessar: Cuidados com coelho

Cuidados de filhotes de cachorro dentro de casa

Embora para nós adotar um filhote de cachorro seja uma experiência divertida e ótima, a verdade é que para o cachorro não é uma sensação nada agradável. Ficam separados da sua mãe e irmãos, o que os faz sofrer um pequeno choque deixando-os distraídos e assustados.

É importante saber que o cachorro precisa de alguém que substitua a figura da sua mãe, pois são animais sociais que aprendem através da sua comunidade ou família. Não adote um filhote de cachorro se não tem tempo para lhe dedicar, se o estamos a separar da sua mãe ele precisa de alguém disponível 24 horas por dia ou, de duas ou três pessoas que façam turnos.

Os filhotes de cachorro precisam dos mesmos objetos que um cão adulto: tigela para comida e outra para bebida, correia e coleira, uma cama cômoda e muitos jornais caso ainda não tenha aprendido a fazer as necessidades no sítio que deve.

Uma vez que esteja tudo pronto e preparado já podemos abrir as portas ao novo membro da nossa família. Deve dar-lhe liberdade para cheirar tudo, observar e se relacionar com a sua nova casa. Um sinal que nos indica que o cachorro se encontra relaxado é o fato de querer cheirar tudo, um comportamento adequado.

Seja paciente com ele, pois no princípio não perceberá o significado daquilo que lhe está tentando transmitir, por esse motivo recomendamos que comece o quanto antes o adestramento positivo, oferecendo-lhe prêmios cada vez que realizar corretamente uma ação que você considere adequada.

Lembre-se que, se há crianças em casa deve avisá-los sobre como devem agir com ele, respeitando assim a sua tranquilidade, horários de repouso e no momento das suas refeições diárias.

Cuidados com filhotes de cachorro - Cuidados de filhotes de cachorro dentro de casa

Educação dos filhotes de cachorro

Os cachorros são animais com autonomia própria, isso significa que embora os eduque bem e com todas as boas intenções, por vezes eles irão se comportar de forma inesperada mordendo sapatos, urinando no travesseira ou escavando no seu jardim.

Até às 16 semanas de vida, o cachorro deverá ir ao veterinário para lhe serem administradas as vacinas, só depois disso é que poderá sair à rua para explorar e começar com a sua socialização, um processo fundamental na vida do cachorro no qual aprende a relacionar-se com o seu meio e com outros animais de estimação.

No princípio um filhote aprenderá muito mais rápido este processo se se encontrar junto da sua mãe, que o guiará de forma adequada. Se não for assim, devemos ser nós a ensinar o nosso cachorro como se deve comportar definindo regras e utilizando sempre o reforço positivo. Nunca deve pegar, assustar ou utilizar a força com um cachorro, pois pode traumatizar o cachorro por toda a vida.

Algumas coisas que deve ensinar ao seu cachorro é a fazer as suas necessidades fora de casa, assim como a aprender que objetos pode morder para estimular a sua dentadura. Pode adquirir em lojas especializadas diferentes brinquedos para descobrir quais é que lhe chamam mais a sua atenção.

Outra coisa a ter em conta é o tamanho que o cachorro vai ter em adulto. Recomendamos que seja precavido e não permita que o animal salte para cima das pessoas se, este num futuro alcançar mais de 40 quilos de peso.

No momento da educação deve ser constante e, para isso toda a família deve estar envolvida no processo de educação, todos devem seguir as mesmas regras, caso contrário o cachorro ficará confuso.

Fomente a tranquilidade e uma atitude positiva dentro e fora de casa, para que na sua fase adulta o cachorro tenha um comportamento amável e adequado.

Cuidados com filhotes de cachorro - Educação dos filhotes de cachorro

Alimentação dos filhotes de cachorro

A alimentação de um filhote deve ser em função das suas necessidades específicas e, embora nós lhe possamos aconselhar quanto a hábitos de dieta, a pessoa que melhor poderá avaliar o seu caso em concreto é o veterinário.

Para que o seu cachorro cresça corretamente deve utilizar ração da gama Junior, encontrará à venda vários tipos diferentes e específicos para esta etapa tão importante no crescimento do seu filhote. O recomendável é que varie a alimentação do cachorro, independente da etapa da sua vida, por este motivo além de ração também lhe pode oferecer de vez em quando comida úmida que permite hidratar de forma extra o nosso cachorro.

Como referimos antes, alguns cachorros têm necessidades específicas, como no caso de cachorros de tamanho grande, nestes casos pode ser que o veterinário nos recomende cálcio extra para evitar o aparecimento de problemas ósseos. As vitaminas são outro exemplo de suplemento extra.

Outro fator a ter em conta são as guloseimas, perfeitas para utilizar o reforço positivo, embora se lembre que também pode utilizar outro tipo de prêmio como as carícias, um passeio ou uma palavra amável.

Se você adotou um filhote de cachorro recentemente deve ler o nosso artigo sobre as 15 coisas que os tutores de cachorro não devem esquecer!

Cuidados com filhotes de cachorro - Alimentação dos filhotes de cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados com filhotes de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Conselhos
  • É preferível utilizar um arnês ao invés de uma coleira, desta forma evitará problemas oculares graves.
  • Reparta a comida do seu cachorro em duas refeições diárias, assim facilita a sua digestão.
  • Utilize sempre o reforço positivo.
  • Adquira alimentos e brinquedos específicos para a sua idade.
  • Lembre-se da importância da socialização, sem ela o seu cachorro pode se converter em um cachorro assustadiço, agressivo ou antissocial.
  • Peça conselhos ao seu veterinário sempre que precisar.
  • Não passeie o seu cachorro nas horas de sol extremo ou o exercite durante muito tempo.
  • Deixe à sua disposição água fresca em abundância.
  • Ofereça-lhe muito carinho e amor.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Amarilis
Tenho 2 filhotes de pitbull terrier com 52 dias ambos com a primeira dose da vacina tomados e do vermifugo tambm mais ai da continuam evacuando com sangue ,e em algumas vezes sangue com muco, devo me preocupar com isso ou eh normal?
A sua avaliação:
Neuziane
Quero agradecer ao perito animal , peguei um filhote de labrador com 18 dias Ele tava dado como morto tentei salva-lo com suas matérias e comentários, foram três dias em claro com ele eu lendo os artigos e todas que apliquei para ele melhorar ,funcionou hoje ele ta com 49 dias muito saudável e inteligente, só tava com dúvida dos banhos ele se suja muito..rs ele se chama Billy
Cuidados com filhotes de cachorro
1 de 4
Cuidados com filhotes de cachorro

Voltar ao topo da página ↑