Cuidados extra

Cachorro com medo de chuva: como acalmá-lo e o que fazer

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 9 novembro 2023
Cachorro com medo de chuva: como acalmá-lo e o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Ter medo de chuva é um comportamento comum nos cachorros. E não precisa nem chover para desencadear o desespero dos peludos! Basta o tempo fechar e surgirem alguns trovões que os bichinhos já querem se esconder embaixo da cama! Alguns cães podem ficar nervosos, sendo a agressividade relacionada ao medo uma causa primária de problemas comportamentais.

Fogos de artifícios, trovões, chuva e armas de fogo são estímulos sonoros que podem ser considerados fonte de medo e estresse, alterando a fisiologia e o equilíbrio corporal, diminuindo o bem-estar do animal. Infelizmente, algumas dessas fontes de estresse não podem ser controladas pelos tutores, restando apenas a opção de ensinar seus pets a lidarem melhor com seus medos.

O acolhimento é muito importante nos momentos de medo, seja de chuva ou de qualquer outro barulho que desencadeie as reações de fobia. Algumas alternativas podem ser utilizadas para amenizar o medo de chuva dos cachorros, como a acupuntura, uso de nutracêuticos e florais de Bach. Treinar o amigo peludo a não ficar tão incomodado com a chuva também pode ser uma opção viável. Neste artigo, vamos explicar as possíveis causas do medo de chuva e como ajudar o cachorro a superar esse trauma. Se você se interessou pelo assunto, não deixe de ler até o final! Boa leitura!

Índice

  1. Por que os cachorros sentem medo de chuva?
  2. Como posso ajudar o meu cachorro com medo de chuva?
  3. Cachorro pode tomar calmante?

Por que os cachorros sentem medo de chuva?

O barulho de chuva e de trovões podem assustar os cães porque eles possuem uma audição muito mais potente que a nossa. Então, um barulho suportável para as pessoas, pode até mesmo causar dor em um cachorro. Chuvas mais fortes assustam mais porque fazem mais barulhos, tanto com ventos como com a água batendo no telhado e nas janelas. Os trovões podem causar medo da mesma forma que os fogos de artifícios, por serem escutados em um volume muito alto para os cães.

Como posso ajudar o meu cachorro com medo de chuva?

Incialmente, o animal deverá ser dessensibilizado às situações de estresse, um treino que associe gradativamente a chuva a situações de relaxamento e prazer para o cão. Em conjunto, é necessário o enriquecimento ambiental (brinquedos e comida) e atividade física adequada para o gasto de energia diário.

Os brinquedos podem ser improvisados com o uso de garrafas PET recheadas com alimento ou, caso seja possível, levar o cão para uma creche para brincar com outros cachorros. O passeio também é fundamental, ajudando no gasto energético e equilíbrio das emoções. Existem outras opções alternativas que podem ajudar o seu amigo a superar o medo de chuva:

  1. Acupuntura: é a aplicação de agulhas em pontos definidos no corpo, chamados de “acupontos”, visando estimular o equilíbrio da força vital do cachorro, por meio da perfuração da pele ou pressão em pontos pré-determinados, levando equilíbrio ao longo dos meridianos do organismo. É um método muito antigo e utilizado em animais com bons resultados.
  2. Nutracêuticos: são alimentos ou parte dos alimentos que apresentam benefícios à saúde, incluindo a prevenção e/ou tratamento de doenças. Podem abranger alimentos isolados, suplementos dietéticos até produtos projetados, produtos herbais e alimentos processados. Nutracêuticos como a L-teanina, possuem efeito neuroprotetor por apresentarem estrutura semelhante ao ácido glutâmico. O triptofano tem o efeito de reduzir a agressividade e o medo em cães, que podem ser ocasionados por conta de seus baixos níveis séricos. A valeriana possui efeitos na tensão nervosa, promovendo efeito ansiolítico e antidepressivo.
  3. Treinamento: com muita dedicação, o tutor pode realizar uma espécie de treinamento para ajudar o seu cão a superar o medo de chuva e trovão. Quando o tempo começar a fechar e o cachorro demonstrar que está com medo, tente mantê-lo confortável. O acolhimento é extremamente importante. Faça carinho, converse com ele, dê algum brinquedo novo ou algo que ele goste muito, ofereça algum petisco que não seja comum ou faça uma massagem relaxante nele. O importante é que ele associe a chuva a alguma sensação boa, relaxante. O uso de fone antirruído também pode auxiliar nesse momento, mas também será preciso treiná-lo a usar o aparelho.
  4. Feromônios: utilizados para regular o comportamento por meio do órgão vômeronasal. Temos o feromônio sintético D.A.P. (Dog Appeasing Pheromone”), que reproduz o cheiro das mamas da cadela nos primeiros dias pós-parto, com efeito relaxante em cães jovens e adultos. É encontrado em lojas de produtos para pet em forma de spray, difusor e coleira.
  5. Florais de Bach: são diluições mínimas de 38 essências vegetais terapêuticas, usadas separadamente ou combinadas. As essências podem corrigir problemas emocionais específicos, devendo ser prescrito pelo médico veterinário.
  6. Homeopatia: baseada no princípio de que semelhante cura semelhante. A prescrição é individualizada, ou seja, cada caso deverá ser avaliado pelo médico veterinário, com uma pesquisa de sintomas objetivos (lesões, horários e situações), uma vez que os subjetivos (sensações) necessitam de verbalização por parte do próprio paciente, o que não é possível na veterinária.
Cachorro com medo de chuva: como acalmá-lo e o que fazer - Como posso ajudar o meu cachorro com medo de chuva?

Cachorro pode tomar calmante?

Existe um grande número de medicamentos que agem no sistema nervoso central, com efeitos sedativos, antidepressivos ou ansiolíticos, podendo ser benéfico em casos de fobia de chuva em cães. Essa é uma opção que deve ser analisada em conjunto com o médico veterinário, pois deve ser considerada no curto prazo. O uso desses fármacos causa uma modificação comportamental, até que o hábito seja rompido e o medo de chuva seja reduzido com o treinamento.

Além dos fármacos, existem terapias alternativas que também podem ajudar o animal a superar o medo de chuvas, como as citadas no tópico anterior.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com medo de chuva: como acalmá-lo e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Bibliografia
  • Castro, R.V., Gonçalves, H.P., Ishida, R.L., Cleff, M.B. Uso de práticas integrativas no tratamento do medo e agressividade canina: relato de caso. XXX CIC – Congresso de Iniciação Científica, Universidade Federal de Pelotas, 2021. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2021/CA_02407.pdf. Acesso em 24/10/2023.
  • Peruca, J. Comportamento compulsivo em cães. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina Veterinária, 2012. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/67855/000871449.pdf. Acesso em 24/10/2023.
  • Moraes, F., Colla, L.M. Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. Revista Eletrônica de Farmácia, Vol 3(2), 109-122, 2006. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1356828224Nutreceuticos.pdf. Acesso em 24/10/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro com medo de chuva: como acalmá-lo e o que fazer