Educação básica

Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 fevereiro 2019
Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Com o adestramento positivo podemos ensinar um animal de forma eficiente a não urinar em casa. É uma excelente forma de educar o seu cachorro a ir fazer as necessidades no lugar certo e também uma forma muito rápida de adestrar o cachorro.

O adestramento positivo conhece-se também como reforço positivo e consiste basicamente em premiar as atitudes do cachorro que nos agradam com snacks, palavras amáveis ou carinhos. Para funcionar de forma adequada e para ser fácil de lembrar para o seu cachorro, tem que ir observando o seu cachorro e ser rápido a premiá-lo.

É frequente combinar o reforço positivo fora de casa com o adestramento com papel dentro de casa para conseguir melhores resultados. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra como ensinar o seu cachorro a fazer xixi no lugar certo.

Índice

  1. O que é o reforço positivo?
  2. O momento ideal
  3. Ajude-o a associar o xixi com a rua
  4. Não se esqueça que...

O que é o reforço positivo?

O reforço positivo consiste em felicitar e recompensar o seu cachorro cada vez que fizer as suas necessidades em um sítio permitido. Para isso tem que identificar as zonas em que é permitido o seu cachorro fazer as necessidades. Também tem que ter registrado a que horas costuma fazer as suas necessidades.

Com estes dados poderá saber a que horas tem que se preocupar porque o seu cachorro quer fazer xixi ou cocô. Depois meia hora antes do horário em que o seu cachorro faz as suas necessidades, leve-o à zona (o jardim, parque ou outro sítio) em que é permitido fazê-lo e deixe-o urinar.

Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo - O que é o reforço positivo?

O momento ideal

Depois espere até que ele faça as suas necessidades. Assim que terminar, felicite-o e dê-lhe um prêmio, alguma guloseima para cachorros. Se estiver se iniciando no uso do clicker, este será também o momento certo para fazer click.

O seu cachorro não vai precisar de muito reforço adicional, uma vez que fazer as suas necessidades é uma necessidade primária. No entanto, fazer click, dar-lhe a ordem de liberação ou felicitá-lo com um tom de voz animado irá demonstrar que está contente com o que fez. Tenha cuidado para não fazer tudo isto enquanto ainda estiver fazendo as suas necessidades, neste caso poderia correr o risco de o interromper.

Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo - O momento ideal

Ajude-o a associar o xixi com a rua

Uma vez que os horários do seu cachorro para fazer as suas necessidades sejam mais claros, quando for urinar diga-lhe simplesmente "faz xixi" antes de o fazer. Quando acabar de fazer suas necessidades, faça click ou dê-lhe uma guloseima para cães. Evite utilizar uma palavra ou frase que usa normalmente na sua vida cotidiana.

Pouco a pouco irá se habituar a essa palavra e irá relacioná-la com a rua, com o xixi e com os passeios. No entanto, o cachorro só vai urinar se tiver vontade, mas a verdade é que uma ótima forma de o ajudar a lembrar e a associar esta nova rotina.

Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo - Ajude-o a associar o xixi com a rua

Não se esqueça que...

Dentro de casa, quando conseguir supervisionar o seu cachorro, permita-lhe estar em outros cômodos livremente. Quando sair de casa será melhor fazer uma zona limitada com muitos jornais. Com o tempo, o seu cão irá se habituar a fazer as suas necessidades nos locais que definiu para isso. No entanto, não espere que isto aconteça antes do seu cachorro ter seis meses.

O reforço positivo é muito útil e irá ajudar a ensinar ao seu cachorro comandos de adestramento básicos com mais eficácia. Tenha em conta que, usando a combinação de métodos, o seu cachorro irá se habituar a fazer as suas necessidades tanto nas zonas permitidas como sobre o jornal. Por isso, tenha cuidado para não deixar jornais espalhados pelo piso.

Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo - Não se esqueça que...

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Faride Mirelle
Meu pet é um Ilhasa Apso, agora está com 4 anos e meio. No inicio ele foi ensinada e aprendeu a fazer suas necessidades no jornal e do lado de fora da casa. Ele era super caprichoso! Depois que o abençoado aprendeu a levantar a perninha, ele não perdoa um pé de cadeira, até na cabeceira da minha cama ele já mijou. Confesso que quase apertei o pescoço dele de tanta raiva que fico quando ele mija na minha cama. E eu sou uma bobona, porque eu adotei o Duque, logo depois que minha filha especial faleceu, depois de 25 anos de muita luta. No final da vida dela eu tinha uma UTI montada no quarto dela e depois que ela se foi, eu ficava ouvindo o barulho dos aparelhos. Quando adotei o Duque ele tinha só 04 meses, requeria muita atenção pra brincar, ele era educadinho, foi uma maravilha! Não quero ser ingrata com ele e filho é pra sempre! Mas tem hora que tenho vontade de assassina-lo! rsrsrsrs..... Eu sou tão bobona que ele dormi comigo, ele e minha Mel, uma maltes que faz 04 anos em maio. Eles dormem em baixo da minha cama ou junto comigo, eles escolhem. Confesso que adoro acordar com o Duque dividido o travesseiro. Já deu pra perceber que ele é o macho da casa né!? Mas não é ele quem manda não, porque sou militar e sei bem tomar conta do meu território. Não quero machuca-lo por isso estou pedindo ajuda para uma orientação adequada. Eu amo meus filhos pet! Não quero que ele sofra, mas também não quero ficar com a casa fedendo a mijo de cachorro, só porque ele acha que pode fazer xixi em qualquer lugar! Hoje tenho um portãozinho nos outros quartos para eles não entrarem, mas ele escolheu os pés das cadeiras da copa para fazer xixi e o pé da estante. Já joguei aquele pulverizador com cheiro de citronela, que informa no rotulo que o cão não vai fazer xixi. Balela! Ele faz assim mesmo! Toda manhã é um stress, porque acordo com a casa mijada, chego do serviço encontro a casa mijada, já esfreguei a cara dele no mijo, já gritei feito uma louca, já dei chinelada, ele se esconde embaixo da cama, mas faz de novo! Ele não é castrado, será que castrando esse abençoado vai melhorar isso!? Morro de medo da anestesia! Ele é alérgico igual eu mesmo, é só o tempo virar que ele espirra aos montes! Também pensei em comprar uma casinha pra ele e tira-lo de dentro de casa, colocando ele no quartinho dos fundos, mas separa-lo da Mel!? Ela vai ser punida junto com ele!? Na área de serviço fica o jornal onde eles fazem as necessidades. Ele faz o xixi lá, ele sabe que o lugar de fazer é lá, só que faz também nos pés das cadeiras e tudo que ele acha que é poste! Me ajudem por favor, não quero me tornar uma assassina de filho! rsrsrsrsrs.....
Ana lucia Botelho vaz
Como faço para ensinar minha dog a fazer xixi no local certo,ganhei ela faz 2 meses e ela vai fazer 2 anos
Luísa Savala
Oi Ana! Você já tentou as dicas do artigo?
Nynna VILLAS Bôas
Gostaria de saber como ensinar meus cães adultos a receberem outros maninhos também adultos. Desejo aprender como ensiná-los a serem receptivos.
1 de 5
Ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo