Cuidados extra

Cachorro com dor na parte traseira: causas e o que fazer

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 27 outubro 2023
Cachorro com dor na parte traseira: causas e o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os cães possuem um jeito de caminhar bastante harmônico, onde vários músculos e ossos estão envolvidos nessa dinâmica. Qualquer alteração articular, na musculatura ou no sistema esquelético do animal pode resultar em claudicação, dores e até mesmo paralisia. Algumas raças apresentam predisposição para o desenvolvimento de doenças ortopédicas, como cães de raças grandes e gigantes.

Cães que apresentam dificuldades para se levantar, caminhar ou correr, além de tremores e fraqueza, podem estar sofrendo de problemas neuromusculares, neurológicos ou musculoesqueléticos. A dor é um fator impeditivo da locomoção normal do cachorro, pois ele tentará ficar o mais imóvel possível para evitar as sensações dolorosas. Isso é bem comum em animais com problemas ortopédicos, como displasia de quadril e lesões na coluna vertebral. Algumas doenças podem ser tão graves que levam os animais à paralisia total dos membros.

Cães idosos costumam apresentar doenças como degeneração das articulações (artrose), tumores e hérnias de disco vertebral. A dor é um sintoma muito comum, devendo ser identificado pelo tutor o mais breve possível para que o animal seja medicado da forma correta e tenha alívio da sensação desagradável. Para ajudar o tutor nessa tarefa, o PeritoAnimal escreveu este artigo, que fala sobre vários aspectos das doenças que causam dor nos membros pélvicos dos cães, assim como seus sintomas e sinais de alerta. Fique por dentro do assunto e descubra se o seu pet está sentindo dor na parte traseira.

Índice

  1. O que pode causar dor na parte traseira em cães
  2. Quais os principais sintomas de dor na parte traseira em cães
  3. Doenças relacionadas à dor na parte traseira em cães
  4. O que fazer se meu cachorro estiver com dor

O que pode causar dor na parte traseira em cães

Algumas doenças ortopédicas, neurológicas, neuromusculares, inflamações e tumores podem causar dor na parte traseira do cachorro. Como os sintomas são muito parecidos, é muito importante a ajuda do médico veterinário para que sejam feitos o diagnóstico e o tratamento corretos. Além disso, o profissional saberá analisar a marcha do cachorro, auxiliando de forma significativa na detecção de anormalidades dos parâmetros biomecânicos, detectando desvios em relação ao padrão de normalidade. Ainda, determina uma decisão racional sobre a indicação de procedimentos cirúrgicos, órteses, fisioterapia e medicamentos.

Quais os principais sintomas de dor na parte traseira em cães

Alguns fatores importantes podem afetar o jeito de andar do cachorro, como a dor, a fraqueza muscular e falta de coordenação motora. A marcha anormal, um sintoma muito comum em animais com problemas no quadril, por exemplo, ocorre devido à dor, deformidade, rigidez ou alterações posturais.

Alguns cães evitam colocar a pata que está doendo no chão, para não apoiar o peso e sentir mais dor, o que é conhecido como compensação. Os animais com dores na parte traseira costumam ficar mais quietos, deitados, evitando se levantar quando chamados. O ato de se levantar exige o uso de vários músculos, ossos, nervos e articulações, sendo um grande esforço para quem está com dores em alguma dessas localizações.

A dor pode levar o cão a um estado de apatia, dificuldade para caminhar, subir rampas e degraus, perda de alguns movimentos importantes para a marcha e até mesmo incoordenação motora. Também podem ocorrer claudicação uni ou bilateral, dorso arqueado, peso corporal deslocado em direção aos membros torácicos, com rotação lateral desses membros e andar bamboleante.

Como identificar se meu cachorro está com dor na parte traseira

Um sinal muito comum de cachorro que sente dor é a apatia. O animal perde a disposição para brincar, correr, latir e até mesmo se alimentar. A dificuldade para se locomover é um sintoma facilmente percebido pela família do animal, chamando a atenção para o membro que está com problema. Relutância em caminhar também pode ser percebida nos animais com dores na coluna, nas articulações e nos músculos.

Doenças relacionadas à dor na parte traseira em cães

Várias são as doenças que podem causar dor na parte traseira do cão. Listaremos algumas para que o tutor possa ter uma breve ideia da amplitude de diagnósticos possíveis.

  • Displasia coxofemoral: é uma alteração do desenvolvimento que afeta a cabeça, colo femoral e o acetábulo. A transmissão é hereditária, envolvendo fatores que podem agravar a doença, como nutrição, biomecânica e meio ambiente (como pisos lisos). É uma doença debilitante, que causa dor, desconforto e diminuição da vida útil dos cães. Todas as raças podem ser acometidas, mas é mais comum a ocorrência em cães de raças de grande porte.
  • Traumas: algumas situações podem causar dores na parte traseira do cachorro, como atropelamentos, quedas, brigas com outros cães. Alguns traumas podem causar ferimentos na coluna, deixando o animal com lesões graves.
  • Doença do disco intervertebral: também conhecida como hérnia de disco, é a afecção neurológica que mais acomete a medula espinhal dos cães. Pode causar a compressão medular, resultando desde paralisia parcial até paralisia total1.
  • Doenças infecciosas: doenças virais e bacterianas, como cinomose e raiva, atingem o sistema nervoso central, causando dor e dificuldade para caminhar. Essas doenças podem ser prevenidas por meio de vacinas.
Cachorro com dor na parte traseira: causas e o que fazer - Doenças relacionadas à dor na parte traseira em cães

O que fazer se meu cachorro estiver com dor

A melhor forma de ajudar o seu amigo peludo é não o forçar a caminhar ou fazer exercícios. Assim que perceber que o cachorro está com dificuldades para se levantar, para caminhar, claudicando e relutando em subir degraus, procure a ajuda do seu veterinário de confiança. Quanto antes for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, mais conforto o seu pet terá. Não deixar que o animal sinta dor pode evitar traumas e mutilações, pois alguns cães não entendem de onde vem a dor e ficam lambendo e mordendo os membros, na tentativa de se livrarem do desconforto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com dor na parte traseira: causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Referências
  1. Londoño, S.C.S. Doença do disco intervertebral em cães – aspectos fisiopatológicos e reabilitação. Centro Universitário do Planalto Central, 2020. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/620/1/Sarah%20Cristina%20Da%20Sinva%20Londono_0004094.pdf. Acesso em 23/10/2023.
Bibliografia
  • Silva, G.C.A. Análise cinemática da marcha de cães da raça Golden Retriever saudáveis. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10132/tde-03072007-161736/publico/Gabriela_Correia_Almeida_Silva.pdf. Acesso em 23/10/2023.
  • Rocha, F.P.C. et al. Displasia coxofemoral em cães. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, 2008. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/3w06cWeAcFaNErX_2013-6-14-10-15-11.pdf. Acesso em 23/10/2023.
  • Vieira, G.L.T., Barros, G.S., Rocha, B.D., Rezende, C.M.F. Associação entre o ângulo de Norberg, o percentual de cobertura da cabeça femoral, o índice cortical e o ângulo de inclinação em cães com displasia coxofemoral. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.62, n.5, p.1094-1101, 2010. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.scielo.br/j/abmvz/a/gwLQTnJ3SfXjsr8q5gLwRFc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 23/10/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro com dor na parte traseira: causas e o que fazer