O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer?

O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer?

Um problema muito comum são os cachorros que não deixam dormir os seus donos. Ou porque têm insônias ou porque choram, especialmente quando ainda são filhotes.

Para poder resolver os problemas que o seu pet tem para dormir, primeiro deve identificar a causa. Deve tentar perceber o que é que está tirando o sono do seu cachorro.

No seguinte artigo do PeritoAnimal vamos-lhe explicar o que pode fazer um cachorro não dormir a noite toda, e o que fazer para resolver o problema.

Por que o seu cachorro não dorme

São muitos os fatores que podem afetar o sono do seu cachorro, mas de seguida vamos resumir-lhe os mais comuns:

  • Ruídos: tal como acontece com você, um excesso de barulho, fogo de artifício ou uma tempestade pode fazer com que o seu cachorro não consiga dormir.
  • Problemas de saúde: o seu cachorro não pode falar e dizer-lhe que lhe dói algo. Se vir que o seu cachorro deixa de conseguir dormir de maneira repentina pode ser porque algo lhe esteja doendo. Neste caso deverá ir com ele ao veterinário para descartar que a insônia se deve a uma doença.
  • Frio ou calor: qualquer excesso pode afetar o seu cão para não conseguir dormir. Por isso, pense bem onde vai colocar a cama do seu pet. Lembre-se que a umidade também tem influência no conforto do seu pet na hora de ir dormir.
  • Excesso de comida: um jantar excessivo pode provocar uma digestão pesada ao seu pet. Tente dar sempre o jantar ao seu cachorro pelo menos uma hora antes de ir dormir. Um bom conselho será repartir a comida diária do cachorro em duas ou três refeições, desta forma estará a ajudá-lo a estar saciado mais tempo e a não ter digestões pesadas.
  • Falta de exercício: Um ponto muito importante para conseguir a felicidade de um cachorro é o exercício. Se o seu pet não sai o suficiente, estará nervoso, inquieto e nada calmo. Se acredita que este pode ser o problema principal não hesite em consultar o nosso artigo sobre os exercícios para cachorros adultos.

Como pode ajudar o filhote a dormir

É comum um cachorro ter problemas para dormir. Tente colocar-se por um segunda na sua pele. Acabam de se separar da sua mãe, estão em um ambiente que não conhecem e com pessoas estranhas, como você se iria sentir? Este ponto tem especial importância se tiverem separado o cachorro demasiado cedo. Nunca se deve separar um cachorro da sua mãe antes dos 2 meses, a sua saúde física e psíquica podem ser afetadas.

A primeira regra importante para conseguir que o seu filhote durma profundamente é manter uma rotina. Estabeleça um horário de passeios, jogos e refeições e respeite-o à risca. Uma vida ordenada gera muito mais tranquilidade no cachorro.

O cachorro deve ter o seu espaço, a sua zona. O ideal seria que contasse com uma pequena casinha, em qualquer pet shop poderá encontrar casinhas para cães com solos acolchoados. Ou então você também pode fazer uma cama para seu cachorro.

Um filhote tem muita energia, por isso deve se certificar que faz o exercício necessário e esgota toda essa energia que tem dentro de si. Na primeira semana coloque um relógio perto da sua cama para que ele ouça o tique taque. O som vai tranquilizar o seu cachorro uma vez que se lembrará dos batimentos do coração da sua mãe.

Aqueça a cama do seu cachorro com um secador antes dele se deitar. Também pode colocar uma bolsa de água quente, esse calor vai relaxar o cachorro e vai ajudá-lo a dormir a noite toda.

Atenção: algumas pessoas colocam uma manta elétrica debaixo da cama. Esta é uma boa ideia sempre que tomar as devidas precauções. Deve ter a certeza que o cachorro não consegue chegar ao cabo assim como não deverá ter um contato direto com a própria manta elétrica. O melhor é enrolar a manta com uma toalha.

Nos primeiros dias é normal que o cachorro chore. Embora lhe custe, não deve ir ter com ele constantemente. O filhote começará a relacionar que cada vez que chora consegue a sua atenção. Lembre-se que esta etapa é um pouco complicada pois devemos ensinar o cachorro como se deve comportar e será fundamental que todos os membros da família sigam as mesmas regras.

Como fazer o cachorro dormir

Um cachorro dorme umas 13 horas diárias, umas 8 ou 9 por noite. As restantes horas são sestas que faz durante o dia. Se descartou a hipótese do seu cachorro ter um problema de saúde e não consegue dormir, confira os seguintes pontos:

  • Sítio: O sítio onde o cachorro dorme é adequado? Se dorme em uma cama, experimente fazer-lhe uma casinha. Tal como no caso do filhote, uma casinha vai proporcionar-lhe tranquilidade. De certeza que assim vai adormecer mais rápido.
  • Exercício: É fundamental. Se o seu cachorro não esgotou toda a energia que tem dentro de si, é impossível que consiga dormir. De fato, o problema não é apenas não conseguir dormir. Um pet que não realiza o exercício necessário, é um pet infeliz que pode sofrer com muito estresse.
  • O jantar: Lembre-se de dar a última refeição do dia antes de chegar a hora de ir dormir. Uma má digestão tira o sono a qualquer um.
  • Rotinas: Leva o seu cachorro a passear sempre às mesmas horas? Não há nada pior para um cachorro que uma falta de rotina. Qualquer mudança na vida do seu pet deve ser feita pouco a pouco.
  • Ruídos: Já parou para pensar se onde o cachorro dorme há ruídos? Pode ser que a zona que escolheu para o seu cachorro dormir não seja adequada porque tem ruídos da rua ou algo que faz com que o seu cachorro fique nervoso.

Tal como explicamos no ponto anterior com o filhote, um bom truque é aquecer a cama do cachorro antes de se deitar. Se vir que com todas estas mudanças o seu cachorro continua sem dormir, deve consultar um especialista em comportamento animal.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu cachorro não dorme à noite, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.