Partilhar

Porque meu cachorro come fezes

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 15 junho 2016
Porque meu cachorro come fezes

Ver fichas de  Cachorros

Se o seu cachorro comer fezes está exposto a diversos problemas de saúde que podem fomentar o aparecimento de bactérias ou parasitas no intestino, entre muitos outros problemas. Não se trata apenas de um problema que nos desagrada, mas que também pode trazes graves consequência para a sua saúde.

A coprofagia ou ingestão de fezes é comum tanto nos cachorros como em outras espécies animais e embora seja comum, costuma repugnar os donos dos cachorros ao observarem este comportamento.

Se o que pretende é resolver definitivamente este problema, então continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber porque seu cachorro come fezes.

O comportamento animal e o consumo de fezes

É provável que quando você decidiu adotar um cachorro, ninguém lhe tenha explicado que isto podia acontecer e muito menos você tenha pensado nisto. A coprofagia ou ingestão de fezes é algo mais comum do que pensamos e, embora se deva evitar é importante saber algumas coisas.

Trata-se de um comportamento que na natureza tem a sua importância uma vez que muitos animais recorrem a ela se passarem fome ou precisam de um valor nutricional extra. Através das fezes expulsamos os restos dos alimentos que já não interessam ao nosso corpo, ainda assim, ficam restos de comida não digerida que ainda podem servir.

Falamos então de fezes que contêm restos de alimento que ainda conservam sustento que, no estado selvagem e quando se passa fome se convertem imprescindíveis. Aqui entram não só os cachorros mas também os coelhos, roedores, bovinos, equinos, entre outros. O cachorro não é o único animal que come fezes!

Porque meu cachorro come fezes - O comportamento animal e o consumo de fezes

O que faz o seu cachorro comer fezes

Uma vez que já sabemos os motivos da coprofagia na natureza, falta determinar qual é a causa que leva o nosso pet a comer as fezes.

Suspeita que o seu cachorro come fezes mas não sabe exatamente quando o faz? Se está preocupado com este assunto, então pode sempre colocar uma ou duas câmeras que cubram o perímetro do seu jardim. Veja o que o seu cachorro faz e como se comporta quando você não está em casa.

De seguida, oferecemos-lhe uma lista de possíveis causas que fazem o seu cachorro comer fezes:

  • O cachorro quer chamar à sua atenção no parque comendo fezes. Apesar de lhe dar logo bronca, talvez o seu pet queira apenas que você lhe dedique tempo durante o seu passeio no parque. Pense se lhe dá a atenção suficiente e se brinca com ele.
  • O seu cachorro tem problemas digestivos. Vê que o seu cão faz diarreia? Tem problemas para digerir o alimento? Trata-se de um filhote? Por vezes as dificuldades que os cachorros sofrem para se alimentarem corretamente fazem com que prefiram comer alimento "macio", neste caso as fezes. Mude-lhe durante uns dias a sua alimentação por uma mais macia em lata ou patês, se não observar mudanças, leve-o ao veterinário.
  • O seu pet fica afetado pela solidão. Se o seu cachorro passa muitas horas sozinho, então é provável que por tédio e solidão decida comer as suas próprias fezes. Pense se está tempo suficiente com ele.
  • Tem um cão muito limpo. Se observa um comportamento habitualmente de limpeza no seu pet (limpa-se, não bebe quando o recipiente está sujo, etc.) pode ser que decida comer fezes para evitar que o seu habitat esteja sujo. Dedique tempo à limpeza da casa e ao jardim de forma regular. Não pode permitir que o seu cachorro viva rodeado de sujeira.
  • Está com fome. Talvez o alimento que lhe esteja a dar não seja suficiente. A carência de vitaminas e minerais ou passar fome em excesso é um problema grave. Deverá resolvê-lo dando-lhe mais alimento ou ração de mais qualidade.
  • A sua cadela acaba de ter filhotes. Se se encontra nesta situação é provável que a sua cadela coma as fezes para evitar o cheiro e com isso a presença de possíveis predadores. Limpe as vezes constantemente para ela não ter que realizar esta tarefa.
  • Tem um cão muito curioso: Especialmente os filhotes por curiosidade podem explorar e comer fezes suas ou de outro pet. Podem encontrar nelas um sabor apetitoso e por esse motivo comem-nas. Não permita que isto aconteça, deverá dizer-lhe "Não" e mantê-lo bem alimentado para que isso não se repita.
  • Comportamentos negativos: Se utilizarmos o castigo regularmente com o nosso cachorro quando defeca em casa ou aproximarmos o focinho das fezes dando-lhe bronca, pode chegar a comê-las para evitar esta situação. Evite os comportamentos negativos e utilize sempre o reforço positivo.
  • Outros problemas: Se observar que as causas são graves, podem derivar de uma doença ou simplesmente não é capaz de identificar as causas, consulte o seu veterinário para lhe ajudar a resolver o problema.
Porque meu cachorro come fezes - O que faz o seu cachorro comer fezes

Dicas e conselhos para evitar que o seu cachorro coma fezes

De seguida, oferecemos-lhe uma pequena lista com informação útil que pode resolver este comportamento:

  • Mantenha a zona do seu cachorro limpa. Claro que a higiene não só ajudará a resolver este problema, como também ajudará o cão a ser menos propenso a sofrer de algum tipo de doença ou infecção. A higiene no seu espaço, no recipiente da comida ou bebida ou na sua cama é essencial para uma vida digna de qualquer pet. Isto faz parte das 5 liberdades do bem-estar animal.
  • Diga-lhe "Não" no momento. Você deve dizer que "Não" no momento em que pegar o seu pet a comer as fezes e, para isso é preciso que ele entenda o "Não". Também deve premiá-lo com felicitações quando comer a comida habitual, desta forma reforçamos o comportamento desejado. Além disso, nunca deverá bater ou gritar de forma excessiva com ele, pois isso pode agravar o problema, pois por ansiedade e preocupação pode continuar a comer as fezes para tentar fazê-las desaparecer.
  • Adicione pedaços de abacaxi à sua alimentação habitual. Falamos de pedaços muito pequenos desta fruta que farão alterar o sabor das fezes. Em muitos casos este truque faz com que o cachorro deixe de comer as fezes.
  • Evite comprar alimentos demasiado processados. Recomendamos que evite alimentos que contenham excesso de hidratos de carbono, gorduras, etc. Descubra que tipos de alimentação para cães existem e ofereça-lho o melhor que consiga.
  • Terapia de choque: faça com que o seu cachorro odeie as fezes. Borrife em cima das fezes suco de limão ou vinagre. O que isso vai fazer é criar um sabor desagradável para eles, que pode ou não funcionar.

Lembre-se que ingerir tanto as suas fezes como as de outros pets é algo perigoso e que tem riscos para a saúde do seu cachorro. Este comportamento pode ser uma causa de uma doença ou transtorno do próprio animal. Evite a todo o custo este comportamento dedicando-lhe tempo e levando-o ao veterinário se não conseguir resolver este comportamento.

Porque meu cachorro come fezes - Dicas e conselhos para evitar que o seu cachorro coma fezes

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque meu cachorro come fezes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Porque meu cachorro come fezes

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Glaucelirodrigues garcia
O meu cachorro ta cada dia mais magro nao sei oque faco...tem dias que ele come fezesoque devo fazer...sera que e figado...ta vomitando ....e fazendo coco mole.....voecesipodem me ajudar
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Glauceli! Sem ver o seu pet não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Porque meu cachorro come fezes
1 de 4
Porque meu cachorro come fezes

Voltar ao topo da página