Cuidados extra

Como fazer um gato dormir em 10 segundos?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 20 fevereiro 2024
Como fazer um gato dormir em 10 segundos?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se você está tendo dificuldade em pegar no sono, porque seu gato está muito ativo durante a noite, ou na madrugada, seria útil saber como fazer um gato dormir em 5 segundos, não é mesmo? A boa notícia é que, sim, existem estratégias seguras e até mesmo remédios caseiros para acalmar um gato, e falaremos das mais recomendáveis neste artigo do PeritoAnimal.

Mas, antes de aplicá-las, é importante ter em mente que há uma multiplicidade de fatores internos e externos ao organismo de seu gato que podem levar a desequilíbrios em seus ciclos de sono e vigília. Por exemplo, existem enfermidades e transtornos metabólicos que podem gerar hiperatividade e/ou insônia. A dor também pode impedir que o gato descanse apropriadamente, e o estresse, por sua vez, pode desencadear uma série de distúrbios de comportamento associados à necessidade de descarregar a tensão acumulada.

Portanto, se seu gato não dorme à noite e, também, não deixa você dormir, o primeiro passo é levá-lo ao veterinário para verificar seu estado de saúde. Somente após descartar causas patológicas, e garantir que seu gato não está estressado, você pode aplicar as técnicas de como fazer um gato dormir rapidamente, que veremos a seguir. Então, vamos começar?

Também lhe pode interessar: Fazer um canário cantar em 5 passos

Índice

  1. Passos para colocar um gato para dormir em 10 segundos
  2. Remédios caseiros para fazer o gato dormir em segundos
  3. Outros conselhos para fazer um gato dormir rapidamente

Passos para colocar um gato para dormir em 10 segundos

Os seguintes passos se concentram em criar o contexto ideal para relaxar o gato e promover o seu adormecimento. Podemos nos assegurar de que isto ocorrerá exatamente em 10 segundos? Na realidade, não, porque fazer um gato dormir em um lapso de tempo tão curto implicaria empregar técnicas mais “extremas” - por assim dizer – que, quase sempre, envolveriam o uso de fármacos tranquilizantes ou sedativos para gatos, muito fortes ou em doses muito altas.

Por exemplo, o uso de diazepam para adormecer gatos não deveria ser feito por conta própria. Este tipo de medicamento para fazer o gato dormir só deve ser administrado quando há uma recomendação específica de um veterinário. Caso contrário, seu uso não é seguro para o gato.

Nossa intenção – e acreditamos que a sua também – é fazer com que seu gato durma rapidamente, mas, priorizando sempre a segurança dele. Por isso, nosso foco será em métodos naturais que possuem um risco de efeitos colaterais baixo ou nulo. Vejamos, então, quais são os passos para fazer um gato dormir rapidamente:

Passo 1: prepare a área de descanso com antecedência

O primeiro passo para fazer o gato dormir em 5 segundos é:

  • Mantenha a área de descanso do gato sempre limpa e a uma distância razoável das zonas de alimentação e excreção, para que seu gato não se recuse a dormir ali.
  • Assegure-se de que sua caminha seja confortável e compatível com seu tamanho e composição corporal, que tenha um bom acolchoamento e uma superfície macia. Neste artigo, você também poderá aprender "Como fazer caminha para gato?".
  • Uma excelente ideia é elevar a cama de seu gato, já que eles possuem uma natural predileção por dormir em lugares altos, onde se sentem mais seguros. Outra boa prática é colocar almofadas nas estantes, ou plataformas elevadas para gatos.

Passo 2: reduzir os distúrbios ambientais

O segundo passo para fazer um gato dormir em 5 segundos é:

  • Para que seu gato durma rápido, é essencial que tenha um ambiente tranquilo, onde não haja um excesso de estímulos que o mantenham em alerta (ruídos fortes, luzes intensas, cheiros desagradáveis para os gatos, etc.).
  • Uma boa prática é fechar as janelas e as cortinas para reduzir a luminosidade no ambiente e evitar que seu gato possa ficar ansioso ao perceber a presença de possíveis presas (por exemplo, aves).
  • O silêncio é sempre bem-vindo, mas, se existem fontes de ruídos externos, experimente colocar uma música suave em volume baixo.

Passo 3: invista em aromas relaxantes

Também é possível tranquilizar um gato durante a noite através de:

  • A lavanda é um dos melhores tranquilizantes naturais para gatos e possui um natural efeito sedativo, ajudando-nos a fazer o gato dormir rapidamente. O hidrossol de lavanda é a opção mais eficiente para este propósito, pois você pode borrifá-lo diretamente no seu gato (é totalmente seguro!). Mas, se optar pelo óleo essencial de lavanda, você deverá diluí-lo e pulverizar na zona de descanso do seu gato ou em todo o ambiente.
  • O óleo essencial de erva-cidreira promove o relaxamento e ajuda a combater o estresse, a insônia e a ansiedade em gatos. Você pode utilizar um difusor de ambiente, diluí-lo e pulverizá-lo no ambiente, ou borrifar diretamente na cama do gato para ajudá-lo a dormir.
  • O CBD em forma de óleo e livre de THC também é muito eficiente para equilibrar o estado anímico dos gatos, regular o sono e combater a dor crônica. Seu uso é seguro, mas é importante consultar um veterinário para avaliar qual é a dose adequada para o seu gato, tendo em conta seu peso, tamanho, idade, estado de saúde e a condição que se deseja tratar.
  • A valeriana é outra planta com leve efeito sedativo e relaxante muscular, cujo cheiro é bastante atrativo para os gatos. Não obstante, alguns gatos podem experimentar um ligeiro estado de euforia imediatamente após inalá-la. Portanto, pode não ser a melhor opção para fazer um gato dormir em 10 segundos.
  • Os feromônios apaziguadores sintéticos ajudam os gatos a se sentirem mais tranquilos e seguros, podendo auxiliar no tratamento de distúrbios de comportamento relacionados ao estresse, à ansiedade e à agressividade nos gatos. Eles são comercializados em forma de sprays para borrifar no ambiente, ou no próprio gato, plugues ou difusores de ambientes e, inclusive, colares. Podem ser uma boa alternativa para fazer um gato dormir de forma rápida e, geralmente, surtem efeitos mais rapidamente que os óleos essenciais, mas também possuem um maior risco de efeitos colaterais. Isso porque nem todos os gatos reagem da mesma maneira a estes compostos, e seu uso pode ser contraproducente em alguns casos. Portanto, o uso de feromônios em gatos deve sempre ser avaliado previamente por um veterinário.

Passo 4: ofereça uma massagem relaxante a seu gato

É uma das melhores técnicas para fazer um gato dormir de forma rápida e está totalmente livre de efeitos colaterais. No entanto, para evitar qualquer “mal entendido”, é importante que a massagem seja oferecida somente quando o gato se mostrar receptivo. Ademais, é essencial massagear as regiões onde seu gato busca naturalmente o contato, as quais, geralmente, são: a cabeça, o pescoço, as bochechas, o lombo e o rabo. E é melhor que você não se atreva a tentar massagear sua barriga ou ventre, senão acabará recebendo uma mordida.

Outro ponto favorável é que as massagens surtem um efeito relaxante muito rápido. De fato, o mais recomendável é que tenham uma duração máxima de 5 a 10 minutos. Não sabe muito bem por onde começar? Faça uma visita a nosso artigo: “Como fazer massagem no gato”.

Passo 5: deixe que seu gato durma com você

Este pode ser o segredo de como fazer um gato dormir em 10 segundos, porque grande parte dos gatos possuem maior facilidade para pegar no sono quando dormem com seus tutores. Se seu gato é um deles, certamente fará você saber disso indo toda noite para a sua cama, ou deitando em cima de você para desfrutar de uma sesta. E por que ele faz isso? A resposta é simples: além de que seu corpo ser uma fonte natural de calor, sua presença lhe transmite segurança e confiança, gerando, assim, o contexto ideal para que seu gato durma mais rápido e profundamente.

Nesses artigos você irá encontrar mais detalhes sobre "Por que seu gato dorme com você" e "Quantas horas dorme um gato por dia?". Desta forma, será mais simples entender o comportamento noturno destes animais, e saber se os gatos dormem pela noite ou não. Além disso, deixamos um vídeo do PeritoAnimal com música para relaxar e fazer dormir os gatos.

Remédios caseiros para fazer o gato dormir em segundos

Além dos óleos essenciais mencionados anteriormente, existem alguns remédios naturais para fazer um gato dormir em segundos, que você mesmo pode preparar em sua casa, usando ingredientes que, provavelmente, já tenha em sua cozinha ou despensa. Dê uma olhada em algumas dicas sobre como acalmar um gato à noite e fazê-lo dormir em segundos:

  • Infusões de plantas e ervas naturais: prepare uma infusão concentrada de camomila ou melissa e a ofereça a seu gato (não muito quente!) para ajudá-lo a relaxar rapidamente.
  • Óleos essenciais caseiros: existem inúmeras técnicas para fazê-los, mas, a mais simples, é encher um frasco ou outro recipiente de vidro com uma boa quantidade da erva ou planta que servirá de base para o óleo essencial e, em seguida, completar com óleo vegetal neutro. Deixe macerar por pelo menos um mês à temperatura ambiente e protegido da incidência direta da luz solar. A melissa e a lavanda são as melhores opções para obter um efeito sedativo natural.
  • Aveia: tem um leve efeito calmante e fornece fibras, proteínas de alto valor biológico, ácido fólico e biotina, entre outras vitaminas e minerais. Os gatos podem comer aveia de forma moderada e ocasional, sempre previamente cozida para facilitar a mastigação e a digestão. Você pode cozinhá-la somente em água ou leite vegetal, ou incluí-la nas receitas de petiscos para gatos, como lanches, biscoitos, etc.
  • Cultivar valeriana ou catnip: se você gosta de jardinagem "descomplicada", pode cultivar em vasos várias espécies de plantas e ervas que complementam o enriquecimento ambiental do seu gato e ajudam a regular seus estados de humor e ciclos de sono. Uma delas é a valeriana, que já mencionamos, outra é a famosa “catnip” ou erva de gato, que possui um leve efeito “narcótico” nos gatos. Mas, tenha em mente que ambas estimulam o sistema nervoso e, geralmente, provocam um imediato estado de euforia ou superexcitação, antes de promover o relaxamento.
  • Madressilva: é um dos famosos Florais de Bach e você também pode cultivá-la em casa. Seu aroma é muito atraente para os gatos e lhes proporciona uma sensação de calma e, até mesmo, sonolência leve. Mas, atenção! As bagas da madressilva são tóxicas para os gatos, por isso é importante que sempre supervisione as interações do seu gato com esta planta, permitindo-lhe apenas cheirá-la.
Como fazer um gato dormir em 10 segundos? - Remédios caseiros para fazer o gato dormir em segundos

Outros conselhos para fazer um gato dormir rapidamente

Neste último ponto, queremos lembrar que o equilíbrio dos ciclos de sono e vigília dos gatos está diretamente relacionado à sua saúde física e mental, e geralmente reflete sua qualidade de vida. Portanto, se você se pergunta como fazer seu gato dormir a noite toda, é complicado responder.

Por exemplo, um gato sedentário que vive em um ambiente empobrecido provavelmente não obterá energia suficiente durante o dia e terá dificuldades para dormir à noite. Sem mencionar que esses mesmos fatores "empobrecidos" favorecem o desenvolvimento de sintomas de tédio, ansiedade e estresse que, mais cedo ou mais tarde, afetarão negativamente seu comportamento e estado de espírito.

Portanto, se você quer que seu gato durma bem à noite, ou se quer que seu gato durma a noite toda, é fundamental investir em seu enriquecimento ambiental, adicionando ao seu ambiente uma boa variedade de brinquedos, arranhadores, estímulos visuais e olfativos, entre outros elementos que lhe permitam manter seu corpo e sua mente ativos, inclusive quando ele estiver sozinho em casa. Se você não sabe por onde começar, recomendamos a seguinte leitura: “Enriquecimento ambiental para gatos”.

Também é fundamental dedicar algum tempo, todos os dias, para brincar com seu gato. Apresente jogos de inteligência e atividades que despertem suas habilidades sensoriais, como, por exemplo, as que simulam o contexto de uma caça. Além de ajudá-lo a gastar energia e expressar seus instintos com segurança, você estará fortalecendo o vínculo com seu gato.

Por último, mas não menos importante, tenha em mente que existem terapias alternativas não medicamentosas que podem ajudar seu gato a dormir melhor e até mesmo a superar o estresse e a ansiedade. OS Florais de Bach e a homeopatia são excelentes alternativas, mas é recomendável consultar um veterinário sobre qual é a melhor opção para seu gato e a melhor maneira de incluí-la em sua rotina.

Seu gato mia à noite e não o deixa dormir? Não hesite em consultar o seguinte post sobre "Meu gato mia muito à noite - Causas e o que fazer", pois geralmente está relacionado à falta de sono dele.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um gato dormir em 10 segundos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fazer um gato dormir em 10 segundos?