PARTILHAR

Fox Terrier: 8 doenças comuns

 
Irene Juste
Por Irene Juste, Ajudante técnico de veterinário. Atualizado: 23 agosto 2019
Fox Terrier: 8 doenças comuns
Fox Terrier de pelo liso

Ficha do animal: Fox Terrier de pelo liso

Os cachorros da raça Fox Terrier são originários do Reino Unido, de tamanho pequeno e podem ter o pelo liso ou duro. São cachorros muito sociáveis, inteligentes, fieis e muito ativos. Por isso, precisam de bastante exercício físico e são animais de companhia muito populares. Além disso, são cachorros com uma saúde muito boa e não apresentam doenças hereditárias importantes mas, tem propensão de sofrer alguns problemas de saúde.

Por isso, se você está pensando em adotar um cachorro dessa raça é muito importante que você conheça vários aspectos da vida dele e tenha em conta que, apensar de ter uma saúde forte, deve levá-lo ao veterinário periodicamente para revisar o estado de saúde do pet. Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal e conheça e conheça mais sobre o Fox Terrier: 8 doenças comuns.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns nos coelhos

Fox Terrier: o que você deve saber antes de adotar

Os cachorros da raça Fox Terrier não costumam apresentar graves problemas de saúde mas, estão propensos a desenvolver algumas doenças e condições, sobretudo dependendo da linha de reprodução. Por isso, é muito importante que você conheça quais são as doenças mais comuns dos Fox Terrier e que, além de revisar previamente a linha de reprodução, conheça o histórico dos pais para ter certeza que não apresenta nenhum problema de saúde grave que possa ser hereditário.

É muito importante que você preste atenção às possíveis mudanças no aspecto do cachorro, afinal qualquer coisa fora do normal será um sinal de que o seu pet precisa de atenção veterinária. Recomendamos que visite um veterinário de confiança pelo menos duas vezes ao ano e siga o calendário de desparasitação, tanto externa como inter, e de vacinas. Dessa forma, você vai garantir uma excelente qualidade de vida ao seu melhor amigo.

Lembre-se que, como a maioria das raças de cachorro Terrier, os Fox Terrier precisam de bastante exercício diário, caso contrário podem desenvolver problemas de ansiedade, comportamento ou problemas físicos.

 

Fox Terrier: 8 doenças comuns - Fox Terrier: o que você deve saber antes de adotar

Fox Terrier: doenças mais comuns

Algumas das doenças mais comuns dos Fox Terrier pelo liso ou Fox Terrier de pelo duro, são as seguintes:

Cataratas em cachorros

Os Fox Terrier apresentam uma propensão para sofrer cataratas e luxação ou subluxação do cristalino. As cataratas nos cachorros acontecem quando o cristalino fica opaco devido a ruptura das fibras. Esta condição ocular faz com que o olho apresente um ponto esbranquiçado ou azulado e, apesar de poderem ser causadas por outros problemas de saúde, as cataratas costumam ser hereditárias. Por sorte, existe tanto tratamento como cirurgia.

A luxação ou subluxação do cristalino é outro problema ocular que essa raça tem facilidade de sofrer. A luxação do cristalino se dá quando as fibras se rompem completamente e fica totalmente deslocado. Por outro lado, quando existe uma subluxação do cristalino continua no mesmo lugar mas as fibras se rompem parcialmente e fica com certo movimento. Em alguns casos pode ser feito um tratamento para melhorar o estado do cristalino, aliviar os sintomas e, em outros casos, é necessário cirurgia.

Surdez em cachorro

A surdez nessa raça é uma condição que afeta principalmente os individuos de cor branca e com essa herança genética. Um cachorro sem capacidade auditiva ou com um grau menor de audição pode levar uma vida completamente normal, por isso, se você tem um Fox Terrier surdo, você deve se preocupar apenas em conhecer quais são os cuidados com um cachorro surdo para oferecer ao seu pet uma ótima qualidade de vida.

Deslocação do ombro e doença de Legg-Calvé-Perthes

A deslocação do ombro nos Fox Terrier é um dos problemas mais habituais que se pode ver nessa raça de cachorro. Acontece quando a cabeça do do úmero se desloca da cavidade que a suporta, podendo produzir danos nos tendões e nos ligamentos da articulação.

A doença de Legg-Calvé-Perther, é menos frequente nos Fox Terrier mas também pode acontecer. Trata-se da degeneração praticamente ou completa da articulação do quadril por um desgaste da cabeça do fêmur, causando uma importante deterioro e inflamação da articulação. Pode ser detectada desde pequeno e deve começara tratar o quanto antes para aliviar os sintomas e a dor.

Dermatite atópica canina

Os Fox Terrier são propensos a sofrer algumas alergias cutâneas. A alergia nos cachorros pode ser por vários fatores como a alimentação ou o contato com agentes que irritam a pele. Além disso, essa raça também tem facilidade para sofrer dermatite atópica, um problema de inflamação e hipersensibilidade da pele causada por uma alergia, não tem cura, apenas deve evitar o contato com o agente causador da alergia e tratar os sintomas.

Fox Terrier: 8 doenças comuns - Fox Terrier: doenças mais comuns

Fox terrier de pelo duro: doenças mais comuns

Além das doenças comentadas anteriormente, os Fox Terrier de pelo duro têm propensão a sofrer outros problemas de saúde. Caso você pretenda adotar um exemplar dessa raça, essas são as doenças mais comuns do Fox Terrier de pelo duro:

Tireoide

Os desequilíbrios dos hormônios da tiroide são um dos problema que os Fox Terrier de pelo duro podem sofrer. Pode ser hipotiroidismo, hormônio da tiroide baixa ou hipertiroidismo, hormônio da tiroide elevado. Ambas podem ser tratadas por um veterinário de confiança.

Epilepsia

A epilepsia em cachorros é uma das doença que essa raça pode sofrer. Esse problema neuronal, uma vez que for detectado, deve começar a ser tratado imediatamente, assim, é possível reduzir os ataques. É importante que os proprietários entendem a doença e saibam como reagir quando acontecer uma crise, seguindo todas as indicações do veterinário de confiança.

Fox Terrier: 8 doenças comuns - Fox terrier de pelo duro: doenças mais comuns

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Fox Terrier: 8 doenças comuns, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Fox Terrier: 8 doenças comuns
1 de 4
Fox Terrier: 8 doenças comuns

Voltar ao topo da página ↑