Partilhar

Weimaraner - doenças comuns

 
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 23 agosto 2019
Weimaraner - doenças comuns

Ver fichas de  Cachorros

O Braco de Weimar ou Weimaraner é um cachorro originário da Alemanha. Tem pelo cinza clara e uns olhos claros que chamam muito à atenção e que o tornam um dos cães mais elegantes do mundo. Para além disso, este cachorro é um companheiro de vida excelente já que tem um carácter afável, carinhoso, leal e paciente com todos os membros da família. É um cachorro que precisa de muita atividade física porque é muito dinâmico e acumula energia facilmente.

Emboras os bracos de Weimar sejam cachorros saudáveis e fortes, podem sofrer de algumas doenças, principalmente de origem genética. Assim, se você convive com um braco de Weimar ou está pensando adotar um, é importante que você se informe muito bem de todos os aspectos da vida desta raça, inclusive os problemas de saúde que ele poderá ter. Por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal vamos resumir as doenças da raça weimaraner.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns nos coelhos

Torção gástrica

A torção gástrica é um problema habitual em raças gigantes, grandes e em algumas médias como o braco de Weimar. Ocorre quando os cachorros enchem demasiado o estômago de comida ou líquido e sobretudo se em seguida fazem exercício, correm ou brincam. O estômago dilata porque os ligamentos e os músculos não aguentam o peso excessivo. A dilatação e o movimento fazem com que o estômago dê a volta sobre ele próprio, ou seja, se torça. Consequentemente, os vasos sanguíneos que irrigam o estômago não conseguem funcionar corretamente e o tecido de entrada e saída deste órgão começam a necrosar. Para além disso, o alimento retido começa produzir gás que incha o estômago.

Esta é uma situação crítica para a vida do cachorro, por essa razão esteja sempre atento quando o seu cachorro comer ou beber em excesso. Se o seu cachorro correu ou saltou pouco depois de comer e começa a tentar vomitar sem conseguir, está apático e a barriga dele começa a inchar, corra para as urgências veterinárias porque ele precisa de uma cirurgia!

Weimaraner - doenças comuns - Torção gástrica

Displasia do quadril e do cotovelo

Uma das doenças mais comuns dos cachorros weimaraner é a displasia do quadril e a displasia do cotovelo. Ambas as doenças são hereditárias e costumam surgir por volta dos 5/6 meses de idade. A displasia do quadril caracteriza-se por ser uma má formação da articulação coxofemural e a do cotovelo uma má formação na articulação dessa zona. As duas situações podem provocar desde um mancar leve que não impede o cachorro de levar uma vida normal até uma situação em que o cachorro manca de uma forma mais severa podendo ter uma incapacidade total da zona afetada.

Weimaraner - doenças comuns - Displasia do quadril e do cotovelo

Disrafismo espinhal

O disrafismo espinhal é um termo que abrange diversos tipos de problemas da coluna vertebral, no canal medular, septo mediodorsal e tubo neural do feto, podendo afetar de diferentes formas a saúde do cachorro. Os bracos de Weimar têm uma predisposição genética para estes problemas, sobretudo para espinha bífida. Para além disso, este problema costumam vir associado com outros problemas de fusão defeituosa da espinha.

Weimaraner doenças de pele

Os wieimaraner são geneticamente predispostos a ter alguns tipos de tumores de pele.

Os tumores cutâneos que aparecem com mais frequência são o hemangioma e o hemangiossarcoma. Se você detetar alguma protuberância na pele do seu cachorro deve ir de imediato à clínica para que o veterinário avalie e diagnostique para agir rapidamente! Não se esqueça das revisões regulares com o veterinário, nas quais o especialista pode detetar alguma alteração que lhe passou despercebida.

Weimaraner - doenças comuns - Weimaraner doenças de pele

Distiquíase e entrópio

A distiquíase não é uma doença propriamente dita, é mais uma condição com que alguns filhotes nascem, que pode derivar de algumas doenças oculares. Também é conhecida como "pestanas duplas" porque numa só pálpebra existem duas filas de pestanas. Normalmente acontece na pálpebra inferior embora também seja possível acontecer na pálpebra superior ou até nas duas ao mesmo tempo.

O principal problema desta condição genética é que o excesso de pestanas provoca atrito sobre a córnea e uma lacrimação excessiva. Esta irritação constante da córnea, muitas vezes, leva a infecções oculares e até mesmo entrópio.

O entrópio é uma das doenças mais comuns nos cachorros weimaraner, embora esta não seja uma das raças que tem mais frequentemente este problema ocular. Como referimos, o facto das pestanas estarem demasiado tempo em contacto com a córnea, acaba produzindo uma irritação, pequenas feridas ou inchaço. Assim, a pálpebra dobra para dentro do olho, provocando muita dor e reduzindo consideravelmente a visibilidade do cachorro. Nos casos em que não se administram fármacos e se não realiza cirurgia, a córnea do animal pode ser irrecuperável.

Por este motivo, você deve ter muito cuidado com a higiene dos olhos do seu cachorro weimaraner e estar sempre atento a qualquer sinal que possa surgir no olho, para além de visitar regularmente o médico veterinário.

Hemofilia e a doença de von Willebrand

A hemofilia do tipo A é uma doença hereditária que afeta os cachorros weimaraner que provoca uma coagulação do sangue mais lenta durante uma hemorragia. Quando um cachorro tem esta doença se machuca e faz ferida, o seu tutor tem de correr com ele para o veterinário para conseguirem controlar a hemorragia com medicação específica.

Este tipo de problema na coagulação pode provocar desde uma anemia leve até problemas mais graves inclusive a morte. Por esta razão, se você sabe que o seu cachorro foi diagnosticado com este problema, nunca se esqueça de avisar sempre que mudar de veterinário para que ele tome precauções caso, por exemplo, realize uma cirurgia.

Por último, outra das doenças mais comuns dos cachorros weimaraner é a síndrome ou doença de von Willebrand que também se caracteriza por um problema de coagulação genético. Por isso, tal como na hemofilia A, quando existe uma hemorragia, é mais difícil interrompê-la. Esta doença frequente nos cachorros Weimar tem vários graus, podendo ser apenas leve ou até muito grave.

A diferença principal entre estes dois problemas é que a hemofilia A é originada por um problema com o fator VIII da coagulação, enquanto que a doença de von Willebrand é um problema do fator de coagulação de von Willebrand, daí o nome da doença.

Weimaraner - doenças comuns - Hemofilia e a doença de von Willebrand

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Weimaraner - doenças comuns, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Weimaraner - doenças comuns

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Weimaraner - doenças comuns
1 de 5
Weimaraner - doenças comuns

Voltar ao topo da página