Partilhar

Fox Terrier de pelo liso

16 junho 2016
Fox Terrier de pelo liso

O Fox Terrier de pelo liso é um cachorro ativo e cheio de energia. Caçador de pouca estatura mas com grande personalidade, este cão pode ser um grande pet que deixará o seu dia a dia cheio de vida. No entanto, trata-se também de um cachorro especial que precisa de muita atividade física pelo que não é adequado para qualquer tipo de família.

Este cachorro, originário de Inglaterra, tem as suas origens como caçador de raposas e talvez por esse motivo o seu principal nome seja "Fox" (raposa em inglês). No geral, falamos de um cão amigável e social com o qual devemos trabalhar ativamente a educação e a estimulação física.

Nesta ficha do PeritoAnimal vamos explicar para você algumas das caraterísticas do cachorro Fox Terrier de pelo liso como por exemplo o seu caráter destemido e os cuidados que precisa. Continue lendo e descubra se deve adotar este cachorro maravilhoso.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo III
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do Fox Terrier de pelo liso

O Fox Terrier é um dos terrier mais antigos e, aparentemente, já existia em meados do século XIX em Inglaterra. Tal como muitos outros terrier, esta raça foi utilizada pelos agricultores ingleses para matar raposas e ratos que eram as pragas que atormentavam Inglaterra nessa altura.

Segundo muitos autores, o Fox Terrier de pelo duro, raça irmã do de pelo liso, foi originada de forma simultânea, mas a partir de cruzamentos diferentes. No entanto, com o tempo as duas variedades cruzaram-se e se consideraram como uma mesma raça até meados dos anos 80. Desde então que se reconheceram essas duas variedades como raças separadas, tal como as conhecemos hoje em dia.

Atualmente o Fox Terrier de pelo liso é muito menos popular que o seu primo, o Fox Terrier de pelo duro, e o seu uso como cão de caça está quase extinto. Hoje é um cachorro de companhia um pouco desconhecido, mas amado por quem tem a sorte de o ter conhecido.

Caraterísticas do Fox Terrier de pelo liso

O dinamismo e a grande energia destes cachorros refletem-se na sua aparência. Apesar do seu reduzido tamanho, o passado caçador destes terrier é evidente no seu corpo forte, compacto e ágil, no entanto não é um cão pesado.

A expressão alerta do Fox Terrier de pelo liso acentua-se pela forma do crânio, que molda um focinho mais pontiagudo, pelos redondos e pequenos olhos escuros e pelas pequenas orelhas em forma de "V".

O pelo curto, liso, achatado, duro e denso, distingue estes cachorros dos seus parentes filogenéticos mais próximos: os Fox Terrier de pelo duro. A cor predominante é o branco e pode ser sólido (branco completo) ou com manchas. As manchas podem ser de cor fogo, pretas ou pretas e fogo.

Antigamente a cauda dos Fox Terrier de pelo liso era amputada nos cães de exposição. Aparentemente, esse hábito servia para evitar danos na cauda durante a caça, e ficou com uma lembrança da funcionalidade desta raça. Felizmente, hoje em dia a amputação da cauda está proibida em muitos países e o padrão FCI do Fox Terrier de pelo liso aceita os cachorros completos, ou seja, sem amputações da cauda.

O Fox Terrier de pelo liso é um cachorro de tamanho pequeno a médio, mas o padrão FCI não proporciona parâmetros da sua estatura. No entanto, o peso está indicado no padrão da raça. O peso dos machos encontra-se entre os 7,3 e os 8,2 quilos, enquanto que o das fêmeas está entre os 6,8 e os 7,7 quilos.

Caráter do Fox Terrier de pelo liso

Estes terrier são cachorros muito curiosos, ativos e alertas, que precisam de muito exercício e companhia. O Fox Terrier de pelo liso é talvez uma das raças de cachorros mais hiperativas e que precisa de muita atividade física e mental.

Pela necessidade de exercício, tanto físico como mental, e de companhia, estes cachorros não são adequados para qualquer pessoa. Podem ser excelentes pets para quem pode cobrir as suas necessidades e sabe como cuidar deles, mas podem ser um grande problema para donos sedentários e inexperientes no cuidado de cachorros.

Uma das qualidades do temperamento destes Fox Terrier é que costumam ser muito amigáveis com as pessoas que fazem parte das suas famílias. Por isso, podem ser bons pets para famílias com crianças grandes e responsáveis. No entanto, são cachorros reativos que podem responder de forma muito negativa aos maus tratos de crianças pequenas e adultos.

Por outro lado, os Fox Terrier de pelo liso são cães muito reativos com outros cachorros e outros animais se a sua educação não for bem trabalhada. Isto faz com que, no geral, sejam péssimos pets quando existem outros cachorros ou outros pets na mesma casa.

Duas caraterísticas comportamentais destes cachorros, que são indesejáveis para muitas pessoas, são o ladrar e cavar no jardim. Os Fox Terrier de pelo liso costumam ser cachorros que ladram muito e que, é quase impossível evitar que façam buracos no jardim.

Cuidados do Fox Terrier de pelo liso

No cuidado do pelo é relativamente simples, uma vez que basta escová-lo regularmente para manter o seu pelo em boas condições. No entanto, estes terrier perdem pelo regularmente, pelo que não são uma boa opção para pessoas com alergia.

Os Fox Terrier precisam de muito exercício e companhia, pelo que não é recomendável deixá-los sozinhos por períodos prolongados. Quando se aborrecem costumam destruir tudo o que encontram e cavar no jardim. Para ter um destes cachorros é necessário contar com tempo suficiente disponível para os treinar e exercitá-los apropriadamente. Além disso, os brinquedos resistentes para cachorros são uma necessidade. Um dos mais populares e úteis é o kong.

Apesar de poderem viver em um apartamento, é necessário levá-los a passear diariamente. Os passeios devem ser, de preferência, compridos para permiti-los exercitarem-se e socializar. Para quem tem um Fox Terrier de pelo liso pode ser muito útil participar em esportes caninos dinâmicos, como o agility ou o freestyle canino. Desta forma, ajudam o seu cachorro a controlar e canalizar melhor as suas energias.

Educação do Fox Terrier de pelo liso

O adestramento em obediência canina e a socialização desde cedo são fundamentais com esta raça. O primeiro permite ter certo o controle (dependendo do nível de adestramento), enquanto que a segunda permite que os terrier se relacionem melhor com outros cachorros e com as pessoas. O fato de não socializar desde cedo estes cachorros, pode fazê-los converterem-se em animais anti-sociais e podem inclusive ser muito reativos com outras pessoas e animais. Por este motivo, a socialização deve ser uma das prioridades em toda a educação do cachorro.

Por outro lado, devemos destacar que o Fox Terrier de pelo liso tem uma predisposição natural para a obediência, especialmente se utilizarmos de forma regular o reforço positivo. Dedicar tempo e esforço a ensinar-lhe diferentes ordens e praticar diferentes atividades resultará num cachorro feliz, sociável e obediente: mentalmente saudável.

Saúde do Fox Terrier de pelo liso

O Fox Terrier de pelo liso não apresenta, como raça, problemas hereditários de importância. No entanto, dependendo das linhas de criação, pode apresentar uma maior ou menos propensão a desenvolver algumas doenças. Entre elas encontram-se a surdez, as cataratas e luxação de ombro.

É importante detetar qualquer doença o quanto antes, para isso deverá levá-lo ao veterinário duas vezes por ano, seguir corretamente o seu calendário de vacinas e desparasitá-lo com a regularidade apropriada. Todos estes detalhes são muito importantes a ter em conta para manter uma boa saúde do Fox Terrier de pelo liso.

Fotos de Fox Terrier de pelo liso

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Fox Terrier de pelo liso

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Fox Terrier de pelo liso

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Fox Terrier de pelo liso
1 de 7
Fox Terrier de pelo liso

Voltar ao topo da página