Prevenção

Doenças mais comuns em cachorros

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 13 julho 2023
Doenças mais comuns em cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se a sua intenção é adotar um novo pet ou se já tem um, é fundamental que esteja informado sobre as doenças mais comuns que o seu cachorro pode sofrer para preveni-las de forma eficaz. O método mais eficaz de prevenção consiste em visitar o veterinário com regularidade e ter a vacinação do animal em dia.

De seguida, pode encontrar uma lista com informação básica sobre as doenças mais comuns nos cachorros.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns em pitbull terrier

Índice

  1. Desparasitação do cachorro
  2. Doenças parasitárias
  3. Doenças virais
  4. Doenças hereditárias
  5. Doenças mentais
  6. Doenças bacterianas
  7. Outros doenças comuns nos cachorros

Desparasitação do cachorro

É muito importante desparasitar o seu cachorro regularidade para evitar problemas para ele e para toda a sua família. Esses hóspedes alojam-se no organismo do cachorro provocando, quando em excesso, casos graves. Se tem um filhote, deve ficar atento pois são mais vulneráveis a ataques de parasitas que os cachorros adultos.

Podem ser divididos em dois grupos:

  • Parasitas externos: Neste grupo estão, basicamente, incluídas as pulgas, os carrapatos e os mosquitos. A prevenção mais adequada consiste em em colocar uma coleira no cachorro e aplicar doses líquidas de pipetas a cada mês e meio ou a cada três meses, de acordo com a recomendação do fabricante. É comum aplicar o remédio após o banho do cachorro. Pode encontrar pipetas e coleiras antiparasitárias em lojas de animais ou no centro médico do seu cachorro. Para detectar parasitas externos no cachorro, basta observá-lo e verificar se se coça em excesso. Uma simples olhada no seu pelo é suficiente para revelar a presença de pulgas ou carrapatos. Se não estiver seguro, pode usar um pente semelhante ao usado para remover piolhos dos seres humanos.
  • Parasitas internos: Este grupo é composto por dois tipos de vermes, lombrigas e vermes achatados. Para prevenir o seu aparecimento, recomendamos que dê um comprimido ao cachorro a cada três meses (na dose indicada do produto que comprar) como controle de rotina. Encontrará este produto em lojas de animais e no seu veterinário habitual. Os sintomas dos parasitas gastrointestinais incluem vômitos frequentes, gemidos e propensão a comer em excesso (embora seja possível observar um emagrecimento súbito).

Se não sabe como tratar algum desses problemas ou caso verifique que a situação é grave, leve o cachorro ao veterinário de imediato.

Doenças mais comuns em cachorros - Desparasitação do cachorro

Doenças parasitárias

Além dos parasitas mencionados anteriormente, existem outros que provocam casos realmente graves:

  • Leishmaniose: São parasitas transmitidos através da picada de mosquito que se multiplicam nos glóbulos brancos do cachorro. Os sintomas incluem emagrecimento, febre, anemia, artrite, entre outros. Devemos estar atentos e prevenir esta doença no nosso pet! Não existe tratamento para curar a leishmaniose mas, com uma detecção rápida da doença, é possível melhorar a qualidade de vida do cachorro.
  • Sarna: A sarna é uma doença de pele causada por ácaros. Existem dois tipos diferentes de sarna - a sarna sarcótica e a sarna demodécica - sendo esta uma doença parasitária que se transmite muito facilmente, embora tenha tratamento. Em alguns casos graves, pode deixar marcas para o resto da vida do cachorro.
  • Toxoplasmose: É um parasita intracelular que acarreta, geralmente, um risco leve, excepto quando afeta o feto da fêmea. Pode ser identificado através de sintomas neuromusculares, respiratórios e gastrointestinais. A maioria dos casos aparece em cachorros com menos de um ano. Tem tratamento fácil.
Doenças mais comuns em cachorros - Doenças parasitárias

Doenças virais

Existem doenças que são provocadas por diferentes vírus, como por exemplo:

  • Coronavírus: É uma doença viral e infecciosa que afeta todo o tipo de cachorros, especialmente os que não foram vacinados. Pode ser detetado no momento em que se verificas diarreia abundante, vômitos e até perda de peso no cachorro. Não existe vacina para isso, será o veterinário quem neutraliza os sintomas que a doença provoca.
  • Hepatite: Afeta, principalmente, o fígado e pode ter diferentes causas, como a viral. O tratamento principal é baseado no alívio dos sintomas e, caso não se cure, pode tornar-se crônica e provocar insuficiência hepática.
  • Cinomose: É uma doença muito contagiosa que afeta, principalmente, cachorros jovens não vacinados ou idosos. Não existe nenhum tratamento, por isso o veterinário administra uma série de cuidados ao cachorro infetado para neutralizar os sintomas da cinomose. A doença pode ser identificada por secreção nasal além de outros sintomas como febre ou desidratação.
  • Parvovírus: É raro afetar cachorros adultos vacinados. Este vírus mortal aparece especialmente em filhotes e tem uma duração de dez dias. Se o filhote não é tratado nessa fase, a doença leva à morte. Assim como quase todas as doenças víricas, o parvovírus não conta com um antídoto concreto, sendo que o tratamento se baseia em tentar aliviar os sintomas do animal, que incluem depressão, febre e desidratação.
  • Raiva: Conhecida e temida, a raiva é uma doença tremendamente leta. É transmitida através de mordeduras e contato direto com as mucosas ou saliva. Pode ser identificada por uma violência extrema sem qualquer tipo de provocação. Existe uma vacina antirrábica que deve ser administrada quando o animal ainda é filhote pois, uma vez infetado, o cachorro é condenado à morta, não existindo vacina para isso.

Doenças hereditárias

São aquelas que se desenvolvem graças à própria herança genética do cachorro:

  • Displasia de quadril: Desenvolve-se ao longo do tempo, a partir dos 4 ou 5 meses de idade embora, geralmente, só apareça em cachorros com idade avançada. Afeta cachorros grandes ou gigantes, gerando um coxear ou uma dificuldade motora. Embora seja um problema hereditário e degenerativo, alguns fatores como o crescimento rápido, a alimentação em excesso ou o exercício físico podem agravar o problema.
  • Reumatismo: Afeta as articulações e a cartilagem das mesmas, sendo uma doença degenerativa. Os sintomas incluem rigidez, inflamação e dor. O veterinário pode prescrever glucosamina, condroitina e outros tratamentos que aliviam e melhoram a sua condição.

Confira também nosso artigo sobre cachorro com Síndrome de Down existe?

Doenças mais comuns em cachorros - Doenças hereditárias

Doenças mentais

Embora sejam menos frequentes, não é por isso que se deve esquecer que existem doenças mentais:

  • Epilepsia: É uma descarga eletroquímica do cérebro que pode aparecer em qualquer momento. As crises repetem-se por, praticamente, toda a vida do cachorro doente. Os episódios podem ser controlados com medicação receitada pelo veterinário.
Doenças mais comuns em cachorros - Doenças mentais

Doenças bacterianas

Causadas por bactérias, este tipo de doenças podem ser tratadas com o uso de antibióticos:

  • Leptospirose canina: É transmitida através da urina e tanto cachorros como ratos podem ser portadores, armazenando a bactéria de forma crônica sem desenvolver a doença. Se não for tratada a tempo, pode causar a morte do pet. Alguns dos sintomas são a febre, diarreia, vômitos com sangue e urina escura.
  • Periodontite: Afeta o periodonto (gengiva, tecido, osso e ligamentos) e é derivada da formação de tártaro e placa, o que torna possível a proliferação de bactérias. Pouco a pouco, essas bactérias invadem a cavidade onde se localiza a raiz do dente e acabam provocando infecções graves ou perda de dentes. A melhor forma de evitar esta doença é a prevenção.
  • Piometra: É uma infecção bacteriana que se caracteriza pelo aparecimento de pus dentro da cavidade do útero ou matriz. Os sintomas incluem secreções de pus através da vagina. Antigamente, o tratamento era unicamente cirúrgico, removendo os ovários ou o útero da cachorra. Hoje em dia, contamos com medicamentos que tornam possível estudar o problema antes da cirurgia.
Doenças mais comuns em cachorros - Doenças bacterianas

Outros doenças comuns nos cachorros

Além das mencionadas anteriormente, existem outras doenças como por exemplo:

  • Torção gástrica: É uma doença aguda com um prognóstico muito grave. As causas que provocam a rotação do intestino são desconhecidas. Para evitar que o seu cachorro sofras uma torção gástrica, evite refeições grandes de uma só vez, água em excesso e comer antes ou depois do exercício.
  • Alergias cutâneas: Assim como as pessoas, os cachorros também podem sofrer de alergias. Deve ser cuidadoso e consultar o veterinário se observar que o seu cachorro é alérgico a alguma substância.
  • Diabetes: O açúcar faz parte da lista de alimentos proibidos para o cachorro, não só por promover o aparecimento de cegueira como por também provocar diabetes. Consulte o seu veterinário para conhecer o tratamento que o seu cachorro necessita caso verifique sede excessiva, emagrecimento, cataratas, aumento de apetite e aumento na frequência urinária.
  • Criptorquidia: Consiste na descida incompleta de um ou dois testículos. Deve ser diagnosticada o mais cedo possível e requer intervenção cirúrgica. Tem, em alguns casos, origem hereditária.
  • Otite: É a inflamação do ouvido interno, médio ou externo. Pode ser provocada por alergias, bactérias, parasitas ou corpos estranhos. O seu veterinário poderá investigar a comichão, a vermelhidão ou infecção que o seu cachorro pode ter, limpando a zona cuidadosamente e oferecendo um tratamento que varia de acordo com o agente que provocou o problema.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Lu lemes
Cuido de vira latas abandonados, uma de porte médio a pequeno começou a gritar a toa. Jogo algo pra ela e ela ja sai gritando, o que eu faço?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Lu. Temos este artigo em que falamos seis motivos diferentes que levam um cachorro a latir para o nada: https://www.peritoanimal.com.br/por-que-meu-cachorro-late-para-o-nada-23338.html
Também temos este sobre como fazer o cachorro parar de latir: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-o-cachorro-parar-de-latir-22476.html
Esperamos que sejam úteis!
A sua avaliação:
Marilia
Oi, meu cão tem 4 anos , ele está apático, e as vezes tocamos em algum determinado lugar , ele grita, levei ao vet, mas estamos dando estimulante, mas parece emocional o que pode ser??
A sua avaliação:
DEBORA
Minha cachorra grita quando acariciamos sua barriga. Se vamos pega-la no colo então e muito pior, grita bastante de dor. Fora isto come, bebe, caminha, sobe e desce escadas normalmente. tem alguma ideia do que poderia ser?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Sonia Maria Liger Bastos Silva
Tenho uma York com 10 anos fez a cirurgia piometra. Tem um halito muito forte nos dentes o que fazer?
Administrador PeritoAnimal
A sua avaliação:
Gilda Marlene Alves
meu poodle de 10 anos está tremendo todo o corpo e a sensação que tenho e que geme, O que será?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Tays
Minha cachorrinha ela é filhote de 2 a 3 meses por ai dei o remédio de vermes pra ela depois disso começou imagrecer e vomitou e as fezes estão mole e dura vai de dia a dia isso é normal???
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marcia
Meu cachorro estava há alguns dias balançando a a cabeça...ontem fui mexer na cabeça dele é ele grita Agora quando pegamos no colo ele grita Fica parado e não deita. O que pode ser
A sua avaliação:
Everton
Minha cachorra ta com fraqueza i cansada oque pode ser
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Everton! A fadiga pode indicar um problema de saúde. Apenas um veterinário pode fazer um exame físico e determinar o que tem de errado com a sua cachorrinha. Recomendamos que você programe uma consulta o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Annelise
Tenho uma cachorrinha Schitzu desde q peguei ela vi q á algo de errado na pele dela pois muitas vezes chega a imflamar e sangrar não sei oq pode ser já me falaram q ela é albina gostaria de saber se Posso passar algum remédio cadeira nela
Luísa Savala
Oi Annelise! Sem conhecer a sua cachorrinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre as doenças mais comuns da raça Shih Tzu, confira: https://www.peritoanimal.com.br/doencas-comuns-da-raca-shih-tzu-22559.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
FRancisco Roberto Rosa
Tenho uma york pequena com 9 anos de idade nunca cruzou pelo fato do tamanho, e muito saidavel boa alimentação visita ao medico constante, porem de um tempo para ca apresenta umas feridinhas secas que escamam, são combatidas com Ectomazol e tetisanol spray so que vão e volta sempre o que podem me informar
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Francisco! Qual foi o diagnóstico do médico veterinário? Esse tratamento foi prescrito por ele?
Francisco Roberto
Ele disse tratar de fungos que faz parte da raça York indicou este medicamento
1 de 6
Doenças mais comuns em cachorros