Doenças infecciosas

Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 10 julho 2023
Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A sarna demodécica foi pela primeira vez descrita em 1842. Desde esse ano até hoje, já existiram muitos avanços na medicina veterinária, tanto no diagnóstico como no tratamento desta doença.

Apesar de ter sido descrita como uma das doenças dermatológicas mais difíceis de tratar e muito persistente, hoje em dia os especialistas em dermatologia veterinária indicam que cerca de 90% dos casos podem ser resolvidos com um tratamento agressivo, embora possa demorar até 1 ano para resolver totalmente o problema.

Se o seu cachorro foi diagnosticado com sarna demodécica recentemente, ou você simplesmente gostaria de saber mais sobre a sarna demodécica em cães, continue lendo!

Índice

  1. O que é sarna negra
  2. Sarna demodécica: sintomas
  3. Sarna demodécica: causas
  4. Sarna demodécica é contagiosa para humanos?
  5. Diagnóstico da sarna demodécica
  6. Sarna demodécica: tratamento

O que é sarna negra

A sarna demodécica, também conhecida por demodicose ou sarna negra, é resultado da proliferação do ácaro Demodex canis (ácaro mais comum desta doença). Estes ácaros habitam normalmente e de forma controlada na pele do cachorro, mas quando este controle é perdido, os ácaros se reproduzem em excesso e isso leva a alterações na pele do cachorro.

Animais com menos de 18 meses de idade estão mais predispostos a desenvolver esta doença porque ainda não desenvolveram completamente o sistema imunológico. Algumas raças têm uma maior predisposição, como por exemplo Pastor Alemão, Doberman, Dálmata, Pug e o Boxer.

Sarna demodécica: sintomas

Existem dois tipos de demodicose, a generalizada e a localizada. Estes dois tipos de sarna devem ser considerados de forma distinta pois têm sintomas diferentes e consequentemente diferentes abordagens no tratamento.

Sarna em cães demodicose localizada

A forma localizada caracteriza-se por zonas de alopécia (áreas sem pelo), pequenas, delimitadas e avermelhadas. A pele fica mais espessa e escura e podem existir crostas. Geralmente, o animal não apresenta coceira. As zonas mais comumente afetadas são o pescoço, a cabeça e os membros anteriores.

É importante referir que estima-se que cerca de 10% dos casos podem evoluir para uma demodicose generalizada. Por essa razão, é extremamente importante que mesmo depois do diagnóstico e tratamentos definidos, o cachorro seja levado ao médico veterinário com regularidade, de forma a detectar sempre qualquer evolução negativa do quadro clínico.

Sarna em cães demodicose generalizada

As lesões são exatamente as mesmas do que as da demodicose localizada, mas espalhadas por todo o corpo do cachorro. O animal costuma ter muita coceira. Esta é a forma mais grave da doença. Aparece com mais frequência em animais de raça pura e com menos de 18 meses de idade. Por vezes, animais com esta doença apresentam também infeções de pele e otites. Outros sinais clínicos que também podem ocorrer são, gânglios aumentados, perda de peso e febre.

Tradicionalmente, a demodicose localizada se caracteriza pela presença de menos de 6 lesões com um diâmetro inferior a 2,5 cm. Quando estamos perante um cachorro com mais de 12 lesões espalhadas pelo corpo, consideramos que se trata de uma demodicose generalizada. Nas situações em que não é claro qual das duas se trata, o médico veterinário avalia as lesões e tenta chegar a um diagnóstico definitivo. É importante referir que nem sempre é fácil distinguir a forma localizada da forma generalizada. Infelizmente, não existem provas complementares para distinguir as duas formas de demodicose.

Sarna em cães demodex Injai

Apesar do ácaro demodex canis ser o mais comum, não é o único. Cachorros com demodicose por Demodex injai apresentam sintomas ligeiramente diferentes. Geralmente, os cachorros apresentam uma dermatite seborreica na região dorsolombar. Segundo os especialistas, os cachorros mais predispostos a desenvolver esta demodicose são os Teckel e o Lhasa Apso. Por vezes, esta demodicose surge como consequência do hipotiroidismo ou do uso excessivo de corticoides.

Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento - Sarna demodécica: sintomas

Sarna demodécica: causas

É o sistema imunológico do cachorro que controla o número de ácaros presentes na pele. O ácaro demodex está naturalmente na pele do cachorro sem lhe provocar nenhum dano. Estes parasitas passam diretamente da mãe para os filhotes, por contato físico direto, quando eles têm 2-3 dias de vida.

Alguns estudos demonstraram que cachorros com demodicose generalizada tinham uma alteração genética que afetava o sistema imunológico. Em casos como os descritos nesse estudo, em que se comprova existir uma anomalia genética, os cachorros não devem ser reproduzidos, para evitar transmitir o problema para a descendência.

Os fatores mais importantes que participam na patogenia da demodicose são:

  • Inflamações;
  • Infecções bacterianas secundárias;
  • Reações de hipersensibilidade de tipo IV.

Estes fatores explicam os sinais clínicos típicos de alopecia, prurido e eritema. Outros fatores que podem despoletar esta doença são:

  • Má nutrição;
  • Parto;
  • Cio;
  • Estresse;
  • Parasitismo interno.

Atualmente, sabe-se que esta doença tem uma forte componente hereditária. Este fato, associado ao que se sabe sobre o cio poder piorar o estado do animal, leva a que seja fortemente recomendada a castração.

Sarna demodécica é contagiosa para humanos?

Ao contrário da sarna sarcóptica, a sarna demodécica não é contagiosa para humanos. Você pode ficar tranquilo e continuar fazendo carinho no seu cachorro pois você não vai pegar a doença.

Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento - Sarna demodécica é contagiosa para humanos?

Diagnóstico da sarna demodécica

Geralmente, ao suspeitar de demodicose, o médico veterinário comprime fortemente a pele entre os dedos para facilitar a extrusão dos ácaros e faz um raspado profundo em cerca de 5 locais distintos.

A confirmação e diagnóstico definitivo acontece quando se observa ao microscópio um grande número de adultos vivos ou de outras formas do parasita (ovos, larvas e ninfas). Lembre-se que apenas um ou dois ácaros não implicam que o cachorro tenha sarna, já que estes ácaros fazem parte da flora normal da pele do animal, para além de também poderem ser vistos em outras doenças dermatológicas.

O médico veterinário identifica o ácaro pelo aspecto dele. O Demodex canis (ver imagem) tem uma forma alargada e tem quatro pares de patas. As ninfas são menores e têm o mesmo número de patas. Já as larvas têm apenas três pares de patas curtas e grossas. Este ácaro é encontrado habitualmente dentro do folículo piloso. O Demodex injai, por outro lado, vive geralmente nas glândulas sebáceas e é maior do que os Demodex canis.

Prognóstico da sarna demodécica

O prognóstico desta doença depende da idade do paciente, da apresentação clínica do caso e da espécie de Demodex presente. Tal como referimos, cerca de 90% dos casos têm recuperação com um tratamento agressivo e adequado. De qualquer forma, só o médico veterinário que estiver acompanhando o caso pode dar um prognóstico para o caso do seu cachorro. Cada cachorro é um mundo diferente e cada caso é um caso.

Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento - Diagnóstico da sarna demodécica

Sarna demodécica: tratamento

Cerca de 80% dos cachorros com sarna demodécica localizada ficam curados sem qualquer tipo de tratamento. O tratamento sistêmico não está indicado para este tipo de sarna. Por essa razão, é muito importante que esta doença seja devidamente diagnosticada pelo médico veterinário. A alimentação afeta diretamente o sistema imunológico do animal, por essa razão, uma avaliação nutricional fará parte do tratamento de um animal com este problema.

Sarna demodécica: tratamento com mergulho de amitraz

Uma das escolhas mais populares para o tratamento da demodicose generalizada é o mergulho de amitraz. O amitraz é utilizado em muitos países para o tratamento desta doença. É aconselhado que o cachorro faça banhos com este produto a cada 7-14 dias. Se o seu cachorro tem o pelo comprido, poderá ser necessário tosar antes de iniciar o tratamento. Durante as 24 horas seguintes ao tratamento, o cachorro não pode estar submetido a nada que o estresse (lembre que o que causa este problema é uma alteração no sistema imunológico e o estresse é uma das principais causas de alterações neste sistema). Para além disso, é importante relembrar que o amitraz é um fármaco passível de interações com outros fármacos. Caso o seu cachorro esteja fazendo algum tratamento, avise ao médico veterinário.

Sarna demodécica: tratamento com ivermectina

A ivermectina é fármaco mais utilizado para o tratamento da demodicose generalizada. Geralmente o veterinário opta por receitar a administração por via oral, junto da comida do cachorro, aumentando progressivamente a dose. O tratamento deve ser continuado até dois meses depois de se obterem dois raspados negativos.

Alguns sinais clínicos adversos a este fármaco são:

  • Letargia (perda temporária ou completa do movimento);
  • Ataxia (falta de coordenação nos movimentos musculares);
  • Midríase (dilatação das pupilas);
  • Sinais gastrointestinais.

Se o seu cachorro apresentar qualquer um dos sintomas referidos ou quaisquer outras alterações no comportamento e estado normal dele, você deve buscar ajuda imediata de um médico veterinário.

Outros fármacos que também são usualmente utilizados no tratamento desta doença dermatológica são a doramectina e a moxidectina (combinada com imidacloprid), por exemplo.

Resumindo, se o seu cachorro sofre de sarna por demodex canis, a probabilidade de ele ficar bem é muito elevada. O mais importante é que, como qualquer outra doença, você visite o médico veterinário ao primeiro sinal de que algo está errado, para que mediante um correto diagnóstico, se inicie um tratamento adequado.

Quanto mais tarde se iniciar o tratamento, mais difícil é a resolução do problema!. Faça visitas periódicas ao médico veterinário de confiança. Por vezes, pequenos sinais passam despercebidos aos olhos do tutor e o médico veterinário com apenas um exame físico pode detectar uma alteração.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Vídeos relacionados com Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento

1 de 3
Vídeos relacionados com Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
71 comentários
A sua avaliação:
João
Todo assunto dessa equipe, é sugerir que faça uma visitinha a veterinário. Se não fosse mais caro que consulta de ser humano né. Ficaria mais fácil. Mas querem ficar ricos cobrando 150 reais(o mínimo} cambada de hipócritas. Falam do problema mas não ajudam com solução.
A sua avaliação:
Renata Silva.
Olá. Tenho dois Shitzu q tem essa Darba Dermodécica, ganhei eles com essa doença, já gastei MUUUIITTOO, o remédio q resolveu pra eles é a Coleir PREVENTIC da VIRBAC, pena q saiu de linha, tive q comprar umas 4 pra eles não ficarem sem no momento, comprava uma mensalmente, em torno de 110, 120, reais, quando encontrava mais em conta comprava. Estou a 4 anos comprando essa coleira, uma pena q saiu de linha. Meus cachorros comiam Golden de Salmão, etc. Mudei de ração tem uns meses, compro ahora a EQUILÍBRIO HIPOALERGENICA, é cara, vem pouco no pacote, mas espero q ajude mais no controle dessa doença. Estou dando banho neles tbm com AMITRAZ faz uns três meses, mas o q sempre resolveu foi a PREVENTIC, nem o BRAVECTO resolveu,
Vou fazendo o q faço sempre q é cuidar dos meus filhos e tentar achar o melhor tratamento sempre como muitos donos aqui dos comentários. Boa sorte pra nós. Q nossos filhinhos vivam muito e com saúde. Curitiba PR.
A sua avaliação:
Danilo
Tenho uma chow chow de 10 anos e infelizmente veio da mãe.
Viveu a vida inteira com sarna negra e o investimento até hoje é incalculável.
Por toda experiência que tivemos posso afirmar aos eleitores que se faz necessário investimento. Se nunca teve ou se foi poucas as recaídas o bravecto é o melhor e tem durabilidade no organismo de 3 a 6 meses. Tem o nexgard mas a durabilidade é de 30 dias
Como manutenção após o medicamento recomendo que troque a ração por super premium
A sua avaliação:
João
Possuo dois pit bull femeas, sendo um branco(a) apresenta sinais de ácaros causa erupções e inflamações por todo corpo ja tentei diversos tratamentos por dois anos e ate agora o problema continua preciso de ajuda sou de guaratuba - pr.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
João
Tenho feito isso com um profissional desde o inicio do problema, mas ok deixa que eu me viro obg.
Cristiane
Oi João,
Vou te dar a mesma resposta que dei ao Reinaldo e que, para mim, funcionou.
Então talvez ajude trazendo alguma luz para o seu caso.
Eu tenho uma buldogue francesa e um shitzu.
O shitzu veio com a carga genética dessas infecções dermatológicas.
Eu levei ao vet ele estava com sarna demodécica.
No caso dele, eu consigo controlar com banho e medicamento:
Banho com um xampú chamado Hexadene Spherulites da Virbac (no inicio eu ainda tratava com mais um que é o Sebotrat S da Dr. Clean porque ele estava com seborreia seca).
Medicamento chamado Simparic (toma mensalmente e serve para pulga, carrapato e sarna) é caro mas, no meu caso, resolveu.
Pergunte ao seu Vet Dermato se esses produtos podem ajudar.
Repito: o preço é salgado mas, no meu caso, valeu cada centavo porque a doença está controlada.
MAITÊ
João, como a Cristiane falou, eu uso o Simparic, foi a melhor solução. Antes eu usava o Cydectin que deu certo por um tempo, mas agora o que está salvando é o Simparic. As vezes aparecem piodermites, que trato com Amoxicilina.
A sua avaliação:
Simone
Tenho um vira lata com 8 anos e ele sofre com muito, vive machucado por conta da coceira que não dá um minuto de sossego pra ele e nem pra gente chegar a dar desespero....sinceramente não sei mais o que fazer !!!!
A sua avaliação:
claudia aidee celina ferreira
Como faço para ajudar minha filha, não tenho condições de pagar veterinário...
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Claudia., Se você se pergunta se existem remédios caseiros para curar a sarna, deve saber desde já que os remédios caseiros que existem não curam a condição, mas ajudam a aliviar os sintomas da sarna como a coceira e a irritação da pele.

Antes de aplicar estes remédios caseiros, é imprescindível que você consulte um veterinário, pois alguns animais podem não reagir muito bem a certas substâncias. Existem algumas soluções caseiras, mas não esqueça que estes remédios caseiros são apenas um complemento ao tratamento da sarna:

Aloe vera (suco): muito utilizada para a cicatrização da pele, também tem propriedades calmantes, diminuindo o ardor e a coceira. Aplique 3 vezes por semana.
Camomila: desinfeta e acalma a pele irritada da sarna, umedeça um algodão e passe pelas lesões 3 vezes por semana.
Óleos: azeite de oliva, óleo de lavanda e de amêndoas doces podem ser aplicadas gotas depois do banho do cachorro para hidratar a pele e impedir a fixação do ácaros. Não utilize outros óleos.
Alho: propriedades antissépticas naturais e cicatrizantes, pode ser triturado e misturado junto com o óleo para aplicar na pele. É importante que não deixe animal e que esteja sempre atento à reação da pele a este remédio, caso observe alguma alteração remova imediatamente o produto.
Cristiane
Cláudia,
Tenta algum Vet de universidade ou faculdade.
Eles sempre tem uma equipe que tratam os animais com preços bem populares.
A sua avaliação:
reinaldo souza
Estou entregando os pontos...parece que nada melhora o meu perdigueiro,que está com 1,8 anos...já estou com medo de intoxicá-lo,pois já usei diversos produtos,recomendados pelos veterinários.Que coisa mais resistente...não acredito que a medicina veterinária não achou um medicamento p eliminar um simples parasita!!!!!
Fabi
Passa babosa várias vezes ao dia. Vai curar
Cristiane
Oi Reinaldo,
Tudo bem?
Eu tenho uma buldogue francesa e um shitzu.
O shitzu veio com a carga genética dessas infecções dermatológicas.
Eu levei ao vet ele estava com sarna demodécica.
No caso dele, eu consigo controlar com banho e medicamento:
Banho com um xampú chamado Hexadene Spherulites da Virbac (no inicio eu ainda tratava com mais um que é o Sebotrat S da Dr. Clean porque ele estava com seborreia seca).
Medicamento chamado Simparic (toma mensalmente e serve para pulga, carrapato e sarna) é caro mas, no meu caso, resolveu.
Pergunte ao seu Vet Dermato se esses produtos podem ajudar.
Repito: o preço é salgado mas, no meu caso, valeu cada centavo porque a doença está controlada.
A sua avaliação:
FABIANA MARIA DE MORAES SILVA
Minha York sofreu por .muito tempo com a sarna demodécica, fiz vários tratamentos, com raspagem, suplementos de vitaminas e sempre voltava. Sofria muito.A única coisa que resolveu foi o anti pulgas e carrapatos da Bravecto, indicado pela veterinária, apesar de não estar na indicação do remédio. Minha york está muito bem e nunca mais teve essa doença.
Fernanda
O único remedio que curou a sarna demodecia ou sarna negra foi o Bravecto, comprimido a cada 3 meses. No primeiro comprimido em 1 dia já vê melhora.
Rosana
Meu cachorrinho esta com sarna dermodecia esse Bradesco será q resolve mesmo
A sua avaliação:
Jonas
bravecto sarna negre é eficaz?
FABIANA MARIA DE MORAES SILVA
Foi a única coisa que resolveu na minha york
Adriana
Minha cachorrinha está com sarna negra, já espalhou pelo corpo e está quase sem pêlos. Gostaria de saber como posso tratar a sarna negra... Medicamentos ou tratamento caseiro.
Luísa Savala
Oi Adriana! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele faça um correto diagnóstico e passe o tratamento mais adequado de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Maitê
Tenta usar o Simparic de três em três meses, e o rifamicina nas lesões ajuda também.
Fabíola Alaides Evangelista
Tenho uma vida lata esta com sarna muita coceira olhos inchados e coçando muito e bj o corpo todo não sei mais vó que fazer mim ajuda
Luísa Savala
Oi Fabiola! Você deve levar os eu cachorro a um médico veterinário de confiança o quanto antes para que ele possa examinar o seu pet e passar o tratamento mais indicado e eficaz.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Beth Ferrer
Tenho uma cachorra que resgatei que foi tratada de sarna dermodecica foi um tratamento intenso.Minha dúvida é mesmo tendo ficado boa ela deve tomar banho com frequência?
Minha mãe quer da banho nela toda semana e no meu entender faz mal.falo e ela não me escuta.
A sua avaliação:
Monique
Estou desesperada , ela apareceu com isso anteontem , oq será que é ?
Adriana
Minha York tem um cheiro ruim muito forte, principalmente quando ela se coça, porém não tem nenhuma lesão no corpo. Pode ser Sarna demodecica??!
Luísa Savala
Oi Adriana! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Jose Carlos Basseto
Ótimo esclarecimento.
dog
Eu queria uma solução pra trata o meu cachorro, só que eu não tenho condições pra trata da sanar que ele adiquerio da mãe dele que ja morreu. os pelo dele Caio tudo a pele dele tá toda vermelha e com casca grossa e ficou magro.😭😢😞
Ginger
A minha cadelinha está com sarna negra, o veterinário receitou Bravecto para pulga e carrapato. Está sendo otimo.
Leonardo
Minha cadelinha sofre de sarna demodécica, o tratamento indicado pelo veterinário foram dois, ou Bravecto que é um comprimido muito caro, ou três meses de dexametasona 24/24horas. Eu optei pelo tratamento com a deixa (era o que eu tinha condições de pagar), ela melhorou, ficou 100%. Espero ter ajudado.
Ana luiza
Eu nao tenho certeza se é fungos ou sarna. Ou se é os 2. Enfim faz 1 mes q meu cachorro esta desse jeito. A minha vizinha comecou a dar um monte de coisa diferente p ele comer e comecei a reparar na mudanca. Eu dei um remedio e acho q esta secando. Ele nao coca muito a ponto de ser desesperador. Mas coça um pouco. Mudei a raca p uma melhor. Ele ta c cheiro diferente forte. 2 perguntas. Se ele estiver com os 2 pode dar remedio de fungos? Mesmo nao tendo certeza??? Nao teria problema?? E qual o remedio q posso dar. É um pit buul e tem 8 anos. E estou dando banho c sabonete de enxofre tambem
Luísa Savala
Oi Ana Luiza! Não recomendamos que os tutores mediquem sem prescrição veterinária.
O mais indicado é buscar um médico veterinário o quanto antes pois a situação do seu cachorro é grave.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
viviane nascimento
Eu tbm tenho um pit bul e como disse na minha postagem abaixo ele estava muito mal! hoje gracas a Deus esta muito bem.. foi medicado com nex card que e um remedio que nao faz mal pq é p pulgas e carrapatos, ele tomou durante 3 meses 1 comprimido por mes.. ele tomou antibiotico tbm lexin durante 20 dias, de 12 em 12 horas.. mas o caso do meu cachorro estava bem pior que o seu.. voce pode melhorar alimentacao dele tbm, de sempre legumes a ele, uma alimentacao reforcada para que a imunidade dele suba.. e se puder compre omega 3 foi essencial pra melhora do meu cachorro, ele tomou ograx na epoca de 12 em 12 horas durante 1 mes, mas andei pesquisando e vi pessoas dando o omega 3 (oleo de peixe) o normal que voce encontra nessas casas de produtos naturais. Espero ter ajudado , melhoras pro seu cachorro.
Malú Martins
Excelente,me ajudou muito
A sua avaliação:
Guilherme
Boa tarde a todos.
Temos uma shih tzu com 5 anos. Ela apresentou a demodicose já no primeiro ano de vida. A área atacada normalmente é no rosto, próximo da boca, patas e barriga. Já tentamos uma série de tratamentos. Ela melhora, mas volta e meia tem recidivas. Conseguimos bons resultados dando banho com xampú medicinal (manipulado é mais barato), usando o Sarolaner de forma contínua e dando um suplemento para aumentar a imunidade dela. Mas não adianta, quem tem um cãozinho com este problema tem de estar ciente que não há cura definitiva e, se não cuidar, o animal sofre muito. É preciso paciência, acompanhamento do médico veterinário e muito amor para o bichinho. Afinal, ele nao tem culpa. Boa sorte a todos.
eli
você da Sarolaner todos os dias?
Guilherme
Eu dou o Simparic (sarolaner) conforme indicado na bula. A cada 35 dias, e a dose depende do peso. Tem ajudado.
1 de 4
Sarna demodécica em cães: sintomas e tratamento