Partilhar

Doenças comuns da raça Shih Tzu

Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. Atualizado: 20 março 2019
Doenças comuns da raça Shih Tzu

Ver fichas de  Cachorros

O Shih Tzu são uma das raças preferidas entre os amantes de cães, por serem uma raça de cães leais, brincalhões, e que adoram estar na companhia de seus donos. É um cão dócil, extrovertido, e por sua associação com o budismo, são cães que não possuem o costume de latirem muito, o que torna a raça uma das preferidas entre os moradores de apartamento, por seu temperamento calmo.

Neste artigo do PeritoAnimal, trazemos informações sobre as doenças mais comuns da raça Shih Tzu, para que você possa cuidar do seu cachorro cada vez melhor, atentando-se às particularidades da raça.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns da raça Pinscher

Doenças que o Shih Tzu pode ter

Entre alguns problemas comuns entre cães, algumas raças têm predisposição ao desenvolvimento de certos problemas em relação à outras. Shih Tzus, em particular, podem apresentar:

  • Doenças nos olhos
  • Doenças de pele
  • Doenças genéticas

Veja abaixo informações que o PeritoAnimal preparou para que você fique por dentro das doenças mais comuns dentro de cada tema.

Doenças nos olhos em Shih Tzus

De modo bastante geral, a raça não costuma apresentar muitos problemas de saúde, porém por terem olhos grandes e pelagem longa na altura dos olhos, os problemas oftalmológicos estão entre as principais doenças que acometem os cães da raça Shih Tzu.

Dentre as doenças oculares mais comuns podemos ter:

  • Lacrimejamento constante.
  • Conjuntivite
  • Úlcera de córnea
  • Atrofia progressiva da retina

Lacrimejamento constante - É normal que a raça produza lágrimas constantes devido a conformação dos olhos, e isso pode prejudicar a pelagem em torno dos olhos, por isso é importante prender os pelos para que não caiam nos olhos e não irritem as glândulas lacrimais, levando a maior produção de lágrimas.

Conjuntivite - A conjuntivite canina é uma inflamação da mucosa dos olhos, e que pode ter vários fatores, inclusive uma infecção bacteriana secundária associada. Os sinais clínicos podem ser secreção purulenta, o que indica que há infecção por bactérias, lacrimejamento constante, olho inchado e sensibilidade maior à luz. Leve seu Shih Tzu ao veterinário, porque o tratamento exige certos cuidados a mais. Para evitar esse tipo de problema não mantenha os pelos dos olhos presos com um elástico muito apertado, pois isso pode impedir que o seu cão feche normalmente os olhos, já que a pele fica mais repuxada. Outros cuidados, seriam o de manter a área dos olhos sempre limpas com produtos específicos para isso, e tomar cuidado com o ressecamento após o banho ou em dias com muito vento. Para saber mais sobre A Conjuntivite Canina - Causas e Sintomas, o PeritoAnimal preparou este artigo para você.

Úlcera de córnea - O Shih Tzu é uma raça de cães que possuem os olhos mais proeminentes e grandes em relação aos outros cães. Portanto, é um cachorro que possui mais predisposição a sofrer com úlceras de córnea, que podem ser causadas, em geral, por um trauma, como pelos, galhos, folhas ou qualquer coisa que possa bater nos olhos, lesionando a córnea, ou seja, a membrana que recobre os olhos. Caso note que seu cão não quer abrir os olhos, ou que algum dos olhos está inchado, pois para identificar a úlcera de córnea é necessário o exame com um colírio específico, para então se iniciar o tratamento com um veterinário oftalmologista, já que sem atendimento, é possível que o cachorro fique cego.

Atrofia progressiva da retina - É um problema congênito e hereditário, e que pode levar o cão a cegueira irreversível. O PeritoAnimal preparou estas dicas em Como saber se o meu cachorro está cego.

Doença de pele em Shih Tzu

A raça Shih Tzu possui uma tendência bem grande a desenvolver as chamadas dermatites, que são as doenças de pele causadas por alergias. Estas alergias podem estar relacionadas desde ao ambiente, pó, ectoparasitas ou produtos de limpeza, e até a alimentação.

Para se descobrir a verdadeira causa da dermatite, é necessário orientação veterinária, já que o diagnóstico pode ser demorado, e se o cão estiver com muita coceira e vermelhidão na pele, poderá ser necessário medicação para aliviar o sofrimento do cãozinho.

Veja este artigo do PeritoAnimal sobre as Doenças de pele nos cachorros.

Doenças comuns da raça Shih Tzu - Doença de pele em Shih Tzu

Doença do carrapato em Shih Tzu

A Doença do carrapato é uma doença transmitida por uma bactéria que infecta carrapatos. Quando o carrapato pica o cachorro, ele transmite essa bactéria ao cão, e acaba por causar a doença denominada de Erliquiose ou Babesiose, popularmente conhecida como Doença do Carrapato em cães.

Esta doença não infecta apenas Shih Tzus, pois como são transmitidas pelo carrapato, qualquer cachorro que tenha acesso a parques, ruas e outros locais públicos com frequência, e até mesmo ao quintal de casa, está suscetível de contrair a doença. Por isso é importante manter sempre o quintal bem higienizado, para se evitar ectoparasitas em geral, e o antipulgas do cachorro sempre em dia.

Doenças genéticas em Shih Tzu

Doenças genéticas normalmente estão associadas ao descuido de criadores de cães amadores, por isso é sempre importante pesquisar bem antes de comprar um cão de raça e solicitar a certificação veterinária dos pais do filhote que se pretende adquirir. Isso evita com que cães com problemas hereditários sejam procriados disseminando as doenças mais comuns para a raça. As doenças genéticas mais comuns em Shih Tzu podem ser:

  • Braquicefalia excessiva: Cães braquicefálicos são as raças de cães que possuem o focinho achatado, sendo que o Shih Tzu é uma delas. A braquicefalia excessiva, ou seja, quando o focinho é mais achatado do que o normal pode levar a uma série de problemas respiratórios como stress devido ao calor, estenose de narina e predispor o cachorro a outros problemas como palato mole alongado, síndrome braquicefálica e ceratoconjuntivite seca.
  • Dermatite Atópica ou Atopia: Atopia é uma doença de pele difícil de ser diagnosticada, e está associada a alergias.
  • Doenças renais familiares: As doenças renais de origem hereditária e congênita são causadas por má-formações genéticas, onde o filhote pode nascer sem 1 dos rins ou má-formações dos túbulos renais, o que compromete o funcionamento dos rins, causando uma série de problemas no filhote, que podem demorar a serem percebidos pelo tutor. Os sintomas mais comuns de uma doença renal são a falta de apetite, aumento no consumo de água, porém o cão urina menos. A doença necessita de exames para o correto diagnóstico e pode ser controlada se descoberta no início, mas sem tratamento, o cão pode vir a óbito.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças comuns da raça Shih Tzu, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças hereditárias.

Escrever comentário sobre Doenças comuns da raça Shih Tzu

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
33 comentários
Silvio cesar de araujo Araujo
Eu e a minha espesa compramos um filho te de shih tzu ela tem 42 dias ainda esta na casa da criadora mais hoje ela nos revelou que nossa pequena tem um problema no rabinho pois ela elega que ela não mexe o rabinho e nem levanta para fazer a nescessidade gostaria de saber oque devemos fazer e se é alguma doença grave que pode afetar a vida da nossa pequena e se tem tratamento e qual seria obrigado
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Silvio! Sem ver a sua cachorrinha não conseguimos passar um diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Eduardo
Meu shitzu perdeu um dos olhos devido a úlcera na córnea. Tratamos com vários medicamentos, colírios e mesmo assim não conseguimos. Muito triste.
A sua avaliação:
Hana
Meu cachorrinho Shih Tzu tem a parte branca do olho aparente, gostaria de saber se ele poderá apresentar problemas de saúde futuramente por conta dessa condição. Comprei ele e foi entregado inclusive o pedigree e toda documentação.
Hana
Olá. Eu compre um filhote de shih tzu no qual foi me entregado o pedigree e toda documentação, porém eu reparei que ele tem os olhinhos mais saltados para fora oq da a impressão ate mesmo que ele é vesgo(mas não é).. gostaria de saber se é normal essa condição e se isso trará problemas para ele no futuro. Notei essa peculiaridade dele quando fui buscá-lo e vi seu irmãozinho no qual parecia normal.
Desde já agradeço.
Ronaldo
Boa noite o meu shitzu ta com uma mancha branca nos olhos sendo que um ta mais que o outro e ficando vermelho o veterinário passou um colírio para dar duas gotas de 12 em 12 hrs mais não ta resolvendo o que eu faço pra que meu cachorro melhore me ajude por favor
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ronaldo! Sem ver o se cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você volte ao veterinário e explique a situação.
De qualquer maneira, temos um artigo sobre catarata em cachorro que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/catarata-em-cachorros-tratamento-e-cirurgia-21743.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Erica Araujo
Bom dia! Ganhei uma shitzs, ela tem 9 meses, ela teve o primeiro siu e vulva dela não voltou ao normal.
É normal ?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Erica! Temos um artigo sobre o cio nas cadelas que pode te ajudar, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cadela-no-cio-sintomas-e-duracao-7537.html
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Patrícia
Oi, minha shitzu está com uma lesão na pele, porém, não mudou o comportamento.
Mayara
Meu cachorrinho Shih tzu ta com uma coceira q isso me deixa triste pois já gastei bastante com ele no veterinário já comprei vários remedios e nada resolve essa coceira dele e ele tem 4 meses não sei mais Oq fazer
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Mayara! Temos um artigo que pode te ajudar nas causas e tratamento de cachorro com coceira, confira: https://www.peritoanimal.com.br/coceira-no-cachorro-causas-e-tratamento-22696.html
De qualquer forma, recomendamos que você volte ao veterinário e explique que os remédios não estão surtindo o efeito esperado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Lucy
Ola td bem? Eu tenho uma shitzu, ela tambem estava com uma coceira terrivel, minha filha deu banho nela com violeta genciana, compra na farmacia comum mesmo, foi otimo, coloca umas gotinhas numa bacia grande e da banho no cachorrinho, vai ficar com a cor roxa mas foi um grande alivio pra ela pois levamos ao veterinario e so gastamos muito e nao resolvia, ah e bom tosar seu pet,com oelo curto e banho de violeta com certeza ira resolver, na minha shitzu foi o que salvou da coceira.. espero ter ajudado abraços!!
A sua avaliação:
Liliam
Minha shitzu é preta com branco. Nas partes com pelos pretos a pele é bem clara e nas partes com pelos brancos a pele é bastante irritada/vermelha, surgindo até feridinhas. Faço tratamento para dermatite nela mas só não consegui entender ainda porque onde tem pelos pretos não há coceiras e a pele é totalmente branca. Poderiam me esclarecer essa dúvida por favor?
Roberth
Meu shitzu tem 4 meses e se coça bastante, costuma derramar a água do cachorro maior... Tipo, ele mergulha na vasilha. O que pode ser? E as vezes ele fica como se tivesse mastigando alguma coisa, parece que ele mastiga a língua.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Roberth! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Doenças comuns da raça Shih Tzu
1 de 2
Doenças comuns da raça Shih Tzu

Voltar ao topo da página