Prevenção

Doenças mais comuns em filhotes de gatos

Aline Kitamura Prata
Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. Atualizado: 3 abril 2019
Doenças mais comuns em filhotes de gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quando adotamos um gato filhote, devemos ficar atentos à sua saúde, pois gatos bebês são mais suscetíveis às doenças infecto-contagiosas do que gatos adultos, isto é, doenças que são causadas por vírus e bactérias e que são altamente contagiosas entre felinos.

O PeritoAnimal preparou este artigo para que você possa ficar atento às doenças mais comuns que podem ocorrer em filhotes de gatos.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns nos gatos

Doenças que afetam filhotes de gatos

As doenças que mais afetam filhotes de gatos são as de origem infecto-contagiosas, que podem ser causadas por vírus e bactérias, e que, em geral, podem levar o filhote a morte se não descobertas logo no início. Devido a isto, vacinar a mãe dos bebês e os bebês é importante, porém a vacinação não é 100% de certeza de que os gatos nunca contrairão algum tipo de doença, já que gatos adultos são mais resistentes a algumas doenças, e pode acontecer de serem portadores de algum vírus e serem assintomáticos, ou seja, não aparentarem sintoma clínico nenhum. Porém, quando inserimos um gato bebê junto deste adulto assintomático, ele acaba contraindo o vírus e por ser mais sensível fica doente.

As doenças mais comuns que afetam filhotes de gatos são:

Infecções respiratórias

Doenças que afetam o trato respiratório superior dos felinos incluem as causadas pelos vírus da Rinotraqueíte felina, Herpervírus felino e Calicivirus. O vírus da Rinotraqueíte é altamente contagioso devendo separar o gato doente dos demais gatos saudáveis, já que é um agente transmitido por contato, e atinge em especial gatos filhotes devido a não imunização do gatinho, já que a vacina diminui as chances de o filhote contrair estas doenças. Sintomas incluem coriza, secreção nos olhos, febre, espirros, conjuntivite e inchaço nos olhos.

Doenças parasitárias

Os parasitas mais comuns que infectam os gatos filhotes são os Ascaris e as Taenias. Os Ascaris, em geral, podem ser transmitidos por meio do leite materno, por isso não é necessário esperar até que o gato tenha 1 mês de vida para vermifugá-lo. Os vermes chatos, que são os da família da Taenia, são transmitidos por pulgas. Ambas as parasitoses, podem causar diarreia, vômito, obstrução intestinal, distensão abdominal e retardo do crescimento. Veja este outro artigo do PeritoAnimal sobre Como saber se meu gato tem verme.

FIV

A FIV é causada pelo vírus da imunodeficiência felina e é similar ao vírus do HIV em seres humanos. É transmitida por meio das secreções de gatos doentes, em geral, durante as brigas entre os gatos, ou pode ser transmitida da mãe para os filhotes. Alguns filhotes podem desenvolver a doença, e outros podem ser assintomáticos, desenvolvendo a doença apenas quando forem mais velhos.

Se quiser saber mais sobre as doenças mais comuns nos gatos adultos, o PeritoAnimal preparou este outro artigo para você.

Doenças mais comuns em filhotes de gatos - Doenças que afetam filhotes de gatos

Doenças que matam filhotes de gato

As doenças mais comuns em gatos e que, em geral, são mortais para gatos filhotes são:

Panleucopenia Felina

Doença provocada pelo vírus Panleuk, do mesmo grupo das parvoviroses em cães, porém específico para gatos. Este vírus é responsável por causar a doença popularmente conhecida como Cinomose felina, e infecta gatos jovens até 1 ano, por não estarem imunizados contra o vírus por meio da vacinação. Esta doença é mortal em gatos jovens e altamente contagiosa, devendo-se separar o gato doente dos saudáveis, pois o modo de transmissão é por meio de secreções como saliva, comedouros e bebedouros.

Calicivírus Felino

É uma das doenças que afeta o trato respiratório de gatos, porém esta, possui alta mortalidade entre gatos jovens e adultos. Os sintomas são parecidos com os da Rinotraqueíte Felina, por isso é importante levar o filhote ao veterinário logo que ele apresentar os primeiros espirros e coriza, para que o veterinário possa diagnosticar, por meio de exames específicos para detectar a doença. A Calicivirose possui alta taxa de mortalidade e o gato que sobreviver ao vírus passa a ser portador do vírus para toda a vida, podendo manifestar novamente a doença casa haja uma baixa em sua imunidade novamente.

FELV

A FELV é a Leucemia felina, também causada por um vírus denominado de Oncovírus, e que também é transmitido por meio de secreções e contato durante brigas ou gatos que convivem juntos, e da mãe para os filhotes. É uma doença mais agravante do que a FIV, visto que o filhote, por ter a imunidade mais baixa, pode desenvolver uma série de agravantes devido a doença, com Linfoma, anorexia, depressão, tumores e o gato pode precisar, inclusive, de uma transfusão sanguínea dependendo da doença que for contraída pelo vírus da FELV. Na maioria dos casos, filhotes não sobrevivem.

PIF

PIF é uma abreviação para Peritonite Infecciosa Felina, e é causada por um coronavírus. A PIF pode ser diagnosticada por meio de exames específicos e ultrassom, para constatar o líquido em cavidade peritoneal, o que provoca aumento do abdômen, líquido em cavidade abdominal, anorexia, aumento da frequência respiratória e cardíaca, febre e o filhote fica extremamente debilitado. Não existe cura, então ela é mortal em 100% dos gatos filhotes e idosos.

Apesar de essas doenças virais não terem cura e possuírem alta taxa de mortalidade em filhotes de gatos, é extremamente importante vacinar os filhotes contra esses vírus, já que a vacinação pode prevenir que o gato contraia o vírus e fique doente. A prevenção é a melhor solução contra essas doenças, portanto, não permita que seu gato tenha acesso à rua e mantenha-o sempre dentro de casa, já que ele pode entrar em contato com gatos doentes durante brigas, e acabar trazendo o vírus de volta para casa contaminando os filhotes, dessa forma.

Confira também nosso artigo sobre gato com Síndrome de Down existe?

Doenças mais comuns em filhotes de gatos - Doenças que matam filhotes de gato

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em filhotes de gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Claudia Lúcia Silveira cau
A gata da minha filha teve 4 filhotes. Estavam com uns 2 meses, estavam em um espaço coberto no fundo do quintal dela, amanheceram os 4 mortos de uma vez, não há possibilidade de alguém ter feito isso, pois o espaço só tem acesso quem mora na casa. A noite estavam.todos bem. O que pode ter acontecido.
A sua avaliação:
Susan Marie B. De Araujo
A perito animal poderia ter um veterinário para nos orientar.
A maioria que vem aqui desesperado não tem condições financeiras para pagar uma consulta com veterinário, que é muito caro.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Poxa, Susan! Também gostaríamos de dispor de um serviço de veterinário gratuito para atender a todos vocês e ajudar os pets a terem uma melhor qualidade de vida. Na verdade, temos uma equipe de veterinários que escrevem esses artigos que publicamos, além de jornalistas, etólogos, biólogos e adestradores.

Saiba, ainda, que há vários veterinários gratuitos ou com preços baixos em quase todos os estados do Brasil: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Daniela
Aconteceu comigo a uns dois anos , eu tinha uma gata que tinha dado cria a uns 40 dias , um dia ela apareceu com um camundongo na boca e sumiu com ele , achei ela uma hora depois morta com sangue na boca. Descobri depois que meu vizinho colocava veneno de rato no terreno vazio do lado pq estava entrando.muito rato na casa dele. Provavelmente quando ela pegou esse camundongo ele estava envenenado
A sua avaliação:
Daniela
Minha gata teve 3 filhotes.
Estão com 18 dias essa madrugada ela pegou eles e levou os 3 para debaixo do sofá ,fiquei meia hora procurando até ver ela entrando debaixo do sofá, comecei a retirar todos e coloquei na caixa deles ,percebi que o maior o macho estava imóvel, comecei a ver que ele não se mexia nem respirava , nenuma reação estava morto. Porque ?
A gata era muito cuidadosa com o gatinho eu dava ração para gato com crias para ela ter bastante leite e ficar forte, o gatinho era lindo pq morreu , sinceramente não sei , fiquei muito triste 😞
A sua avaliação:
Juliana
Meu gatinho tem mais ou menos de 2 a três meses de idade.
Hj reparei umas manchas vermelhas no rosto, nariz e na parte de fora da orelha.
Alguma idéia do q possa ser?
A sua avaliação:
nathalie mesquita
o meu gatinho filhote tava totamente bem ontem e hj acordei e ele nao consegue andar e nem beber leite oq faça
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi,Nathalie. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Rosa Maria Moura
Aprendi muito sobre essas doenças de gatos. Tenho três gatos. E um filhote está internado, aguardando os resultados dos exames laboratoriais.
A sua avaliação:
Joseane
Meu gato tem 2 meses e nao cresce,e tem febre ,ele só quer dormir....oq sera q ele tem?oq q dounpra ele tomar?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Joseane. Temos este post que explica por que os gatos dormem tanto. [https://www.peritoanimal.com.br/por-que-os-gatos-dormem-tanto-23446.html]. Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana
Estou muito preocupada. Minha gata teve cria a dois dias. Nasceram 5 filhotes, e hoje, dois morreram. Ambos se afastaram da mãe, não se mexiam, e depois pouco tempo, morreram com a boca aberta. Poderiam me dizer a causa, e se é um perigo para os outros filhotes? Suspeitei até que minha gata não estava dando o leite suficiente...
A sua avaliação:
Bruno
2 gatinhos sem meses e anos morreram e agora tem um que a minha mãe não sabe se ele tem vermes ou essa coisa do tipo ele e seu irmão mais velho tem agora 2 meses . Por favor alguém me ajuda a saber o que ele tem pois rezo por ele seu irmão e sua mãe não estejam doentes e quero o bem para eles.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Quelen cristina faria
Oi. Mosso tu pode ne da 2 gatinhos entrega domingo obrigado
A sua avaliação:
Paulo
Meu gato morreu muito rápido tinha uns 4 a 5meses matou um rato d madrugada e noite botou um pouco d sangue e pouco coco mole acho q era vômito uma gosma em seguida pouca respiração e uns miados pouco tempo morreu o q pode ser transmite para pessoas porque tenho crianças
A sua avaliação:
Karina
Pergunta?
Minha gata deu cria faz uma semana e um dos gatinhos está com as patas inchadas parece que vai estourar o que fazer?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Karina! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do filhote para obter um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Michele
Salvei um filhote recém nascido da boca de um cachorro, como não encontrei a mãe estou cuidando do gatinho . Ela deve ter no máximo 3 dias a minha dúvida é se recém nascido já tem alguma doença transmissível??
A sua avaliação:
maria aparecida
Olá boa noite ! Minha gatinha tem 4 meses ela esta urinando sangue mas n apresenta estar doente brinca o tempo todo esta gordinha e c o pelo bonito o q pode ser?
Lindaci de Oliveira Monteiro
Ola boa tarde.Ja perdi filhote com 5 dias, parto foi dificil, o primeiro nasceu morto ele foi o segundo e com 5 dias ficou respirando com dificuldade e barriguinha avolumada, que será?
Paulo Kruger
Minha gata até esse ano nunca teve um filhote que cresceu. Todos morreram. Os filhotes começam bem, aparentemente normais. Depois de umas 3 ou 4 semanas alguns começam morrer. Eles miam e param de miar, ficam assim por horas até morrer. É muito sofrido! Neste momento tem o ultimo filhote nesse cenário, está bem mole deitado, agora está em silencio respirando rápido, mas logo começa a miar, acho que é por dor.
Estou pesquisando mais uma vez tentando entender essa doença. Posso estar errado, mas a característica que eu como leigo mais assemelho a essa doença é a do PIF. Alguém pode me confirmar?
Luísa Savala
Oi Paulo! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Léo Fontoura
Eu tinha achado a resposta disso, o PIF não mata com exatidão assim, minha gata tem esse problema, é algo no leite e no tipo sanguíneo.
Luciana
Boa noite. Os filhotes que nasceram da minha gatinha começaram com uma gripe, conjuntivite, não queriam se alimentar, foram ficando debilitados até morrer. Todos morreram. O que pode ser?
Rita
bom dia,ta acontecendo com os meus gatinhos a mesma coisa.
mas aqui recomenda o que alguem com dinheiro no bolso faria, correr p um veterinario.
Fernanda
Olá, tenho um gato filhote que está com um sintoma muito estranho na barriga dele, ele está muito agitado parece senti dor e esse sintoma é tipo uma bola por dentro da barriga dele que é inchadinha estou muito preocupada não sei o que fazer será que vc poderia me ajudar???
Luísa Savala
Oi Fernanda! Sem ver o seu gatinho não conseguimos passar um diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Joilson Magalhães
Bem interessante.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Joilson! Valeu pelo comentário. Continue nos acompanhando!
1 de 3
Doenças mais comuns em filhotes de gatos