Problemas mentais

Dermatite acral por lambedura em cães - Tratamento e causas

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 31 maio 2023
Dermatite acral por lambedura em cães - Tratamento e causas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A dermatite por lambedura em cães também é conhecida como granuloma acral ou furunculose acral. É uma doença crônica que pode ser causada por várias razões, mas todas elas têm algo em comum: o cachorro não consegue parar de lamber a área afetada e isso impede a completa cicatrização.

Se você acha que a dermatite acral por lambedura é o problema que afeta o seu pet, continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual explicamos tudo sobre a dermatite acral por lambedura em cães - tratamento e causas.

Também lhe pode interessar: Meningite em cães - Sintomas e tratamento

Índice

  1. O que é a dermatite por lambedura acral e como ela surge?
  2. Sintomas da dermatite por lambedura
  3. Diagnóstico de dermatite por lambedura acral em cães
  4. Tratamento para dermatite acral por lambedura
  5. Como prevenir a dermatite acral por lambedura?

O que é a dermatite por lambedura acral e como ela surge?

Geralmente, a dermatite acral em cães começa com uma infecção bacteriana, ou por presença de fungos, parasitas externos (ácaros ou pulgas), uma alergia ou diferentes tipos de doenças. Também pode se desenvolver a partir de uma estereotipia ou simplesmente pelo animal sentir tédio.

Como a dermatite acral aparece em cães? A partir de uma ferida ou sintomas de desconforto na pele - o fator desencadeante - o cão começa a se lamber compulsiva e incansavelmente, geralmente em uma área específica do corpo, que costuma ser uma pata.

Quando o ciclo começa, é muito difícil de parar. O cão se sente aliviado cada vez que lambe a área afetada, já que a ferida secreta substâncias químicas que produzem prazer e uma sensação analgésica em seu cérebro. Se essa situação não for tratada, pode piorar e causar problemas secundários, como infecções.

Existem cães mais predispostos a sofrer de dermatite acral?

Poderíamos dizer que os cães que sofrem situações de estresse grave são mais propensos a desenvolver granuloma acral. Os cães que vivem em um canil, por exemplo, podem sofrer desse problema.

No entanto, algumas raças parecem ser mais afetadas:

Dermatite acral por lambedura em cães - Tratamento e causas - O que é a dermatite por lambedura acral e como ela surge?

Sintomas da dermatite por lambedura

Normalmente, não é muito difícil detectar a dermatite acral por lambedura em cães. Se o nosso cão sofre desse problema, é muito provável que o vejamos lambendo e até mordiscando a área afetada.

Com o tempo, a área costuma aumentar e a lambedura acral pode produzir outros sintomas, como:

  • Perda de pelo;
  • Feridas;
  • Úlceras;
  • Inflamação;
  • Hiperpigmentação;
  • Feridas no cão causadas por se lamber;

Agora que você já sabe como a dermatite acral por lambedura em cães parece, continuamos a seguir discutindo qual é o diagnóstico e tratamento correto para o granuloma em cães.

Dermatite acral por lambedura em cães - Tratamento e causas - Sintomas da dermatite por lambedura
Imagem: seniors101.ca

Diagnóstico de dermatite por lambedura acral em cães

Antes de pensar em iniciar um tratamento, devemos ter certeza de que se trata de dermatite acral por lambedura e não de um traumatismo ou infestação por vermes, por exemplo. Por esse motivo, recomendamos consultar um especialista que nos ajude a analisar nosso caso em específico.

Como curar a dermatite acral por lambedura? O veterinário deve analisar se, de fato, é um granuloma acral pelos seguintes sintomas observados no cão:

  • Piodermite concomitante;
  • Lambedura excessiva;
  • Localização típica.

Uma vez confirmada a doença, o veterinário deve determinar a causa da dermatite acral, havendo algumas possibilidades diversas:

  • Problema etológico: problemas de comportamento e bem-estar animal;
  • Presença de bactérias, leveduras ou ácaros;
  • Alergia.

Somente identificando corretamente a causa da dermatite podemos iniciar o tratamento.

Tratamento para dermatite acral por lambedura

Agora chegamos ao ponto de descobrir o tratamento para a dermatite acral por lambedura em cães. Para começar a tratar efetivamente o granuloma acral, devemos agir sobre a causa que provocou a dermatite. Vejamos:

  • Se for uma infecção bacteriana, por exemplo, ela deve ser tratada com antibióticos;
  • Se for uma infestação por vermes, deve ser feita uma vermifugação adequada.

O segundo passo do tratamento é evitar que o cão lamba a ferida. Geralmente, costuma-se usar um colar elisabetano ou uma bandagem, enquanto se mantém o cão sob constante supervisão. Devemos tentar evitar provocar maiores desconfortos e, para isso, praticar diversas atividades é uma boa ferramenta. Nesse sentido, adestramento, longas caminhadas ou jogos de inteligência são alguns exemplos aos quais podemos recorrer.

Além disso, devemos tomar medidas contra a coceira e o desconforto para uma recuperação rápida da ferida em si. O uso tópico de antissépticos e outros cremes é recomendado. Quanto a isso, nosso veterinário nos aconselhará o melhor para o nosso caso.

Se o problema for comportamental, recomendamos consultar um profissional, como etólogos ou educadores caninos. No mais, oferecer um ambiente saudável, positivo e apropriado para o cão geralmente é suficiente, mas em alguns casos precisaremos da ajuda especializada de um profissional.

Por fim, embora haja remédios caseiros para a dermatite acral por lambedura, como um banho de aveia combinado com bicarbonato de sódio ou a aplicação de uma infusão de tomilho na pele do nosso cão (após esta ter esfriado), é recomendável visitar primeiro seu veterinário de confiança.

Você pode fazer em casa um inibidor de lambedura caseiro. Confira no vídeo a seguir o passo a passo para fazer um colar elizabetano:

Como prevenir a dermatite acral por lambedura?

Neste ponto, já sabemos o que é o granuloma em cães e como tratá-lo. No entanto, devemos agir principalmente sobre a causa que lhe deu origem. Por exemplo:

  • Se for um problema comportamental, devemos procurar promover uma mudança substancial na vida do nosso cão. Proporcionar enriquecimento ambiental, exercícios, treinos de obediência, jogos e lhes fazer companhia são algumas propostas;
  • Se foi causado pela presença de vermes ou bactérias, devemos garantir uma melhora na rotina de higiene canina e também vermifugar o cão.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dermatite acral por lambedura em cães - Tratamento e causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas mentais.

Bibliografia
  • VCA Animal Hospitals. Lick granuloma in dogs. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/lick-granuloma-in-dogs>. Acesso em 8 de março de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: seniors101.ca
1 de 3
Dermatite acral por lambedura em cães - Tratamento e causas