Partilhar

O que é uma estereotipia em animais?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 28 setembro 2016
O que é uma estereotipia em animais?

Especialmente no jardim zoológico, em refúgios de animais ou em recintos pequenos e não adequados, podemos observar o que são as estereotipias em animais.

Tratam-se de ações repetitivas que o animal leva a cabo sem um objetivo, exemplos muito claros são os cachorros que dão voltas sobre si mesmos sem parar ou latidos. Por vezes podem estar relacionadas com um problema mental, embora no geral falemos de graves situações de estresse que derivam em estereotipias.

Quer saber mais sobre isso? Descubra o que é uma estereotipia em animais e como ou por que acontece neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: A ratazana como animal de estimação

Por que acontece?

Como referimos, as estereotipias são movimentos repetitivos que são consequências do estresse e costumam ocorrer nos animais que vivem em cativeiro como os cachorros de refúgios, animais do zoo, etc.

A sua causa principal é a incapacidade para satisfazer o seu comportamento natural, seja por falta de espaço, alimentação, uma mudança drástica na sua vida ou pouca atividade física. As estereotipias são claros exemplos de angústia diretamente relacionados com as cinco liberdades de bem-estar animal.

É importante compreender que uma vez que ofereçamos a um animal todos aqueles estímulos ou fatores que precisa, as estereotipias podem ser reduzidas e inclusive desaparecer. Nem sempre vai ser assim, depende de cada caso.

O que é uma estereotipia em animais? - Por que acontece?

Exemplos de estereotipias

Na internet podemos observar uma grande quantidade de vídeos que circulam nas seções de humor nas quais podemos observar estereotipias. É normal que quem não souber o que realmente está acontecendo com o animal, o ache interessante e engraçado, mas na realidade não é nada divertido, pois trata-se de um animal que está sofrendo.

Acredita que o seu cachorro ou outros animais próximos possam estar sofrendo de estereotipias? De seguida, vamos lhe explicar as estereotipias mais comuns que podemos encontrar em animais:

  • Morder a cauda: É a estereotipia mais comum que os cachorros costumam desenvolver e consiste em dar voltas sobre si mesmos tentando morder a cauda.
  • Latidos sem parar: É outro claro exemplo e muito comum em cachorros de refúgio, podem passar horas e horas latindo sem objetivo e sem que nenhum estímulo o provoque. Também podem chorar.
  • Agressão auto-dirigida ou redirecionada: Neste caso o animal magoa-se a ele próprio, normalmente nas patas e cauda, por vezes também pode redirecionar a agressão a objetos inanimados ou pessoas.
  • Movimentos repetitivos concretos: Caminhar lado a lado, saltar, dar voltar sobre si mesmos, etc.
  • Caça: Outro exemplo de estereotipias são aqueles animais que caçam bichos, moscas (inclusive animais invisíveis) assim como a perseguição de luzes.
  • Lambidas excessivas: Por vezes deriva em mordidas.
O que é uma estereotipia em animais? - Exemplos de estereotipias

O que devemos fazer se um animal sofre de uma estereotipia?

Devemos compreender que a maioria de nós não estamos habilitados para oferecer uma terapia adequada a nenhum animal, poderíamos confundir os sintomas de uma doença com uma estereotipia ou pior ainda, não saber tratá-la e piorar a situação. Por este motivo é fundamental recorrer a especialistas: os etólogos.

Depois de observar o animal, o etólogo irá oferecer um diagnóstico em que vai descartar problemas mentais e/ou físicos e confirmar a causa das estereotipias: frustração, conflitos, agressões, pouco espaço, ansiedade por separação ou outras.

O que é uma estereotipia em animais? - O que devemos fazer se um animal sofre de uma estereotipia?

Oferecer o tratamento adequado

Qualquer animal que sofra de estereotipias está comunicando ao exterior o seu mal-estar, por este motivo é fundamental em oferecer um tratamento rápido e eficaz antes de piorar. Nem todas as estereotipias podem se resolver.

Algumas opções:

Embora algumas destas opções possam ser causadas por nós próprios, a verdade é que em alguns casos vamos ter de recorrer à ajuda de um profissional que é quem melhor compreenderá a situação em concreto do animal.

O que é uma estereotipia em animais? - Oferecer o tratamento adequado

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que é uma estereotipia em animais?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas mentais.

Escrever comentário sobre O que é uma estereotipia em animais?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que é uma estereotipia em animais?
1 de 5
O que é uma estereotipia em animais?

Voltar ao topo da página