Partilhar

Posso dar antibiótico para cachorro?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 31 janeiro 2019
Posso dar antibiótico para cachorro?

Ver fichas de  Cachorros

Responder a esta pergunta e determinar se os antibióticos fazem bem ou mal ao nosso cachorro é bastante difícil, uma vez que a ação de um antibiótico depende de vários fatores.

Neste artigo do Perito Animal explicamos-lhe como os antibióticos atuam, em que casos são necessários e como prevenir os seus efeitos secundários. Só depois disso é que poderá responder à questão se pode dar antibiótico para cachorro?

Antibióticos, o que são e como atuam

Os antibióticos são fármacos quimioterapêuticos, isto quer dizer que sozinhos realizam uma terapia apenas com meios químicos.

Esta medicação utiliza-se para prevenir e tratar doenças provocadas por bactérias, não apresentando nenhum efeito em doenças virais. Os antibióticos atuam impedindo o crescimento da bactéria ou eliminando-a, dependendo da natureza de cada substância antibiótica.

Existem dois tipos de antibióticos:

  • Os antibióticos seletivos, ou seja, atuam apenas diante determinadas bactérias.
  • Os antibióticos de amplo espectro, que atuam diante um número muito diverso de bactérias.

Por vezes, os antibióticos de amplo espectro são unidos a outras substâncias que sem serem antibióticas, estão feitas para aumentar o efeito do fármaco. O exemplo mais conhecido, que se utiliza em humanos e cachorros é a Amoxicilina acompanhada de Ácido Clavulânico, que reforça a ação antibiótica.

Posso dar antibiótico para cachorro? - Antibióticos, o que são e como atuam

Quando devem ser administrados antibióticos ao seu cachorro

O veterinário irá receitar antibióticos ao seu animal de estimação após qualquer tipo de intervenção cirúrgica, para evitar que as lesões cutâneas se infetem e para prevenir qualquer tipo de infecção sistêmica que possa afetar todo o organismo.

Perante a presença de picadas de carrapatos ou outros parasitas, para evitar que a lesão da pele se infete. Também podem ser prescritos quando o seu cachorro se encontrar doente, geralmente com febre, e o veterinário diagnosticar uma doença causada por bactérias.

Posso dar antibiótico para cachorro? - Quando devem ser administrados antibióticos ao seu cachorro

Como evitar os efeitos secundários dos antibióticos

Deixando a ideia de lado de que qualquer fármaco que não se tenha tomado antes pode provocar uma reação alérgica, os antibióticos no geral dão uma série de problemas.

Como explicamos no início, existem antibióticos de amplo espectro diante um importante número de bactérias, tanto boas como más. Isto quer dizer que a flora intestinal do cachorro, a que é saudável e necessária para manter as suas defesas e o seu equilíbrio, pode ser danificada.

Os tratamentos com antibióticos prejudicam a flora própria do organismo e isto traduz-se num mal-estar geral, diarreia, náuseas, perda de apetite e inclusive vômitos. Para o evitar fale com o seu veterinário para que lhe recomende probióticos para cachorros. Estes produtos contêm bactérias naturalmente presentes na flora intestinal do cachorro e evitam uma destruição das suas defesas.

Posso dar antibiótico para cachorro? - Como evitar os efeitos secundários dos antibióticos

Não medique o seu cachorro sem prescrição veterinária

Alguns antibióticos que se utilizam nas pessoas também se podem utilizar nos cachorros, mas nunca os deverá dar sem terem sido receitados pelo veterinário, uma vez que a sua dose deve estar de acordo com o seu peso. Além disso, dependendo da medicação, ela pode danificar os seus rins ou outros órgãos do corpo.

Se o cachorro está doente, com vários sintomas, incluindo febre alta, deve ir ao veterinário para que este faça um diagnóstico e prescreva a medicação adequada. O veterinário irá indicar a dose e frequência recomendada.

Medicar por conta própria o seu cachorro é comportamento de risco que pode prejudicar a saúde do seu animal de estimação.

Posso dar antibiótico para cachorro? - Não medique o seu cachorro sem prescrição veterinária

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Posso dar antibiótico para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Escrever comentário sobre Posso dar antibiótico para cachorro?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
Elisângela
Olá, estou com uma Lulu da pomerania que tem 2 meses de idade, pegou gripe, começamos com predsin depois a veterinária pediu para dar antibiótico o azitromicina durante 5 dias.
Ela tem 850 gramas
Devo me preocupar? Tomou uma dose ontem do antibiótico ...
Maralyne
Oi, minha cachorrinha toda vez que come a noite começa a vomitar, faz as outras refeições e não vomita, hoje sentiu febre, vocês poderiam me ajudar?
Administrador PeritoAnimal
Oi Maralyne! Sem ver a sua cachorra, não podemos fazer um diagnóstico, apenas um veterinário de confiança pode fazer um exame físico e saber o que ela tem de errado para recomendar tratamento. Programe uma consulta e dê uma olhada nessa matéria que pode ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/causas-de-vomito-em-caes-20982.html
Edinéia
Meu cão está apresentando lesões na pele, levamos no veterinário, fizemos exames e foi receitado amoxilina. Gostaria de saber se posso dar essa que humanos tomam ou se é necessário mandar manipular. Existe diferença entre a comprada em farmácia e a manipulada?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Edinéia! Você deve consultar o veterinário para tirar essa dúvida, pois apenas ele pode dizer com exatidão qual o tratamento mais indicado para o seu cachorro.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
SUZI
MINHA CACHORRA FOI PICADA POR UM ESCORPIAO LEVEI NO VETERINARIO CONSEGUI SALVAR ELA MAIS POREM ESTA AMAMENTADO POSSO COLOCAR ELA PRA DAR MAMA DENOVO PARA OS FILHOTES
A sua avaliação:
thyfany
Olá, meu cachorro tinha fugido e voltou com um corte bem feio e aberto no rosto, estamos aplicando pomada que nos foi indicado, porem estamos com medo de infecção e pensando na possibilidade de dar um antibiótico para evitar isso, algum conselho? estamos preocupados e sem condição financeira para estar levando para o veterinário.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Thyfany! Não recomendamos que você medique o seu cachorro sem orientação profissional. Uma boa dica é buscar ajuda de ONGs ou Associações que possam prestar atendimento veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Larissa
Oi boa noite meu cachorrinho está com o pintinho bem irritado e saindo puz mais por fora não tem nenhum machucado. E fui dar uma olhada pra ver e saiu um pouquinho de sangue pisado. Vc poderia somente me indicar o certo o que fazer e o que possa ser
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Larissa! Nosso artigo sobre pus no pênis do cachorro pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/pus-no-penis-do-cachorro-causas-22819.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Luciana
Olá! Minha cachorrinha está com uns dois dias que não quer comer,e agora está evacuando sangue! E no momento não posso levá-la ao veterinário,o que posso dar a ela de imediato?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Luciana! Pelo que você descreveu sua cachorrinha precisa de atendimento veterinário o quanto antes. Uma boa dica é buscar ONGs ou Associações próximo da sua região que possam dar ajuda profissional.
De qualquer maneira, nosso artigo sobre sangue nas fezes do cão, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/sangue-nas-fezes-do-cao-o-que-pode-ser-20913.html
Fulvia
Meu cão desde ontem não come , E com febre só bebe água e ta triste pelos os cantos.... será infeção ou outra doença?? Estou meditando com dipirona.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fulvia! Não recomendamos que medique seu cachorro sem indicação veterinário. O mais recomendado é buscar um profissional para que ele possa dar um diagnóstico preciso e o tratamento adequado ao seu cachorro.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Juliana
Meu cachorro está com 11 dias e está com uma ronqueira e quando mama sai o leitinho pelo nariz, observei que sai uma secreção verde clara. Estou dando mucomocil de 12 em 12 horas. Posso dar antibiótico?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Juliana! Não recomendamos que você medique o seu cachorrinho sem indicação de um profissional. O mais adequado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança para que ela possa fazer o diagnóstico com precisão.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Rossana
Minha cachorrinha tem 8kilos e está com o infecção de ouvido. Posso dar antibióticos amoccilina pra ela? E de quantas horas pode ser aplicada as doses?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rossana! Sem ver a sua cachorrinha não podemos passar nenhum tratamento. É muito importante que você não medique seu pet sem orientação, recomendamos que você busque opinião de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Posso dar antibiótico para cachorro?
1 de 5
Posso dar antibiótico para cachorro?

Voltar ao topo da página