Cio

Dar banho a uma cadela no cio faz mal?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 30 janeiro 2019
Dar banho a uma cadela no cio faz mal?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O cio, a gestação e o parto de uma cadela são fases da sua vida que requerem muitos mais cuidados por parte dos seus companheiros humanos. O PeritoAnimal sabe que durante o período do cio da sua cadela pode ter dúvidas sobre como proceder, o que é melhor para ela ou se é possível realizar as mesmas atividades de sempre, inclusive as mais simples, como dar-lhe banho.

Se alguma vez já se perguntou se faz mal dar banho a uma cadela no cio, de seguida esclarecemos essa dúvida para você.

Também lhe pode interessar: Como afastar um cachorro de uma cadela no cio

Índice

  1. O cio na cadela
  2. Banho durante o cio da cadela
  3. Mais recomendações

O cio na cadela

O aparecimento do primeiro cio nas cadelas varia um pouco de uma raça para a outra, mas costuma ocorrer entre os 6 e os 8 meses de idade. No entanto, isto não significa que a cadela esteja preparada para ser mãe, pelo que muitos veterinários recomendam não a cruzar durante este primeiro cio e esperar até que o animal tenha dois anos de idade, quando o seu pet já tiver alcançado o seu pleno desenvolvimento físico e mental.

Ocorrem um ou dois cios por ano no máximo, durante os quais a sua cadela estará no momento ideal para se reproduzir, pelo que procurará atrair a atenção dos machos que estão ao redor de qualquer maneira. Se não quer que fique grávida, deverá redobrar a sua vigilância.

O cio vem acompanhado de alguns sintomas, como demonstrações excessivas de carinho, inchaço da vulva, pequenos sangramentos e uma higiene da zona genital mais prolongada. Este comportamento é normal e deve ser assumido com paciência pela família.

Dar banho a uma cadela no cio faz mal? - O cio na cadela

Banho durante o cio da cadela

Quando se apresenta este comportamento diferente do normal, muitas pessoas fazem conjeturas sobre o que será melhor para a cadela, como o tipo de alimentação que é melhor dar-lhe ou se é possível dar-lhe banho, por exemplo. Sobre esta última situação, sobre não poder dar banho à sua cadela durante o cio, saiba que é apenas um mito. Não há nenhum problema se der banho a uma cadela no cio, sobretudo se o animal estiver sujo ou o sangramento tiver sido abundante. Deverá ser simplesmente muito mais cuidadoso para não estressar a cadela de forma desnecessária, pois encontra-se muito mais sensível.

Na hora de dar banho à sua cadela no cio, pode utilizar o xampu habitual e o condicionador. Desta forma, não precisa de novos produtos, visto que, como já referimos, o cio não impede o seu banho nem causa nenhum tipo de alteração para ter que usar novos produtos. Se a sua cadela costuma estar mais alterada durante o cio e, inclusive um pouco agressiva, crie primeiro um ambiente relaxado para se manter o mais calma possível e premie-a quando conseguir associar o banho com um estímulo positivo. Por outro lado, no momento de a secar, tenha em conta que devido ao sangramento, manchará a toalha que for utilizar. Por isso, use uma toalha que apenas ela vá utilizar.

Depois de um bom banho, pode escová-la como normalmente e colocar-lhe uma fralda para cachorros, assim evitará sujar a casa de sangue. Não se esqueça de a tirar quando quiser fazer as suas necessidades.

Dar banho a uma cadela no cio faz mal? - Banho durante o cio da cadela

Mais recomendações

Tirada a dúvida sobre se dar banho a uma cadela no cio faz mal ou não, recomendamos que, se não deseja ter filhotes, a esterilize quando o veterinário achar adequado. Desta forma, não só evitará o seu nervosismo e o da cadela e o estresse que os períodos de cio causam, como também a estará protegendo de futuras doenças, gestações psicológicas e evitará uma ninhada não desejada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dar banho a uma cadela no cio faz mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
Emerson
Boa noite , minha cadela entrou no cio dia 22/05 a partir do dia 28/05 ela ficou receptiva aceitando o macho porém ainda escorre um pouquinho de sangue meio claro . Por ela já está receptiva ela já está no período fértil ? Ou só começa a ovular depois que para totalmente o sangramento ? hoje dia 02/06 ela cruzou normalmente mas ainda escorre um leve sangramento.
A sua avaliação:
Silvaneide
Oi tudo bem gostaria de tirar uma dúvida, minha cachorrinha menstruo já tem dez dias quando posso dar anticoncepcional pra ela
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Luzia Ivone riciati Ribeiro
Minha cachorrinha está no cio ,e o primeiro cio dela ,posso colocar pra cruzar ou tem que esperar o segundo cio
A sua avaliação:
Carol
Olá, tenho um gato com 1 ano e ele está tentando montar no meu braço, domina minha mão e tenta namorar meu braço? Moro em apartamento telado e ele não tem contato com outros gatinhos... isso é normal? Rsrs
A sua avaliação:
Édina Azeredo
Minha shitsu acho que está entrando no cio faz 4dias que acho pingos de sangre na apto e que devo fazer
Suely
Tenho uma puder de poste acho que é grande está no seu primeiro ciu , amanhã faz oito dias que ela está sangrando, estou aguniada ,lavo o local todos os dias , minha dívida é até quando ela vai ficar sangrando ? E quando parar eu posso mandar dá banho no Pet shop?
Luísa Savala
Oi Suely! Como mencionamos no artigo: o cio não impede o seu banho nem causa nenhum tipo de alteração para ter que usar novos produtos. Se a sua cadela costuma estar mais alterada durante o cio e, inclusive um pouco agressiva, crie primeiro um ambiente relaxado para se manter o mais calma possível e premie-a quando conseguir associar o banho com um estímulo positivo. Por outro lado, no momento de a secar, tenha em conta que devido ao sangramento, manchará a toalha que for utilizar. Por isso, use uma toalha que apenas ela vá utilizar.
Depois de um bom banho, pode escová-la como normalmente e colocar-lhe uma fralda para cachorros, assim evitará sujar a casa de sangue. Não se esqueça de a tirar quando quiser fazer as suas necessidades.

Além disso, temos um artigo sobre os sintomas e duração dos cio das cadelas, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cadela-no-cio-sintomas-e-duracao-7537.html
Andressa L.
Se eu castrar a minha cachorra, ela vai ficar mais triste, é comum não querer que mecha nela?
Vanessa
Minha pinscher está no período do cio mas a vulva dela está super inchada a barriguinha aumentou um pouco o tamanho e os mamilos está um pouco inchado.
Mas ela ainda está sangrando . Gostaria de saber se ela pode estar grávida
Luísa Savala
Oi Vanessa! A duração do cio das cadelas pode variar conforme o tamanho, idade e estado de saúde delas. Geralmente, dura entre 15 e 21 dias, mas em alguns casos pode ser praticamente inexistente assim como em outros casos muito abundante. Você não se pode esquecer que durante o estro, ou seja, passado metade do cio da cachorra, ela pode engravidar.
Temos dois artigos que podem te ajudar, um sobre o cio nas cadelas e outro sobre como descobrir se uma cadela está grávida, confira:
https://www.peritoanimal.com.br/o-cio-nas-cadelas-sintomas-e-duracao-7537.html
https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-se-sua-cadela-esta-gravida-20582.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
rebecca
a minha tambem esta assim e ela nao esta gravida pois nunca cruzou
Adriane
Minha poodle está com 11 meses e está no primeiro cio, ela está muito carinhosa conosco , mas está extremamente brava com a irmã dela uma pinscher, o que eu faço? Estou começando a ficar preocupada elas estão se atacando, nunca ouve isso antes. Obrigado.
Luísa Savala
Oi Adriane! Um dos sintomas comuns do cio nas cadelas é a agressividade, por isso, é indicado que nesse período elas fiquem afastadas para evitar brigas e possíveis machucados.
De qualquer maneira, se esse comportamento permanecer, é muito importante buscar ajuda de um profissional especialista em comportamento canino.
Fabiane
Oi tenho um labrador de seis meses ,ele come só ração boa ,achei que ele sendo filhote não pegava minha cadela ,ela sempre tomou injeção pro cio ,mas faz uns dois anos que parei de da,ela era virgem ,e será que sendo a primeira reina ,ela pode ter pegado cria do labrador ...ela tem porte médio ..
Elis Regina
Tenho uma cadela pinche ela e a zero pesa 1 kg gostaria de saber se posso colocar pra cruzar ???
Luísa Savala
Oi Elis Regina! O PeritoAnimal não recomenda que um tutor reproduza os cachorros, já que, isso deve ser feito por profissionais tendo em conta o histórico clínico do cachorro, dos seus progenitores, as condições adequadas, socialização, etc. Para além disso, um pinscher miniatura costuma pesar entre 4 a 6 Kg, ou seja, sua cadela é muito pequena e não deveria cruzar.


Laiz
Oi minha cachorrinha tá no cio so q ela ta muito triste nem como direito so fica com a rabinho baixo e bebe bastante agua. Isso e normal?
Luísa Savala
Oi Laiz! Tristeza pode ser um dos comportamentos das cadelas nesse período. Esse artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/o-cio-nas-cadelas-sintomas-e-duracao-7537.html
No entanto, se os sintomas persistirem depois dos dias de cio, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Conceição Marcellino
Uma dúvida: Minha cadelinha vive a mastigar pequenos pedaços de: tijolos, e não pode ver uma pedra(tipo brita) que pega pra brincar. Também adora papel, já perdi muitas contas de telefone, por que ela destrói qualquer papel que passa por debaixo do portão? Esse comportamento é normal?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Conceição! Ela tem brinquedos que possa morder e brincar? Temos um artigo que pode ajudar a diminuir esse problema: https://www.peritoanimal.com.br/enriquecimento-ambiental-para-caes-definicoes-e-ideias-22808.html
Cléo
Posso banhar a cadela depois do parto..ou cm quantos dias depois
Erondi
Nasceu cinco cachorrinhos mas ela esta mal cheiro posso banhar
1 de 3
Dar banho a uma cadela no cio faz mal?