Partilhar

Como afastar um cachorro de uma cadela no cio

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 julho 2018
Como afastar um cachorro de uma cadela no cio

Ver fichas de  Cachorros

É normal que as cadelas no cio atraiam muitos machos dispostos a gerar descendência. No entanto, se está tentando evitar uma gravidez não desejada, esta situação pode se tornar incômoda.

Se está procurando truques para saber como afastar cachorros de uma cadela no cio, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar alguns conselhos úteis que pode utilizar nos passeios e para que o dia a dia seja mais positivo.

Continue lendo e descubra as nossas recomendações para passar as duas ou três semanas do cio da sua cadela sem a presença de machos.

Também lhe pode interessar: Dias férteis de uma cadela no cio
Passos a seguir:
1

Se tem uma casa com jardim, é provável que permita que a sua cadela saia livremente para se exercitar e fazer as suas necessidades, às vezes sem supervisão. Também pode acontecer se vive em um andar baixo em uma rua calma. Por isso, o que deve fazer nesta altura é evitar que ela saia à rua sem você.

Durante o cio deve impedir que a cadela saia à rua sem você, caso contrário alguns cachorros irão se aproximar da zona atraídos pelo cheiro. Além de tentarem chegar à sua cadela para acasalar, podem começar a urinar nas suas portas, assim como nas paredes exteriores da sua casa.

2

É muito importante limpar regularmente a sua casa. Embora não o possa perceber, o cheiro que este ciclo sexual da sua cadela tem é muito chamativo para qualquer macho da zona, não se esqueça que os cachorros têm um olfato muito poderoso.

3

Além disso, deve contar com calcinhas ou fraldas para o cio para a sua cadela. Mudá-las regularmente é fundamental para evitar o mau cheiro. Pode inclusive passar uma toalhinha úmida de bebê pela zona quando a mudar.

4

Se for possível, pense em mudar os horários de passeio da sua cadela, aproveitando as horas mais calmas do dia: a primeira hora da manhã, depois do almoço ou a última hora da noite costumam ser os melhores momentos. Escolha lugares tranquilos, desta forma não terá machos se aproximando da sua cadela.

Como afastar um cachorro de uma cadela no cio - Passo 4
5

Existem sprays anti-cheiro assim como sprays de clorofila que se comercializam como remédios para atenuar o cheiro que produzem os feromônios do cio da cadela. No entanto, deve consultar sempre com o seu veterinário o uso de diferentes produtos.

6

Não utilize injeções inibidoras do cio. Estes compostos hormonais atuam rapidamente acabando com esta fase do ciclo estral. No entanto, não é recomendável o seu uso prolongado, uma vez que pode favorecer a obesidade assim como alguns problemas de saúde. Costuma-se utilizar em cadelas que são demasiado jovens para serem operadas.

Como afastar um cachorro de uma cadela no cio - Passo 6
7

O mesmo se aplica a comprimidos para evitar o cio nas cadelas. Este tipo de medicamento costuma ter efeitos secundários relacionados com o câncer.

8

O último conselho que lhe oferecemos para afastar cachorros de uma cadela no cio é a esterilização ou castração da cadela. Existem muitas vantagens de castrar uma cadela, além de se tratar de uma operação muito simples, vai prevenir as incômodas situações do cio, assim como doenças e mudanças de comportamento não desejadas. Para além disso, estará contribuindo para que os cachorros não acabem na rua.

De qualquer forma, você deve estar atento, porque uma cadela castrada pode entrar em cio. Caso isso aconteça, muito provavelmente ela está com um problema chamado de síndrome do ovário remanescente e você deve consultar um médico veterinário o quanto antes.

Como afastar um cachorro de uma cadela no cio - Passo 8

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como afastar um cachorro de uma cadela no cio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Escrever comentário sobre Como afastar um cachorro de uma cadela no cio

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
adrivan dos santos almeida
o q posso usar para q os cachorros não encostem na minha cadela enquanto ela ta ni cio?
Flávia
Tenho um labrador de cinco anos e não mais de um ano que acabou de entrar no cio. Temos um espaço bem grande para os dois, eles brincam o dia todo. Ele nunca cruzou e está louco pra cruzar. Inclusive conseguiu cobrir a fêmea mas soltou rápido e foi uma vez só. Não sei se ela poderá engravidar só nesta vez, sendo que não percebi o seu cio, somente um dia antes meu marido viu que ela estava sangrando. Agora reveso, prendo ela é solto ele, mas é uma gritaria sem fim. Não sei o que fazer eles estão me deixando louca kkk
A sua avaliação:
Thallia sousa
Oi me chamo thallia, com qua tia meses a cachorra entra no cio ... Já percebi que minha cachorrinha de quase 1ank já está entrando no cio .
Oque faço para enpedila de engravidar
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Thallia! A melhor opção é a esterilização. Leia este artigo sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/beneficios-da-castracao-canina-20114.html
Gina
Tenho um macho castrado e uma femeá não castrada, ele tenta cruzar com ela mesmo sendo castrado mas acaba sendo uma frustração, ele poderia apresentar algum sintoma por essa frustração ? tipo: vômitos, diarreia ? ou algo parecido ?
Analea Da Silva Reis
Oi. Tenho uma lhasa apso macho. É a primeira cruza dele. No momento ele estar com uma cadela da mesma raça pra crusa só q ela não deixar. É normal isso
Arilda Gonçalves de Oliveira
Gostaria de saber se tem algum pra dar pra cachorrinha pra evitar pegar cria.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Arilda! O único médico aconselhável para evitar gravidezes indesejadas é a castração. Leia o nosso artigo sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/beneficios-de-castrar-um-gato-5396.html
CAROLINA RODRIGUES GOMES
Dei injecção a minha cadela para não engravidar mas está com o cio na mesma é normal? Ela só tem 9 meses
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Carolina! Nem sempre essas injeções são eficazes, para além de serem muito perigosas e diversos estudos apontam para a relação do uso delas com o aparecimento de tumores. Aconselhamos vivamente a optar pela esterilização.
A sua avaliação:
janiffer
Olá, tenha uma lhasa que já está na epoca do cio, porém ela ainda não sangrou, mas ela tem comportamento estranho fica lambendo a barriga morde a perna várias vezes e geme de dor , cachorro tem cólicas igual mulher??
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Janiffer. Se a sua cachorro apresenta sinais de dor é importante que consulte o seu médico veterinário de confiança para descartar que algo de grave possa estar passando com ela.
elcio
minha cadela esta no fim do cio nem sangrando esta mais e tenho um macho que nao a deixa em paz , só que ele é cofap e ela uma SRD porte media ele nao consegue cruzar mas esta sofrendo muito me ajudemmmm
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elcio! A única forma é manter por enquanto eles separados. Porque apesar de já não estar sangrando ainda pode estar em cio.

Como afastar um cachorro de uma cadela no cio
1 de 4
Como afastar um cachorro de uma cadela no cio

Voltar ao topo da página