PARTILHAR

Como afastar um cachorro de uma cadela no cio

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 26 julho 2018
Como afastar um cachorro de uma cadela no cio
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

É normal que as cadelas no cio atraiam muitos machos dispostos a gerar descendência. No entanto, se está tentando evitar uma gravidez não desejada, esta situação pode se tornar incômoda.

Se está procurando truques para saber como afastar cachorros de uma cadela no cio, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar alguns conselhos úteis que pode utilizar nos passeios e para que o dia a dia seja mais positivo.

Continue lendo e descubra as nossas recomendações para passar as duas ou três semanas do cio da sua cadela sem a presença de machos.

Também lhe pode interessar: Dias férteis de uma cadela no cio
Passos a seguir:
1

Se tem uma casa com jardim, é provável que permita que a sua cadela saia livremente para se exercitar e fazer as suas necessidades, às vezes sem supervisão. Também pode acontecer se vive em um andar baixo em uma rua calma. Por isso, o que deve fazer nesta altura é evitar que ela saia à rua sem você.

Durante o cio deve impedir que a cadela saia à rua sem você, caso contrário alguns cachorros irão se aproximar da zona atraídos pelo cheiro. Além de tentarem chegar à sua cadela para acasalar, podem começar a urinar nas suas portas, assim como nas paredes exteriores da sua casa.

2

É muito importante limpar regularmente a sua casa. Embora não o possa perceber, o cheiro que este ciclo sexual da sua cadela tem é muito chamativo para qualquer macho da zona, não se esqueça que os cachorros têm um olfato muito poderoso.

3

Além disso, deve contar com calcinhas ou fraldas para o cio para a sua cadela. Mudá-las regularmente é fundamental para evitar o mau cheiro. Pode inclusive passar uma toalhinha úmida de bebê pela zona quando a mudar.

4

Se for possível, pense em mudar os horários de passeio da sua cadela, aproveitando as horas mais calmas do dia: a primeira hora da manhã, depois do almoço ou a última hora da noite costumam ser os melhores momentos. Escolha lugares tranquilos, desta forma não terá machos se aproximando da sua cadela.

Como afastar um cachorro de uma cadela no cio - Passo 4
5

Existem sprays anti-cheiro assim como sprays de clorofila que se comercializam como remédios para atenuar o cheiro que produzem os feromônios do cio da cadela. No entanto, deve consultar sempre com o seu veterinário o uso de diferentes produtos.

6

Não utilize injeções inibidoras do cio. Estes compostos hormonais atuam rapidamente acabando com esta fase do ciclo estral. No entanto, não é recomendável o seu uso prolongado, uma vez que pode favorecer a obesidade assim como alguns problemas de saúde. Costuma-se utilizar em cadelas que são demasiado jovens para serem operadas.

Como afastar um cachorro de uma cadela no cio - Passo 6
7

O mesmo se aplica a comprimidos para evitar o cio nas cadelas. Este tipo de medicamento costuma ter efeitos secundários relacionados com o câncer.

8

O último conselho que lhe oferecemos para afastar cachorros de uma cadela no cio é a esterilização ou castração da cadela. Existem muitas vantagens de castrar uma cadela, além de se tratar de uma operação muito simples, vai prevenir as incômodas situações do cio, assim como doenças e mudanças de comportamento não desejadas. Para além disso, estará contribuindo para que os cachorros não acabem na rua.

De qualquer forma, você deve estar atento, porque uma cadela castrada pode entrar em cio. Caso isso aconteça, muito provavelmente ela está com um problema chamado de síndrome do ovário remanescente e você deve consultar um médico veterinário o quanto antes.

Como afastar um cachorro de uma cadela no cio - Passo 8

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como afastar um cachorro de uma cadela no cio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
41 comentários
A sua avaliação:
Niedja Gomes
O quê fazer para tira os cão da minha porta minha cadela tá no cio não posso nem sair que eles vão atrás kk me ajudem
A sua avaliação:
Ana
Tenho uma fêmea e um macho yorkshire, e o macho é pai da fêmea ela ainda não entrou em seu primeiro cio, eu nunca tive cadelas é a primeira vez, é possível eu identificar o cio antes que ele tente namorar com ela, pq vou separar os dois quando ela estiver no cio?
A sua avaliação:
Luciana pontes guimaraes
Quando posso castrar minha cadela?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Luciana. Tudo bem? O ideal é fazer a castração antes do primeiro cio da cadela. Neste artigo explicamos qual é a melhor idade para castrar um cão ou cadela: https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-idade-para-castrar-um-cao-machos-e-femeas-21634.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Jacqueline de Lourdes de Carvalho
Tenho dois labrador um casal á fêmea entrou no cio já parou o sangramento tem bem mais de 15 dias mas o macho fica enlouquecienlouquecido atrás dela e ela elimina um odor muito forte que fica presente o cheiro onde ela encosta . O que eu posso fazer ? E com isso o macho tem ficado muito agressivo me ajudem por favor.
A sua avaliação:
Marcelo Medeiros Mello
Minhas duas chow chow de ano e 6 meses não querem comer faz ração nem petiscos e não tem sinal de cio.Mas a terceira cachorra monta elas o temp.td
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Magomonte
Tenho um casal de podle, ambos irmãos, ela está no cio, faço de tudo para não cruzarem, a questão é: ele não estar se alimentando, e leva o tempo todo chorando. Que faço pra ele comer?
A sua avaliação:
Patrícia
Boa tarde,
Então... eu tenho um macho e uma fêmea e ela está no início do cio, e eu fico revezando o horário deles na casinha.
E aqui tem grama.... tem algum problema?
A sua avaliação:
MARILIA
depois do cio quanto tempo demora a engravidar pois eu tenho um cao da mesma raca que agora nao sai de casa sem ela e eu tenho muito medo dos outros caes
A sua avaliação:
Marta
Mia cachorra teve 7 filhotes,estão com 48 dias,a mãe entra no cio em quanto tempo
A sua avaliação:
kate silva
Bom dia,
minha vizinha está com cadela no cio, e meu dog macho não para de chorar e está muito inquieto .. será que é por isso , pelo cio da vizinha ?
sergio a. baldassi
enquanto houver sangramento a cadelanão estara fertil?
Luísa Savala
Oi Sergio! Temos um artigo sobre a duração do cio em cadelas, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cadela-no-cio-sintomas-e-duracao-7537.html
Eliane santpa
Minha pinscher teve 01 bebê a 60 dias, e agora meus outros 02 pinscher macho estão tentando pegar ela.. ela poderá empenhar novamente nesse período?
Luísa Savala
Oi Eliane! Você pode ver quais são as diferentes fases do cio de um cadela nesse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/cadela-no-cio-sintomas-e-duracao-7537.html
A sua avaliação:
Izzo R L Campos
Bom dia. Se eu começar a perceber que o cio está começando antes dos 6 meses..o que pode ser?
Luísa Savala
Oi Izzo! O primeiro cio ocorre entre os primeiros 6 meses e 1 ano de vida, embora isto dependa sempre do tipo de raça, em algumas cadelas de raça grande o primeiro cio pode demorar a aparecer até aos 2 anos.
Confira mais informações sobre o cio nas cadelas no nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/o-cio-nas-cadelas-sintomas-e-duracao-7537.html
De qualquer forma, é importante que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para descartar qualquer possibilidade de doença.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Izzo R L Campos
Desculpa...me expressei não dá forma ideal...minha cachorrinha já eh adulta e deve está com uma 10 anos pois ela foi adotada....e depois do último cio dela que foi no começo desse ano, ela já começou a ter comportamentos de novo cio....ou seja..antes de seis meses após o último cio...
Martinha
Eu tenho dois cães, um macho e uma fêmea, a fêmea teve a 1 gravidez onde ficamos com um bebé, no entanto o filho dela já tem 1 ano e 5 meses e engravidou a mãe, tudo correu bem, mas cada vez que ela tem o cio, ele só fica a chorar, fica muito inquieto, só quer estar ao pé dela, e nós sabemos como lidar com isso, porque ele só vê ela á frente e temos um grande jardim e temos que estar sempre de olho, a questão é, o que eu faço para ele parar com esse choro e essa necessidade?
Luísa Savala
Oi Martinha! Sem ver o seu cachorro não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa entender qual a causa desse comportamento.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Neide cahe
Tenho uma cadela castrada e um cão nao castrado ele fica só atrás dela querendo cruzar mais ela não quer não sei o que fazer pra ele deixar ela em paz mim ajude porfavor
Paulo
Meu cao fica desesperado quanfp sente o cheiro da cadela no cio o que fazer ele só tem quatro anos...
Jucilene Aguiar
Minha cadela está no cio...ontem minha filha saiu com ela pro passeio, e se descuidou e um cachorro conseguiu crusa-la...estou aflita pois ela está na 2 semana do cio...sei q já pegou barriga...
Estou aflita pois vou ter q abortar os filhotes...estou com medo..algum perigo pra cadela?
Administrador PeritoAnimal
Olá Jucilene. A única forma SEGURA de abortar os filhotes de uma cadela é levando no veterinário que lhe dá um comprimido abortivo. Qualquer outro método é extremamente perigoso, podendo provocar derrames e danos internos muito graves. Por favor, leve a sua cadelinha no veterinário para o procedimento.
adrivan dos santos almeida
o q posso usar para q os cachorros não encostem na minha cadela enquanto ela ta ni cio?
Flávia
Tenho um labrador de cinco anos e não mais de um ano que acabou de entrar no cio. Temos um espaço bem grande para os dois, eles brincam o dia todo. Ele nunca cruzou e está louco pra cruzar. Inclusive conseguiu cobrir a fêmea mas soltou rápido e foi uma vez só. Não sei se ela poderá engravidar só nesta vez, sendo que não percebi o seu cio, somente um dia antes meu marido viu que ela estava sangrando. Agora reveso, prendo ela é solto ele, mas é uma gritaria sem fim. Não sei o que fazer eles estão me deixando louca kkk
A sua avaliação:
Thallia sousa
Oi me chamo thallia, com qua tia meses a cachorra entra no cio ... Já percebi que minha cachorrinha de quase 1ank já está entrando no cio .
Oque faço para enpedila de engravidar
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Thallia! A melhor opção é a esterilização. Leia este artigo sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/beneficios-da-castracao-canina-20114.html
Como afastar um cachorro de uma cadela no cio
1 de 4
Como afastar um cachorro de uma cadela no cio

Voltar ao topo da página ↑