Partilhar
Partilhar em:

O cio nas cadelas - sintomas e duração

O cio nas cadelas - sintomas e duração

Ver fichas de  Cachorros

Os ciclos sexuais e de reprodução da cadela não estão relacionados com os ciclos hormonais que regem a sexualidade e a reprodução da espécie humana. É importante entender isto antes de continuar.

Neste artigo vamos explicar para você em que consiste o ciclo do cio na cadela, quanto tempo dura e em que momentos o seu pet é fértil. Também lhe vamos mostrar algumas mudanças hormonais que podem ser as causadoras da agressividade, dos choros ou do mal-estar geral.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para aprender tudo sobre o cio nas cadelas.

Também lhe pode interessar: Sintomas do primeiro cio da cadela

Sintomas do cio na cadela

As cadelas também têm um período de sangramento vaginal. O primeiro período ocorre entre os primeiros 6 meses e 1 ano de vida, embora isto dependa sempre do tipo de raça, em algumas cadelas de raça grande o primeiro cio pode demorar a aparecer até aos 2 anos.

Geralmente este período de sangramento aparece 2 vezes por ano, a cada 6 meses. Tenha em conta que este período é variável em cada cadela e pode ser afetado pela idade ou pela alimentação.

Nas cadelas que se higienizam muito pode ser difícil de notar, mas se olhar bem verá que a sua vulva está inflamada e que deita uma secreção sanguinolenta. Esta fase de sangramento conhece-se como proestro e dura de 6 a 11 dias, é importante que saiba que a sua cadela não é fértil neste momento.

Duração do cio

A etapa fértil, também conhecida como estro ocorre depois do período de sangramento. Indica que a cadela se encontra em um período fértil.

É normal que o seu caráter se altere, ficando inquieta e com muita vontade de sair para a rua. Se durante esta fase não quer que a sua cadela fique grávida, deve levá-la ao colo ou dentro da caixa de transporte por onde passar, para evitar que os machos saibam que ela está com o cio. Esta fase dura entre 5 e 15 dias e pode ser advertida também por um aumento na frequência de urinar.

É bastante desaconselhável fazer copular a sua cadela se ainda não tiverem passado pelo menos, 2 ciclos de cio completos. Caso contrário, corre o risco da cadela ter uma gravidez de risco tanto para ela como para os seus filhotes.

Fase de nenhuma atividade sexual

Depois disso, a sua cadela estará aproximadamente de 110 a 140 dias rejeitando o contato sexual com os machos. Este período conhece-se como metaestro.

A sua função, no caso da sua cadela ter engravidado durante a fase fértil, é procurar um tempo de descanso sexual que corresponde com a gravidez, parto e lactação. A esta fase segue-se o anestro, um momento em que os níveis de progesterona diminuem e o corpo da cadela se prepara de novo para sangrar.

Produtos para a higiene no cio

Para que o cio da sua cadela seja o mais higiênico possível dentro de casa, poderá encontrar à venda fraldas ou calcinhas próprias para cadelas. Informe-se na sua pet shop habitual sobre este tipo de produto, muito útil e recomendado.

A esterilização como prevenção

Por vezes o processo fértil e de cio da cadela causa incômodos de todo o tipo, tanto para ela como para nós. Apesar de não ser uma decisão fácil, devemos pensar em esterilizar o nosso pet para uma melhoria da sua saúde, comportamento, etc.

Lembre-se que se esterilizar a sua cadela antes do seu primeiro cio já reduzirá consideravelmente o aparecimento de diversos tipos de câncer. Além disso, trata-se de uma opção solidária com a quantidade de cães abandonados que existem no mundo, reduzindo de forma considerável as probabilidades da nossa cadela ficar grávida. Descubra no PeritoAnimal todos os benefícios da castração canina.

O comportamento da cadela no cio

É habitual que durante a época do cio da sua cadela possam surgir problemas de comportamento, os mais comuns são os seguintes:

No entanto, há algo muito mais preocupante uma vez finalizado o ciclo, a sua cadela pode sofrer da conhecida gravidez psicológica, um momento muito complicado para ela pois chega a acreditar que está grávida de verdade.

As causas são a falta de fecundação em um animal fértil e deve levar isto a sério para evitar doenças relacionadas como a acumulação de leite (com uma possível infecção) ou a irritabilidade e comportamento estranho. Esterilizando a sua cadela eliminará o aparecimento deste problema assim como o sangramento habitual do cio.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O cio nas cadelas - sintomas e duração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Comentários (7)

Escrever comentário sobre O cio nas cadelas - sintomas e duração

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Fernando Ferreira Medeiros
elas vomita e pode obrar mole
Eugênio Santana
Minha cadela teve 7 filhotes em maio passado e entrou no cio novamente esse ano. Adotamos ela dois anos atrás, é aconselhável fazer a esterilização? E logo depois da esterilização o macho ainda persegue ela quando chega no período?
Fábio
Depois da esterilização a cadela nunca mais entrará no cio, portanto o macho não irá mais segui-la por esse motivo...
Junior Araújo
Bom dia,
Minha cadela cruzou no seu terceiro cio com 2 anos. Um dia após cruzar, ficou muito quieta e com aparência de dor. Está comendo mal e com a vulva inchada. Obg
katia
Bom dia. Primeiramente gostaria de dizer que adorei a materia. Minha cadela esta com 7 meses,, ou seja, pode ser que a qq momento entre no cio. Gostaria de saber se é aconselhavel a esterilização nesse periodo, ou é mais prudente esperar o primeiro cio. Obrigada.
PeritoAnimal
Oi Katia, muito obrigado pelo seu comentário.
O tema da esterilização é sempre bastante controverso. Aconselho a ler um artigo que escrevemos sobre esse tema:

https://www.peritoanimal.com.br/qual-a-melhor-idade-para-castrar-um-cao-machos-e-femeas-21634.html

Espero que ajude a tirar as suas dúvidas.
A sua avaliação:
Jessica Vasconcelos
Boa noite! Minha cadela está o período do proestro. Percebo a respiração dela constantemente ofegante. Isso é comum nessa fase? Grata pela atenção!
PeritoAnimal
Oi Jessica! Na fase do proestro é comum as cadelas apresentarem sinais como
presença de secreção sanguinolenta pela vagina, vermelhidão da vulva e vagina e comportamento mais calmo. A respiração ofegante não costuma ser um sinal nesta fase. Confira o que pode ser neste artigo: https://www.peritoanimal.com.br/o-meu-cachorro-tem-respiracao-ofegante-e-normal-21363.html
Cris
Boa noite! Minha cadela é operada mais entra no cio. Agora nessa última vez ela namorou um cachorro grande e após os dias de namoro está triste, desanimada e sem apetite. O que pode ser? Será que é normal? O que fazer? Por favor me ajude, amo muito minha menina e estou sem ação. Obrigada.
PeritoAnimal
Oi Cris! Se você está notando sua cadela triste e sem apetite, então o melhor é levá-la ao veterinário para saber o que se passa com ela.
A sua avaliação:
ELIANE DE OLIVEIRA SILVA
minha cachorrinha está com a vagina enchada e de vez enguando solta agua de sangue o que é poderia me dizer obrigada!
PeritoAnimal
Oi Eliane! Talvez isso seja mesmo o cio na sua cadela. Você também nota um comportamento diferente na sua cadela? Normalmente na época do cio as cadelas podem demonstrar um comportamento mais afetivo ou, pelo contrário, mais agressivo. Para além disso, também pode observar um aumento na vontade de urinar e marcação de território, uma tendência para deixar a vagina à mostra e pode notar que se higieniza mais nesta parte que o normal. Espero ter ajudado! Obrigada pelo seu comentário ;)

O cio nas cadelas - sintomas e duração
1 de 7
O cio nas cadelas - sintomas e duração