Partilhar
Partilhar em:

O cio nas cadelas - sintomas e duração

O cio nas cadelas - sintomas e duração

Ver fichas de  Cachorros

Os ciclos sexuais e de reprodução da cadela não estão relacionados com os ciclos hormonais que regem a sexualidade e a reprodução da espécie humana. É importante entender isto antes de continuar.

Neste artigo vamos explicar para você em que consiste o ciclo do cio na cadela, quanto tempo dura e em que momentos o seu pet é fértil. Também lhe vamos mostrar algumas mudanças hormonais que podem ser as causadoras da agressividade, dos choros ou do mal-estar geral.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para aprender tudo sobre o cio nas cadelas.

Também lhe pode interessar: Dias férteis de uma cadela no cio

Sintomas do cio na cadela

As cadelas também têm um período de sangramento vaginal. O primeiro período ocorre entre os primeiros 6 meses e 1 ano de vida, embora isto dependa sempre do tipo de raça, em algumas cadelas de raça grande o primeiro cio pode demorar a aparecer até aos 2 anos.

Geralmente este período de sangramento aparece 2 vezes por ano, a cada 6 meses. Tenha em conta que este período é variável em cada cadela e pode ser afetado pela idade ou pela alimentação.

Nas cadelas que se higienizam muito pode ser difícil de notar, mas se olhar bem verá que a sua vulva está inflamada e que deita uma secreção sanguinolenta. Esta fase de sangramento conhece-se como proestro e dura de 6 a 11 dias, é importante que saiba que a sua cadela não é fértil neste momento.

Duração do cio

A etapa fértil, também conhecida como estro ocorre depois do período de sangramento. Indica que a cadela se encontra em um período fértil.

É normal que o seu caráter se altere, ficando inquieta e com muita vontade de sair para a rua. Se durante esta fase não quer que a sua cadela fique grávida, deve levá-la ao colo ou dentro da caixa de transporte por onde passar, para evitar que os machos saibam que ela está com o cio. Esta fase dura entre 5 e 15 dias e pode ser advertida também por um aumento na frequência de urinar.

É bastante desaconselhável fazer copular a sua cadela se ainda não tiverem passado pelo menos, 2 ciclos de cio completos. Caso contrário, corre o risco da cadela ter uma gravidez de risco tanto para ela como para os seus filhotes.

Fase de nenhuma atividade sexual

Depois disso, a sua cadela estará aproximadamente de 110 a 140 dias rejeitando o contato sexual com os machos. Este período conhece-se como metaestro.

A sua função, no caso da sua cadela ter engravidado durante a fase fértil, é procurar um tempo de descanso sexual que corresponde com a gravidez, parto e lactação. A esta fase segue-se o anestro, um momento em que os níveis de progesterona diminuem e o corpo da cadela se prepara de novo para sangrar.

Produtos para a higiene no cio

Para que o cio da sua cadela seja o mais higiênico possível dentro de casa, poderá encontrar à venda fraldas ou calcinhas próprias para cadelas. Informe-se na sua pet shop habitual sobre este tipo de produto, muito útil e recomendado.

A esterilização como prevenção

Por vezes o processo fértil e de cio da cadela causa incômodos de todo o tipo, tanto para ela como para nós. Apesar de não ser uma decisão fácil, devemos pensar em esterilizar o nosso pet para uma melhoria da sua saúde, comportamento, etc.

Lembre-se que se esterilizar a sua cadela antes do seu primeiro cio já reduzirá consideravelmente o aparecimento de diversos tipos de câncer. Além disso, trata-se de uma opção solidária com a quantidade de cães abandonados que existem no mundo, reduzindo de forma considerável as probabilidades da nossa cadela ficar grávida. Descubra no PeritoAnimal todos os benefícios da castração canina.

O comportamento da cadela no cio

É habitual que durante a época do cio da sua cadela possam surgir problemas de comportamento, os mais comuns são os seguintes:

No entanto, há algo muito mais preocupante uma vez finalizado o ciclo, a sua cadela pode sofrer da conhecida gravidez psicológica, um momento muito complicado para ela pois chega a acreditar que está grávida de verdade.

As causas são a falta de fecundação em um animal fértil e deve levar isto a sério para evitar doenças relacionadas como a acumulação de leite (com uma possível infecção) ou a irritabilidade e comportamento estranho. Esterilizando a sua cadela eliminará o aparecimento deste problema assim como o sangramento habitual do cio.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O cio nas cadelas - sintomas e duração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre O cio nas cadelas - sintomas e duração

Muito útil

O cio nas cadelas - sintomas e duração
1 de 7
O cio nas cadelas - sintomas e duração