Partilhar

O cio nas cadelas - sintomas e duração

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 agosto 2018
O cio nas cadelas - sintomas e duração

Ver fichas de  Cachorros

Os ciclos sexuais e de reprodução da cadela não estão relacionados com os ciclos hormonais que regem a sexualidade e a reprodução da espécie humana. É importante entender isto antes de continuar.

Neste artigo vamos explicar para você em que consiste o ciclo do cio na cadela, quanto tempo dura e em que momentos o seu pet é fértil. Também lhe vamos mostrar algumas mudanças hormonais que podem ser as causadoras da agressividade, dos choros ou do mal-estar geral.

Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para aprender tudo sobre o cio nas cadelas.

Também lhe pode interessar: Sintomas do primeiro cio da cadela

Sintomas do cio na cadela

As cadelas também têm um período de sangramento vaginal. O primeiro período ocorre entre os primeiros 6 meses e 1 ano de vida, embora isto dependa sempre do tipo de raça, em algumas cadelas de raça grande o primeiro cio pode demorar a aparecer até aos 2 anos. De uma forma geral, o primeiro cio costuma surgir:

  • Cadelas pequenas: entre os 6 e os 12 meses
  • Cadelas médias e grandes: entre os 7 e os 13 meses
  • Cadelas gigantes: entre os 16 e os 24 meses

Geralmente este período de sangramento aparece 2 vezes por ano, a cada 6 meses. Tenha em conta que este período é variável em cada cadela e pode ser afetado pela idade ou pela alimentação.

Nas cadelas que se higienizam muito pode ser difícil de notar, mas se olhar bem verá que a sua vulva está inflamada e que deita uma secreção sanguinolenta. Esta fase de sangramento conhece-se como proestro e dura de 6 a 11 dias, é importante que saiba que a sua cadela não é fértil neste momento.

O cio nas cadelas - sintomas e duração - Sintomas do cio na cadela

Cio da cadela - diferentes fases

1. Proestro

Esta etapa pode ser um pouco complicada de identificar, especialmente em cadelas que sangram pouco. Costuma durar entre 3 e 17 dia e durante esta fase a cadela não é fértil.

Podemos observar uma vulva inflamada, com alguma secreção sanguinolenta.

2. Estro

Esta é a etapa fértil. Ocorre após o proestro e é o momento em que a cadela está receptiva para a cópula. Tem uma duração semelhante à etapa anterior, entre 3 e 17 dias.

Neste momento do ciclo, é normal que existam algumas mudanças no comportamento da sua cadela. Ela pode se mostrar especialmente carinhosa, inquieta e com muita vontade de sair. Na rua ela tentará ficar mais tempo do que o costume, urinará mais do que o normal, de modo a deixar o maior número de feromonas possível para atrair os machos.

A primeira etapa do estro corresponde aos dias mais férteis da cadela. Por isso, você deve ter muita atenção neste período pois qualquer descuido pode originar uma gravidez indesejada.

3. Diestro

A duração do diestro pode varias entre 60 e 100 dias. Esse tempo depende se existiu ou não fecundação, em cujo caso existirá gestação, parto e lactância. Nesta etapa, a cadela recusa a cópula, come de forma abundante e o carácter dela estabiliza.

Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

A duração do cio das cadelas pode variar conforme o tamanho, idade e estado de saúde delas. Geralmente, dura entre 15 e 21 dias, mas em alguns casos pode ser praticamente inexistente assim como em outros casos muito abundante.

Você não se pode esquecer que durante o estro, ou seja, passado metade do cio da cachorra, ela pode engravidar. Se você não quer que isso aconteça, leia os nossos conselhos sobre como afastar um cachorro de uma cadela com o cio.

O cio nas cadelas - sintomas e duração - Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Produtos para a higiene no cio

Para que o cio da sua cadela seja o mais higiênico possível dentro de casa, poderá encontrar à venda fraldas ou calcinhas próprias para cadelas. Informe-se na sua pet shop habitual sobre este tipo de produto, muito útil e recomendado.

O cio nas cadelas - sintomas e duração - Produtos para a higiene no cio

A esterilização como prevenção

Por vezes o processo fértil e de cio da cadela causa incômodos de todo o tipo, tanto para ela como para nós. Apesar de não ser uma decisão fácil, devemos pensar em esterilizar o nosso pet para uma melhoria da sua saúde, comportamento, etc.

Lembre-se que se esterilizar a sua cadela antes do seu primeiro cio já reduzirá consideravelmente o aparecimento de diversos tipos de câncer. Além disso, trata-se de uma opção solidária com a quantidade de cães abandonados que existem no mundo, reduzindo de forma considerável as probabilidades da nossa cadela ficar grávida. Descubra no PeritoAnimal todos os benefícios da castração canina.

O cio nas cadelas - sintomas e duração - A esterilização como prevenção

O comportamento da cadela no cio

É habitual que durante a época do cio da sua cadela possam surgir problemas de comportamento, os mais comuns são os seguintes:

No entanto, há algo muito mais preocupante uma vez finalizado o ciclo, a sua cadela pode sofrer da conhecida gravidez psicológica, um momento muito complicado para ela pois chega a acreditar que está grávida de verdade.

As causas são a falta de fecundação em um animal fértil e deve levar isto a sério para evitar doenças relacionadas como a acumulação de leite (com uma possível infecção) ou a irritabilidade e comportamento estranho. Esterilizando a sua cadela eliminará o aparecimento deste problema assim como o sangramento habitual do cio.

O cio nas cadelas - sintomas e duração - O comportamento da cadela no cio

Se deseja ler mais artigos parecidos a O cio nas cadelas - sintomas e duração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Escrever comentário sobre O cio nas cadelas - sintomas e duração

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
76 comentários
Irene Oliveira da Silva
Minha cachorrinha está no cio eu tenho três cachorros ela entrou no cio não sei como eu posso fazer para ele não ficar em cima dela eu prendo eles mas eles si soltoton me ajudar
carlos
Tenho uma pastora,ela esta no cio o sangramento parou ,mas a vulva dela voltou ao tamanho normal ,não esta mais inchado.Sendo assim minha pergunta e´posso considerar que ela ainda esta no cio ou não.
Carmen Lucia
Mesmo tomando remédio uma cadela pode pegar cria se cruza?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Carmen! A única forma 100% eficaz e segura de prevenir uma gravidez é a esterilização. Para além disso, tem muitos outros benefícios como você pode ler neste artigo: https://www.peritoanimal.com.br/beneficios-da-castracao-canina-20114.html
Tamires
Oi como saber si minha cachorrinha cruzou e oq acontece depois q ela cruzar como ela vai reagir ? Ela escapou agora não sei se ela cruzou ou nao e o cachorro e Grande e ela é porte pequeno
A sua avaliação:
Rute Gomes
minha cadela é vira-lata e vai fazer 7 meses e não ficou menstruada! È normal?
Lenimar
Minha cachorra esta com 6 meses eo primeiro sio dela ela esta triste e ela vomita e normal ela senti esses ejoamento
Claudia
Tenho stysu é uma fêmea de oito meses ele tá inquieto com o voo da fêmea que faço pra aquela lo não me deixa dormir os dois dorme comigo ele no chão ela na cama
ADRIANO PINTO
MINHA CADELA É UMA HANSK CIBERIANO ELA ESTÁ SANGRANDO FAZ DEZ DIAS ..QUERO SABER QUANDO ESSE PINGAMENTO PASSA?
izabel cristina
Eu ganhei uma cadela mas não sei a raça e nem a idade. como faço para saber?
Eucares
Minha cadelinha ta no cio, ela ta comendo bem só que está muito triste só quer ficar pelos cantos e tem horas que ela fica tremendo isso é normal

O cio nas cadelas - sintomas e duração
1 de 6
O cio nas cadelas - sintomas e duração

Voltar ao topo da página