PARTILHAR

Cadela no cio: sintomas e duração

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 17 fevereiro 2022
Cadela no cio: sintomas e duração
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você sabe de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio? Os ciclos sexuais e de reprodução da cadela não estão relacionados com os ciclos hormonais que regem a sexualidade e a reprodução da espécie humana. É importante entender isto antes de continuar.

Se você quer saber como funciona o cio da cadela, neste artigo te explicamos em que consiste o ciclo do cio da cadela, quanto tempo dura e em quais momentos a sua melhor amiga é fértil. Também vamos mostrar algumas mudanças hormonais que podem ser as causadoras da agressividade, dos choros ou do mal-estar geral. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para aprender tudo sobre o cio nas cadelas - cadela no cio: sintomas, duração e frases.

Também lhe pode interessar: Cachorro no cio: sintomas e duração

Cadela no cio: sintomas

É muito comum que as pessoas tenham dúvida de quanto tempo dura o sangramento do cio de uma cadela pois, muitas vezes, esse período passa despercebido. O primeiro cio da cadela ocorre entre os primeiros 6 meses e 1 ano de vida, embora isto dependa sempre do tipo de raça, em algumas cadelas de raça grande o primeiro cio pode demorar a aparecer até aos 2 anos. De uma forma geral, o primeiro cio costuma surgir:

  • Cadelas pequenas: entre os 6 e os 12 meses;
  • Cadelas médias e grandes: entre os 7 e os 13 meses;
  • Cadelas gigantes: entre os 16 e os 24 meses.

De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio?

Geralmente este período de sangramento aparece 2 vezes por ano, a cada 6 meses. Tenha em conta que este período é variável em cada cadela e pode ser afetado pela idade ou pela alimentação.

Nas cadelas que se higienizam muito, pode ser difícil de notar, mas se olhar bem verá que a sua vulva está inflamada e que sai uma secreção sanguinolenta. Esta fase de sangramento conhece-se como proestro, que é uma das fases de uma cadela no cio, e dura de 6 a 11 dias. É importante que você saiba que a sua cadela não é fértil neste momento. A seguir vamos explicar melhor o comportamento de uma cadela no cio e também detalhar a duração do cio de uma cadela.

Cadela no cio: sintomas e duração - Cadela no cio: sintomas

As diferentes fases do cio da cadela

Você já viu de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio. E assim como acontece com a reprodução em humanos, o cio da cadela tem algumas fases. São elas:

1. Proestro

Esta etapa pode ser um pouco complicada de identificar, especialmente em cadelas que sangram pouco. Costuma durar entre 3 e 17 dias e durante esta fase a cadela não é fértil. Você pode observar a vulva inflamada, com uma secreção sanguinolenta.

2. Estro

Esta é a etapa fértil. Ocorre após o proestro e é o momento em que a cadela está receptiva para a cópula. Tem uma duração semelhante à etapa anterior, entre 3 e 17 dias.

Neste momento do ciclo, é normal que existam algumas mudanças no comportamento da sua cadela. Ela pode se mostrar especialmente carinhosa, inquieta e com muita vontade de sair. Na rua ela tentará ficar mais tempo do que o costume, urinará mais do que o normal, de modo a deixar o maior número de feromonas possível para atrair os machos. A primeira etapa do estro corresponde aos dias mais férteis da cadela. Por isso, você deve ter muita atenção neste período pois qualquer descuido pode originar uma gravidez indesejada.

3. Diestro

A duração do diestro pode variar entre 60 e 100 dias. Esse tempo depende se existiu ou não fecundação, ou seja, gestação, parto e lactância. Nesta etapa, a cadela recusa a cópula, come de forma abundante e o carácter dela estabiliza.

Devido a estimulação genital que a própria cadela pode fazer na vagina ou nas mamas, se a cadela não ficou grávida ela pode desenvolver gravidez psicológica. Isso está relacionado diretamente com a alta produção de hormônios, característica dessa fase.

4. Anestro

Nos casos em que as cadelas ficaram grávidas, o diestro finaliza com o parto, dando início ao anestro, período de inatividade sexual. Por outro lado, se a cachorra não foi fecundada, ela não demonstrará nenhum sinal evidente de passagem da outra fase para esta.

A fase de anestro costuma durar cerca de 130 dias e ajuda a cadela a ter uma etapa de descanso depois do parto para que seu corpo possa se recuperar corretamente. Finalizado esse tempo, a cachorra voltará a produzir o sangramento não fértil que mencionamos anteriormente, no período do proestro.

Quanto tempo dura o cio de uma cadela

Quanto tempo dura o cio da cadela? A duração do cio de cadela pode variar conforme o tamanho, idade e estado de saúde delas. Geralmente, dura entre 15 e 21 dias, mas em alguns casos pode ser praticamente inexistente assim como em outros casos muito duradouro.

Você não se pode esquecer que durante o estro, ou seja, passado metade do cio da cachorra, ela pode engravidar. Se você não quer que isso aconteça, leia esse artigo do PeritoAnimal com alguns conselhos sobre como afastar um cachorro de uma cadela com o cio.

Cio da cadela: produtos de higiene

Para que o cio da cadela seja o mais higiênico possível dentro de casa, poderá encontrar à venda fraldas ou calcinhas próprias para cadelas. Informe-se no pet shop que costuma frequentar sobre este tipo de produto, é muito útil e recomendado para evitar a bagunça em casa.

Cadela no cio: sintomas e duração - Cio da cadela: produtos de higiene

Castração de cachorro fêmea: prevenção

Por vezes o processo fértil e de cio de cadela causa incômodos de todo o tipo, tanto para ela como para os tutores. Apesar de não ser uma decisão imediata, você deve considerar esterilizar o seu pet para uma melhoria na saúde, comportamento e prevenção de reprodução indesejada que pode terminar em abandono animal.

Lembre-se que castrar sua cadela antes do seu primeiro cio já reduzirá consideravelmente o aparecimento de diversos tipos de câncer. Além disso, trata-se de uma opção responsável e solidária com a quantidade de cães abandonados que existem no mundo, reduzindo de forma considerável as probabilidades da sua cadela ficar grávida. Descubra no PeritoAnimal todos os benefícios da castração canina.

Cadela no cio: sintomas e duração - Castração de cachorro fêmea: prevenção

Como saber se a cadela está no cio

Finalmente, para responder a questão muito comum entre os tutores "como saber se a cadela está no cio?" É necessário ficar atento aos comportamentos da sua cadela. É habitual que durante a época do cio da cadela possam surgir problemas de comportamento, por isso, os sintomas mais comuns de uma cadela no cio são:

No entanto, há algo muito mais preocupante, pois uma vez finalizado o ciclo, a sua cadela pode sofrer a conhecida gravidez psicológica, um momento muito complicado no qual ela pode chegar a acreditar que está grávida de verdade.

Além disso, a falta de fecundação em um animal fértil pode potencializar o desenvolvimento de uma série de doenças relacionadas como, o acúmulo de leite (e uma possível infecção), irritabilidade e mudanças de comportamento. Castrar a sua cadela pode eliminar o aparecimento destes problemas, bem como o sangramento característico do cio.

Agora que você já sabe tudo sobre a cadela no cio e descobriu de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio, não perca o vídeo a seguir em que falamos sobre por que os cachorros ficam grudados após cruzar:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cadela no cio: sintomas e duração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Bibliografia
  • VETSUMMIT. (25.11.2017). Esterilización: del mito a la realidad. 22.08.2019, de Colegio Oficial de Veterinarios de Málaga. Disponível em: <http://www.colvet.es/sites/default/files/2018-02/Dossier_Vet_Summit_2017_Conclusiones_v02.pdf>. Acesso em 4 de fevereiro de 2021.
  • Spain, C. V., Scarlett, J. M., & Houpt, K. A. (2004). Long-term risks and benefits of early-age gonadectomy in dogs. Journal of the American Veterinary Medical Association, 224(3), 380-387.
  • Ogilvie, G. K., & Moore, A. S. (1995). Managing the veterinary cancer patient: a practice manual. Veterinary Learning Systems Co., In
  • MARTINS, Anna Carolina L.; DA SILVA, Maria Caroline B.; VALLE, Guilherme R. Pesquisa de sinais precoces de manifestação de cio em cadelas. Disponível em: <http://www.fmv.ulisboa.pt/spcv/edicao/congresso/20.pdf>. Acesso em 4 de fevereiro de 2021.

Vídeos relacionados com Cadela no cio: sintomas e duração

1 de 3
Vídeos relacionados com Cadela no cio: sintomas e duração

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
182 comentários
A sua avaliação:
ANA LUZIA MOURAO
A minha cadela pariu á 3 semanas!!! agora quando volta a ter o cio?? muito obrigada
A sua avaliação:
maria ferrao
ola boa noite estou a comentar consigo o que se passa com a minha menina de 4 patas deixou de comer o que gosta esta mais agressiva e tambem acho que esta triste qmas nao vejo sangramento embora tenha com edema
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Maria. Recomendamos que procure um veterinário o quanto antes para investigar. Como há muitos sintomas simultâneos, um diagnóstico preciso vai demandar alguns exames.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
LUNA
E normal a cadela entrar no cio dois meses depois de ter saído?
Minha cadela está no cio novamente e mal saiu de um.
Por favor me ajuda nessa questão.
A sua avaliação:
Izabelle Rodrigues
Olá bom dia...Minha cadela foi castrada faz 01 ano nesse mês.
Já faz uns 15 dias que ela está sangrando pelas partes íntimas dela e os cachorros fica atrás dela!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Izabelle. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Andressa
Tenho uma Shitzu 11 meses ela entrou no cio denovo 18/03 1 cio e hoje 30/05 2 cio gostaria de saber se é normal vou castrar ela mês que vem que faz 1 ano
A sua avaliação:
Kelly Barbosa da Silva
Tenho uma chow chow ela tem 2 anos e 7 meses sempre entrou no cio de 5 em 5 meses e esse último ela entrou com 3 meses devo me preocupar ou é normal ela tem 21 kg
A sua avaliação:
Socorro Silva Nascimento Campos
Minha pitbull está no cio,está triste e não quer comer,é normal?
A sua avaliação:
Kaylainne
olá, tenho uma cachorrinha que peguei recentemente para fazer um casal com meu outro cachorro, ela tem 2 anos e esses dias notei que a vulva dela está muito inchada e vermelha e o meu cachorro está inquieto montando em cima dela e lambendo, mas não tem nenhum sangramento até agora só corrimento, ela pode estar perto de entrar no cio ou já pode ter entrado?
A sua avaliação:
Daniela
Ola as minhas cadelas tem 10 meses e ultimamente elas andao meio estranhas comem a suas fezes e eu tento obter informações dizem que pode ser cio é aprovada essa informação?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Daniela. Tudo bem? Há diferentes motivos que explicam um cachorro comendo cocô, veja neste post que temos: https://www.peritoanimal.com.br/porque-meu-cachorro-come-fezes-20025.html
Esperamos que seja útil! 🐶
A sua avaliação:
celso sell do prado
Tenho um fox paulistinha tem 6 anos faz 2 cio que não tem cio e normal.
A sua avaliação:
Kau
Como saber que a cadela está quase entrando no cio
A sua avaliação:
Ingrid
minha cadela ja tem um bom tempo que ta no cio é normal isso ou não
A sua avaliação:
Eunice Sousa
Boa noite,
Tenho uma cadelinha com 10 anos.
Gostaria de saber se elas entram no Menopausa? Se sim com que idade.
Ah ela é uma Caniche
A sua avaliação:
Gustavo
Toda vez que minha York entra no cio ela perde o apetite, teria algum remédio ?
A sua avaliação:
Suenia
Minha cadela faz duas semanas q menstruou e depois dessas duas semanas, do nada começou a sair bastante sangue fica escorrendo oq eu faço ????? estou preocupada demais.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Suenia. Este artigo pode dar algumas orientações sobre o sangramento: https://www.peritoanimal.com.br/cachorra-sangrando-muito-no-cio-22577.html

No entanto, recomendamos que você consulte um veterinário com urgência. Desejamos rápidas melhoras para a sua cadelinha.
A sua avaliação:
Jaime
Oi Amiga, dei vacina na cadela e vai completar os 6 meses em 01/03/2020 , Porém a castração dela está marcada dia 12/03 . A pergunta é; vencendo os 6 meses já CORRO o risco de ela engravidar?
A sua avaliação:
Janete santos
Menga cadelinha yorkshire, está no segundo cio eu estou escondendo ela do machinho e ela escapou e foi ao encontro dele já está aceitando ,por alguns minutos quando eu a chamei ela apareceu , com sangue nas patas traseiras e o macho com mais ainda nas patas e abdômen , será que eles cruzaram e se machucaram?
Será que tem possibilidade de ela ter pego filhote ?
A sua avaliação:
Joane
Minha cadela tem 10 anos, tem alguma restrição em castra-la com esta idade?
A sua avaliação:
wanderlene Depra
MINHA CADELA VAI FAZER 01 ANO DIA 23/02. DI VACINA COM 6 MESES E POUCO DE CIO. MAS ESTE MEES JANEIRO ENTROU. TEM 20 DIAS QUE ESTÁ PRESA. COM QUANTOS DIAS POSSO SOLTAR.

QUERO SABER SE JA SAIU DO CIO.

OBRIGADA

WANDERLENE
A sua avaliação:
Kryslaynny
Minha cadela entro no cio pela primeira vez,pelo que eu entendi a duração do sangramento é de 3 dias?
Luísa Savala
Oi Kryslaynny! O proestro pode ser uma etapa um pouco complicada de identificar, especialmente em cadelas que sangram pouco. Costuma durar entre 3 e 17 dias e durante esta fase a cadela não é fértil. Além disso, você pode observar a vulva inflamada, com uma secreção sanguinolenta.
Cadela no cio: sintomas e duração
1 de 4
Cadela no cio: sintomas e duração

Voltar ao topo da página ↑