PARTILHAR

Dar banho no cachorro em casa: conselhos e produtos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 15 abril 2016
Dar banho no cachorro em casa: conselhos e produtos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Dar banho no cachorro em casa é uma opção muito comum e divertida, pois os cachorros devem ser lavados pelos seus donos regularmente. Os que são de pelo comprido devem fazê-lo a cada duas ou três semanas, enquanto que os de pelo curto devem fazê-lo a cada mês ou mês e meio.

Algumas pessoas têm dificuldades para o fazer e, por esse motivo levam-nos a centros de estética canina, embora deva saber que dar banho ao seu cachorro fomenta a vossa relação e gera confiança no cachorro. De seguida, em PeritoAnimal, vamos lhe dar as dicas necessárias para dar banho no cachorro em casa, com alguns conselhos e produtos necessários.

O que precisa?

O banho é uma rotina necessária para o nosso cachorro eliminar o excesso de pelo morto e se higienizar para prevenir doenças e parasitas externos. Além de evitar que o seu cachorro cheire mal, o banho é para muitos animais de estimação um momento relaxante e agradável com a companhia do seu melhor amigo, ou seja, você.

Cada cachorro é diferente e tem um tipo de pelo específico que determinará a frequência com que deve ser lavado e com que produtos é recomendável fazê-lo.

Para dar banho no cachorro, deve contar com alguns produtos básicos e antes de tudo é importante ter tudo pronto, desta forma conseguimos evitar que o nosso cachorro saia da banheira ou que não consigamos terminar o processo. Por isso, reúna o seguinte material:

  • Xampu para cachorros
  • Condicionador
  • Escova
  • Toalhas
  • Tesoura
  • Pipeta

Embora existam truques naturais com o uso do vinagre de maçã por exemplo, os xampus já preparados contêm repelentes para aumentar a eficácia da pipeta que vamos aplicar depois. Informe-se das propriedades que os produtos que aplica têm e tenha especial cuidado com aqueles cachorros que têm problemas na pele.

Se já tem todos estes elementos reunidos, então já pode começar a maravilhosa tarefa de dar banho no seu cachorro. Vista roupa cômoda e prepare-se para se molhar umas quantas vezes!

Dar banho no cachorro em casa: conselhos e produtos - O que precisa?

10 Conselhos para o banho do cachorro

Faça do banho uma experiência positiva e gratificante para ambos, por esse motivo oferecemos-lhe 10 conselhos para que o banho do cachorro seja perfeito:

  • A pele do cachorro está coberta por uma camada de gordura muito fina que o protege e isola de infecções e parasitas, por esse motivo é muito importante não dar banho em excesso ao seu cachorro, pois as camadas de proteção natural podem ser afetadas e deixarem de atuar. Em função do seu estado higiênico ou do seu tipo de pele, deverá lavar o seu cachorro com mais ou menos frequência.
  • Utilize sempre produtos específicos para cachorros. Nunca cometa o erro de dar banho ao seu cachorro com o seu próprio xampu, uma vez que as necessidades do seu tipo de pele e pelo são muito diferentes. Adquira este tipo de xampus em lojas especializadas para cachorros e animais de estimação.
  • Esteja tranquilo o tempo todo. Tal como durante o passeio, o seu animal de estimação deverá estar sempre tranquilo, por isso, no banho deve ocorrer algo idêntico. Deve compreender que se trata de mais uma rotina e, por esse motivo não lhe vai dar banho quando estiver excitado.
  • A primeira vez é fundamental. É muito importante que durante as primeiras vezes que dê banho ao seu cachorro este desfrute da água e dos acessórios específicos para cachorros com os quais este possa brinca. Faça com que o seu animal de estimação se sinta bem e, todas as outras vezes que lhe der banho serão mais fáceis.
  • A temperatura da água é muito importante. A água tem que estar morna, mas mais quente do que fria. A temperatura dos cachorros pode variar entre os 37 - 38ºC, pelo que devemos ter muito cuidado com a água fria.
  • Evite a água nas orelhas. Tem que controlar que a água não entre nas orelhas do cachorro, uma vez que pode causas inflamações muito dolorosas. É aconselhável tapar os ouvidos do cachorro com tampões específicos para cachorros.
  • Comece com a cabeça. Lave primeiro a cabeça do cachorro com cuidado e com muitas carícias. O cachorro deve ser relaxado e acariciado, para que este seja um momento tranquilizador para ele. Aproveite para dar massagens ao cachorro nas orelhas.
  • Cuidado com a umidade. Esforce-se por secar todo o corpo do animal e evitar que fique muito molhado. É recomendável que utilize um secador para cachorros, este tipo de secador faz menos barulho para não assustar o animal.
  • Escove o pelo no final sem pressas e quando o cachorro estiver deitado, deste modo evitará que deite mais pelo e poderá desembaraçar os nós que possam existir.
  • Mas é muito importante que, desfrute do momento e tente que o cachorro aprecie o momento como você.

Se tiverem aparecido no seu cachorro umas manchas escuras de cor cobre sob os olhos do seu cachorro, certifique-se de as limpar e secar logo, mantê-las úmidas poderá levar a uma infecção bacteriana.

Lembre-se que a limpeza do seu cachorro não acaba apenas com um banho. É imprescindível que lhe limpe as orelhas, os dentes e os olhos com a regularidade que merece para estar 100% saudável.

Dar banho no cachorro em casa: conselhos e produtos - 10 Conselhos para o banho do cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dar banho no cachorro em casa: conselhos e produtos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Jackeline
O que é pipeta?
A sua avaliação:
LUCICLEIA MARIA DA SILVA VIANA DA ROCHA
Tem algum creme dental caseiro?
Edivania Braz
Gente!!!! Adorei todas as dicas, mas gostaria que vocês me dessem algumas dicas de como amenizar os sintomas dessa agonia chamada cio, Obrigada. Beijos
Dar banho no cachorro em casa: conselhos e produtos
1 de 3
Dar banho no cachorro em casa: conselhos e produtos

Voltar ao topo da página ↑