Partilhar

Quantos dias a cadela sangra no cio?

 
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 15 abril 2020
Quantos dias a cadela sangra no cio?

Ver fichas de  Cachorros

Quando temos pela primeira vez uma cadela jovem ou adulta não castrada, temos de lidar com a fase do ciclo que suscita mais preocupação aos tutores: o cio. Essa fase, que ocorre duas vezes por ano, pode ser problemática, quer para a cadela, quer para o tutor.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar o que é o cio em cadela e esclarecer algumas questões pertinentes sobre o tema como quantos dias a cadela sangra no cio. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Dias férteis de uma cadela no cio

Ciclo éstrico da cadela

É muito comum se questionar quanto tempo dura o cio de uma cadela ou de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio. Antes de responder às suas perguntas, vamos falar um pouco sobre o cio da cadela e o que acontece durante esta fase do ciclo estral.

O cio, como é commumente conhecido, envolve duas das primeiras fases (proestro e estro) do ciclo éstrico/estral da fêmea, durando, em média, 21 dias. O cio é apenas a parte mais perceptível do ciclo estral.

O ciclo se divide em:

  • Proestro: marca o início do ciclo, durando 3 a 15 dias, média 9 dias. Fase onde começa a ocorrer a edemaciação (inchaço) da vulva e o corrimento sanguinolento, que pode ser facilmente visível ou, pelo contrário, passar despercebido. Internamente os ovários se estão preparando para a ovulação.
  • Estro: fase fértil da cadela, dura 2 a 12 dias, média 8 dias. Fase de aceitação do macho por parte da fêmea, é nesta fase que a cadela pode ficar prenha e ter filhotes. O corrimento vaginal fica mais escasso e adquire um aspecto translúcido.
  • Diestro: dura em média 2 meses até ao parto, se a cadela engravidar. Caso isso não aconteça se inicia após 2 meses da ovulação.
  • Anestro: fase mais longa do ciclo, a fase silenciosa, que dura 4 entre 4 meses e meio.

Primeiro cio da cadela

O primeiro cio surge, em média, entre os 6 meses e os 24 meses de idade, significando que a cadela atingiu a maturidade sexual e que está pronta para procriar. Dependendo da raça e das variações individuais de cada cadela, o primeiro cio pode variar. Geralmente, quanto maior o porte da fêmea, mais tarde surge o primeiro cio:

  • Porte pequeno: entre os 6 e 10 meses;
  • Porte médio: 7 e 14 meses;
  • Porte grande/gigante: 16 e 24 meses.

Quantos dias a cadela sangra no cio?

Agora que você já conhece as fases do cio da cadela, fica mais fácil entender a pergunta inicial: quantos dias a cadela sangra no cio?

O sangramento da cadela em cio pode durar entre 2 a 15 dias.

Outras perguntas frequentes de tutores de cadela no cio

  • Quanto tempo dura o cio de uma cadela? Em média, todo o ciclo tem a duração de 6 meses, apesar de você só conseguir percepcionar algumas semanas do mesmo.
  • De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio? Geralmente, a cadela entra no cio duas vezes por ano.
Quantos dias a cadela sangra no cio? - Quantos dias a cadela sangra no cio?

Como saber se cadela está no cio: sintomas

O primeiro passe é observar e conhecer o seu animal. Durante a fase do cio, ocorrem certas mudanças comportamentais e fisiológicas que podem ser observadas pelo tutor:

  • Edema da vulva (inchaço)
  • Agitação ou mesmo agressividade para com machos ou seres humanos
  • Carência e necessidade de atenção
  • Apatia
  • Sangramento vaginal
  • Aumento da ingestão de água e da produção de urina
  • Perda de apetite
  • Na época da ovulação, a cadela já aceita o macho e permite a cópula
  • Atração dos machos

Como saber se o cio da cadela acabou

Para poder identificar o fim do cio da cachorra, procure ver se os sintomas vão desaparecendo até que não se observe nenhum tipo de sintoma. Contudo, esteja também atento para algumas condições preocupantes e consulte aconselhamento veterinário caso se apresentem as seguintes situações::

O que fazer quando a cadela entra no cio

Se você quer cruzar a sua fêmea com um macho para terem filhotes, você deve estudar o comportamento da sua cadela e ter acompanhamento veterinário para responder a todas as suas dúvidas e o ajudar a ter sucesso nessa missão. Caso contrário, se não deseja fazer reprodução, você deve evitar o contato com machos para não haver possibilidade de uma gravidez indesejada.

Se você não pondera nunca que a sua cadela tenha filhotes, então é recomendada a castração da cadela, para evitar problemas maiores no futuro, como tumores de mama ou piometras (infeções uterinas com acumulação de pus no interior). A castração é desaconselhada durante este fase do ciclo, uma vez a cirurgia apresenta mais riscos.

Durante o sangramento, o tutor pode realizar a limpeza da região com lencinhos próprios ou lencinhos umedecidos em água morna para evitar a acumulação de detritos ou sangue seco.

Existem alternativas à castração?

Existem as pílulas anticoncepcionais como alternativa à castração, no entanto são extremamente prejudiciais para a cadela, fazendo aumentar a probabilidade de tumores de mama, piometra e outras alterações hormonais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos dias a cadela sangra no cio?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Bibliografia
  • Feldman, E.; Nelson, R.; Reusch, C.; Scott-Moncrieff, C. (2014) Canine and Feline Endocrinology - 4th Edition. Saunders ,18th December 2014, p668.
  • Root Kustritz, M.V. (2011) Clinical Canine and Feline Reproduction: Evidence-Based Answers. Wiley-Blackwell ed, 7th November 2011, p332. ISBN: 978-1-119-94949.

Vídeos relacionados com Quantos dias a cadela sangra no cio?

1 de 3
Vídeos relacionados com Quantos dias a cadela sangra no cio?

Escrever comentário sobre Quantos dias a cadela sangra no cio?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Quantos dias a cadela sangra no cio?
1 de 2
Quantos dias a cadela sangra no cio?

Voltar ao topo da página