menu
Partilhar

Quantos dias a cadela sangra no cio?

Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 15 abril 2020
Quantos dias a cadela sangra no cio?

Ver fichas de  Cachorros

Quando temos pela primeira vez uma cadela jovem ou adulta não castrada, temos de lidar com a fase do ciclo que suscita mais preocupação aos tutores: o cio. Essa fase, que ocorre duas vezes por ano, pode ser problemática, quer para a cadela, quer para o tutor.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explicar o que é o cio em cadela e esclarecer algumas questões pertinentes sobre o tema como quantos dias a cadela sangra no cio. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Dias férteis de uma cadela no cio

Ciclo éstrico da cadela

É muito comum se questionar quanto tempo dura o cio de uma cadela ou de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio. Antes de responder às suas perguntas, vamos falar um pouco sobre o cio da cadela e o que acontece durante esta fase do ciclo estral.

O cio, como é commumente conhecido, envolve duas das primeiras fases (proestro e estro) do ciclo éstrico/estral da fêmea, durando, em média, 21 dias. O cio é apenas a parte mais perceptível do ciclo estral.

O ciclo se divide em:

  • Proestro: marca o início do ciclo, durando 3 a 15 dias, média 9 dias. Fase onde começa a ocorrer a edemaciação (inchaço) da vulva e o corrimento sanguinolento, que pode ser facilmente visível ou, pelo contrário, passar despercebido. Internamente os ovários se estão preparando para a ovulação.
  • Estro: fase fértil da cadela, dura 2 a 12 dias, média 8 dias. Fase de aceitação do macho por parte da fêmea, é nesta fase que a cadela pode ficar prenha e ter filhotes. O corrimento vaginal fica mais escasso e adquire um aspecto translúcido.
  • Diestro: dura em média 2 meses até ao parto, se a cadela engravidar. Caso isso não aconteça se inicia após 2 meses da ovulação.
  • Anestro: fase mais longa do ciclo, a fase silenciosa, que dura 4 entre 4 meses e meio.

Primeiro cio da cadela

O primeiro cio surge, em média, entre os 6 meses e os 24 meses de idade, significando que a cadela atingiu a maturidade sexual e que está pronta para procriar. Dependendo da raça e das variações individuais de cada cadela, o primeiro cio pode variar. Geralmente, quanto maior o porte da fêmea, mais tarde surge o primeiro cio:

  • Porte pequeno: entre os 6 e 10 meses;
  • Porte médio: 7 e 14 meses;
  • Porte grande/gigante: 16 e 24 meses.

Quantos dias a cadela sangra no cio?

Agora que você já conhece as fases do cio da cadela, fica mais fácil entender a pergunta inicial: quantos dias a cadela sangra no cio?

O sangramento da cadela em cio pode durar entre 2 a 15 dias.

Outras perguntas frequentes de tutores de cadela no cio

  • Quanto tempo dura o cio de uma cadela? Em média, todo o ciclo tem a duração de 6 meses, apesar de você só conseguir percepcionar algumas semanas do mesmo.
  • De quanto em quanto tempo a cadela entra no cio? Geralmente, a cadela entra no cio duas vezes por ano.
Quantos dias a cadela sangra no cio? - Quantos dias a cadela sangra no cio?

Como saber se cadela está no cio: sintomas

O primeiro passe é observar e conhecer o seu animal. Durante a fase do cio, ocorrem certas mudanças comportamentais e fisiológicas que podem ser observadas pelo tutor:

  • Edema da vulva (inchaço)
  • Agitação ou mesmo agressividade para com machos ou seres humanos
  • Carência e necessidade de atenção
  • Apatia
  • Sangramento vaginal
  • Aumento da ingestão de água e da produção de urina
  • Perda de apetite
  • Na época da ovulação, a cadela já aceita o macho e permite a cópula
  • Atração dos machos

Como saber se o cio da cadela acabou

Para poder identificar o fim do cio da cachorra, procure ver se os sintomas vão desaparecendo até que não se observe nenhum tipo de sintoma. Contudo, esteja também atento para algumas condições preocupantes e consulte aconselhamento veterinário caso se apresentem as seguintes situações::

O que fazer quando a cadela entra no cio

Se você quer cruzar a sua fêmea com um macho para terem filhotes, você deve estudar o comportamento da sua cadela e ter acompanhamento veterinário para responder a todas as suas dúvidas e o ajudar a ter sucesso nessa missão. Caso contrário, se não deseja fazer reprodução, você deve evitar o contato com machos para não haver possibilidade de uma gravidez indesejada.

Se você não pondera nunca que a sua cadela tenha filhotes, então é recomendada a castração da cadela, para evitar problemas maiores no futuro, como tumores de mama ou piometras (infeções uterinas com acumulação de pus no interior). A castração é desaconselhada durante este fase do ciclo, uma vez a cirurgia apresenta mais riscos.

Durante o sangramento, o tutor pode realizar a limpeza da região com lencinhos próprios ou lencinhos umedecidos em água morna para evitar a acumulação de detritos ou sangue seco.

Existem alternativas à castração?

Existem as pílulas anticoncepcionais como alternativa à castração, no entanto são extremamente prejudiciais para a cadela, fazendo aumentar a probabilidade de tumores de mama, piometra e outras alterações hormonais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantos dias a cadela sangra no cio?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Bibliografia
  • Feldman, E.; Nelson, R.; Reusch, C.; Scott-Moncrieff, C. (2014) Canine and Feline Endocrinology - 4th Edition. Saunders ,18th December 2014, p668.
  • Root Kustritz, M.V. (2011) Clinical Canine and Feline Reproduction: Evidence-Based Answers. Wiley-Blackwell ed, 7th November 2011, p332. ISBN: 978-1-119-94949.

Vídeos relacionados com Quantos dias a cadela sangra no cio?

1 de 3
Vídeos relacionados com Quantos dias a cadela sangra no cio?

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Giovanna Souza
Minha cadela cruzou, ou seja, aceitou o macho, porém, acabou sangrando e sentindo dor após o ato, será que é algo muito sério?
A sua avaliação:
Kely vanessa eschemback maia
Ola então eu tenho uma York de 4 anos ela entrou no cio e uns cães grandões entraram no pátio e não sei se houve penetração ou não ela está sangrando bastante até o que devo fazer.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Kely. Tudo bem? Você pode levá-la a um veterinário o quanto antes? Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja melhoras!
A sua avaliação:
Vera Lúcia M.Lopes
Boa tarde,
Ki saite maravilhoso de vcs. super interessante com muitas matérias fantásticas de muito conhecimentos bem explicativo.
adorei, vcs. estão de parabéns, virei fã, e vou indicar pra muitas pessoas. abçs a todos.
Vera
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Vera Lúcia. Tudo bem? Nós é que agradecemos por acessar nossos conteúdos! Trabalhamos para oferecer artigos de qualidade sobre todos os tipos de animais para que todos possamos melhorar nossa relação com os bichos!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!

Quantos dias a cadela sangra no cio?
1 de 2
Quantos dias a cadela sangra no cio?

Voltar ao topo da página