Partilhar

Enriquecimento ambiental para cães - definições e ideias!

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 9 outubro 2018
Enriquecimento ambiental para cães - definições e ideias!

Ver fichas de  Cachorros

Provavelmente você já ouviu falar de enriquecimento ambiental para espécies de zoológico e talvez nunca tenha ouvido falar nesse termo para cachorros. Na verdade, o enriquecimento ambiental é algo que começou por ser estudado em espécies cativas em zoológicos mas ele pode e deve ser utilizado para todos os animais que vivam em cativeiro, inclusive cachorros.

Está tentando entender melhor o que é o enriquecimento ambiental para cães e precisa de ideias para o aplicar na vida quotidiana do seu cachorro? Chegou no artigo certo. No PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo o que você precisa saber sobre enriquecimento ambiental para cães.

Também lhe pode interessar: Peixes ideais para principiantes

Enriquecimento ambiental

Em primeiro lugar, vamos explicar o que é isso de "enriquecimento ambiental". Tal como o nome indica, é uma forma de enriquecer o ambiente que rodeia o animal. Ou seja, uma série de medidas que visam melhorar a qualidade de vida do animal em cativeiro e que o permitam expressar melhor os seus comportamentos naturais e que o estimulem psicologicamente.

Não são apenas os humanos que podem padecer de problemas psicológicos. Também outros animais, como os cachorros, podem sofrer. Alguns problemas como as estereotipias, a ansiedade por separação e o estresse, são mais comuns em cachorros do que você pode pensar. O enriquecimento ambiental para cães é a melhor arma para a prevenção deste tipo de problemas.

Para além de ser uma excelente maneira de prevenir problemas comportamentais, o enriquecimento ambiental para cães também pode ser um excelente tratamento de problemas desse foro.

Enriquecimento ambiental para cães - definições e ideias! - Enriquecimento ambiental

Tipo de enriquecimento ambiental para cachorros

Existem diferentes tipos de enriquecimento ambiental para cachorros. Podemos considerar que se divide em 5 tipos de enriquecimento ambiental:

  • Enriquecimento ambiental cognitivo
  • Enriquecimento ambiental social
  • Enriquecimento ambiental sensorial
  • Enriquecimento ambiental físico
  • Enriquecimento ambiental alimentar

O enriquecimento ambiental cognitivo consiste em promover estímulos, situações ou problemas que o cachorro precisa de resolver. Pode ser através de tarefas em que o cachorro recebe um petisco como prêmio.

O enriquecimento ambiental social consiste em aumentar a interação com outros cachorros ou mesmo com outras espécies, inclusive humanos. Os cachorros são animais muito sociais e precisam de conviver tanto com humanos como com amigos da mesma espécie deles.

O enriquecimento ambiental sensorial se trata de fornecer estímulos sensoriais, ou seja, cheiros diferentes, imagens, sons, em que o cachorro possa utilizar os seus 5 sentidos.

O enriquecimento ambiental alimentar utiliza a comida como enriquecimento. Ou seja, através da introdução de novos petiscos, alteração de horários de alimentação, forma como o cachorro é alimentado, etc.

O enriquecimento ambiental físico consiste em modificar, de forma permanente ou apenas temporária, o espaço onde o animal vive.

De seguida, vamos te dar várias ideias de diferentes tipos de enriquecimento ambiental que você pode por em prática com o seu cachorro!

Ideias de enriquecimento ambiental para cães

Jogos e brinquedos para cachorros

Existem diferentes brinquedos para cachorros disponíveis nas petshops, desde labirintos até brinquedos com mais tecnologia. Se você não pode gastar muito dinheiro, isso não é um problema já que pode fazer você mesmo algum brinquedo que estimule o seu cachorro, em que ele tenha de descobrir como obter um pouco de um petisco que ele goste, sendo um estímulo cognitivo e alimentar ao mesmo tempo.

O kong para cachorros é um excelente exemplo de um brinquedo de inteligência que você pode comprar em qualquer petshop. Dentro do brinquedo existe um espaço vazio, onde você pode colocar comida. O objectivo é que o cachorro brinque com o objecto e descubra como obter o alimento que está dentro dele. O kong permite entreter o seu cachorro, melhorar o enriquecimento ambiental e pode até auxiliar no tratamento da ansiedade por separação.

Existem outros tipos de brinquedos para cachorros que podem melhorar o enriquecimento ambiental sensorial, como o caso de brinquedos que emitem sons ou os brinquedos que têm gosto de alguma comida. Veja a nossa lista de brinquedos para cachorros hiperativos.

Adestre o seu cachorro

No próprio adestramento do cachorro você pode estimular as funções cognitivas dele através de novos comandos. Para além disso, o adestramento é uma excelente ferramenta de enriquecimento ambiental social, já que o cachorro para além de estar aprendendo (estímulo cognitivo) e se exercitando (estímulo físico) está interatuando com você (estímulo social).

Cachorros muito nervosos e/ou com problemas comportamentais relacionados com a ansiedade, beneficiam muito do adestramento. O adestramento permite que o cachorro aprenda a lidar com desafios, aprendem a como responder e reagir a determinadas situações, para além de que pode ser extremamente divertido, não só para ele, como para você. Aliás, o lindo de ter um cachorro na sua vida é os momentos que você compartilha com ele, não é?

Relembramos que você deve utilizar sempre técnicas de reforço positivo. Por isso, se você procura um adestrador profissional, questione-p sobre os métodos que ele utiliza e garanta que é um profissional competente e que utiliza métodos que visam sempre o bem-estar do cachorro. Caso o seu cachorro tenha problemas comportamentais, é muito importante que você consulte um etólogo, ou seja, um médico veterinário especialista em comportamento animal.

Espalhe comida pela casa

Esta é uma das maneiras mais fáceis de melhorar o enriquecimento ambiental do cachorro. Em vez de deixar o pote de ração dele cheio antes de sair de casa, esconda pedacinhos de ração pela casa. Este tipo de enriquecimento é especialmente benéfico para cachorros com muita ansiedade pela comida. Assim, em vez de comer tudo de uma vez em apenas 5 minutos, ele pode demorar uma hora ou mais a encontrar e comer todos os pedacinhos de ração.

Quando você fizer esta brincadeira pela primeira vez com o cachorro, coloque a ração em locais de fácil acesso. Com o passar do tempo, você pode ir aumentando o grau de dificuldade e escolhendo sítios mais difíceis para ele conseguir a ração. Por exemplo, coloque um pouco de ração debaixo do armário, para que o cachorro tenha de utilizar a pata para obter o alimento. Outra ideia é colocar debaixo de um tapete, para que ele tenha de o levantar de modo a obter o pedacinho de comida. Você deve relembrar que os cachorros também precisam de se manter motivados, novos desafios mantém o interesse!

Este tipo de enriquecimento ambiental estimula os sentidos do cachorros (enriquecimento ambiental sensorial), promove o exercício através da busca (enriquecimento ambiental físico) e ainda estimula a mente do cachorro com o desafio (enriquecimento ambiental cognitivo). Para além de tudo isso, evita os problemas consequentes ao facto do cachorro comer muito rápido, como por exemplo a torção gástrica e até mesmo se engasgar comendo.

Descubra as brincadeiras favoritas do cachorro

Algo muito importante que você deve ter em conta é que cada cachorro tem gostos diferentes. Você deve experimentar diferentes brincadeiras e formas de enriquecimento ambiental e assim descobrir quais são as mais estimulantes para ele.

Se o seu cachorro é de uma raça específica, pode até ser mais fácil descobrir o que o motiva naturalmente. Por exemplo, para um cachorro de caça farejador, brincadeiras que envolvam esconder comida ou outros objetos que ele goste, pode ser a brincadeira favorita dele.

Existem muitas brincadeiras, que podem não incluir aparentemente um estímulo cognitivo elevado mas que são um excelente enriquecimento ambiental físico e também social, porque o cachorro está brincando com você. Experimente algo tão simples como ensinar o cachorro a pegar a bolinha.

Passeios com o cachorro

Os passeios com o cachorro são muito mais do que apenas para eles fazerem as suas necessidades fora de casa. Você está promovendo um novo ambiente para o cachorro, com novos desafios (enriquecimento ambiental físico). No passeio eles podem ter enriquecimento ambiental social, convivendo com outros cachorros, humanos e até outras espécies. Permitem que o cachorro se exercite fisicamente, principalmente em casos de cachorros mais sedentários ou idosos, em que em casa é difícil motivá-los para brincadeiras. Para além disso, é uma maneira natural de promover o enriquecimento sensorial, já que existem diferentes cheiros e sons. Você pode até ir variando o tipo de solo, como passeios na terra e na praia, estimulando o tato do cachorro.

Se você não tem tempo para passear com o seu cachorro, considere a possibilidade de contratar um profissional. Existem pessoas que se dedicam a passear cachorros, os chamados dog walkers! Embora seja um custo extra todos os meses, é um investimento no bem-estar físico e psicológico do seu cachorro, o que acaba por prevenir muitos problemas consequentes à falta de exercício físico, como a obesidade e até problemas comportamentais. Um pequeno investimento agora pode evitar uma grande conta no veterinário no futuro. Acima de tudo, o importante é fazer o seu cachorro feliz!

Circuito de Agility

Para além dos passeios e das brincadeiras que você possa fazer em casa, uma boa forma de enriquecimento ambiental físico, é o circuito de Agility. O circuito de Agility é um esporte que você pode fazer com o seu cachorro, que consiste numa série de obstáculos que ele deve ultrapassar, como rampas, túneis, muros, passadeiras, etc. Este esporte é uma ótima maneira de você passar um tempo divertido com o seu cachorro! Leia o nosso artigo completo sobre o circuito de Agility e caso tenha interesse em iniciar este esporte com o seu cachorro, leia o nosso artigo sobre começar no Agility.

Enriquecimento ambiental para cães - definições e ideias! - Ideias de enriquecimento ambiental para cães

Se deseja ler mais artigos parecidos a Enriquecimento ambiental para cães - definições e ideias!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Mentzel. R. E. (2013) Fundamentos do comportamento canino e felino. Editora MedVet.
  • Miklósi, A. (2014) Dog behaviour, evolution and cognition. Oxford University Press.
  • Henzel, M. (2014) O enriquecimento ambiental no bem-estar de cães e gatos. Trabalho de conclusão de graduação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Veterinária.

Escrever comentário sobre Enriquecimento ambiental para cães - definições e ideias!

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Amanda Fernandes
Bom trabalho, belo texto!

Enriquecimento ambiental para cães - definições e ideias!
1 de 3
Enriquecimento ambiental para cães - definições e ideias!

Voltar ao topo da página