Geriatria

Fralda para cachorro - Guia completo!

Aline Kitamura Prata
Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. 9 janeiro 2018
Fralda para cachorro - Guia completo!
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Seu cachorro está chegando a uma idade avançada, começando a apresentar problemas urinários devido a idade, ou seu cão sofreu algum trauma e agora ele não possui mais controle voluntário para segurar a urina e as fezes.

Seu veterinário diz-lhe, então, que seu cachorro precisa de fraldas, porém você conhece muito pouco ou quase nada a respeito de fraldas para cachorro, ou ainda, seu cachorro já usa fraldas e você gostaria de mais dicas. Aqui no PeritoAnimal te apresentamos um guia completo sobre as Fraldas para cachorro, modo correto de usar, indicações e cuidados especiais que se deve ter com cães que precisam usar fraldas.

Também lhe pode interessar: Guia completo de cuidados para gatos idosos

Índice

  1. Fralda para cachorro filhote
  2. Fralda para cachorro Pinscher
  3. Fralda para cachorro idoso
  4. Fralda para cadelas no cio
  5. Fralda de chão ou fralda tapete para cachorro
  6. Posso usar fralda de bebê em cachorro?
  7. Como fazer fralda para cachorro filhote ou idoso

Fralda para cachorro filhote

Por mais que achemos prático o uso de fraldas para cachorro em filhotes, como por exemplo, em situações em que o cachorro ainda não aprendeu a fazer xixi no local correto e você quer evitar muita sujeira pela casa, em especial quando você leva seu filhote para passear em locais públicos como shoppings ou casas de parentes e amigos, o uso de fraldas para filhotes não é recomendado por especialistas em se tratando de um filhote perfeitamente saudável.

Apenas para evitar a sujeira não é a indicação real de uso das fraldas para cachorros, e isso pode até mesmo dificultar o aprendizado do fillhote para urinar no local correto. Além disso, pode privar o filhote de suas necessidades básicas, pois cachorros gostam de se lamberem para se limparem, eles podem se sentir incomodados e tirar a fralda, rasgando-a e engolir um pedaço acidentalmente.

O ideal para filhotes é sempre ter paciência para ensiná-lo corretamente onde fazer suas necessidades, tendo em mente que é um ensino diário e não algo que o filhote aprende da noite para o dia. Se tiver que levar seu filhote na casa de algum amigo, peça paciência aos seus amigos e parentes explicando que ele ainda é um filhote e que está aprendendo. Se quiser passear com seu filhote no shopping center, certifique-se de levá-lo apenas quando estiver com o protocolo vacinal completo, o que te dará tempo suficiente para ensiná-lo os locais em que ele não pode fazer xixi, incluindo locais públicos.

Até que o filhote aprenda, acidentes podem acontecer, então tenha sempre um kit de limpeza com você.

Fralda para cachorro - Guia completo! - Fralda para cachorro filhote

Fralda para cachorro Pinscher

Com a modalidade de cães de companhia como Pinscher, ShihTzu, Spitz e outros, muitos tutores de pets são bombardeados com propagandas de fraldas para cães ou calcinhas.

Porém, a recomendação de não usar fralda em um cachorro saudável é sempre a mesma. Além do mais, a recomendação para o uso de fraldas nos cães é a mesma que em seres humanos, então, assim que o cachorro sujá-la, ela deve ser imediatamente trocada.

Fralda para cachorro idoso

A recomendação para o uso de fraldas é quando temos um cachorro idoso com problemas de incontinência urinária ou fecal, ou em casos de pós-operatório, ou até mesmo em casos em que se tem um cão deficiente. A troca da fralda geralmente é feita cerca de 4 ou 5 vezes ao dia, pois deve-se manter sempre a higiene do cão, com uma fralda limpa, para evitar infecção por bactérias.

Veja outras recomendações e dica sobre Cuidados de um cachorro idoso - Guia completo de tudo o que deve saber!

Fralda para cadelas no cio

Em casos de cadelas no cio o uso das fraldas pode ser indicado uma vez que evitam que sujem a casa, a caminha, o sofá e os móveis com sangue, mas para isso, a cadela deve estar acostumada com o acessório e a fralda ou calcinha neste caso, não deve ser deixada direto, já que a cadela saberá que aquele acessório não é para ela fazer suas necessidades nele, pois ela entenderá que aquilo é uma roupa, podendo se sentir incomodada quando estiver muito apertada para urinar ou defecar.

Também é bom que o tutor saiba que a fralda não serve para impedir a cruza, então castre o seu cão ou mantenha o macho longe da fêmea até o término do cio.

Para saber mais sobre O cio nas cadelas - sintomas e duração, preparamos este outro artigo do PeritoAnimal para você.

Fralda de chão ou fralda tapete para cachorro

A fralda de chão, também conhecida como fralda tapete para cachorro, é na verdade um produto chamado de tapete higiênico, e como o nome diz, não é algo que você coloca no cachorro. O tapete higiênico ou a fralda de chão serve para você colocar no chão da casa ou do apartamento e é ali que você pode ensinar o seu cachorro a fazer suas necessidades.

Não prejudica os cães, pois eles são capazes de aprenderem que o local correto de fazerem xixi e cocô é na fralda tapete. E, as vantagens para os tutores são inúmeras, pois algumas marcas de tapete higiênico possuem manta de celulose ou gel absortivo, que é a mesma tecnologia de uma fralda normal, que não deixa o xixi vazar. Dessa forma, o xixi feito no tapete também não transpassa para o chão e ainda diminui odores. Além disso, é prática para limpar, pois ao ver que está suja você apenas recolhe, joga fora e coloca outra limpa no lugar.

Muitas vezes, alguns filhotes podem achar que é um brinquedo destruindo e rasgando todo o tapete, então é necessário treinamento até que ele aprenda que o lugar correto de ele urinar e defecar é na fralda de chão. O que pode auxiliar no treinamento, para que ele não engula substâncias do tapete que possam lhe fazer mal, é primeiro utilizar um jornal no local em que você quer ele aprenda e apenas então, quando ele estiver fazendo as necessidades apenas no jornal, é que você substitui o jornal pelo tapete higiênico.

Porém, nem tudo são vantagens na utilização destes tapetes higiênicos descartáveis. Uma vez que eles possuem plástico e geram uma quantidade exagerada de lixo, já que os cachorros fazem as necessidades deles várias vezes ao dia. Por esse motivo, foram criadas alternativas muito interessantes e mais amigas do ambiente que você deve considerar. Estamos falando de tapetes higiênicos reutilizáveis que você pode lavar mais de 300 vezes. Eles têm um alto poder de absorção (até 10 vezes mais do que os tapetes higiênicos descartáveis) fazendo deles uma opção mais econômica a longo prazo. A sua carteira agradece e o ambiente ainda mais!

Fralda para cachorro - Guia completo! - Fralda de chão ou fralda tapete para cachorro
Imagem: drfostersmith.com

Posso usar fralda de bebê em cachorro?

Usar fralda de bebê em cachorro não é muito recomendado, pois a anatomia do cachorro é diferente da de um bebê, além do mais cães possuem rabo, e a fralda precisa ter um buraco para o rabo.

Além disso as fraldas para cães são mais resistentes do que as de bebês, visto que cães deficientes e que necessitam do uso de fraldas se arrastam no chão, fazendo com que a fralda se rasgue mais facilmente. Igualmente, pode-se tornar um pouco mais difícil de adequar o tamanho das fraldas existentes para bebês nos mais diversos tamanhos de cachorros.

Como fazer fralda para cachorro filhote ou idoso

Apesar de não ser o mais indicado, é possível improvisar e fazer uma fralda para o seu cachorro filhote ou idoso, que sofra com incontinência urinária, ou esteja em processo de pós-operatório, a partir de uma fralda que se usa para bebês.

A mais prática é aquela estilo shorts, que já vem com o elástico, é necessário algumas adaptações até que você possa ter certeza de qual o melhor tamanho de fralda, e que melhor se adequará ao tamanho do seu cão. Para fazer uma fralda de cachorro faça o seguinte:

  1. Escolha o melhor tamanho e dobre a fralda ao meio a partir das costas, algumas fraldas indicam qual é a base das costas.
  2. Recorte um buraquinho na base das costas. Este buraquinho será por onde você passará o rabo do seu cachorro.
  3. Vista a fralda em seu cachorro, verifique se o elástico nas pernas não está muito apertado e passe uma fita crepe em torno da cintura para segurar a fralda no lugar.

Troque, pelo menos, 4 ou 5 vezes ao dia, sempre que estiver suja para evitar problemas com infecções bacterianas e mau cheiro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Fralda para cachorro - Guia completo!, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Geriatria.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Edivaldo Martins
Minha cadela esta com 55 dias de gestação. Mas no seu 52 dias ela abortou dois cachorrinhos. Mas ela continua a gestação normal, ela está bem e parece que não aconteceu nada. Toco na barriga sinto os cachorrinhos mexerem. Eles vão nascer vivos? É para o dia 15 agora que ela faz 60 dias.
Aline Kitamura Prata
Olá, Edivaldo. O ideal seria investigar melhor a causa desse aborto junto a um médico veterinário, e então, por meio de um ultrassom averiguar se os outros filhotes estão realmente bem. Se o parto é para agora dia 15 te aconselho a deixar um médico veterinário de sobreaviso para o caso de alguma emergência.
Imagem: drfostersmith.com
1 de 3
Fralda para cachorro - Guia completo!