Partilhar
Partilhar em:

Melhorar o hálito do cachorro - dicas caseiras

Melhorar o hálito do cachorro - dicas caseiras

Ver fichas de  Cachorros

Um cão que recebe amor é, portanto um cachorro amoroso que manifesta o seu carinho de várias formas, como por exemplo saltando, ficando contente quando você chega a casa, lambendo-o ou confiando em você de uma forma agradável.

Mas nestes momentos pode ser que algo se intrometa entre o afeto do seu cachorro e você, um cheiro bucal forte e bastante desagradável. Se este é o seu caso, é importante fazer alguma coisa o quanto antes, pois além de ser algo que o pode incomodar, trata-se de um sinal que indica que a saúde buco-dental do seu cachorro não é a adequada, o que é grave uma vez que uma cavidade bucal descuidada pode repercutir negativamente sobre a saúde de todo o organismo.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe ajudar a resolver este inconveniente, mostrando-lhe dicas caseiras para melhorar o hálito do cachorro.

Também lhe pode interessar: Como melhorar o hálito do meu gato

O que deve saber sobre o hálito do seu cachorro

A cavidade bucal do cachorro pode agir como uma via de entrada para agentes patógenos se não receber os cuidados adequados. Sabia que é muito importante limpar os dentes do cachorro?

Uma falta de higiene buco-dental pode acabar causando um excesso de placa bacteriana e esta será a principal causadora do mau hálito, sendo os cães mais pequenos os mais propensos a acumular tártaro nas suas peças dentais.

É importante tratar e prevenir o tártaro nos cachorros, pois caso contrário pode ocorrer uma infecção bacteriana, fúngica ou viral na cavidade bucal. As causas do mau hálito vão mais além da acumulação de placa bacteriana e podem precisar de um tratamento veterinário urgente.

A coprofagia (ingestão das fezes), a inflamação das vias nasais ou a diabetes mellitus também podem causar mau hálito ou halitose no cachorro.

O que fazer se o meu cachorro tem mau hálito?

Se detetar que a boca do seu cachorro cheira mal é imprescindível avaliar o estado da mesma, para descartar assim qualquer tipo de infecção que precise de tratamento antibiótico, por isso é preciso consultar o veterinário.

Seria muito perigoso tratar o mau hálito como uma simples acumulação de placa bacteriana se na realidade existisse algum tipo de infecção, apesar de o dono poder examinar visualmente a boca do animal em busca de lesões ou secreções, a avaliação deve ser feita por um profissional veterinário.

Uma vez descartada a presença de uma infecção ou outra condição, pode utilizar vários truques caseiros que permitem melhorar de forma natural o hálito do nosso cachorro, de seguida vamos lhe mostrar quais são eles.

Remédios caseiros para o mau hálito do cachorro

1. Salsa

Não pode oferecer salsa ao seu cachorro de forma contínua nem em doses elevadas, pois pode ser tóxico para ele, no entanto dar-lhe esporadicamente e em quantidades moderadas constitui um remédio excelente para o mau hálito.

Pode utilizá-la de duas formas:

  • Corte um pequeno talo de salsa em pedaços pequenos e adicione-o uma vez por dia na alimentação do cachorro.
  • Ferva vários talos de salsa em água ate criar uma infusão, deixe esfriar e coloque-a em um frasco com spray para pulverizar a infusão diretamente na boca do animal.

2. Cenoura

Se conseguir que o seu cachorro se entretenha roendo uma cenoura, poderá ver como o mau hálito desaparece progressivamente, além disso este alimento proporciona nutrientes muito importantes, como os carotenos, fortes antioxidantes que protegem o seu organismo contra o dano dos radicais livres.

O simples fato de roer uma cenoura estimula a liberação de saliva e permite eliminar da cavidade bucal os restos dos alimentos.

3. Guloseimas caseiras de hortelã

De certeza que o seu cachorro fica entusiasmado com as guloseimas, além disso elas são muito positivas como recompensa e reforçam o bom comportamento, sendo uma ferramenta muito útil para a aprendizagem.

Pode fazer guloseimas caseiras para melhorar o hálito do seu cachorro e, para isso vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Água
  • Flocos de aveia
  • Folhas de hortelã

A preparação é muito simples, deve misturar em um recipiente os flocos de aveia e a água até ter uma massa de boa consistência, depois deve lavar e cortar em pedaços as folhas de hortelã para adicionar à mistura.

Por último, forme pequenas bolas, conserve na geladeira e dê ao seu cachorro várias vezes ao dia para combater de forma eficaz e simples o mau hálito.

A alimentação e a hidratação são fundamentais

Se o seu cachorro sofre normalmente de mau hálito e se nenhuma condição que o passa estar causando foi detetada, é importante fazer tudo quanto possível para reduzir a acumulação de placa bacteriana.

Para isso, é melhor a ração seca que a comida úmida, uma vez que o alimento seco possui um efeito mais abrasivo.

Também é fundamental mudar com frequência a água do bebedouro e garantir que o seu cachorro tenham sempre água fresca e potável disponível, uma vez que através da boca se limpam e se retiram os restos dos alimentos.

Lave com frequência o bebedouro e comedouro do seu cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Melhorar o hálito do cachorro - dicas caseiras, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Higiene dental.

Comentários (1)

Escrever comentário sobre Melhorar o hálito do cachorro - dicas caseiras

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ALMIR LOPES
ESCOVO OS DENTES DE MINHA CADELINHA UMA VEZ AO DIA Á NOITE ANTES DE DORMIR , MAS, USO SEMPRE CREME DENTAL COMUM SERÁ QUE FAZ ALGUM MAU?
Mariana Castanheira (Editor de PeritoAnimal)
Oi Almir! Usar creme dental para humanos é perigoso devido ao alto teor em flúor que pode ser tóxico para cachorros. O ideal é comprar pasta própria na petshop. Leia este nosso artigo com dicas para cuidar dos dentes do cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-cuidar-dos-dentes-do-seu-cachorro-21565.html. Se preferir pode fazer uma pasta de dentes caseira: https://www.peritoanimal.com.br/pasta-de-dente-para-cachorro-4-receitas-faceis-22157.html

Melhorar o hálito do cachorro - dicas caseiras
1 de 7
Melhorar o hálito do cachorro - dicas caseiras