Partilhar
Partilhar em:

Dias férteis de uma cadela no cio

Dias férteis de uma cadela no cio

Ver fichas de  Cachorros

O período do cio nas cadelas indica-nos quando se encontram receptivas sexualmente, ou seja, quando são férteis. Se quiser prevenir uma gravidez ou se está pensando em fazer procriar a sua cadela, deve saber como funciona o seu ciclo sexual.

No entanto, lembre-se que deve ser um dono responsável e pensar bem na situação, se deseja a chegada de filhotes na sua casa. Pensar na sua situação pessoal assim como o bem-estar da sua cadela deve ser a sua prioridade.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos ajudá-lo para conhecer os dias férteis de uma cadela no cio.

Também lhe pode interessar: Como afastar um cachorro de uma cadela no cio

O cio, indicador de fertilidade

O cio na cadela manifesta-se normalmente duas vezes por ano. Podemos percebê-lo principalmente devido ao sangramento e, é aí que a cadela está receptiva sexualmente e pronta para gerar descendência. Para conhecer os dias férteis de uma cadela no cio, devemos prestar atenção às duas fases do ciclo estral:

  • Proestro: pode durar entre 3 e 17 dias e neste período a cadela não é fértil. Expulsará uma substância sanguinolenta, embora por vezes possa passar despercebida. Os sinais mais evidentes são as lambidas excessivas e a inflamação da vulva.
  • Estro: tal como o proestro, o estro pode durar entre 3 e 17 dias e podemos percebê-lo quando o sangramento adquire um tom mais escuro e é mais abundante. Nesta etapa a cadela é fértil.

O cio da cadela pode variar bastante dependendo do seu tamanho, idade ou estado de saúde. Enquanto algumas cadelas sangram apenas 6 dias, outras podem sangrar mais de 20, depende de cada caso.

Conhecer a sua cadela é fundamental, só assim conseguirá ser capaz de identificar a duração do cio para poder calcular a fase concreta do ciclo estral na qual se encontra. De forma geral, os dias mais férteis do ciclo sexual são entre o 8º e o 16º, no entanto pode variar consoante cada cadela.

Uma cadela pode ser estéril?

Tal como o ser humano, a cadela também pode ser estéril ou sofrer de infertilidade por alguma causa. Geralmente ocorre em fêmeas de idade avançada, em cadelas que sofrem de alguma infecção no seu sistema reprodutor ou quando sofrem de alguma doença.

Em alguns casos pode acontecer que, depois de uma monta, a cadela não fique grávida. Isto pode ser porque ocorreu em uma época não fértil, apesar dela ter aceite o macho. Se suspeita que a sua cadela pode ser estéril, consulte o veterinário para se certificar do seu bom estado de saúde.

Deve-se cruzar uma cadela no cio?

Muitas pessoas ainda acreditam no falso mito de que se deve cruzar uma cadela, pelo menos uma vez na sua vida. É muito importante perceber que isto não é verdade. Os cachorros não precisam de ter descendência para terem uma vida plena e feliz, apenas precisam de uma casa que lhes ofereça afeto e bons cuidados.

Como no PeritoAnimal somos a favor da adoção de cachorros, não podemos recomendar esta prática. Além disso, gostaríamos de referir alguns casos em concreto nos quais não é aconselhável levá-lo a cabo, principalmente pelo risco de problemas no parto da cadela:

  • Cadelas com menos de um ano
  • Cadelas com mais de sete anos
  • Cadelas doentes

Se ainda assim, desejar que a sua cadela passe por uma gravidez, deve refletir muito bem para saber se conta com os requisitos mínimos de espaço, dinheiro e tempo. Além disso, certifique-se que o futuro dos filhotes passa por alguma casa e não pelo abandono. Deve ser um dono responsável e consciente, acima de tudo.

É importante castrar ou esterilizar uma cadela?

Muitas pessoas pensam em esterilizar ou castrar a sua cadela, principalmente para evitar uma gravidez não desejada. No entanto, existem outras vantagens de esterilizar uma cadela, como pode ser a prevenção do câncer do útero e de diferentes doenças sexualmente transmissíveis, a melhoria da personalidade e aumentar a esperança de vida. Além disso, eliminamos o risco da cadela sofrer de uma gravidez psicológica.

Esterilizar ou castrar uma cadela é uma decisão importante que deve ser pensada corretamente. É ideal levá-la a cabo nos primeiros anos e desaconselhável quando se encontram na etapa final da sua vida.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dias férteis de uma cadela no cio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Conselhos
  • Consulte o seu veterinário sempre que tiver dúvidas ou observar qualquer anomalia.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Dias férteis de uma cadela no cio

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Dias férteis de uma cadela no cio
1 de 5
Dias férteis de uma cadela no cio