Cio

Dias férteis de uma cadela no cio

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 12 dezembro 2016
Dias férteis de uma cadela no cio
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O período do cio nas cadelas indica-nos quando se encontram receptivas sexualmente, ou seja, quando são férteis. Se quiser prevenir uma gravidez ou se está pensando em fazer procriar a sua cadela, deve saber como funciona o seu ciclo sexual.

No entanto, lembre-se que deve ser um dono responsável e pensar bem na situação, se deseja a chegada de filhotes na sua casa. Pensar na sua situação pessoal assim como o bem-estar da sua cadela deve ser a sua prioridade.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos ajudá-lo para conhecer os dias férteis de uma cadela no cio.

Também lhe pode interessar: Quantos dias a cadela sangra no cio?

Índice

  1. O cio, indicador de fertilidade
  2. Uma cadela pode ser estéril?
  3. Deve-se cruzar uma cadela no cio?
  4. É importante castrar ou esterilizar uma cadela?

O cio, indicador de fertilidade

O cio na cadela manifesta-se normalmente duas vezes por ano. Podemos percebê-lo principalmente devido ao sangramento e, é aí que a cadela está receptiva sexualmente e pronta para gerar descendência. Para conhecer os dias férteis de uma cadela no cio, devemos prestar atenção às duas fases do ciclo estral:

  • Proestro: pode durar entre 3 e 17 dias e neste período a cadela não é fértil. Expulsará uma substância sanguinolenta, embora por vezes possa passar despercebida. Os sinais mais evidentes são as lambidas excessivas e a inflamação da vulva.
  • Estro: tal como o proestro, o estro pode durar entre 3 e 17 dias e podemos percebê-lo quando o sangramento adquire um tom mais escuro e é mais abundante. Nesta etapa a cadela é fértil.

O cio da cadela pode variar bastante dependendo do seu tamanho, idade ou estado de saúde. Enquanto algumas cadelas sangram apenas 6 dias, outras podem sangrar mais de 20, depende de cada caso.

Conhecer a sua cadela é fundamental, só assim conseguirá ser capaz de identificar a duração do cio para poder calcular a fase concreta do ciclo estral na qual se encontra. De forma geral, os dias mais férteis do ciclo sexual são entre o 8º e o 16º, no entanto pode variar consoante cada cadela.

Dias férteis de uma cadela no cio - O cio, indicador de fertilidade

Uma cadela pode ser estéril?

Tal como o ser humano, a cadela também pode ser estéril ou sofrer de infertilidade por alguma causa. Geralmente ocorre em fêmeas de idade avançada, em cadelas que sofrem de alguma infecção no seu sistema reprodutor ou quando sofrem de alguma doença.

Em alguns casos pode acontecer que, depois de uma monta, a cadela não fique grávida. Isto pode ser porque ocorreu em uma época não fértil, apesar dela ter aceite o macho. Se suspeita que a sua cadela pode ser estéril, consulte o veterinário para se certificar do seu bom estado de saúde.

Dias férteis de uma cadela no cio - Uma cadela pode ser estéril?

Deve-se cruzar uma cadela no cio?

Muitas pessoas ainda acreditam no falso mito de que se deve cruzar uma cadela, pelo menos uma vez na sua vida. É muito importante perceber que isto não é verdade. Os cachorros não precisam de ter descendência para terem uma vida plena e feliz, apenas precisam de uma casa que lhes ofereça afeto e bons cuidados.

Como no PeritoAnimal somos a favor da adoção de cachorros, não podemos recomendar esta prática. Além disso, gostaríamos de referir alguns casos em concreto nos quais não é aconselhável levá-lo a cabo, principalmente pelo risco de problemas no parto da cadela:

  • Cadelas com menos de um ano
  • Cadelas com mais de sete anos
  • Cadelas doentes

Se ainda assim, desejar que a sua cadela passe por uma gravidez, deve refletir muito bem para saber se conta com os requisitos mínimos de espaço, dinheiro e tempo. Além disso, certifique-se que o futuro dos filhotes passa por alguma casa e não pelo abandono. Deve ser um dono responsável e consciente, acima de tudo.

Dias férteis de uma cadela no cio - Deve-se cruzar uma cadela no cio?

É importante castrar ou esterilizar uma cadela?

Muitas pessoas pensam em esterilizar ou castrar a sua cadela, principalmente para evitar uma gravidez não desejada. No entanto, existem outras vantagens de esterilizar uma cadela, como pode ser a prevenção do câncer do útero e de diferentes doenças sexualmente transmissíveis, a melhoria da personalidade e aumentar a esperança de vida. Além disso, eliminamos o risco da cadela sofrer de uma gravidez psicológica.

Esterilizar ou castrar uma cadela é uma decisão importante que deve ser pensada corretamente. É ideal levá-la a cabo nos primeiros anos e desaconselhável quando se encontram na etapa final da sua vida.

Dias férteis de uma cadela no cio - É importante castrar ou esterilizar uma cadela?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dias férteis de uma cadela no cio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Conselhos

  • Consulte o seu veterinário sempre que tiver dúvidas ou observar qualquer anomalia.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Boa tarde, minha cadela tem 13 anos no 10' dia do cio fugiu me e terá cruzado com um cão, mas ele está com cancro mamário será que conseguiu engravidar? Porque mesmo depois de supostamente ter cruzado com o cão ainda deitou sangue?!
Boa Tarde, minha cadela tem 13 anos e no 10 'dia do cio fugiu com um cão será que conseguiu engravidar porque também está com cancro mamário e mesmo depois de ter supostamente cruzado com um cão ainda deitou sangue? Obrigada
A sua avaliação:
Tarcisio
Boa Tarde, levei meu cachorro na casa da femeá para cruzar, porém a mesma não esta aceitando ele, reparamos hoje que ela ainda esta sangrando um pouquinho, ela já esta no 11º dia, é normal essa reação dela? eles estão juntos uns 2 dias já, seria mais viável levar a fêmea pra casa do macho? ou podemos deixar do jeito que esta...não temos experiência, essa foi a primeira vez. Agradeço.
A sua avaliação:
Célio Garcia
Bom dia
Minha cachorra tem aproximadamente uns 10 anos ela cruzou ao segundo dia do cio
Pergunta: será que ela pegou cria?
E ainda está usada devo castra-la?
Obrigado e um bom dia
A sua avaliação:
Evandisson
Queria saber se uma cadela que sofre com gravidez pcicologica pode gera filhotes tendo cruzado com um cão
Adriana
Gostaria de saber se a cadela pega cria ela continua no cio? Obrigada.
Luísa Savala
Oi Adriana! Temos um artigo sobre cadela no cio que pode te ajudar com algumas informações, confira: https://www.peritoanimal.com.br/cadela-no-cio-sintomas-e-duracao-7537.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
tania margarete alves ferreira
tentei preencher a tabela de gravidez canina mas não sei se preenchi corretamente então se puder fazer pra mim e mandar lhe agradeço;bom ela entrou no cio dia 01/07/2019 e ela cruzou apenas 1 vez que foi dia 15/07/2019 a raça dela é poodle.sera que ela pode estar gravida se estiver com quantos tempo ela esta
alberico
olá. Botei minha cadela pra cruzar no 2° cio. após 15 dias que parou o sangramento ela cruzou e não engravidou, mais o peito dela inchou, isso é normal?
Luísa Savala
Oi Alberico! Sem ver a sua cadela não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Pedro
Olá. Tenho um macho bull terrier e este acabou cruzando com minha vira-lata idosa. Ia castrar, mas acabei enrolando e aconteceu a gestação. A questão é que agora ele não tem interesse em cruzar. Um amigo trouxe uma fêmea bull, ela está aqui em casa tem uns 5 dias, mas ele nem sequer monta nela com interesse de cruzar. Sabe me dizer o que pode ter acontecido?
Luísa Savala
Oi Pedro! Temos uma artigo sobre cachorro não consegue cruzar que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/meu-cachorro-nao-consegue-cruzar-principais-causas-e-solucao-22938.html
De qualquer forma, é importante levá-lo em um médico veterinário de confiança para eliminar qualquer possibilidade de doença.
Alex
Depois de 6 dias que a cadela parou de sangrar ela ainda pode cruzar?
Luísa Savala
Oi Alex! Como referido no artigo: tal como o proestro, o estro pode durar entre 3 e 17 dias e é possível percebê-lo quando o sangramento adquire um tom mais escuro e é mais abundante. Nesta etapa a cadela é fértil.
Aline
Tenho uma shistz faz três dias q ela começou a sangra qual dia certo pra cruzar ? Já li a matéria a cima mas não entendi muito bem
Luísa Savala
Oi Aline! A fase em que as cadelas estão férteis chama-se estro e pode durar entre 3 e 17 dias, você consegue perceber quando o sangramento adquire um tom mais escuro e é mais abundante.
Izabela
Olá , tenho uma Shitzu que está no seu 3 cio , guardei ela até agora pra cruzar , ela iniciou o cio dia 30 de abril agora ela já tá no seu 12 ° no cio , o cachorro já monta mais não cruzaram a grudar !! Será que deixou ela com macho até o seu 16° cio pra ver se ocorre o cruzamento? Porque permitir ela perto do macho apartir do seu 10° cio e no início ela não aceitava a monta , agora no 12° já deixa!!! Me ajude a tira essa duvida. Obrigada.
Luísa Savala
Oi Izabela ! Como referimos no artigo: para conhecer os dias férteis de uma cadela no cio, devemos prestar atenção às duas fases do ciclo estral:
Proestro: pode durar entre 3 e 17 dias e neste período a cadela não é fértil. Expulsará uma substância sanguinolenta, embora por vezes possa passar despercebida. Os sinais mais evidentes são as lambidas excessivas e a inflamação da vulva.
Estro: tal como o proestro, o estro pode durar entre 3 e 17 dias e podemos percebê-lo quando o sangramento adquire um tom mais escuro e é mais abundante. Nesta etapa a cadela é fértil.
O cio da cadela pode variar bastante dependendo do seu tamanho, idade ou estado de saúde. Enquanto algumas cadelas sangram apenas 6 dias, outras podem sangrar mais de 20, depende de cada caso.
A sua avaliação:
Carla
Minha cachorra está no vigésimo segundo dia do cio e cruzou a chances dela engravidar ?
Luísa Savala
Oi Carla! Como mencionado no artigo: para conhecer os dias férteis de uma cadela no cio, devemos prestar atenção às duas fases do ciclo estral, proestro: pode durar entre 3 e 17 dias e neste período a cadela não é fértil. Expulsará uma substância sanguinolenta, embora por vezes possa passar despercebida. Os sinais mais evidentes são as lambidas excessivas e a inflamação da vulva.
Estro: tal como o proestro, o estro pode durar entre 3 e 17 dias e podemos percebê-lo quando o sangramento adquire um tom mais escuro e é mais abundante. Nesta etapa a cadela é fértil.
O cio da cadela pode variar bastante dependendo do seu tamanho, idade ou estado de saúde. Enquanto algumas cadelas sangram apenas 6 dias, outras podem sangrar mais de 20, depende de cada caso. Conhecer a sua cadela é fundamental, só assim conseguirá ser capaz de identificar a duração do cio para poder calcular a fase concreta do ciclo estral na qual se encontra. De forma geral, os dias mais férteis do ciclo sexual são entre o 8º e o 16º, no entanto pode variar consoante cada cadela.
Carolina
Olá
Minha cadela começou a ficar com a parte inchada agora só que antes ela já tinha cruzado será que ela pode estar prenha???
Luísa Savala
Oi Carolina! Sem examinar sua cadela não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, indicamos que você ajuda de um médico veterinário o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Gerlandio
Minha cadela pastor alemão está sangrando a nove dias no nono dia foi só um pouquinho, mas não atraiu nenhum macho. A vulva inchou todos os sintomas indicam cio. Mas não chegou macho na minha casa porque isso aconteceu?
Luísa Savala
Oi Gerlandio! Tal como referido no artigo: Para conhecer os dias férteis de uma cadela no cio, devemos prestar atenção às duas fases do ciclo estral,
o proestro pode durar entre 3 e 17 dias e neste período a cadela não é fértil. Expulsará uma substância sanguinolenta, embora por vezes possa passar despercebida. Os sinais mais evidentes são as lambidas excessivas e a inflamação da vulva. Já no estro pode durar entre 3 e 17 dias e você pode percebê-lo quando o sangramento adquire um tom mais escuro e é mais abundante. Nesta etapa a cadela é fértil.
ariana
minha cachorra cruzou no decimo setimo dia de cio , qual a chance dela ter pego cria?
Carla
Oii , ela engravidou?
A sua avaliação:
Claudette
Tenho uma cachorra da raça pastor alemão ela esta com 12 anos e nunca cruzou nao queríamos filhotes sera que ela pode ter problemas no futuro nos últimos meses ela tá tendo dor de ouvido estamos cuidando e ásperas estao fracas não consegue subir no sofá e na cama ela nao deixa cortar as unhas começa a gritar e acabamos ficando com dó mas as unhas tão enormes sera que pecamos por mimar demais? Quanto tempo de vida ela tem?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Claudette! Se ela tiver os cuidados veterinários em dia e uma correta alimentação, pode viver ainda alguns anos. Veja este artigo: https://www.peritoanimal.com.br/quanto-anos-vive-um-cachorro-7790.html
1 de 5
Dias férteis de uma cadela no cio