PARTILHAR

Benefícios da castração canina

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 fevereiro 2019
Benefícios da castração canina
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Muitas pessoas não sabem quais os benefícios e vantagens que uma castração pode ter nos pets.

Se pensar nas cadelas e nos abrigos de animais, eles entregam sempre os animais para adoção já esterilizados ou castrados, uma vez que isto evita doenças graves e transmissões das mesmas, além de melhorar o comportamento do animal e evitar assim que mais animais acabem abandonados.

Se ainda tem dúvidas sobre se castrar ou não, confira o seguinte artigo do PeritoAnimal em que lhe mostramos os benefícios da castração canina, verá que realmente é o que deve fazer como responsável da saúde do seu animal.

Castrar ou esterilizar?

De seguida, vamos lhe explicar as caraterísticas de cada processo para avaliar qual é mais favorável para o seu pet, tanto pelo sua saúde como pelos problemas que pode desenvolver:

  • A castração é a remoção cirúrgica dos órgãos sexuais, o que faz com que os processos hormonais desapareçam e que o caráter do indivíduo castrado não sofra alterações, à exceção no caso de ser um cachorro muito territorial chegando a ser agressivo por dominância sexual, neste caso a castração vai fazer este comportamento diminuir muito ou inclusive desaparecer. As fêmeas já não vão ter o cio. Nos machos esta operação denomina-se de castração (remoção dos testículos), mas no caso das fêmeas existem duas formas de a levar a cabo, se se removerem apenas os ovários estamos perante uma ooforectomia, e se se removerem os ovários e o útero a operação é chamada de ovariohisterectomia.
  • Por outro lado, temos a esterilização, esta operação é diferente da castração uma vez que neste caso os órgãos sexuais não são removidos, embora se impeça a reprodução do animal. No caso dos machos trata-se de uma vasectomia e no caso das fêmeas de uma laqueadura das trompas. Realizando esta operação o indivíduo continuará com o seu comportamento sexual, no caso de machos muito dominantes sexualmente esta dominância não irá desaparecer e as fêmeas continuarão a ter o cio, isto porque não se modificam os processos hormonais.

Tanto uma operação como a outra são cirurgias leves que favorecem a saúde do nosso pet, o seu comportamento e evitam a reprodução e por isso tanto ajudam a diminuir o número de animais abandonados e sem casa.

No entanto, deve ter em conta que se trata de uma operação com anestesia geral, pelo que é importante que se realize sob o controle e responsabilidade de um veterinário especialista, em uma sala de operação e com os materiais adequados.

Além de se realizar em clínicas e hospitais veterinários, existem entidades protetores que contam com infraestruturas e pessoa realmente necessários para isso oferecendo preços mais acessíveis e inclusive em campanhas pode ser grátis.

Benefícios da castração canina - Castrar ou esterilizar?

Vantagens e benefícios de castrar seu cachorro

Já mencionamos algumas vantagens, mas de seguida vamos lhe explicar muitas mais, tanto para o seu pet, como para si e para o resto do planeta:

Benefícios de castrar para o seu cachorro ou cadela:

  • Está comprovado que os animais esterilizados ou castrados têm uma expectativa de vida maior.
  • Irá diminuir e inclusive eliminar comportamentos agressivos que podem causar-lhes problemas por brigas com outros machos ou fêmeas.
  • Evitam-se muitas doenças, pois também está comprovado que os cachorros não castrados correm um alto risco de contrair doenças muito graves que podem acabar na sua morte.
  • Algumas das doenças que conseguimos evitar com este procedimento são as que podem derivar do processo de gravidez, do parto e da lactância, que podem deixar sequelas e chegar inclusive a causar a morte da nossa cadela e/ou dos seus filhotes.
  • Para as fêmeas existe um grande benefício ao serem esterilizadas desde cedo, pois assim reduz-se bastante a probabilidade de câncer mamário, do colo do útero e de ovários, inclusive de contrair infecções de útero. Se este procedimento não for feito em uma idade jovem, estes riscos também ficam reduzidos, mas quanto mais jovem for a cadela mais percentagem conseguimos reduzir estes riscos.
  • Nos machos a castração diminui o câncer de testículos e de próstata. Acontece o mesmo que referimos com as fêmeas, quanto mais jovens mais se diminui o risco.
  • Nas fêmeas evita-se a gravidez psicológica, pois quando sofrem dela passam mal tanto fisicamente como psicologicamente e é um processo longo de resolver.
  • Evita-se o comportamento que ocorre quando as fêmeas estão no cio e têm um forte instinto por se reproduzir, algo que as leva a fugir de casa para encontrar um macho e infelizmente leva-as a perderem-se ou a sofrerem acidentes.
  • Da mesma forma, evitamos este comportamento sexual nos machos, pois quando detetam uma fêmea no cio o instinto deles é fugir de casa para a procurar, com a possibilidade de se perderem e terem acidentes. Além disso, um só macho pode engravidar várias fêmeas num só dia.

Benefícios de castrar o seu pet para você:

  • O seu pet marcará muito menos o território, o que vai fazer com que urine menos em casa e em cada esquina.
  • No caso de ter uma cadela, castrando-a conseguirá melhorar a higiene na sua casa, pois já não vai manchar o piso de toda a casa com sangue cada vez que tiver o cio, que é duas por ano durante vários dias.
  • Melhorará problemas de comportamento como a agressividade.
  • O seu cachorro ou cadela ficará menos doente, pois elimina-se o risco de contrair muitas doenças, sobretudo o câncer. Vai notar isto sobretudo economicamente pois vai precisar de ir menos ao veterinário com o seu pet, além disso terá um companheiro mais saudável, mais feliz e que viverá mais anos ao seu lado.
  • Evitará ninhadas de filhotes indesejadas, pois uma cadela pode ter vários filhotes e duas vezes por ano.
  • Evitará se sentir mal e ter problemas por ninhadas de filhotes que não consegue cuidar e ter em casa.
  • Deve pensar que é uma operação com um risco muito baixo e que, se vai ter o seu com anestesia geral pode aproveitar para realizar mais alguma operação ou tratamento, se necessário. Por exemplo, uma limpeza da boca no caso de ter tártaro acumulado uma vez que pode derivar em problemas muito graves. Aproveitando a anestesia será mais saudável para o seu amigo e mais econômico para si.

Para a sociedade, os seres vivos e o nosso planeta:

  • Esterilizando ou castrando o nosso cachorro ou cadela estamos evitando que nasçam ninhadas indesejadas e, por isso que mais cachorros acabem abandonados.
  • Dá a oportunidade a um animal abandonado de conseguir uma casa.
  • Evita o sacrífico desnecessário de centenas de milhares de cachorrinhos por falta de uma casa e de donos que cuidem deles. Devemos ser conscientes de que apenas uma cadela e a sua primeira ninhada sem castrar ou esterilizar podem procriar, por exemplo em um período de 6 anos, e trazer ao mundo 67000 cachorrinhos.
  • Graças a isto, reduz-se a saturação de abrigos e associações que se dedicam a cuidar e procurar casas para cachorros abandonados. A maioria deles encontram-se na sua máxima capacidade.
  • A castração é a única via real para reduzir o número de animais abandonados.
  • Reduzindo os animais nas ruas, reduzimos também os riscos de haverem animais abandonados tanto para eles como para os habitantes de uma povoação, pois às vezes um animal de rua para defender o seu espaço ou por se assustar pode se defender e/ou atacar.
  • A gestão de associações, abrigos de animais e outras entidades idênticas, gera um grande gasto econômico às vezes privado, mas muitas vezes trata-se de dinheiro público. Assim, castrando os nossos pets, estamos a evitar a saturação destas entidades, ajudando a reduzir o custo econômico.
Benefícios da castração canina - Vantagens e benefícios de castrar seu cachorro

Mitos sobre a esterilização e castração

Existem muitos mitos relacionados com a esterilização e castração dos pets. Por isso, deixamos-lhe uma lista de alguns destes mitos que já foram desvendados pela ciência:

  • "Para ser saudável para a cadela, ela tem de ter uma ninhada antes de ser castrada".
  • "Como o meu cachorro é de uma raça com Pedigree deve seguir com a sua descendência".
  • "Quero um cachorro igual ao meu, assim a única forma é procriar".
  • "O meu cachorro é macho, por isso não preciso de o castrar uma vez que não vou ter os filhotes".
  • "Se castrar ou esterilizar o meu cachorro, estou a privar-lhe da sua sexualidade".
  • "Ao invés de esterilizar o meu pet, vou dar-lhe medicamentos anticoncepcionais".
  • "O meu cachorro vai engordar de forma descontrolada".

Descartando estes mitos falsos, já vai pensar em castrar o seu cachorro? Proporcione-lhe uma vida plena e feliz ao seu lado, porque sendo realistas o seu cachorro não precisa de mais nada.

Depois de castrar o seu cachorro, saiba que cuidados deve ter com ele.

Benefícios da castração canina - Mitos sobre a esterilização e castração

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios da castração canina, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Roberta Gearssi
a idade da minha cachorra passa ter problema de castraçao de 6 anos
Marcela
Depois de castradas as cadelas entram no cio?
Muito obrigada!
Luísa Savala
Oi Marcela! Confira nosso artigo sobre se cadela castrada entra no cio: https://www.peritoanimal.com.br/cadela-castrada-entra-em-cio-22701.html
A sua avaliação:
Pimenta.ag
Olá! Olha eu de novo! Pai de 3 cockers spaniel (Hsuabskgauskshualauska...) Minha cadela tem 6 anos e teve duas ninhadas ela tem indicação de castração? O macho tem 12 anos ele ainda pode ser castrado? Minha filhotinha (filha dos outros dois) tem 4 meses preciso dessa força para convencer o meu parceiro que devemos castrá-la. Minha mãe tem um macho com 4 anos e irei compartilhar este artigo com ela para esclarecer as dúvidas sobre a castração. Muito bom!
Benefícios da castração canina
1 de 4
Benefícios da castração canina

Voltar ao topo da página ↑