Dar banho a uma cadela no cio faz mal?

Dar banho a uma cadela no cio faz mal?

O cio, a gestação e o parto de uma cadela são fases da sua vida que requerem muitos mais cuidados por parte dos seus companheiros humanos. O PeritoAnimal sabe que durante o período do cio da sua cadela pode ter dúvidas sobre como proceder, o que é melhor para ela ou se é possível realizar as mesmas atividades de sempre, inclusive as mais simples, como dar-lhe banho.

Se alguma vez já se perguntou se faz mal dar banho a uma cadela no cio, de seguida esclarecemos essa dúvida para você.

O cio na cadela

O aparecimento do primeiro cio nas cadelas varia um pouco de uma raça para a outra, mas costuma ocorrer entre os 6 e os 8 meses de idade. No entanto, isto não significa que a cadela esteja preparada para ser mãe, pelo que muitos veterinários recomendam não a cruzar durante este primeiro cio e esperar até que o animal tenha dois anos de idade, quando o seu pet já tiver alcançado o seu pleno desenvolvimento físico e mental.

Ocorrem um ou dois cios por ano no máximo, durante os quais a sua cadela estará no momento ideal para se reproduzir, pelo que procurará atrair a atenção dos machos que estão ao redor de qualquer maneira. Se não quer que fique grávida, deverá redobrar a sua vigilância.

O cio vem acompanhado de alguns sintomas, como demonstrações excessivas de carinho, inchaço da vulva, pequenos sangramentos e uma higiene da zona genital mais prolongada. Este comportamento é normal e deve ser assumido com paciência pela família.

Banho durante o cio da cadela

Quando se apresenta este comportamento diferente do normal, muitas pessoas fazem conjeturas sobre o que será melhor para a cadela, como o tipo de alimentação que é melhor dar-lhe ou se é possível dar-lhe banho, por exemplo. Sobre esta última situação, sobre não poder dar banho à sua cadela durante o cio, saiba que é apenas um mito. Não há nenhum problema se der banho a uma cadela no cio, sobretudo se o animal estiver sujo ou o sangramento tiver sido abundante. Deverá ser simplesmente muito mais cuidadoso para não estressar a cadela de forma desnecessária, pois encontra-se muito mais sensível.

Na hora de dar banho à sua cadela no cio, pode utilizar o xampu habitual e o condicionador. Desta forma, não precisa de novos produtos, visto que, como já referimos, o cio não impede o seu banho nem causa nenhum tipo de alteração para ter que usar novos produtos. Se a sua cadela costuma estar mais alterada durante o cio e, inclusive um pouco agressiva, crie primeiro um ambiente relaxado para se manter o mais calma possível e premie-a quando conseguir associar o banho com um estímulo positivo. Por outro lado, no momento de a secar, tenha em conta que devido ao sangramento, manchará a toalha que for utilizar. Por isso, use uma toalha que apenas ela vá utilizar.

Depois de um bom banho, pode escová-la como normalmente e colocar-lhe uma fralda para cachorros, assim evitará sujar a casa de sangue. Não se esqueça de a tirar quando quiser fazer as suas necessidades.

Mais recomendações

Tirada a dúvida sobre se dar banho a uma cadela no cio faz mal ou não, recomendamos que, se não deseja ter filhotes, a esterilize quando o veterinário achar adequado. Desta forma, não só evitará o seu nervosismo e o da cadela e o estresse que os períodos de cio causam, como também a estará protegendo de futuras doenças, gestações psicológicas e evitará uma ninhada não desejada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dar banho a uma cadela no cio faz mal?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.