Partilhar
Partilhar em:

Gravidez psicológica em cadelas

Gravidez psicológica em cadelas

Ver fichas de  Cachorros

As cadelas que não estão esterilizadas podem sofrer uma gravidez psicológica em algum momento da sua vida, é algo habitual por isso não se assuste se observar o seu pet comportando-se de uma forma estranha.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar-lhe dos sintomas e do tratamento com remédios caseiros que poderá proporcionar à sua cadela. Além disso, será fundamental consultar um veterinário pois só ele poderá determinar um diagnóstico adequado.

De seguida, vamos oferecer-lhe todos os dados sobre a gravidez psicológica em cadelas e alguns remédios caseiros para tratar este problema adequadamente.

O que é uma gravidez psicológica

A gravidez psicológica em uma cadela é um desiquilíbrio hormonal que pode ocorrer em alguns casos. Pelas complicações e doenças que pode ter, os veterinários recomendam esterilizar sempre os pets.

Pode aparecer uma gravidez psicológica quando tentamos acoplar diversas vezes uma cadela sem êxito embora também possa ocorrer por causas naturais. Os animais que vivem em liberdade podem desenvolver este comportamento especialmente quando vivem em matilha, desta forma se uma progenitora morrer, outra figura da matilha pode substituí-la e cuidar dos seus filhotes.

Sintomas e diagnóstico

No nosso artigo sobre a gestação da cadela falamos da gravidez psicológica uma vez que os sintomas que o animal tem são muito parecidos aos de uma cadela realmente grávida. Tenha em atenção o seu comportamento e a sua aparência física:

  • Ausência de menstruação
  • Mudanças do fluxo vaginal
  • Barriga inchada
  • Seios desenvolvidos
  • Seios com leite
  • Lambe os seios
  • Lambe a vagina
  • Soluços
  • Não quer passear
  • Rouba bichos de pelúcia
  • Enconde-se
  • Esfrega-se no piso e paredes

Perante qualquer um destes sintomas é fundamental consultar o veterinário, apenas ele pode determinar que se trata realmente de uma gravidez psicológica. Além disso, vai fornecer-lhe orientações específicas para o caso da sua cadela em concreto.

Lembre-se que alguns destes sintomas (especialmente o crescimento dos seios) podem levar a problemas como uma infecção ou outros mais graves como a mastite. A gravidez psicológica nas cadelas também pode provocar mudanças de comportamento graves.

Remédios caseiros

No geral, a gravidez psicológica costuma desaparecer às três semanas e durante este tempo a cadela vai parecer um pouco desanimada, por isso vai precisar de muito mais carinho. Perante um caso leve o veterinário vai recomendar que siga as seguintes recomendações:

  • Para começar será fundamental que a cadela deixe de lamber os seios porque isso estimula a produção de leite. Um excesso de leite pode provocar uma infecção ou outros problemas. Para isso, pode esfregar os seios da sua cadela com álcool, isso vai fazer com ela não os lamba mais, além disso irá prevenir uma possível infecção.
  • Deve aumentar o número de passeios e o exercício com a cadela para ela se distrair e para que os seus níveis hormonais se estabilizem. É provável que tente voltar depois de urinar, por isso continue com o passeio mais um pouco.

Se seguindo estes conselhos a gravidez psicológica da sua cadela parecer não terminar, deve levá-la ao veterinário para lhe ser administrada medicação nos casos mais graves. É importante nunca dar medicação para sua cadela sem uma recomendação prévia.

Consequências e prevenção

Por vezes uma gravidez psicológica pode causar problemas de saúde graves, anteriormente mencionamos a infecção dos mamilos assim como a mastite. Ainda assim existem outros problemas que também podem afetar uma cadela com uma gravidez psicológica como a depressão, o mal-estar e as mudanças de comportamento. Isso faz sofrer a cadela com a gravidez falsa e faz passá-la por uma situação de estresse.

No geral, estima-se que 5 em cada 10 cadelas vão sofrer de uma gravidez psicológica alguma vez na sua vida. Por vezes pode ser que sofram de várias ao longo da sua etapa adulta.

O melhor que pode fazer para que este episódio não se repita será esterilizar a sua cadela. Uma opção sensata que vai acabar com estes episódios de mal-estar para ela. Além de parar o reaparecimento de gestações psicológicas também evitará que possa ficar grávida assim como mudanças de comportamento graves.

Descubra no nosso artigo sobre os benefícios da castração canina algumas das razões pelas quais deve castrar a sua cadela assim como falsos mitos sobre a esterilização e castração.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gravidez psicológica em cadelas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Gravidez psicológica em cadelas

Muito útil

Gravidez psicológica em cadelas
1 de 5
Gravidez psicológica em cadelas