Curiosidades do mundo animal

Como ganhar a confiança de um gato

Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. 4 janeiro 2019
Como ganhar a confiança de um gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais afetuosos e sociáveis, desde que tenham recebido uma boa socialização, se encontrem num lugar que consideram seguro e que cumpra com as liberdades do bem-estar animal. No entanto, existem diversos motivos que podem fazer o felino não confiar ou perder a confiança nos tutores.

Se você adotou recentemente um gato ou se convive com um e não tem uma boa relação com ele, você veio ao lugar certo. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te explicar como ganhar a confiança de um gato - 7 dicas infalíveis. Anote e coloque-as em prática.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu gato confia em mim

Índice

  1. Como conquistar um gato: dê tempo
  2. Como conquistar um gato: dê espaço
  3. Como conquistar um gato: associação positiva
  4. Como conquistar um gato: evitar castigo
  5. Como conquistar um gato: jogos diários
  6. Como conquistar um gato: dê amor
  7. Como conquistar um gato: enriquecimento ambiental

Como conquistar um gato: dê tempo

Sempre que houver uma alteração, como uma mudança, a partida de um parente ou uma experiência nova, será imprescindível dar algum tempo ao gato para que ele se adapte a essa situação. É importante nunca forçá-lo a fazer algo que não queira, nem o obrigar a sair de um lugar se ele estiver escondido ou o pressionar de maneira excessiva.

O gato vai avançar quando se sentir seguro. Por isso, recomendamos que, de maneira geral, você dê a ele tempo e não o pressione, evitando assim que ele bloqueie ou tenha algum comportamento agressivo. Evidentemente, não estamos nos referindo a situações de emergência ou momentos pontuais, como quando é necessário ir ao veterinário.

Como ganhar a confiança de um gato - Como conquistar um gato: dê tempo

Como conquistar um gato: dê espaço

Os gatos prezam muito pelo próprio espaço, por isso, se você quer conquistar o seu bichano separe um local da casa que seja para ele, onde tenha a cama, os potinhos com água e comida e os brinquedos. Reserve outro espaço separado para a caixa de areia e mantenha sempre limpo, é necessário pelo menos uma limpeza por dia. Delimitar essa zona é importante para proporcionar qualidade de vida e também educá-lo corretamente delimitando os espaços.

Veja também: Ensinar o gato a usar a caixa de areia

Como conquistar um gato: associação positiva

Seu gato terá mais vontade de passar tempo com você se associar sua presença de maneira positiva. Como? Se toda vez que você aparecer as experiências forem boas, ou seja, ele ganhar comida, brincadeiras ou carinhos, com o passar do tempo seu gato vai associar que, com a sua chegada, acontecem apenas coisas agradáveis com ele.

Pelo contrário, se quando você chega tudo se enche de ruídos e situações estressantes para o gato, a associação que ele fará de sua imagem será bem mais negativa. Esforce-se para que a cada dia seu gato fique bem com você, e logo verá como começará a ganhar a confiança dele.

Leia também: Como fazer um gato feliz? 10 passos imprescindíveis!

Como ganhar a confiança de um gato - Como conquistar um gato: associação positiva

Como conquistar um gato: evitar castigo

O uso do castigo não apenas fará seu gato te associar a coisas negativas como também aumentará seus níveis de estresse e ansiedade, fará com que se mostre inseguro ou inibido e, em geral, irá piorar sua relação. O ideal na hora de educar um gato é apostar em reforçar as condutas positivas e, quando aparecerem problemas de comportamento, buscar as causas e a ajuda de um profissional ou especialista no assunto.

Como ganhar a confiança de um gato - Como conquistar um gato: evitar castigo

Como conquistar um gato: jogos diários

Brincadeiras são uma atividade que você deveria realizar diariamente com seu gato. É importante para melhorar seu vínculo com ele, mas também para estimular a mente e enriquecer o dia-a-dia. No mercado encontraremos brinquedos de todos os tipos, como varas de pescar ou ratos de brinquedo, no entanto, recomendamos que você vá mais além e encontre brinquedos de estimulação mental, como o kong, ou brinquedos que o incentivem a se exercitar e melhorar seus reflexos.

Outra forma de brincar com os felinos e estimulá-los mentalmente é através do olfato. Os gatos têm um olfato 14 vezes melhor que os seres humanos e por essa razão, alguns cheiros enlouquecem os gatos, como é o caso do catnip, hortelã, manjericão, menta, lavanda, tomilho, oliveira, madressilva, aromas florais, aromas frutados. Se você tiver interesse em saber mais, leia: 10 cheiros que os gatos adoram

Como ganhar a confiança de um gato - Como conquistar um gato: jogos diários

Como conquistar um gato: dê amor

Os gatos são sempre gratos àqueles que cuidam deles e os protegem mas, às vezes, podem se mostrar muito ariscos em determinadas situações. No entanto, expressar seu carinho para o gato de forma indiscutível, seja através de beijos, carícias ou palavras amáveis, é uma boa forma de fazer com que ele te aceite.

Além disso, compreender a própria natureza felina, ser paciente e se mostrar constante na busca de sua amizade é fundamental para estreitar os vínculos com o gato e conseguir ganhar sua confiança. Mas lembre-se de respeitar o espaço do bichano, apenas se aproxime quando notar que o gato te deu liberdade para tal, caso contrário, isso pode causar problemas na relação de vocês e afastamento do pet.

Uma boa forma de perceber o que o gato está expressando é entendendo a linguagem corporal do gato, saber os locais onde os gatos gostam ou não de serem acariciados também é relevante para manter a boa relação de vocês, por exemplo, a maioria dos gatos não gostam de carinho na barriga.

Como conquistar um gato: enriquecimento ambiental

O enriquecimento ambiental é um fator importante para qualquer animal de estimação pois assegura o bem-estar psicológico dos pets. Por exemplo, se você vive com o seu gato em um apartamento, é necessário ter brinquedos que o estimulem psicologicamente e fisicamente. Afinal, os gatos são caçadores por natureza e precisam ter liberdade para expressar esse comportamento.

Uma boa dica é você fazer os brinquedos para o seu gato, além de econômico, também é ecológico e o seu bichano pode se divertir com diferentes jogos.

Aprenda em: Como fazer brinquedos para gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ganhar a confiança de um gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Regiane Coelho
Socorro me ajudem! Mudei de casa , de uma rua para outra . Tenho dois gatos
Mas só consegui levar um . O outro ficou arisco e não consigo pega lo de jeito nenhum.. todos os dias eu vou ver se consigo .. ele fica em cima do telhado mas N desce .. nem com ração.. não quero perder eleeeee . Me ajudemmmm
A sua avaliação:
Márcia Jasbinschek
Trouxe para o meu apto uma gata de rua com seus 3 filhotes, de aproximadamente um mês de idade. Depois doei 2 e fiquei com um machinho. Quando precisei castrar a fêmea, enviei o filhote que devia ter uns 6 meses, para casa do meu filho. Precisei separa-lo da mãe pq ele não queria parar de mamar. E ela operada teria que ser preservada. Isso gerou um trauma muito forte no filhote e já tem um ano e meio que ele tem pavor de mim. Não deixa que eu toque nele pois tem medo que eu vá levá-lo outra vez pra longe da sua mãe gata. Se ele está comendo e eu passo perto dele ele se afasta imediatamente.
Já coloquei florais de Bach na comida pastora dele. Na fórmula pus floral pra desfazer trauma, pra pânico, pra medo apreensão, e para todos os tipos de medo e para adaptação mas não adiantou. Continua com pavor de mim. Eu converso com ele, digo que o amo, pisco os olhos lentamente pra ele. Brinco com ele. Ele aceita as brincadeiras contanto que não me aproxime dele. Ele e a mae dormem na cama comigo. A mãe é super meiga, inclusive foi ela quem me escolheu.
Então eu pergunto como devo proceder para conquistar a confiança dele?
Aguardo seu retorno e fico muito grata se o senhor puder me ajudar.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Márcia. Tudo bem? Poxa, imaginamos como a situação seja ruim para você. Bem, temos dois artigos que tratam deste tema. O primeiro é este sobre como fazer um gato gostar de você: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-um-gato-gostar-de-voce-23341.html. O segundo é este "meu gato não gosta de mim - causas e o que fazer": https://www.peritoanimal.com.br/meu-gato-nao-gosta-de-mim-causas-e-o-que-fazer-23370.html.
Esperamos que sejam úteis!
A sua avaliação:
Lívia
Estou na casa da minha tia, o seu gato já me atacou duas vezes seguidas, a segunda foi quando eu já estava na cama e ele veio se alizar em mim, quando eu ascendi a luz, ele olou fixamente pra mim e me atacou, agora, toda vez que ele vem se alizar em mim, não sei se é carinho, como saber?
A sua avaliação:
Jurema Millet
Agora já sei como fazer um gato confiar em você. Obrigada PeritoAnimal!
Eliane Beatriz boinch
Minha. Gata. E. Castrada. Mais. Sempre. Tem. Plobrema. De. O. Urina. Dou. Antibiótico. Ela. Melhora. Mais gostaria. De. Eliminar. Este. Plobrema. Ela. Come. Ração. De. Castrado
1 de 5
Como ganhar a confiança de um gato