menu
Partilhar

Como fazer um gato gostar de você

Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 10 maio 2023
Como fazer um gato gostar de você

Ver fichas de  Gatos

Adotar um gato é um grande desafio. Você precisa atender todas as necessidades do felino, mas também começar a estabelecer com ele uma relação positiva de amizade e carinho, sem confundir o papel que cada um tem em casa.

Se você tem problemas de convivência com seu gato, neste artigo trazemos 10 dicas interessantes para te ajudar a formar aquele vínculo que tanto deseja com o bichano. Quer saber mais? Leia e descubra no PeritoAnimal como fazer um gato gostar de você em 10 passos efetivos!

Também lhe pode interessar: Ensinar um gato a usar o arranhador

1. Para se dar bem com seu gato, não seja violento

Se você tem um gato jovem ou filhote, uma das coisas mais importantes que você fazer é ter muita paciência e serenidade, já que nessa idade eles são muito ativos e fazem travessuras.

Assim, se você quer saber como fazer um gato gostar de você, é importante ensiná-lo a se comportar bem, mas sem restringir sua vontade de brincar, mostrar a ele o lugar certo para fazer as necessidades até que ele aprenda e muitas outras coisas. Essas atividades podem ser frustrantes às vezes, no entanto, nunca tente educá-lo com gritos ou punições físicas. Isso só fará o animal ter medo de você ou se defender com rosnados e arranhões.

2. Não o olhe fixamente

Os olhos dos gatos são muito atraentes para as pessoas, principalmente pela variedade de cores e por sua importância para transmitir suas emoções. Apesar disso, os gatos não gostam de ser olhados fixamente por muito tempo e, se você fizer isso, pode acabar sendo arranhado. É claro que isso nem sempre acontece quando existe um vínculo entre o animal e o humano, bem como uma relação de total confiança entre os dois. Mas quando o gato acaba de chegar em casa, é importante levar esse ponto em consideração para ter uma boa convivência com ele.

Esse ódio aos olhares fixo existe porque os gatos os interpretam como um desafio ou ameaça, então manter contato visual por um longo tempo os deixa desconfortáveis ​​e até assustados. Em casos como esse, é melhor desviar o olhar o mais rápido possível e com muita sutileza. Assim, se não há sinais que o gato gosta de você, se você o encara rotineiramente, esse comportamento não ajuda na criação de un vínculo entre vocês.

Como fazer um gato gostar de você - 2. Não o olhe fixamente

3. Use brinquedos para gatos

Ao contrário da crença popular de que os gatos não são animais muito afetuosos, a verdade é que eles adoram ser mimados e receber atenção, através de carinhos ou brincadeiras. Contudo, muitas vezes você brinca com ele da maneira errada e isso pode provocar comportamentos indesejados no futuro. Ao que estamos nos referindo? Bem, a toda vez que você usa as mãos ou os pés para brincar com o seu gatinho, deixando-o te arranhar e te morder. O que há de errado nisso? A seguir, vamos te dizer!

Em primeiro lugar, as mordidas e arranhões podem ser divertidos para você na primeira vez, no entanto, garantimos que você não vai achá-los nada agradáveis ​​quando o gato fizer isso sem seu consentimento. Nesse caso, o melhor é educá-lo desde pequeno para que não te morda.

Em segundo lugar, se você brincar com as mãos e os pés, é muito possível que leve uma mordida ou arranhão e, por reflexo, acabe fazendo um movimento errado que machuca seu animal de estimação.

Para evitar esses dois problemas e, ainda, fazer o gato gostar de você, recomendamos utilizar brinquedos para gatos. A maneira correta de fazer isso é atirá-los para que o gato possa ir atrás deles e caçá-los. Vai ser muito divertido! Existe toda uma variedade de brinquedos, e você pode experimentá-los para descobrir quais são os preferidos do seu amigo peludo.

4. Não bloqueie o caminho dele

Se você quer saber como fazer um gato gostar de você, destacamos que os gatos são animais muito independentes, mas também ariscos. Por isso, se um gato se sentir aprisionado de alguma forma, tentará fugir de qualquer jeito. Por esta razão, você jamais deve encurralar ou bloquear seu caminho. Isso vai não apenas incomodá-lo como também assustá-lo.

Se seu gato foi para outra parte da casa e você quer acariciá-lo, espere ele se aproximar de você para mimá-lo.

5. Não o incomode enquanto dorme

Imagine que você está dormindo tranquilamente em sua cama e, de repente, algo te acorda agitado. Isso é desconfortável, certo? Seu felino também não gosta de ser acordado e, portanto, você deve evitar acordá-lo pelo simples capricho de querer brincar com ele, se quiser aprender a se dar bem com seu gato.

Quando perceber que seu bichano está dormindo tranquilamente, não o perturbe. Longas horas de descanso são muito necessárias para os felinos, e você deve respeitá-las. Caso contrário, pode acabar causando estresse e logo você verá sinais de que o gato não gosta de você. Para mais informações sobre este assunto, não hesite em consultar o seguinte artigo: Quantas horas um gato dorme por dia?

Como fazer um gato gostar de você - 5. Não o incomode enquanto dorme

6. Não o interrompa quando está usando a caixa de areia

Usar a caixa de areia é quase um ritual para os gatos, e você deve evitar incomodá-los quando estão lá. Por quê? Quando fazem as suas necessidades, os felinos tendem a se sentir vulneráveis ​​e indefesos, por isso permanecem alertas a uma possível ameaça.

Por essa razão, é muito fácil para eles se assustarem com qualquer movimento ou ruído que perceberem. Se o animal for incomodado com frequência enquanto está na caixa de areia, é bem possível que pare de usá-la e procure outro lugar na casa para ficar tranquilo durante esse momento.

7. Não puxe sua cauda

A cauda dos gatos desempenha uma função muito mais importante do que a estética, pois os ajuda a manter o equilíbrio e a se comunicar.

Por mais engraçado que possa te parecer, se você quer fazer o gato gostar de você, nunca puxe a cauda do bichano. Isso não apenas causa um grande incômodo, como também pode machucá-lo. Neste artigo explicamos por que os gatos mexem a cauda e como aprender a interpretar seus movimentos.

8. Não o pegue pela pele do pescoço

Você já pode ter notado que as gatas pegam seus filhotes pela nuca, aproveitando o excesso de pele que possuem nessa área, mas cuidado! Esta não é uma prática que os gatos apreciam e, quando são adultos, isso os deixa bastante incomodados porque não conseguem controlar seus movimentos.

Se você precisar levantar seu gato, envolva suas patas dianteiras com muito cuidado enquanto apoia as patas traseiras com o outro braço, para que o corpo dele não fique suspenso no ar.

Como fazer um gato gostar de você - 8. Não o pegue pela pele do pescoço

9. Respeite seus momentos e espaços

Para fazer o seu gato te amar e se dar bem com você, é essencial que você entenda o seguinte: gatos são animais de rotina e odeiam se sentir forçados a fazer algo que não querem. O que isto significa? Que se ele não quer brincar, ele não quer brincar, e forçá-lo a fazer isso só fará com que você leve um arranhão como aviso. Este exemplo pode ser transferido para outras situações cotidianas, como receber abraços, carinhos, etc.

Por outro lado, os espaços do gato são dele e você deve respeitá-los, assim como que deseja que ele respeite os seus. Da mesma forma, seus horários também não podem ser violados ​​se você deseja que ele permaneça mentalmente equilibrado e estável. Qualquer alteração, por menor que seja, pode causar estresse no animal. Neste artigo você encontrará as coisas que mais estressam os gatos.

10. Aprenda a interpretar sua linguagem

Depois de ter visto todos os pontos anteriores que te ajudam a saber como se dar bem com um gato, você entenderá que é essencial expandir seus conhecimentos e aprender a interpretar a linguagem felina. Mover a cauda de um lado para o outro, por exemplo, não indica que o gato está feliz, muito pelo contrário! Isso nos mostra ele está prestes a explodir, e um arranhão virá se você não para de fazer o que tanto o incomoda. Esses são os pequenos detalhes que fazem muitos tutores acreditarem que seus gatos os atacam sem motivo, ou que não entendem por que seus gatos os "odeiam" tanto.

Agora que você já sabe como fazer o seu gato gostar de você, confira o artigo sobre a linguagem corporal dos gatos para saber mais sobre eles, aprender a se comunicar com seu bichano e começar a desfrutar de uma relação harmoniosa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer um gato gostar de você, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Miguel Dias Berbel
Por quê o meu gato da raça bombaim não tem uma relação boa com outros bichos? Só de o meu gato me ver com um outro gato desconhecido já quer brigar. a Até mesmo, com o meu cachorro que ele viveu com ele a vida inteira, e ele quer brigar sempre quando vê outros animais por perto.
Como fazer um gato gostar de você
1 de 4
Como fazer um gato gostar de você

Voltar ao topo da página