Partilhar

Meu gato não gosta de mim - Causas e o que fazer

 
Por Jungla Luque, Etóloga e adestradora canina. 9 setembro 2020
Meu gato não gosta de mim - Causas e o que fazer

Ver fichas de  Gatos

Se você adotou um gato recentemente e percebeu que ele te rejeita, ou se pelo contrário, convive harmoniosamente com seu peludo há muito tempo, mas ele se distanciou de você e já não te ama como antes, você pode se sentir confuso e sem muitas espera ças de que seu gato possa gostar de você. Não é de se estranhar, pois quando damos as boas-vindas a um novo membro em nossa família, queremos ser capazes de expressar nosso afeto por meio de abraços e brincadeiras, e pode ser contraproducente que nosso gato se distancie de nós.

Por isso, se você acha que o seu gato não gosta de você e quer saber porque e como resolver isso, está no lugar certo. Neste artigo do PeritoAnimal, podemos te ajudar a resolver essa situação: Meu gato não gosta de mim - causas e o que fazer.

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato foge de mim?

Meu gato não quer mais dormir comigo

Os gatos são uns dos animais mais sociais e afetuosos, ao contrário do que muitas pessoas podem acreditar. No entanto, eles nem sempre são muito receptivos aos nossos mimos e palavras de carinho. Cada um de nós temos peculiaridades e necessidades, mas todos precisamos de nosso espaço de vez em quando, e com os gatos isso não é diferente. Por esta razão, se o seu gato às vezes te rejeita, se afastando de você quando se senta ao lado dele, pulando de seus braços quando você o pega e até mesmo te arranhando ou mordendo quando você o acaricia, não leve para o lado pessoal. Certamente, seu felino já te pediu através da linguagem corporal para deixá-lo em paz, já que naquele momento quer estar sozinho, e mais tarde será ele quem vai pedir carinho ou pedir para brincar.

No entanto, a situação costuma ser ligeiramente diferente se você notou que seu gato não gosta de você como antes e que deixou de dormir junto. Se você tinha de um bom relacionamento com seu felino e de repente ele começou a te ignorar e até mesmo te rejeitar, você precisa tentar descobrir o que aconteceu para justificar essa mudança abrupta.

Por que meu gato não gosta de mim

Se você acha que seu gato realmente não te ama, ou parou de te amar como antes, pode ser devido a um dos seguintes motivos. A seguir, explicamos como saber se o seu gato não te ama encontrando a causa que pode estar provocando essa rejeição:

Você é carinhoso/a demais

Às vezes, os gatos tendem a se afastar de nós porque nossas demonstrações de afeto são excessivas. Isso é normal, uma vez que pode ser difícil evitar a vontade de acariciar nosso gatinho! Mesmo assim, você deve sempre respeitar os limites que o seu gato impõe para não sobrecarregá-lo, caso contrário, ele pode começar a desconfiar de você, ficar com raiva e até chegar a te machucar.

Além disso, você precisa entender que existem contextos nos quais não pode perturbá-lo. Por exemplo, você gostaria que alguém te acordasse sem avisar enquanto você dorme tranquilamente? Você provavelmente não gostaria disso, e o seu gato também não.

Ele teve uma experiência negativa

Às vezes, seu felino pode te rejeitar porque associou uma experiência negativa a você. Se você castigou o seu gato, algo que jamais deveria fazer, porque ele não entende isso e só serve para intimidá-lo sem motivo, e depois disso notou uma mudança em seu caráter, é possível que esse seja motivo da sua rejeição. Ou, por exemplo, se sem querer você o machucou enquanto o segurava ou fazia carinho, ele também pode ter associado esse fato tão negativo à sua presença. Por isso, o gato associou a dor que sentiu a você.

Você ainda precisa conhecê-lo

Se você recentemente acolheu seu gato em sua família, é natural que ele ainda não confie totalmente em você. Muitos gatos precisam de um tempo para se adaptar ao novo lar e a seus membros, e por esse motivo, até que saibam que não estão em um local hostil, ficarão inseguros com seu ambiente e o contato com os outros. Cada indivíduo é único e, portanto, existem alguns gatos mais tímidos do que outros.

Além disso, muitas vezes não conhecemos totalmente o passado do animal que adotamos, e portanto, você pode não saber que ele sofreu experiências negativas como maus tratos e que pode, por conta disso, ter desenvolvido uma personalidade mais desconfiada.

Ele não está recebendo os cuidados necessários

É possível que seu gato esteja arisco porque seu bem estar não está completamente coberto. Como tutores, nós devemos garantir ao nosso animal sua alimentação, segurança e diversão (social e ambiental), para que ele esteja sempre confortável. Se, por outro lado, nosso animal não fizer exercícios suficientes por ser um gato de apartamento, ou nunca brincarmos com ele, ele pode se estressar e se comportar de forma hostil, por exemplo.

Alguma mudança significativa ocorreu em seu ambiente

Os gatos precisam manter seu ambiente sob controle para se sentirem protegidos, e por isso, são animais muito sensíveis às mudanças. Dessa forma, se houve uma mudança significativa recente na casa e o gato ainda não teve tempo suficiente para se adaptar, ou se não o fez corretamente, ele pode apresentar uma personalidade mais temperamental ou arisca, uma vez que se sente inseguro.

Não é estranho ouvir pessoas dizerem "estou grávida e meu gato não gosta de mim" ou "meu gato anda escondido desde que recebemos outro em casa", por exemplo. Isso acontece, como dissemos, porque o animal está estressado com essa mudança em sua rotina e precisa se adaptar à nova situação. Outra situação em que é totalmente comum sentir que o gato deixou de nos amar é após um período de férias. “Saí de férias e meu gato não me ama mais” é uma situação totalmente normal, e o motivo é o mesmo. O animal passou por uma mudança muito grande, pela ausência de seu guia, podendo ter se sentido só e até abandonado.

O gato não está bem

Nas situações em que observar uma mudança repentina no comportamento de seu animal, você deve suspeitar que pode ser devido ao fato de ele estar sofrendo com alguma dor ou patologia clínica. Nesses casos, você deve sempre levá-lo ao veterinário.

Meu gato não gosta de mim - Causas e o que fazer - Por que meu gato não gosta de mim

O que fazer se o meu gato não gosta de mim?

Se o seu gato evita estar com você ou literalmente te rejeita, é importante tentar entender o porquê. Conforme discutimos anteriormente, existem várias razões para isso acontecer. Portanto, a seguir vamos mostrar o que fazer em cada situação se seu gato não te ama:

Dê tempo a ele

Caso seu felino tenha chegado à casa recentemente, dê a ele tempo para se familiarizar com o ambiente e com os outros membros da família. É necessário que você não o force a viver situações que podem ser ameaçadoras, visto que ele ainda não confia em você e isso pode se tornar uma experiência negativa, algo contraproducente no relacionamento de vocês. Recomendamos também o uso de um difusor de feromônios durante esse período, pois isso ajudará seu gato a se sentir mais confortável, facilitando o processo de adaptação. Para obter mais informações sobre como é o processo de adaptação do gato à casa, recomendamos a leitura do artigo: Conselhos para os primeiros dias de um gato em casa.

Se relacione com ele de forma positiva

Agora, se você e seu gato já convivem há muito tempo, mas ele nunca mostrou um interesse especial em se relacionar com você ou perdeu a confiança em você devido a uma experiência ruim, você deve aprender a se relacionar com ele de forma agradável e evitando excessos, como acariciá-lo quando ele não quer ou querer brincar com ele o tempo todo.

Assim, você deve prestar atenção em como seu gato se sente antes de interagir com ele, deve tentar entendê-lo e, além disso, evitar que todas as vezes seja só você quem inicia a interação. Ou seja, preste atenção nos momentos em que seu gato se aproxima de você (por exemplo, se ele se deitar ao seu lado) e tente acariciá-lo nesses momentos, se ele estiver receptivo, ou dar a ele algum agrado, para que ele saiba que você é alguém interessante. Aos poucos, você vai ver como ele vai se sentir mais a vontade com você e vai te aceitar melhor. Se quiser saber mais sobre como melhorar seu relacionamento com seu amigo peludo, nós te convidamos a ler 5 conselhos para ganhar a confiança de um gato.

Respeite a personalidade dele

Um erro muito comum é acreditar que o gato não ama seus tutores só porque não é tão afetuoso quanto outros gatos são com seus humanos. Por isso, você precisa entender que, assim como nós, cada gato tem suas características e sua personalidade. Portanto, seu gato não precisa ser tão carinhoso ou brincalhão quanto os outros, e só porque ele não é afetuoso com você, não significa que ele não te ame, porque provavelmente ele te adora de sua própria maneira.

Descubra as 5 personalidades dos gatos de acordo com Lauren Finka.

Enriqueça seu ambiente e garanta seu bem estar

Se você acha que o comportamento do seu animal ocorre porque seu bem estar não está sendo coberto, será necessário localizar o foco e resolvê-lo. Ele pode estar se sentindo frustrado pela falta de entretenimento em seu dia a dia e, portanto, você terá que garantir a ele um enriquecimento ambiental e passar mais tempo brincando com ele. Ou pode ser que ele se sinta inseguro devido a uma mudança significativa na sua rotina ou na casa, e nesse caso será necessário respeitar o tempo de adaptação do animal, sem nunca forçá-lo. Você também pode tentar ajudá-lo usando um difusor de feromônios.

Em ambos os casos, é possível que você observe outros sintomas de estresse em seu gato que podem contribuir para a diminuição de seu bem estar. Agora, se você não notar melhora ou se observar outros sintomas graves, como o gato parar de comer, leve-o ao veterinário para descartar qualquer patologia clínica que possa ter alterado seu comportamento.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato não gosta de mim - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário sobre Meu gato não gosta de mim - Causas e o que fazer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Meu gato não gosta de mim - Causas e o que fazer
1 de 2
Meu gato não gosta de mim - Causas e o que fazer

Voltar ao topo da página