Partilhar

10 brincadeiras para gato

 
Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 15 fevereiro 2018
10 brincadeiras para gato

Ver fichas de  Gatos

Brincar com o seu gato é tão importante como mantê-lo bem alimentado e garantir que ele tem um sítio confortável para dormir, já que sem diversão o felino acaba por sofrer de estresse, ansiedade ou depressão. Para isso, recomendamos que você defina um horário diário de brincadeiras e seguir sempre com a mesma rotina para que ele se acostume.

Se você não sabe como brincar com o seu companheiro peludo ou que jogos pode fazer com ele, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra 10 brincadeiras para gato em casa, fáceis e muito divertidas!

Também lhe pode interessar: Brincadeiras com o gato - qual o tempo ideal?

A importância de brincar com o seu gato

Os gatos são animais curiosos por natureza e, por isso, garantir que são estimulados mentalmente é quase obrigatório para os tutores que querem ter um animal saudável e feliz. Um bom jeito de conseguir esse estímulo é apostar na brincadeira, já que cobre a necessidade felina de diversão e o seu instinto de caça em simultâneo. A falta de momentos lúdicos faz com o que gato se aborreça, o que pode dar origem a estresse e outros problemas derivados como a destruição do mobiliário.

Como você já deve ter notado se vive com um gato, perseguir presas para caçar é uma das atividades favoritas dele. Este instinto é substituído por objetos, o que quase sempre implica a destruição de coisas relevantes para nós, como roupa interior, sapatos, etc. O problema surge quando as presas somos nós ou outros animais e eles tentam atacar as nossas mãos ou pés ou quando trazem animais mortos para casa. Isso faz parte do seu instinto e não é um problema de conduta, mas sim de uma educação errada da parte do tutor. Quando decidimos brincar com um filhote, mexendo constantemente as mãos, não nos apercebemos de que estamos indicando que elas são um brinquedo para ele morder, o que resulta em ataques na idade adulta. Desse jeito, é possível notar como a brincadeira é essencial para o gato, mas como o jeito de brincar e educar corretamente também é relevante.

Recomendamos que você ofereça brinquedos ao felino que garantam a segurança dele, evitando objetos com peças pequenas que possam se soltar facilmente e acabar presas na garganta do pet. Você também deve evitar brinquedos que provoquem frustração no animal, como jogos que não podem ganhar ou que não podem "caçar" (um exemplo claro desse é o laser). Embora nos possa parecer divertido ver o felino perseguir uma luz que nunca conseguirá apanhar, essa brincadeira acaba por criar frustração no gato, assim como estresse e ansiedade, condições que podem gerar problemas grabes de saúde.

Opte por brinquedos que permitem entreter o gato e deixar que brinque sozinho, assim como alguns que exigem interação da sua parte para reforçar o vínculo entre ambos e melhorar a comunicação. No geral, os gatos são animais seletivos, pelo que comprar um brinquedo caro não garante que ele vá gostar dele. Conhecer o seu pet e os gostos e preferências dele é essencial para garantir que ele tem exatamente o que necessita.

Brinquedos para gatos sozinhos

Alguns gatos são mais independentes que outros e preferem se divertir sozinhos que dedicar tempo a brincar unicamente com o seu tutor humano. Por isso, o ideal é combinar os dois tipos de brincadeiras e dedicar horas do dia a entreter o gato sozinho e outras a brincar com ele. Para a primeira opção, devemos ter claro que os felinos são animais que se cansam facilmente das coisas. Isso quer dizer que é provável que, em algumas semanas ou até mesmo dias, o fato deixe de brincar com o brinquedo novo que amou no início. Isso acontece porque o objeto deixa de ser novo e curioso. Não esqueça que os gatos são animais curiosos por natureza e necessitam descobrir novos cheiros, texturas, etc., constantemente. Para ajudar com isto, recomendamos que você tenha uma caixa com vários brinquedos e jogos, oferecendo alternadamente. Assim, em algum tempo o brinquedo aborrecido voltará a parecer interessante.

Uma caixa de cartão, infinitas possibilidades

Algo tão simples como uma caixa vazia de cartão pode ser a melhor forma de entreter o seu gato em casa, já que é sinônimo de infinitas possibilidades para ele. Você pode deixar a caixa ao alcance dele para que seja ele quem decide quando entrar e brincar ou introduzir alguns elementos estimulantes como brinquedos e guloseimas no interior da caixa. Assim, você não só captará a atenção dele para iniciar o jogo, mas também conseguirá que ele associe a caixa a estímulos positivos.

E, se você quer tornar a brincadeira para entreter o seu gato ainda mais divertida, arrume 3 ou 4 caixas e crie um labirinto com elas para que ele possa entrar e sair. Não esqueça de distribuir guloseimas e brinquedos no labirinto para guiar o felino. Se você está pensando em sair algumas horas e deixar o gato sozinho, esse jogo vai deixá-lo entretido por algum tempo.

Arranhador com vários andares e brinquedos

Todo o mundo sabe que os gatos amam afiar as unhas, pois que melhor sítio para isso que um arranhador divertido? Você pode oferecer o ranhar adicionar que é apenas uma lâmina para limar as unhas, ou fazer um que possua mais do que um piso e tenha até uma pequena casinha, plumas que representam as presas e outros brinquedos para entreter o gato. Para isso, não perca este artigo que ensina como fazer um arranhador caseiro, fácil e econômico: arranhador caseiro para gatos.

Saco de papel com surpresa

Dito assim, pode nem parecer uma brincadeira muito estimulante para entreter o seu gato mas, sabendo que os felinos amam se esconder e entrar em qualquer buraco vazio, ele pode ser bastante interessante. Um saco de papel pode ser um brinquedo muito divertido para o animal se você souber como motivar o pet. Assim, recomendamos que você introduza várias guloseimas ou brinquedos favoritos dentro do saco e rapidamente ele ficará entretido. Se você deixar o saco de papel como surpresa dentro de uma caixa de cartão... a diversão é garantida!

Kong, perfeito para entreter o gato

O kong é um brinquedo dispensador de comida perfeito para entreter o gato quando ele está sozinho. É um método muito eficaz para tratar a ansiedade por separação, pelo que é altamente recomendado. Para que ele inicie a brincadeira, você apenas necessita colocar comida ou guloseimas no seu interior, pressionando ligeiramente para dificultar a extração. Em seguida, ofereça o kong ao pet e ele cheirará rapidamente o alimento e iniciará a brincadeira tentando sacá-lo, o que vai entreter e motivar o gato.

Atualmente, existem muitas marcas que apostam em brinquedos dispensadores de comida, não sendo necessário obter a marca kong em particular. Contudo, recomendamos que você avalie bem o material e opte por um resistente.

Encontre a guloseima - um jogo com tubos de papelão

Você costuma jogar os rolos de papel higiênico fora? Então pare já!Eles são perfeitos para fazer jogos divertidos, fáceis e econômicos para gatos. Um deles pode ser feito com rolos e com a tampa de uma caixa de papelão. Para fazer esse brinquedo caseiro para gato, siga os seguintes passos:

  1. Pegue a tampa de uma caixa de cartão média-pequena, com cerca de 20 cm de largura.
  2. Corte os tubos pela metade, já que colocará as guloseimas no seu interior no final.
  3. Encha o interior da tampa com os tubos colocados na vertical e cole na base com uma cola resistente.
  4. Deixe a cola secar bem.
  5. Coloque guloseimas no interior de alguns rolos e fixe o jogo na parede, à altura do gato, para que ele sinta o cheiro da comida e tente retirá-la.

Como você pode ver, fazer este brinquedo é fácil e rápido e garante que a mente do seu gato continua ativa. Confira mais brinquedos como este no artigo Como fazer brinquedos para gatos com papelão.

10 brincadeiras para gato - Brinquedos para gatos sozinhos

Brincadeiras para fazer com meu gato

É bom deixar o gato brincar sozinho, mas é ainda melhor que o tutor participe nas brincadeiras. Brincar com o seu felino vai manter o pet entretido enquanto reforça o seu vínculo com ele, incrementando a confiança e prevenindo transtornos e condições como o estresse, o aborrecimento, a solidão ou a ansiedade. Em seguida, indicamos as brincadeiras para fazer com gato mais divertidas, fáceis e econômicas:

Caça a presa!

Como você já sabe, os gatos são caçadores naturais e, por isso, o tutor deve cobrir essa necessidade para evitar que ele persiga presas sozinho. Um bom jeito de conseguir isso são as chamadas "canas de pesca para gatos". No mercado, podem ser encontradas com diferentes cores e formatos, com plumas, ratos de brincadeira e outros animais que simulam as presas, captando a atenção do felino. Escolha a que o seu companheiro peludo gosta mais, defina uma horário para a brincadeira e desfrute de um bom momento com ele, movendo a cana e fazendo com que ele a persiga.

Não esqueça que não ganhar pode gerar frustração nos gatos, por isso deixe que ele capture a presa de vez em quando para evitar que isso aconteça e não dificulte muito o jogo.

Pegar a bolinha

Buscar e trazer a bolinha não é apenas um jogo de cachorros, os gatos também desfrutam destes brinquedos. Para ensinar este jogo ao felino, siga os seguintes passos:

  1. Encontre a bola que o seu felino gosta mais e lance ela para que ele a pegue.
  2. Ao mesmo tempo, fale "pegue" para que ele associe o ato de pegar a bola com a ordem. Quando ele pegar a bolinha, recompense o pet com uma guloseima.
  3. Depois de conseguir isso, você pode ensinar o gato a trazer o brinquedo. Para isso, quando ele tiver a bolinha na boca, chame o gato para perto de você, retire o brinquedo com suavidade e volte a oferecer uma guloseima - isso fará com que ele entenda que o ato de entrega da bolinha fará com que receba um prêmio.
  4. Pouco a pouco, introduza o comando "solta" quando ele entregar a bolinha e pratique até que o seu pet o faça sozinho.

Dica: Se você gosta de fazer brinquedos caseiros, você pode fazer um você mesmo com uma bolinha com corda que também permite que o seu gato afie as unhas.

Esconde-esconde - um clássico infalível

Você ainda se lembra de se divertir brincando de esconde-esconde quando era criança? Você pode voltar a brincar com o seu gato! Para iniciar este jogo e entreter o seu gato, você só necessita se esconder, chamar o seu companheiro e deixar que ele te encontre. Nesse momento, corra, volte a se esconder e repita o ritual. Se é o seu gato quem se esconde, pergunte "Onde está o (nome do seu gato)?", para que ele associe essas palavras ao início do jogo.

Outro jogo simples para brincar com o seu gato e que nos faz lembrar nossa infância é o chamado "pega-pega". É provável que nem sequer seja necessário ensinar o seu gato a brincar, já que ele o faz naturalmente. Você nunca viu o seu felino correr como louco na sua frente? Nesse momento, corra também e inicie a perseguição. Quando você alcançar ele, é provável que ele saia correndo de novo para que você o persiga.

Estes jogos para gatos não só entretêm os pets, como também faz com que pratiquem exercício, o que é necessário para evitar o sobrepeso.

Brincadeiras com meias velhas

Pegue um par de meias velhas, una as duas com um nó bem forte e faça alguns cortes em cada extremidade para criar uma espécie de franja. Depois de fazer o brinquedo, capte a atenção do gato e comece o jogo. Para isso, mova as meias energicamente pelo chão para que o gato as persiga, deixando que ele as capture de vez em quando.

Em que copo está a recompensa?

O famoso jogo de encontrar o prêmio também pode ser jogado com animais. É tão simples como pegar 3 copos de plástico ou cartão e uma guloseima com odor intenso. Coloque um dos copos sobre a guloseima os restantes copos do lado dele. Mova os copos e deixe o gato escolher o copo que tem o prêmio através do faro. Este jogo é perfeito para entreter o gato, reforçar os laços entre felino e tutor e passar um bom momento juntos.

10 brincadeiras para gato - Brincadeiras para fazer com meu gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 brincadeiras para gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário sobre 10 brincadeiras para gato

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

10 brincadeiras para gato
1 de 3
10 brincadeiras para gato

Voltar ao topo da página