Partilhar

Benefícios de fazer carinho em um gato

Benefícios de fazer carinho em um gato

Ver fichas de  Gatos

Qualquer amante de gatos pode falar sobre as maravilhas de viver com um felino em casa e todas as vantagens que isso tem. Embora seu discurso pareça logicamente tendencioso, a verdade é que a ciência explicou com dados quais são os benefícios de acariciar um gato e abrir a porta da nossa casa para ele. Além dos benefícios para nós, o gato também experienciará as consequências positivas do relacionamento.

Neste artigo do PeritoAnimal, nos concentramos em compartilhar esses benefícios fazer carinho em um gato, tanto para o animal quanto para nós - não perca!

Também lhe pode interessar: Benefícios de ter um gato

Conselhos para fazer carinho em um gato

Nas seções seguintes, explicaremos os benefícios de acariciar um gato tanto para ele quanto para nós. No entanto, antes de tudo, é importante ressaltar, para ter um efeito realmente positivo, que as sessões de carinho devem ser feitas em um momento de boa vontade de ambos os lados. Em outras palavras, não se trata de segurar o gato e começar a acariciá-lo. Temos que esperar que o gato inicie a interação e, por outro lado, ela não deve ser prolongada de forma forçada.

Os gatos que vivem conosco são geralmente afetuosos, mas existem diferenças individuais que temos que respeitar. Por exemplo, eles geralmente aceitam as carícias entre as orelhas, nos lados do rosto ou nas costas, ao longo da coluna vertebral. Por outro lado, eles não se sentem confortáveis se tentarmos tocar a barriga ou as patas deles. É importante ter isto em mente para que o momento de carinho seja agradável para ambos. Da mesma forma, quando o gato estiver inquieto, você deve permitir que ele saia e não forçar ou prender o felino.

Para mais informações sobre onde você deve e não deve acariciar seu gato, não perca este artigo: "Como fazer carinho no gato".

Benefícios de fazer carinho em um gato - Conselhos para fazer carinho em um gato

Benefícios do carinho para o gato

Os gatos gostam de ser acariciados tanto quanto nós. O mito de que eles são independentes é exatamente isso, um mito. E embora, logicamente, existam diferenças de caráter entre cada um, a maioria dos gatos com quem convivemos aceita com prazer nossas carícias, embora elas marquem seus limites.

Os gatos procuram e admitem nosso contato porque, para eles, somos como uma grande mãe gata. Aos seus olhos, nós desempenhamos o papel da figura materna. Para compreender isso, voltemos à fase de filhote lactante. Durante esse período, a mãe lambe os filhotes com muita frequência. O carinho humano lembra os gatos do contato da língua materna da mãe gata em seu corpo. Nossa mão, em outras palavras, seria como uma língua gigante. A mãe representa proteção, alimento e, em resumo, bem-estar. Com isto em mente, é fácil entender os benefícios de fazer carinho em um gato.

Portanto, mesmo que um gato seja adulto, em sua relação conosco ele será sempre um filhote. É parte do processo de domesticação, que, de certa forma, mantém os animais em uma fase juvenil. É por isso que a solicitação de carícias e os benefícios desse contato são prolongados durante toda a vida do gato. Note que, normalmente, quando acariciamos nosso gato, ele estica a cauda e a mantém rígida para cima. Este é o mesmo comportamento que você vê em gatinhos com suas mães e é um convite para examinar a área genital. Nossas carícias lhe proporcionam bem-estar e o transferem para aquela época de felicidade absoluta ao lado de sua mãe.

Por outra parte, o contato físico geralmente aciona o ronrom. Embora este tenha significados diferentes, no meio de uma sessão de carícias o ronronar nos indica que o gato se sente feliz e cômodo. O ronrom também remonta à época da lactação, uma vez que esta começa a se registrar quando os gatinhos têm apenas uma semana de vida. Os pequenos ronronam para informar a mãe de que tudo está bem.

Se você quiser saber mais sobre ronronar, não perca este vídeo:

Benefícios de fazer carinho em um gato

A ciência demonstra que viver com gatos pode beneficiar a saúde das pessoas, fazendo com que vivam mais tempo e com melhor qualidade de vida. Os seguintes efeitos positivos foram demonstrados a nível psicológico, físico e social:

  • Prevenção do desenvolvimento de alergias em crianças e, em geral, de infecções respiratórias.
  • Melhoria do humor e redução do estresse através da diminuição dos níveis de cortisol e relaxamento.
  • Aumento da auto-estima.
  • Proteção da saúde do coração, reduzindo o risco de morte por ataque cardíaco.
  • Redução da pressão arterial.
  • Aumento da oxitocina, um hormônio relacionado ao amor e à amizade.
  • Ajuda a estabelecer e manter relações sociais, já que favorece a aproximação com outras pessoas que também vivem com gatos na clínica veterinária, no supermercado, etc.
  • A sensação de solidão é amortecida.
  • Estimulação na aquisição de responsabilidades nas menores.

Em suma, os benefícios de acariciar um gato por apenas alguns minutos por dia não existem apenas na imaginação de seus cuidadores. O contato físico com eles, definitivamente, reduz o estresse ao qual somos colocados diariamente, em maior ou menor grau. Voltar para casa e fazer carinho em um gato nos ajuda a entrar em um estado de relaxamento. Isto se intensifica quando, além disso, o gato começa a ronronar. Para retribuir, não hesite em consultar Como fazer seu gato feliz e oferecer a ela a melhor qualidade de vida. E, se você acabou de adotar um gato adulto ou bebê um pouco desconfiado, aqui está outro artigo para lhe ajudar: "Como ganhar a confiança de um gato".

A confirmação desta grande quantidade de efeitos benéficos para as pessoas propiciou que os gatos sejam incluídos em diferentes terapias que tentam melhorar o estado físico e mental de determinados grupos de pessoas.

Benefícios de fazer carinho em um gato - Benefícios de fazer carinho em um gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a Benefícios de fazer carinho em um gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Morris, Desmond. (1988). Observe a su gato. Barcelona. Plaza Janés.

Escrever comentário sobre Benefícios de fazer carinho em um gato

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Márcia Helena Freitas Pinheiro
Peguei 6 gatinhos na rua depois que a mãe deles foi atropelada, já consegui um lar para 5 deles, e estou com dificuldade de conseguir lar para o último, já dei o vermífugo, sei que é macho e tem pouco mais de 1 mês, não posso ficar com ele, pois moro em um apartamento pequeno com dois filhos e um gato adulto. Sei que não é a especialidade de vocês acolherem o animal, mas podem me orientar onde levar? Moro em Madureira, Rio de Janeiro. Se puder me ajudar, eu agradeço muito.
Obrigada pela atenção
Márcia Helena
A sua avaliação:
LORENA LAZARETTI RESUN
O meu gato sempre arranha,briga ou foge dos nossos carinhos.Porque isso acontece?
Hernani Marcondes Cesar
Lorena, boa noite. Tem N variáveis que tem ser observadas: idade, é apenas um gato(?) dentre dezenas. Não sou veterinário, mas sou gatero das antigas.

Benefícios de fazer carinho em um gato
1 de 3
Benefícios de fazer carinho em um gato

Voltar ao topo da página