Cuidados extra

Como demonstrar amor para um cachorro?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 4 setembro 2023
Como demonstrar amor para um cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Você já se perguntou como saber se seu cachorro te ama? É comum questionarmos se nossos cães nos amam, a ponto de nos esforçarmos para entender a linguagem canina e descobrir como nossos amados cães expressam carinho. No entanto, pode acontecer que esqueçamos quando se trata de avaliar como nossos amigos peludos percebem o quanto os amamos e o quanto eles são importantes para nós.

Você já se perguntou como você pode agradecer e retribuir o amor incondicional que seu amigo peludo lhe dá? Neste artigo do PeritoAnimal te contamos diferentes formas de demonstrar amor para um cachorro com 7 dicas chave para melhorar a vínculo com o canino. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Acalmar um gato nervoso

Índice

  1. Conheça ele melhor
  2. Educar também é cuidar
  3. Aprenda a dizer eu te amo no idioma
  4. Invista em momentos de qualidade com o cachorro
  5. Faça sua comida favorita
  6. Mime o peludo com moderação
  7. Respeite o cachorro e sua natureza

1. Conheça ele melhor

Embora os cães possam se parecer esteticamente devido a sua herança genética e à padronização das raças de cães, cada cão é um indivíduo único. Seu amigo peludo tem uma personalidade própria, formada por sua grande sensibilidade e notável inteligência. Se você perder a oportunidade de conhecê-lo, você nunca perceberá que ele é único.

Assim, a primeira dica para demonstrar amor para um cachorro é conhecê-lo melhor e, para isso, estude sua linguagem corporal e tente entender as coisas que lhe agradam, as coisas que o deixam mais tenso e as coisas que lhe dão uma sensação de paz. Observe suas posturas em resposta a diferentes estímulos em seu ambiente e também quando ele ouve sua voz. Você verá que seu cão fala com todo o seu corpo sem fazer nenhum som. Leve seu tempo para acompanhar seu crescimento e deixe-se deslumbrar pela evolução de seu corpo e mente.

O hábito de acompanhar a rotina do cachorro lhe permitirá não só desfrutar e se surpreender com suas habilidades, mas também identificar rapidamente quaisquer mudanças em sua aparência ou comportamento. Isto é essencial para poder ir rapidamente ao seu veterinário no caso de qualquer observação anormal, e para encorajar um diagnóstico precoce.

Como demonstrar amor para um cachorro? - 1. Conheça ele melhor

2. Educar também é cuidar

A educação de um cachorro é um aspecto fundamental de uma vida física e mentalmente saudável. Os cães são animais muito inteligentes e têm muita energia que deve ser canalizada para que não se transforme em tensão e gere sintomas negativos em seu organismo.

A introdução ao treinamento básico é o melhor exercício para estimular o corpo e a mente de seu melhor amigo. Por outro lado, a socialização é essencial para ensiná-lo a se relacionar com as pessoas, outros animais, seus brinquedos e a respeitar sua própria casa.

Por esta razão, recomendamos que você dedique de 10 a 15 minutos de seu dia para começar a ensinar a seu cão os comandos básicos de obediência canina. É importante manter a consistência e a prática diária para promover o aprendizado total de cada comando, um de cada vez. Lembre-se de usar reforços positivos para recompensar cada boa atitude e estimular a capacidade cognitiva de seu cão.

Como demonstrar amor para um cachorro? - 2. Educar também é cuidar

3. Aprenda a dizer eu te amo no idioma

Embora o latido seja uma expressão canina muito importante, seu melhor amigo usa as expressões corporais e faciais para falar com você o tempo todo, e não necessariamente fará sons. Eles também usam feromonas para se comunicar, mas isso é algo que você não é capaz de perceber. Sua cauda, suas orelhas, suas patas, seus olhos e seu corpo inteiro expressam suas emoções, desejos, medos, estados de ânimo e pensamentos.

Os cães demonstram seu afeto de muitas maneiras, por exemplo, seguindo você pela casa, prestando atenção, obedecendo a seus pedidos ou simplesmente desfrutando de uma boa soneca ao seu lado. Se você for encorajado a aprender um pouco mais sobre sua linguagem corporal, você aprenderá muitas maneiras de dizer "eu te amo" na língua deles.

Se você gosta de dormir com seu cão, por exemplo, você deve saber que os cães só têm a confiança para relaxar com aqueles que eles consideram parte de sua família. Você também pode passar algum tempo de qualidade brincando com seu melhor amigo, exercitando-se com ele, ou simplesmente ouvindo música relaxante. Estas são formas simples, saudáveis e positivas de agradar o cachorro e mostrar seu afeto.

Você deve ter cuidado para não ficar confuso com as informações disponíveis na web sobre como demonstrar amor para um cachorro. Por exemplo, olhar para eles não significa dar-lhes um "abraço de cachorro" (como você pode ler em alguns sites), mas sim transmitir desconfiança ou um aviso. Esta informação está em nosso texto sobre 10 coisas que os cães odeiam nos humanos, portanto não é recomendável que você faça isso.

Ao saber interpretar e responder à sua linguagem corporal, você fará seu cão se sentir mais confiante e seguro de si ao ser compreendido como parte da família. Isto contribui muito para melhorar a auto-estima de seu melhor amigo e o vínculo entre vocês dois. Também tornará mais fácil reconhecer possíveis sinais de estresse, ansiedade ou tédio.

Como demonstrar amor para um cachorro? - 3. Aprenda a dizer eu te amo no idioma

4. Invista em momentos de qualidade com o cachorro

Sabemos que a rotina agitada de nossos dias de trabalho e responsabilidades diárias nem sempre nos permite passar tanto tempo com nossos cães quanto gostaríamos. Mas o que podemos fazer é investir em tempo de qualidade com nosso melhor amigo em nosso tempo livre. Lembre-se que os momentos inesquecíveis são aqueles que compartilhamos com aquele que amamos, não importa onde ou quando.

Durante a semana, tente reservar 30-40 minutos para passear com seu cão. Você descobrirá que a atividade física e o relaxamento mental farão bem a ambos. E se você gosta de se exercitar, não perca a oportunidade de praticar um esporte com seu cão, como o canicross.

Você também pode se divertir com seu amigo peludo em casa, jogando jogos ou ensinando-lhe alguns truques e comandos básicos de obediência. Nos fins de semana, você pode inovar fazendo um piquenique em família ou uma excursão divertida para levar seu amigo peludo a descobrir novos lugares e compartilhar muitas aventuras com você. E quando as tão esperadas férias chegarem, você pode aproveitar a oportunidade para viajar com seu melhor amigo.

Como demonstrar amor para um cachorro? - 4. Invista em momentos de qualidade com o cachorro

5. Faça sua comida favorita

Quem não gosta de ser surpreendido com seu prato favorito preparado por uma pessoa muito especial? Bem, nossos cães não são exceção... Assim como nós, os aromas e sabores despertam sentimentos e lembranças em nossos amigos peludos. E como você já deve ter notado, seu cão tem um apetite notável.

Aproveite o dia em que você estiver mais relaxado (a) e tem mais tempo para preparar uma deliciosa refeição caseira e surpreenda seu melhor amigo com seus pratos favoritos. Você pode descobrir nossas receitas de bolos, biscoitos ou sorvetes, todos especialmente preparados para o apetite canino. Você vai perceber que o apetite e o amor andam sempre lado a lado.

Neste outro artigo deixamos algumas receitas de bolos para cachorros.

Como demonstrar amor para um cachorro? - 5. Faça sua comida favorita

6. Mime o peludo com moderação

Mimá-lo uma maneira clara e eficaz de demonstrar amor por um cachorro. Mas devemos entender que nem todas as nossas demonstrações de afeto são confortáveis para nossos melhores amigos. A maioria dos cães não gosta quando os abraçamos, por exemplo.

Além disso, é importante ter moderação ao mimar um cachorro para não superprotegê-lo e estimular um comportamento possessivo. Dar carinho ao nosso melhor amigo não significa permitir-lhe tudo ou negligenciar sua educação. A superproteção é perigosa e prejudicial para a saúde de todos os animais. Os cães devem ser livres para se expressar e se sentir felizes, mas também devem aprender a respeitar as regras de convivência, a fim de evitar problemas de comportamento e acidentes domésticos.

Como demonstrar amor para um cachorro? - 6. Mime o peludo com moderação

7. Respeite o cachorro e sua natureza

Hoje em dia, muitas pessoas confundem amar e cuidar bem de um animal de estimação com tratá-lo como pessoas ou bebês. Devemos entender que um cão é um cão e deve ser tratado como tal. Isto não significa que eles sejam mais ou menos que seres humanos. Significa simplesmente que a natureza canina é diferente da natureza humana e merece ser respeitada em seus aspectos e necessidades únicas.

Ao tratar um cão como se fosse um ser humano, cometemos um erro grave, deixamos de respeitar sua natureza e quase sempre voltamos a cair na superproteção. Muitos tutores repreendem seus cães quando observam certos comportamentos instintivos que são inerentes à sua natureza canina. Nestas circunstâncias, eles não estão educando, mas reprimindo a mais pura expressão da personalidade de um cão. Aprenda a amar seu cão por quem ele é, respeitando sua maneira de ser e sua própria língua.

E agora que você já sabe como demonstrar amor por um cachorro, não perca este outro artigo em que listamos 46 maneiras de fazer um cachorro feliz.

Como demonstrar amor para um cachorro? - 7. Respeite o cachorro e sua natureza

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como demonstrar amor para um cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Como demonstrar amor para um cachorro?