menu
Partilhar

Como viajar com cachorro?

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 2 junho 2023
Como viajar com cachorro?

Ver fichas de  Cachorros

Vai fazer algum bate-e-volta ou está planejando suas férias? Ao organizar uma viagem, sempre surgem as mesmas perguntas: "posso viajar com meu cachorro?", "quais são as condições para se viajar com cachorros?", "como devo levar o meu cachorro quando viajar?".

Por isso, neste artigo do PeritoAnimal, queremos sanar todas as suas dúvidas e te explicar todos os detalhes o que você precisa saber para descobrir como viajar com cachorros tranquilamente.

Também lhe pode interessar: Como viajar com um cachorro na moto

O que levar em consideração antes de viajar com um cachorro?

Quando vivemos na companhia de um animal, normalmente não está nos nossos planos sair de férias sem ele. Em vez disso, a gente quer viver a experiência da mesma forma que nós. Porém, tenha em mente que, quando viajamos com cachorros, tudo deve ser adaptado para eles: viajar sozinho não é a mesma coisa que viajar com um animal.

Analise se será uma boa experiência para ele

Antes de mais nada, é importante que você analise se a viagem que você pensa em fazer será uma boa experiência para o cachorro. Você conhece o cão mais que ninguém e saberá onde ele fica bem ou não.

Viajar significa uma mudança de rotina para eles, uma adaptação constante às circunstâncias, novos cheiros, novos sabores, novos ruídos, etc. Por isso, é crucial que você analise se o cachorro está atualmente nas melhores condições para viajar e se adaptar a todas essas mudanças.

Escolha um lugar adequado para o cachorro

Embora pareça algo óbvio, é fundamental saber para onde viajar com cachorros. Por exemplo, se você estiver pensando em viajar a algum lugar com praia, deverá antes confirmar se esse destino conta com praias aptas para cachorros, já que, lamentavelmente, não os deixam entrar em todas.

Por outro lado, analise a viagem por completo, ou seja, leve em consideração toda a rota e as atividades que planeja realizar para comprovar que o cachorro pode seguir esse ritmo. Aqui, entrará em jogo não apenas o fato de cachorros serem aceitos ou não em tais rotas/atividades, mas também as condições físicas do cachorro e a idade dele. Uma boa opção, sem dúvidas, é escolher um camping e que, é claro, aceite mascotes. Aqui, seu cachorro desfrutará da sua companhia, vocês poderão fazer caminhadas em plena natureza juntos, e com certeza conhecerão pessoas e cachorros novos.

Faça um check-up veterinário

Antes de sair de férias, é recomendável que você consulte o seu veterinário. Faça um check-up do seu amigo de quatro patas para ver se ele se encontra em plenas condições de saúde para viajar. Você também pode pedir assessoria a um especialista para saber se é recomendável que o seu cachorro te acompanhe nessa viagem.

Adquira o material de que precisar

Por último, para que seu cachorro se sinta confortável, é necessário que você tenha o material necessário para levá-lo na viagem. Dependendo do veículo que você utilizar para viajar, você poderá precisar ou não de uma caixa transportadora ou de um cinto de segurança para o carro, mas o que nunca deve faltar é uma coleira comum ou peitoral e uma correia, além de potes para a comida e a água, e uma cama. Para este último item, recomendamos escolher uma dobrável, por ser mais fácil de se transportar.

Como viajar com cachorro? - O que levar em consideração antes de viajar com um cachorro?

Requisitos para viajar com cachorros

Antes de reservar a sua viagem com o seu cachorro, é importante que você se atente aos requisitos que o seu destino tem em relação aos pets. Por exemplo, existem alguns países em que é necessário que o cachorro tome várias vacinas que, na sua cidade, podem não ser necessárias.

Os cachorros poderão viajar a outros países sempre que cumprirem estes requisitos:

  • O pet deve ter um microchip implantado, ou uma tatuagem claramente legível, aplicado antes de 3 de julho de 2011.
  • O cachorro deve estar vacinado contra a raiva.
  • Ele deve ter passado por um tratamento contra a tênia Echinococcus multilocularis caso o seu destino esteja livre desse cestodo (países como Finlândia, Irlanda, Malta, Noruega e Irlanda do Norte).
  • Ele deve apresentar um passaporte para animais de estimação válido se você for levá-lo para o exterior.

Como relaxar o cachorro antes da viagem?

As viagens podem chegar a ser bastante estressantes para os cachorros. Por isso, é necessário que você possa tomar algumas medidas antes de iniciar a viagem com o seu cachorro para se assegurar de que ele esteja relaxado e que desfrutará de uma boa experiência, assim como você:

  • Se viajar de avião, familiarize-o com a caixa transportadora um tempo antes para que ele não a associe a um problema.
  • Se ele tem propensão a ficar enjoado, e, portanto, a vomitar, certifique-se de que o cachorro está de jejum no mesmo dia em que for viajar, ou ele pode ter enjoo no carro, avião, navio, etc. Agora, água não pode faltar, porque ele pode ficar desidratado. E se a viagem for muito longa, aí sim você deverá lhe dar uma comida fácil de digerir e que não seja pesada, e realizar as paradas que forem necessárias.
  • Antes de começar a viagem, dê um longo passeio com ele e deixe que ele se canse o máximo possível.
  • É possível encontrar medicamentos e tranquilizantes, inclusive naturais, para os casos mais graves, nos quais não é possível tranquilizar o cachorro de jeito nenhum. Se esse for o seu caso, te aconselhamos a, de antemão, consultar um veterinário para saber o melhor tratamento para o seu cachorro.
  • Tente fazer com que ele te veja sempre tranquilo e não lhe dê muito estímulo antes de começar a viagem.

Outros conselhos para viajar com o cachorro

Dependendo do método que você usar para viajar com o cachorro, será necessário tomar certas precauções. Deixamos para você os melhores conselhos para viajar com seu melhor amigo, para que vocês dois possam desfrutar ao máximo das suas férias.

Conselhos de como viajar com cachorro de carro

Não há problema algum de viajar com o cachorro de carro com você, caso tome as medidas de segurança necessárias para protegê-lo e também para te garantir um trajeto tranquilo.

O principal conselho que você deve levar consigo é que é muito perigoso levar um cachorro solto dentro do carro, e isso é inclusive proibido em muitos países. Portanto, você deverá buscar o método de fixação mais adequado para o seu caso: coleira no banco traseiro, grade entre os bancos da frente e os de trás, caixa transportadora no porta-malas, etc.

Conselhos para viajar com cachorro de avião

A primeira coisa que você deverá fazer será se certificar de que a companhia aérea que você vai contratar permite viajar com animais de estimação. Cachorros poderão viajar contigo na cabina caso pesem menos de 8 kg. Se pesarem mais que isso, deverão ir numa caixa transportadora no bagageiro. Portanto, se o seu cachorro for mais pesado, analise muito bem se ele realmente está em condições de viajar dessa forma e se vale a pena que ele passe por essa experiência.

Outro conselho que te será muito útil é se assegurar de ter toda a documentação em dia e tentar fazer com que o seu cachorro esteja o mais tranquilo possível antes do voo, para que ele não passe mal durante a viagem.

Conselhos para viajar com o cachorro de trem

Para poder viajar de trem com o seu cachorro, você deverá comprar um bilhete específico para ele, e ele terá que ir dentro de uma caixa transportadora durante toda a viagem. As regras para se viajar de trem na Europa, por exemplo, são as mais rígidas, e só poderão viajar nesse meio de transporte os cachorros que pesarem menos de 10 quilos.

Como as viagens de trem costumam ser longas, antes de ele partir da estação, certifique-se de que o seu cachorro deu um bom passeio e fez todas as suas necessidades.

Conselhos para viajar com o cachorro de navio

Em primeiro lugar, antes de comprar a sua passagem de navio, você terá que se certificar de que a empresa, de fato, permite a viagem com animais de estimação. Caso a resposta seja positiva, o seu cachorro deverá estar sempre preso. Nos momentos de embarque e desembarque, você também deverá colocar uma focinheira nele, independentemente da raça à qual ele pertença.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a saber qual é a melhor maneira de viajar com cachorro, e tudo o que você precisa saber antes de reservar as suas passagens. Dê uma lida em todos os nossos conselhos e desfrute da companhia do seu cachorro onde você for.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como viajar com cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Viajar com animais.

Bibliografia
  • Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación. Viajar con la mascota. Perros, gatos, hurones. Gobierno de España.
  • NSC. Disponível em: Pode viajar de ônibus com cachorro ou outros pets? <https://www.nsctotal.com.br/noticias/pode-viajar-de-onibus-com-cachorro-ou-outros-pets>. Acesso em 25 de agosto de 2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como viajar com cachorro?
1 de 2
Como viajar com cachorro?

Voltar ao topo da página