Partilhar

Cachorro no cio: sintomas e duração

Cachorro no cio: sintomas e duração

Ver fichas de  Cachorros

Geralmente, costumamos associar o cio apenas às cadelas, pois achamos equivocadamente que o cio em cachorros é marcado necessariamente por sangramentos e ciclos de fertilidade. No entanto, embora ocorra de maneira diferente das fêmeas, o cio de cachorro macho também existe e é muito importante saber reconhecer seus sintomas para evitar ninhadas indesejadas.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicamos tudo o que precisa saber sobre cio em cachorros machos, para que você possa fornecer um controle reprodutivo mais eficaz ao seu melhor amigo. Vamos começar?

Também lhe pode interessar: Cadela no cio: sintomas e duração

Cio de cachorro macho

Sim, cachorro macho entra no cio. Então, vamos começar do começo: quando o cachorro entra no cio pela primeira vez? Assim como nas fêmeas, o primeiro cio dos cachorros machos não tem uma data exata, mas pode variar significativamente de acordo com o tamanho, raça, organismo e metabolismo de cada indivíduo.

Falando de maneira muito geral, os cachorros machos geralmente atingem a maturidade sexual entre seis e nove meses de idade. No entanto, se você quiser saber exatamente quando o cio começa em cachorros machos, precisa estar ciente das mudanças de comportamento que revelam seu "despertar" para a maturidade sexual.

Como o olfato dos cachorros é altamente desenvolvido, os cães machos podem perceber com seus receptores olfativos os feromônios que as fêmeas eliminam através da urina quando estão no cio. Portanto, quando um cachorro atinge a maturidade sexual e está fértil, ele mostra algumas alterações em seu comportamento ao identificar que existem fêmeas férteis em seu ambiente.

Cachorro no cio: sintomas e duração - Cio de cachorro macho

Sintomas de cachorro no cio

Quando um cachorro sexualmente maduro identifica que há fêmeas férteis em seu ambiente, seu organismo começa a produzir e liberar uma quantidade maior de testosterona (o hormônio sexual masculino). A elevada concentração desse hormônio no organismo é a responsável pelo comportamento típico do cio nos cachorros machos, que mostram que esse cachorro está pronto para se reproduzir.

A seguir, vamos rever os principais comportamentos de um cachorro no cio e sintomas, no caso dos machos:

  • Marcação: o aparecimento do comportamento de marcação, acompanhado do comportamento de levantar a perna para urinar, é um dos sintomas mais evidentes de que um cachorro atingiu sua maturidade sexual. Quando um cachorro macho entra no cio, notaremos que ele tende a urinar pequenas quantidades em diversos objetos, com certa predileção por superfícies verticais (portas, muros, paredes, etc.). Também é comum que a urina do cachorro tenha um odor mais forte do que o comum quando ele está no cio.
  • Monta: ao sentir um intenso desejo sexual, o cachorro costumar ter a necessidade ou vontade de aliviá-lo e obter prazer através do comportamento de monta, seja com outros cachorros, com objetos e até com as pernas de seus donos. No entanto, os cachorros também podem montar por outras razões, e o comportamento de monta, quando excessivo, pode ser sintoma de alguma doença, de estresse ou de problemas de socialização.
  • Territorialidade: quando seu peludo alcançar a maturidade sexual e entrar no cio, você verá que ele começará a se tornar mais territorial. A territorialidade está presente em todos os animais e é essencial para sua sobrevivência, por isso todos os cachorros, por mais carinhosos que sejam, mostrarão sinais de territorialidade em seu dia a dia com indivíduos estranhos. Porém, no caso dos machos no cio, esses sinais costumam ser ainda mais intensos e evidentes, pois eles precisam garantir que outros cachorros não interfiram em seu território e com as fêmeas nele presentes. Por isso, é possível que um cachorro macho no cio se comporte de forma desconfiada, podendo inclusive se mostrar agressivo com outros cachorros desconhecidos.
  • Inquietude e hiperatividade: um cachorro no cio (sexualmente maduro), quando percebe a presença de fêmeas férteis em seu ambiente, se mostra mais inquieto, hiperativo e/ou nervoso que o de costume. Logicamente, seu organismo "pede" que vá ao encontro das fêmeas para aliviar seu desejo sexual e garantir a reprodução de sua espécie. Essas alterações em seu comportamento podem levar à destrutividade e latidos incessantes.
  • Tentativas de escapar: durante o pico da atividade sexual, o cachorro no cio macho pode tentar escapar várias vezes da casa para encontrar as fêmeas férteis que detectaram em seus arredores.

Esses sintomas de cachorro no cio costumam se repetir sempre que um cachorro macho entra em um período de maior atividade sexual. No entanto, um cachorro macho não vai necessariamente apresentar todos esses sintomas toda vez que entrar no cio ao perceber uma fêmea fértil em seu ambiente, por isso eventualmente seu donos podem demorar para se dar conta de que o cachorro está no cio.

Época do cio de cachorro nos machos

Cachorro macho tem cio mas não apresentam ciclos férteis como as fêmeas, que costumam entrar no cio duas vezes ao ano, embora essa frequência possa variar de acordo com a raça e o organismo de cada cadelinha. Uma vez que o cachorro macho atinge sua maturidade sexual, pode-se dizer que ele permanece em um cio constante, tendo períodos de maior ou menor intensidade.

Então, no caso dos cachorros machos, cachorro entra no cio de quanto em quanto tempo? Como mencionado, o cio em cachorros machos não é definido em ciclos férteis, como o cio das cadelas, e o cachorro macho está sempre preparado para se reproduzir, desde o momento em que atinge sua maturidade sexual.

No entanto, o comportamento de cio em cachorros machos não estará necessariamente presente de forma contínua, ou com a mesma intensidade. Geralmente, os sintomas do cio em cachorros machos aparecem após a identificação de uma fêmea no cio. Ou seja, quando o cachorro macho percebe os odores que emanam do corpo de uma fêmea fértil em seus arredores, entra em um pico de atividade reprodutiva e começa a apresentar o comportamento típico do cio em cachorros machos.

Da mesma forma, as condições climáticas também podem influenciar os picos de atividade sexual do cachorro no cio macho. Como nas estações mais frias seu corpo precisa armazenar energia, o comportamento do cachorro geralmente é mais ameno e estável, o que também afeta sua atividade reprodutiva. Mesmo assim, é completamente possível que um macho apresente sintomas de cio durante o inverno ou o outono. No entanto, de maneira geral, o comportamento de cio nos machos tende a se intensificar durante a primavera e o verão.

Cachorro no cio: sintomas e duração - Época do cio de cachorro nos machos

Quanto tempo dura o cio de um cachorro macho?

Como não se divide em ciclos férteis, e é constante, a duração do cio nos cachorros machos pode se estender ao longo de toda sua vida, sendo que o cachorro poderá apresentar picos de atividade sexual durante o ano todo, dependendo principalmente dos dias férteis das fêmeas que vivem em seu ambiente.

Portanto, o ambiente geralmente é um aspecto fundamental na duração e na frequência do cio em cachorros machos. Por exemplo, se um cachorro vive em um bairro onde existem muitas cadelas sem castração, é possível que ele demonstre sintomas de cio constantemente, por perceber uma disponibilidade alta ou frequente de fêmeas férteis em seu ambiente.

Pelo contrário, se a maioria das fêmeas for castrada na área onde o cachorro macho vive, esses picos serão menos frequentes, e o comportamento do cachorro permanecerá estável e calmo ao longo do ano.

Como evitar o cio de cachorro nos machos?

Quando decidimos se devemos adotar um macho ou uma fêmea, é essencial estar ciente de que um cachorro macho estará fértil durante praticamente toda a sua vida. Ou seja, ele pode entrar no cio a qualquer momento do ano e cruzar com uma ou mais fêmeas férteis, dando origem a crias não planejadas que acabam agravando o complexo problema social que é a superpopulação de cachorros de rua.

Além disso, se o cachorro escapar durante os picos de atividade sexual, corre o risco de se perder, sofrer um acidente e entrar em contato com vários patógenos nas ruas. Por essas e várias outras razões, é perfeitamente compreensível e desejável que os donos se perguntem como prevenir ou aliviar os sintomas do cio de cachorro nos machos.

A única maneira adequada, confiável e segura de evitar o cio em cachorros machos e prevenir crias não planejadas é por intervenção cirúrgica de castração ou esterilização. No entanto, é importante que você saiba que existem diferenças entre esses dois procedimentos, e somente a castração é eficaz para controlar as alterações de comportamento associadas ao cio em cachorros machos.

Da mesma forma, você deve sempre consultar um veterinário para se certificar de qual é o procedimento mais adequado para seu melhor amigo. Além de explicar as vantagens da castração e esterilização de cachorros machos, o veterinário também te ajudará a escolher a melhor idade para castrar um cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro no cio: sintomas e duração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.

Vídeos relacionados com Cachorro no cio: sintomas e duração

1 de 3
Vídeos relacionados com Cachorro no cio: sintomas e duração

Escrever comentário sobre Cachorro no cio: sintomas e duração

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Gislaine de Souza
Tem duas cadelas no cio aqui na minha rua, meu cachorro está desesperado, notei que às vezes sai um pouco de sangue do pingo dá urina! Isso é normal?
Quando ele faz xixi sai norm!
A sua avaliação:
Elineida Silva de Sousa
Meu cachorro tem 5 anos estar no cio.mais estar triste sentado escorado na parede e mormal.lambrador
A sua avaliação:
Eloana Dias
Oii tenho um yorkshire com 7 anos e já é castrado a bastante tempo..ele mora comigo só ele..e essa semana me surpreendi com ele porq cheguei na sala e ele estava quetinho e com o pênis tdo pra fora.. fiquei apavorada pois nunca havia acontecido isso..podes me informar o q pode ter acontecido isso é normal..eu jamais imaginei de ver ele assim...o a faço será q ele está com algum problema...porq ele ficou assim..o q faço por favor me ajude!!

Cachorro no cio: sintomas e duração
1 de 3
Cachorro no cio: sintomas e duração

Voltar ao topo da página