Cuidados extra

Cachorro castrado muda de comportamento?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 18 março 2024
Cachorro castrado muda de comportamento?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A castração é um ato de amor e proteção do tutor com seu pet. É um procedimento que aumenta o tempo de vida do animal e evita várias doenças, proporcionando maior qualidade de vida. Além disso, pode ter uma influência positiva em alguns comportamentos considerados indesejáveis para os tutores, como a agressividade e a marcação de território com urina.

É bem comum o cachorro apresentar alteração de comportamento após a castração, pois é reduzido o seu estímulo hormonal com a retirada das gônadas. Mas essa alteração é muito intensa? Ele fica mais calmo? Após a castração, o cachorro para de marcar território com urina? Fica menos agressivo? Se você também tem essas dúvidas, aproveite este artigo do PeritoAnimal onde explicamos se cachorro castrado muda de comportamento e fique por dentro do assunto!

Índice

  1. É normal cachorro mudar de comportamento após a castração?
  2. Como fica o comportamento do cachorro depois de castrado?
  3. Quais as vantagem e desvantagem de um cachorro castrado?
  4. Que cuidados devo ter com o cachorro após a castração?

É normal cachorro mudar de comportamento após a castração?

Sim, sendo um dos objetivos da castração justamente esse: alterar alguns tipos de comportamento do cachorro. O cachorro fica mais tranquilo e dócil, menos agressivo e destrutivo. Além disso, dependendo da idade que ele for castrado, pode não marcar território com urina.

Como fica o comportamento do cachorro depois de castrado?

Após a castração, o cachorro tende a ficar mais calmo, menos ativo, menos eufórico e menos agressivo. O nível de destruição também diminui, pois ele fica mais calmo, brincando menos e menos ativo. Isso não significa que o cachorro ficará apático, muito pelo contrário! Ele ficará mais saudável, pois não terá o comportamento agressivo e territorialista, evitando fugas e brigas com outros cães.

Quais as vantagem e desvantagem de um cachorro castrado?

A castração deve ser vista como um ato de amor e cuidado, pois protege o animal de vários perigos e doenças, prolongando sua vida. Mas nem tudo é só benefício. A castração também pode apresentar algumas desvantagens. Abaixo, listamos as principais vantagens e desvantagens da castração em cães:

Vantagens:

  • Controle populacional: os cães se reproduzem rapidamente e com ninhadas numerosas, o que faz com que a proliferação desses animais se torne um problema de saúde pública, como por exemplo, no controle de zoonoses;
  • Diminuição da agressividade: com a castração, há uma diminuição significativa da produção de testosterona no macho, o que reduz sua agressividade. Esse hormônio, conhecido como hormônio da força, é responsável pelo comportamento agressivo territorialistas e reprodutivo, fazendo com que os cães briguem por territórios e pelas fêmeas em período de acasalamento;
  • Reduz o risco de doenças: nas fêmeas castradas, o risco de neoplasias mamárias é menor, assim como elimina a incidência de câncer no útero e ovários. Já nos machos, a castração evita problemas na próstata, como câncer e hiperplasia prostática. Além disso, a retirada dos testículos que é realizada na castração elimina a incidência de tumores testiculares.
  • Reduz as saídas para procurar fêmeas: a maioria dos cães que tem acesso à rua costuma perambular à procura de fêmeas no cio, o que pode resultar em brigas, atropelamentos e até mesmo maus tratos. Mesmo cães que costumam não ter acesso à rua ficam mais agitados e tentam fugir quando existem cadelas em período reprodutivo nas redondezas.
  • Reduz a agitação e o comportamento destrutivo: alguns cães apresentam comportamento mais tranquilo e menos destrutivo após a castração. Isso ocorre com maior intensidade em cães castrados nos primeiros dois anos de vida. Após esse período, a mudança de comportamento pode não ser tão intensa.
  • Diminui ou elimina o comportamento territorialista: a marcação de território com urina é um dos comportamentos territorialistas mais desaprovado pelos tutores. Os macho costumam urinar nos cantos da casa e nos móveis para marcar seu território, principalmente se houver mais de um cachorro no ambiente. A castração ajuda a reduzir esse comportamento, que é estimulado pela testosterona. Cães castrados antes da puberdade podem nunca apresentar esse comportamento.

Desvantagens:

  • Aumento de peso: uma das grandes desvantagens da castração é o aumento de peso. Com a eliminação do estímulo hormonal, o animal tende a ficar mais quieto e sedentário, além de sentir mais fome, o que resulta em obesidade. O controle do peso deverá ser realizado com a ingestão adequada de alimentos e com exercícios físicos.
  • Incontinência urinária: as cadelas castradas muito jovens podem desenvolver incontinência urinária, o que pode ser reversível com o passar do tempo.

Se você tem dúvidas sobre Qual a melhor idade para castrar um cão? - Machos e Fêmeas, recomendamos a leitura deste artigo.

Cachorro castrado muda de comportamento? - Quais as vantagem e desvantagem de um cachorro castrado?

Que cuidados devo ter com o cachorro após a castração?

O pós-operatório da castração de imediado, tanto da fêmea quanto do macho, requer cuidados e repouso. No caso da cadela, os cuidados são mais intensos, pois a cirurgia realizada é maior, com abertura da cavidade abdominal e com várias camadas de pontos, o que exige repouso absoluto. Além disso, o uso de medicação para dor e anti-inflamatórios é necessário por mais dias que no macho. No caso do cachorro, deve-se ter o cuidado de evitar que o animal fique lambendo os pontos e faça esforço físico, para que não haja ruptura de pontos internos e resulte em hemorragia. O uso de colar elizabetano ou roupa cirúrgica é essencial em ambos os sexos.

Os pontos devem ser limpos diariamente com soro e produtos antissépticos, podendo ser utilizados antibióticos tópicos também. No caso dos machos, a quantidade de pontos é bem pequena, quando comparado com a fêmea, o que não dispensa o cuidado com a limpeza e desinfecção. Curativos podem ser necessários nos primeiros dias. O uso de roupas cirúrgicas auxilia na cicatrização, pois evita que o animal fique lambendo a ferida cirúrgica e introduza bactérias da boca, causando infecção.

Outro cuidado a ser tomado após a castração, a longo prazo, é com a dieta. Os animais castrados tendem a ficar menos ativos, o que resulta facilmente em obesidade. A dieta deverá ser específica para cães castrados, com limitação da quantidade de calorias ingeridas por dia. Além disso, exercícios físicos são fundamentais para manter o metabolismo do cachorro mais acelerado. Caminhadas, corridas no parque, natação e brincadeiras ajudam o cachorro a gastar calorias e manter-se saudável. Dietas caseiras devem ser balanceadas, com a quantidade adequada de proteínas, carboidratos e gordura, utilizando ingredientes frescos e de alta qualidade. Já a dieta seca, ou ração para cães castrados, pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos para pet, com preços acessíveis e de diferentes fabricantes. E lembre-se sempre: comprar alimento de qualidade para o pet não é uma despesa, é um investimento, pois o animal que se alimenta bem estará mais resistente às doenças.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro castrado muda de comportamento?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Bibliografia
  • Jesus, A.S. Castração em cães e gatos: quando realizar, técnicas, benefícios e riscos. UniAGES, Centro Universitário, Paripiranga, 2021. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/Monografia%20Alexandre%20(1).pdf. Acesso em 27/02/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Cachorro castrado muda de comportamento?