menu
Partilhar

Como ajudar um cachorro a superar a morte de outro

Como ajudar um cachorro a superar a morte de outro

Ver fichas de  Cachorros

Muitos donos se perguntam se um cachorro sente a morte de outro. A verdade é que sim. Os cachorros são animais muito sensíveis, que podem experimentar emoções complexas e construir vínculos afetivos muito profundos, tanto com seus familiares humanos quanto com seus companheiros caninos.

Por tudo isso, quando um cachorro compartilha seu dia a dia com outro, a morte desse indivíduo pode repercutir negativamente em seu estado emocional. De fato, é muito comum que alguns donos recorram ao veterinário e/ou educadores caninos na tentativa de compreender o luto que seus cachorros sentem e saber assim como ajudar um cachorro a superar a morte de outro.

No PeritoAnimal sabemos que a perda de um cachorro é uma experiência muito dolorosa, e queremos te ajudar neste processo. Por isso, dedicaremos esse artigo a te proporcionar alguns conselhos para que saiba como ajudar um cachorro a superar a morte de seu companheiro.

Também lhe pode interessar: Como relaxar um cachorro com carinho

Cachorro sente quando outro cachorro vai morrer?

Certamente você já ouviu falar que os cachorros podem prever a morte e até mesmo detectar doenças em seus donos. Embora existam muitos mitos e exageros a respeito disso, a verdade é que os cachorros possuem sentidos muito desenvolvidos que podem os ajudar a detectar certas alterações fisiológicas e hormonais no organismo de outros animais e de pessoas. Por isso, os cachorros são sim capazes de prever a morte de pessoas e outros animais.

Além disso, como utilizam principalmente a linguagem corporal para se comunicar, também podem perceber com facilidade as alterações no comportamento de outros cachorros, que podem estar associadas a determinadas doenças. Por isso, é muito possível que seu amigo peludo perceba mais rapidamente os sinais de que seu cachorro vai morrer, e comece a apresentar certas mudanças em seu comportamento, se mostrando mais protetor em relação ao companheiro ao perceber que ele está fraco e falecerá em breve.

Como ajudar um cachorro a superar a morte de outro - Cachorro sente quando outro cachorro vai morrer?

2 cachorros e 1 morre, o que fazer?

Foquemos nessa perspectiva de forma distinta para a ajudar um cachorro a superar a morte de outro. Preste atenção nesses cinco conselhos:

  1. Cuide de você mesmo: para poder ajudar seu cachorro, você precisará cuidar de você mesmo e passar por seu próprio luto ao perder um de seus melhores amigos. Não tenha vergonha de recorrer a amigos, familiares ou profissionais que possam te ajudar a saber como superar a morte de um cachorro por eutanásia ou causas naturais. Também te aconselhamos a praticar alguma atividade ou hobbie que te ajude a combater a tendência de se isolar durante o luto e a manter seu corpo e mente ativos e em equilíbrio.
  2. Mantenha a rotina de seu cachorro: a morte de seu companheiro significa que seu cachorro precisará superar a perda de um ser querido, mas também que será obrigado a enfrentar uma mudança brusca em seu dia a dia, o que pode repercutir negativamente em seu estado de ânimo e comportamento. Por isso, é muito importante que você mantenha a rotina do seu amigo peludo, respeitando seus horários de passear, comer, brincar e compartilhar momentos em sua companhia.
  3. Dê apoio emocional e muito afeto: assim como você, seu amigo peludo também precisará contar com apoio emocional e muito afeto para superar um momento tão delicado como a morte de seu companheiro. Por isso, não se esqueça de dedicar um tempo especial de seu dia para estar com seu cachorro e incentivá-lo a retomar, pouco a pouco, sua rotina, e praticar as brincadeiras e atividades que o agradam.
  4. Crie momentos de alegria: durante o luto, é importante criar momentos em que você e seu cachorro possam se reconectar com um estilo de vida feliz. Se seu cachorro gosta de andar de carro, ir ao campo ou à praia, ou simplesmente dormir com você, deixe que ele desfrute desses momentos de prazer e alegria. Você vai ver que essas mudanças de ambiente, pouco a pouco, ajudarão ambos a recuperar um estado de ânimo mais positivo e aprender a viver sem a presença física de seu companheiro.
  5. Considere a ajuda de um especialista se perceber que seu cachorro está muito triste ou deprimido, considere pedir ajuda a um profissional, pode ser um etólogo canino, que te explicará um pouco mais sobre a psicologia do cachorro e o processo de luto nos cachorros, além de te fornecer orientações específicas de acordo com as necessidades e sintomas apresentados por seu peludo.

A perda de um cachorro, além de nos causar uma tristeza imensurável, implica em alguns desafios que precisamos enfrentar para seguir com nosso dia a dia. Para tentar te ajudar nesse processo de luto, no PeritoAnimal você encontrará informações importantes, como o que devo fazer se meu cachorro morrer e como superar a morte de seu pet, artigos em que trazemos alguns conselhos e ideias para passar por esse momento tão delicado e tomar as providências necessárias nessas circunstâncias.

Quanto tempo dura o luto de um cachorro?

Ao notar a tristeza de seu cachorro depois da perda de um companheiro, é normal que os donos se perguntem quanto tempo dura e como acontece o luto dos cachorros. Nesse sentido, o mais importante é entender que o luto é um processo e cada indivíduo pode precisar de seu próprio tempo para superá-lo e se sentir preparado para se adaptar à nova realidade.

Embora não se possa definir quanto tempo um cachorro leva para superar a morte de outro, podemos ajudá-lo a viver esse processo da melhor maneira possível, dando apoio emocional, preservando o equilíbrio de sua rotina e dando muito carinho.

Como você verá, seu cachorro também te ajudará nesse processo e, fazendo companhia um ao outro, vocês poderão encontrar forças para aprender a suportar a perda de um cachorro e seguir em frente com a rotina compartilhada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ajudar um cachorro a superar a morte de outro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Alessa
Perdi meu pet tem um mês e ainda não consegui superar, Minha cachorrinha que ficou, quando vê um pet igual ao que morreu passar na rua fica desesperada... Tentamos socializar ela mas ela ficou mais triste... Não sei o que fazer para essa.tristeza passar, ela está tomando floral... Fazendo acompanhamento e estou mantendo a rotina... Meu Max tinha apenas 4 anos.
A sua avaliação:
Elisangela
Perdi minha zuca,10 anos de amor,brilha minha estrela
A sua avaliação:
Dalva Mattos
Minha bebe Belinha foi pro céu.💫😥
A sua avaliação:
Matheus
Tenho 2 cachorras resgatadas da rua, no último sábado 1 delas começou a passar muito mal, levamos à veterinária e na terça ela não resistiu... Estava com erliquiose. A outra procura ela, mas eu ainda deixei ela sentir que a outra estava ali (na caixinha toda enrolada onde os vet colocaram) antes dela ser enterrada

Como ajudar um cachorro a superar a morte de outro
1 de 2
Como ajudar um cachorro a superar a morte de outro

Voltar ao topo da página