Partilhar

5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 18 dezembro 2017
5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Ver fichas de  Cachorros

A morte não é algo fácil de aceitar. Infelizmente, é um processo que todos os seres vivos experimentam e os nossos pets não são excepção. Se você tem um cachorro idoso ou muito doente, a morte dele é algo para o qual você tem de estar preparado, porque é inevitável que algum dia aconteça.

Muitos tutores de cachorros nos fazem esta pergunta "quais são os sinais de que o meu cachorro vai morrer"? A morte é algo que não podemos prever. Porém, existem sinais de que o cachorro não está bem e para os quais você deve estar alerta.

O mais importante de tudo é ter o número de telefone do seu veterinário de confiança sempre por perto e assim que você notar que algo não está bem, ligue e acuda de imediato à sua clínica veterinária habitual. Mesmo perto da morte, os cachorros merecem todos os cuidados veterinários necessários para estarem bem, sem sofrimento e com o mínimo de dor possível.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar para você 5 sinais de que o cachorro não está bem. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Meu pet morreu, o que fazer?

1. Não quer sair à rua

Com a idade, os cachorros idosos diminuem o nível de atividade física deles e em algumas ocasiões podem deixar de querer sair tanto como antes. Se o seu cachorro sempre adorou os passeios dele e agora está recusando sair, você deve se preocupar, porque algo de errado está passando com ele.

Claro que, este sinal não significa necessariamente que ele vai morrer, mas é altamente indicativo de que ele não está bem. Ele pode ter dores, estar deprimido e são inúmeras as possíveis causas para isso estar acontecendo. Por isso, você deve acudir ao seu médico veterinário assim que possível para que ele avalie o seu cachorro e diagnostique o que está passando. Mesmo que ele seja um cachorro idoso e você ache que ele está nos últimos dias de vida dele, o médico veterinário pode prescrever algo para diminuir as dores dele e melhorar o bem-estar geral dele. Mesmo que seja o final, o seu cachorro merece que seja digno!

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - 1. Não quer sair à rua

2. Demonstra um comportamento fora do normal

Um dos primeiros sinais de que um cachorro não está bem é uma alteração no comportamento dele! Se você observa que o seu cachorro tem problemas de conduta que nunca teve, como medos, agressividade ou mesmo movimentos anormais, visite de imediato o seu médico veterinário. Esses problemas podem ter origem em alguma patologia ou podem ser de origem comportamental. Só o médico veterinário poderá diagnosticar corretamente o problema e iniciar um tratamento adequado.

Para além disso, não hesite em dirigir-se ao veterinário se o seu cachorro apresentar incontinência, vômitos, diarreia ou outros transtornos.

3. Constantes vitais alteradas

Entre os diferentes sinais de o que cachorro não se encontra bem, encontramos as alterações das constantes vitais. A desidratação, temperatura anormal ou um cachorro muito ofegante podem indicar que algo não está bem.

Explicamos para você quais são as constantes vitais de um cachorro saudável[1]:

  • Temperatura corporal: entre 38ºC e 39ºC.
  • Frequência respiratória em cachorros:entre 10 e 30 respirações por minuto (RPM).
  • Frequência cardíaca em cachorros: entre 90 e 140 batimentos por minuto em cachorros de tamanho grande. Estes valores se referem a cachorros em repouso.
  • Tempo de reflexo capilar: o tempo de reflexo capilar pode ser identificado pressionando ligeiramente as mucosas do cachorro. Deve ser analisado quanto tempo demoram a voltar à cor normal. Geralmente, se aplica pressão nas mucosas da boca (gengiva) e o tempo deve ser inferior a 2 segundos.

Em todos os casos, uma alteração das constantes vitais do cachorro indica que você deve acudir de imediato ao seu médico de veterinário.

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - 3. Constantes vitais alteradas

4. Não quer comer ou beber água

O apetite é um sinal inequívoco de que o cachorro está saudável. Por isso, se o seu melhor amigo começa a rejeitar a comida, inclusive os petiscos preferidos dele, você deve suspeitar de que algo não está bem! Também pode acontecer que ele deixe de beber água e você deve tentar forçar que ele se hidrate, com o auxílio de uma seringa sem agulha, por exemplo.

A ingestão de água e comida são essenciais para que o cachorro esteja bem e sem dores. Uma ausência prolongada de ingestão de alimentos e água podem levar a falhas a nível interno e provocar muita dor e incômodo no cachorro. Não espere que passem muitos dias sem o cachorro se alimentar para o levar ao veterinário. A anorexia aumenta gravemente o estado do cachorro. Por isso, ao primeiro sinal de falta de apetite, leve o seu cachorro à sua clínica veterinária habitual.

5. Cão não se aguenta em pé

Se o seu cachorro está quieto num canto da casa, não se consegue levantar e mostra os sinais que referimos anteriormente, o estado dele é muito grave! De facto, pode indicar que ele está perto da morte. Aliás, muitas pessoas se questionam porque os cães se escondem para morrer e a resposta está no instinto deles. Se o cachorro está mal, com muitas dores e muito cansado, ele vai procurar um lugar calmo onde não seja incomodado! Por essa razão é muito importante oferecer um ambiente agradável e tranquilo aos cachorros que não se encontram bem. É importante para eles essa calma e que se sintam acompanhados!

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - 5. Cão não se aguenta em pé

Meu cachorro está morrendo, o que eu faço?

Se você suspeita que o seu cachorro está morrendo ou ele mostra algum dos sinais que referimos anteriormente neste artigo, não duvide em contactar rapidamente o seu médico veterinário de confiança. Todos os sinais que o PeritoAnimal referiu indicam que o seu cachorro não está bem e mesmo que ele esteja perto de uma morte inevitável, o médico veterinário pode aliviar a dor dele e melhorar o bem-estar dele nas últimas horas de vida. Para além disso, o cachorro pode parecer que está às portas da morte e o seu médico veterinário conseguir salvá-lo! Só o médico veterinário pode diagnosticar o problema e saber o que verdadeiramente se passa.

Para além disso, se o seu cachorro está nitidamente sofrendo e não existe um tratamento possível, o seu médico veterinário pode discutir com você a opção da eutanásia. Por outro lado, se a eutanásia não for estritamente necessária, o médico veterinário vai ajudar você a oferecer os melhores cuidados ao seu cachorro nos últimos dias da vida dele junto de você e as pessoas que ele mais ama. Pode ser necessário que você o ajude a alimentar, beber e até mesmo urinar em algum lugar da casa.

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - Meu cachorro está morrendo, o que eu faço?

Meu cão morreu, o que fazer?

A morte de um cachorro é um dos momentos mais tristes e dolorosos para qualquer tutor. Você deve decidir o que fazer com o corpo do animal.

Se o seu cachorro faleceu na clínica, provavelmente o médico veterinário vai sugerir incinerar o corpo do cachorro. Se o seu cachorro morreu em casa, você pode contactar o seu médico veterinário para fazer o mesmo procedimento.

Leia o nosso artigo: meu pet morreu, o que fazer? Onde explicamos para você todas as opções e onde damos diversas dicas que podem ajudar você a ultrapassar este momento muito difícil da sua vida.

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - Meu cão morreu, o que fazer?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 sintomas de que o cachorro está morrendo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Referências
  1. Tami Gabriella, Constantes vitales en los perros, Affinity 2016

Escrever comentário sobre 5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Clery Aparecida Vicente de Paula
Desconhecia alguns dos sintomas e, foi-me muito útil. Gostei!
A sua avaliação:
Joseane
Meu cachorro tem 15 anos sei que tem muita coisa que é da idade mas, estestou dias ele ficou internado pq estava com a pata inchada foi feito exames e acusou infecção! Ele recebeu alta só que desde a clínica ele já estava muito amoado e não se levantava, estou cuidando dele da melhor forma possível mas, ele não quer comer nem beber água e quando come um pouquinho que seja ele vomita! E agora ele tem vomitado uma gosmá amarelo!! Quando tenta ficar de pé cambaleia!! Não sei mais o que fazer!!
Angélica Cristina
Olá Joseanne estou passando pela mesma coisa que vc... meu cachorro parou de comer e de beber aguá damos comida no colo na colher e aguá ja tentamos até de seringa mas ele rejeita tudo... levei ao veterinário ja ficou internado, mas ele só regride... também estou sem saber mais o que fazer ja pensei em levar a outro veterinário para ver a opinião pq acho que ele esta sofrendo muito... como está seu cachorro? bjs
A sua avaliação:
Viviane
Meu cachorrinho foi atropelado . esta com um trauma na coluna. Não mexe as patas traseiras, e as patas da frente ficam sempre esticadas. Como faço para ajudar, a veterinária disse que só o tempo pra saber se foi só uma lesão ou ele fraturou a coluna, gostaria de ter outra opção de ajuda outra opinião de profissionais que realmente se interesse pelo meu cachorrinho
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Viviane! O meu conselho é que consulte diretamente um veterinário especialista em neurologia. Rápidas melhoras para o seu cachorro.
A sua avaliação:
Joelma
Meu cachorrinho foi diagnosticado com insuficiência renal crônica . Ficou internado, agora tá em casa tomando medicação. Alimentação só na seringa escada vez está mais debilitado. Acho que não tem como reverter . Não sei o que fazer , ver ele deitado nessa situação me corta o coração 😖
simone
Seja corajoso, não deixe ele sofrendo, é dai para pior, eu to indo agora em uma clinica decidir a vida da minha, insuficiência pancreática, entre outras doenças, eles não merecem morrer aos poucos, os veterinários querem a vida do bichinho a qualquer preço
Alessandra
Olá, boa noite, preciso de uma ajuda, muito urgente, minha cachorrinha tem 4 meses, e tá passando por isso, do nada.
Ela estava tão boazinha, do nada, pareceu umas manchas pelo corpo, umas vermelhinhas e a boca dela parecia está inchado, mas disserem que está assim por causa dos dentes, mas ela não come não bebe só vive deitada, estou muito preocupada alguem pode me ajudar?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Alessandra! Ela tem manchas por todo o corpo? Tem zonas com perda de pelo? Várias doenças podem causar isso. Desde alergias até mesmo sarna. Leve ela o quanto antes ao seu médico veterinário de confiança para que ele faça o exame físico e as devidas provas para chegarem a um diagnóstico. Desejo rápidas melhoras para ela!
A sua avaliação:
Denise
Por isso é sempre bom levar nosso Animal de Estimação ao Veterinário. Mas valeu as Dicas.
A sua avaliação:
rosa maria goes ferreira
a minha Coty morreu dia 6 de dezembro de 2o17, desde então eu só choro e sofro muito, muito mesmo, fiz a eutanásia , mas pra mim foi uma coisa horrenda. Mas ela estava sofrendo. Eu pedi perdão a ela antes da sua eutanásia e isso até hoje me assombra.

Ailton Luis Hipolito
Rosa, parabéns pela sua atitude, você não foi egoísta, se a Coty pudesse falar ela provavelmente pediria a você que a curasse ou a aliviasse definitivamente desse sofrimento. Há 19 anos perdi meu pai numa situação parecida, fizemos de tudo por ele, como creio que você fez tudo pela sua eterna Coty, Rosa você fez a coisa mais importante para ela, que foi ama-la, cuida-la e principalmente estar ao lado dela sempre, quando percebi não haveria como livrar meu pai do sofrimento físico e não teria o mínimo de vida normal possível, pedi a Deus que o levasse não porque eu quisesse isso, mas porque o amava e infelizmente não havia outra opção melhor, chore sempre que quiser por saudade, pela falta que sente, pela alegria que foi e é ( uma eterna lembrança feliz na sua vida ), chore porque a ama , para expurgar a sua dor, MAS TENHA A CERTEZA DE UMA COISA VOCÊ FEZ A ULTIMA E MELHOR COISA QUE PODERIA FAZER PELA QUERIDA COTY , A LIBERTOU DE UM SOFRIMENTO DO QUAL SÓ TORNARIA INSUPORTÁVEL PARA ELA E PARA VOCÊ VE-LA DEFINHAR E AGONIZAR DIA A DIA, TRANQUILIZE A SUA CONSCIÊNCIA, PORQUE VOCÊ FOI MUITO CONSCIENTE DEU UM FINAL COM DIGNIDADE A QUERIDA COTY, SEJA LÁ ONDE ELA ESTIVER, TENHA CERTEZA ESTÁ FELIZ, SEJA FELIZ TAMBÉM, PORQUE APESAR DE TER ELA QUE PARTIR, O AMOR QUE ELA TE DEU, É E SERÁ PARA SEMPRE TODO SOMENTE SEU.
Eleandro mattos
Meus cachorrinho tem um mes de vida e tao adoecendo, um morreu oq fasso?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eleandro! Eles podem estar com algum vírus! Procure com urgência um médico veterinário.

5 sintomas de que o cachorro está morrendo
1 de 6
5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Voltar ao topo da página