Partilhar

5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 26 julho 2019
5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Ver fichas de  Cachorros

A morte não é algo fácil de aceitar. Infelizmente, é um processo que todos os seres vivos passam e os pets não são exceção. Se você tem um cachorro idoso ou muito doente, a morte dele é algo para o qual você deve estar preparado, porque é inevitável que aconteça.

Saber quais são os sinais que seu cachorro está morrendo é muito difícil pois a morte é algo que não se pode prever. Porém, existem sinais de que o cachorro não está bem, para os quais você deve estar alerta.

O mais importante de tudo é ter o número de telefone do seu veterinário de confiança sempre por perto e, assim que você notar que algo não está bem, ligue e leve o seu pet imediatamente à clínica veterinária habitual. Mesmo perto da morte, os cachorros merecem todos os cuidados veterinários necessários para estarem bem, sem sofrimento e com o mínimo de dor possível.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar quais são os 5 sintomas de que o cachorro está morrendo. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Porque os peixes de aquário morrem?

Não quer sair à rua

Com a idade, os cachorros idosos diminuem o nível de atividade física deles e, em algumas ocasiões, podem deixar de querer sair tanto como antes. Se o seu cachorro sempre adorou os passeios e agora está recusando sair, você deve se preocupar, porque algo de errado está acontecendo com ele.

Claro que este sinal não significa necessariamente que ele vai morrer, mas é altamente indicativo de que ele não está bem. Ele pode ter dores, estar deprimido e são diversas as possíveis causas para isso estar acontecendo. Por essa razão, você deve acudir ao médico veterinário assim que possível para que ele avalie o cachorro e diagnostique o que está acontecendo. Mesmo que ele seja um cachorro idoso e você ache que ele está nos últimos dias de vida dele, o médico veterinário pode prescrever algo para diminuir as dores e melhorar o bem-estar geral do seu pet. Mesmo que seja o final, o seu cachorro merece que seja digno!

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - Não quer sair à rua

Comportamento fora do normal

Um dos primeiros sinais de que um cachorro não está bem é uma alteração no comportamento dele. Se você observa que o seu cachorro tem problemas de conduta que nunca teve como medos, agressividade ou mesmo movimentos anormais, visite de imediato o médico veterinário. Esses problemas podem ter origem em alguma patologia ou podem ser de origem comportamental. Só o médico veterinário poderá diagnosticar corretamente o problema e iniciar um tratamento adequado.

Para além disso, não hesite em dirigir-se ao veterinário se o seu cachorro apresentar incontinência, vômitos, diarreia ou outros transtornos.

Sinais vitais alterados

Entre os diferentes sinais de o que cachorro não se encontra bem, estão as alterações dos sinais vitais. A desidratação, temperatura anormal ou um cachorro muito ofegante podem indicar que algo não está bem.

Os sinais vitais de um cachorro saudável[1]são:

  • Temperatura corporal: entre 38ºC e 39ºC.
  • Frequência respiratória em cachorros: entre 10 e 30 respirações por minuto (RPM).
  • Frequência cardíaca em cachorros: entre 90 e 140 batimentos por minuto em cachorros de tamanho grande. Estes valores se referem a cachorros em repouso.
  • Tempo de reflexo capilar: o tempo de reflexo capilar pode ser identificado pressionando ligeiramente as mucosas do cachorro. Deve ser analisado quanto tempo demoram a voltar à cor normal. Geralmente, se aplica pressão nas mucosas da boca (gengiva) e o tempo de retorno deve ser inferior a 2 segundos.

Em todos os casos, uma alteração dos sinais vitais do cachorro indica que você deve consultar de imediato o seu médico de veterinário.

Não quer comer ou beber água

O apetite é um sinal evidente de que o cachorro está saudável. Por isso, se o seu melhor amigo começa a rejeitar a comida, inclusive os petiscos preferidos dele, você deve suspeitar de que algo não está bem. Também pode acontecer que ele deixe de beber água e você tenha que ajudá-lo a se hidratar, com o auxílio de uma seringa sem agulha, por exemplo.

A ingestão de água e comida são essenciais para que o cachorro esteja bem e sem dores. Uma ausência prolongada de ingestão de alimentos e água podem levar a falhas a nível interno, provocando muita dor e incômodo no cachorro. Não espere que passem muitos dias sem o cachorro se alimentar para o levar ao veterinário. A anorexia aumenta gravemente o estado do cachorro. Por isso, ao primeiro sinal de falta de apetite, leve o seu cachorro à clínica veterinária habitual.

Não se aguenta em pé

Se o seu cachorro está quieto num canto da casa, não se consegue levantar e mostra os sinais que referimos anteriormente, o estado dele é muito grave. De facto, podem ser sinais que o cachorro está morrendo. Aliás, muitas pessoas se questionam porque os cães se escondem para morrer e a resposta está no instinto deles. Se o cachorro está mal, com muitas dores e muito cansado, ele vai procurar um lugar calmo onde não seja incomodado. Por essa razão é muito importante oferecer um ambiente agradável e tranquilo aos cachorros que não se encontram bem. Essa calma e que se sintam acompanhados é importante para eles.

Meu cachorro está morrendo: o que fazer

Se você suspeita que o seu cachorro está morrendo ou ele mostra algum dos sinais que referimos anteriormente neste artigo, não duvide em entrar em contato rapidamente com o médico veterinário de confiança. Todos os sinais que o PeritoAnimal referiu indicam que o seu cachorro não está bem e mesmo que ele esteja perto de uma morte inevitável, o médico veterinário pode aliviar a dor dele e melhorar o bem-estar nas últimas horas de vida. Para além disso, o cachorro pode parecer estar perto da morte e o seu médico veterinário conseguir salvá-lo. Só um profissional pode diagnosticar o problema e saber o que verdadeiramente está acontecendo.

Para além disso, se o seu cachorro está nitidamente sofrendo e não existe um tratamento possível, o seu médico veterinário pode discutir com você a opção da eutanásia. Por outro lado, se a eutanásia não for estritamente necessária, o médico veterinário vai ajudar você a oferecer os melhores cuidados ao seu cachorro nos últimos dias da vida dele junto com as pessoas que ele mais ama. Pode ser necessário que você o ajude a alimentar, beber e até mesmo urinar em algum lugar da casa.

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - Meu cachorro está morrendo: o que fazer

Meu cachorro morreu: o que fazer

A morte de um cachorro é um dos momentos mais tristes e dolorosos para qualquer tutor. Você deve decidir o que fazer com o corpo do animal.

Se o seu cachorro faleceu na clínica, provavelmente o médico veterinário vai sugerir cremar o corpo do cachorro, seja sozinho ou seja junto com outros corpos de cachorros falecidos. Se o cachorro morreu em casa, você pode entrar em contato com o médico veterinário para fazer o mesmo procedimento.

É possível superar a morte de um pet? Trata-se de um processo longo, que leva tempo, aceitação e uma fase de luto. Apesar de muitas pessoas não conseguirem entender, a verdade é que os cachorros e humanos criam vínculos muito fortes, inclusive mais do que se possa ter com outro humano.

Uma boa recomendação é, se você estiver pensando e estiver preparado para adotar outro animal, escolha um pet que realmente precise de amor e cas, por exemplo um animal abandonado, que esteja em um canil ou até mesmo da rua.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 sintomas de que o cachorro está morrendo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Referências
  1. Tami Gabriella, Constantes vitales en los perros, Affinity 2016

Vídeos de 5 sintomas de que o cachorro está morrendo

1 de 3
Vídeos de 5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Escrever comentário sobre 5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
22 comentários
Paraya Lopes Guarani
Meu cao nao lenta. E fica gemendo e nem se mexe
Gabriel
o meu ta exatamente assim, o vet disse que ela ta morrendo
A sua avaliação:
Valéria
Eu crio cães há anos. Tenho muitos animais em casa, tanto cães como gatos. Tenho bastante experiência. Mas a vida me pregou uma peça. Estou muita decepcionada, inclusive, com veterinário. Estava com dois filhotes de Yorkshires em casa. Lindos! Super saudáveis e brincalhões. Já haviam tomado uma dose de vacina. Um deles parou de comer. Chegou a vomitar, mas não tinha outros sintomas. Dei vermífugo e esperei para ver se no dia seguinte estaria melhor. Assim que acordei fui vê-lo na caminha e ele estava paralisado, com a pupila dilatada, praticamente morto, enquanto me arrumava para leva-lo ao veterinário, ele morreu. Não entendi nada. Achei que tivesse comido alguma planta, pois não conhecia nenhuma doença que matasse assim tão rápido. Dois dias depois o irmãozinho dele que estava bem, não quis jantar. Já me assustei. Mas ele não estava com febre, não vomitou e as fezes estavam normais. No dia seguinte achei ele paradinho demais. Levei no veterinário. Expliquei sobre o irmão. Ela colocou no soro, recolheu amostras de sangue e deu vários medicamentos. Eu disse que não tinha nem 24 horas que ele havia ficado estranho assim. Mostrei até vídeo dele brincando 24 horas antes. Trouxe-o para casa, já medicado e aguardei os exames. Durante a madrugada ele teve convulsões. Fiquei conversando com a veterinária pelo WhatsApp e saí com ele, assim que o exame chegou. Ele chegou a abanar o rabinho quando o peguei no colo para colocar na casinha. Ele morreu no carro a caminho. O pior, não sei do que morreu, pois o exame de sangue não acusou doença alguma. Ela suspeitou da cinomose, depois da convulsão, mas não fez exame para esta doença. Fiquei preocupada com os outros animais da casa. Estou com cuidado redobrado, mas não me conformo em ter perdido meus amores lindos e nem saber o que foi. Já pensei tanta coisa. Plantas, caramujos africanos, alguma bactéria no ambiente. Só de escrever já estou chorando. Eles eram os caçulinhas. Miudinhos, bagunceiros. Eu só queria saber o que aconteceu... 😭😭😭😭
A sua avaliação:
Zuleide
Muito obrigada por mi ajudar nesse momento tão difícil que é um cachorro morto
Diogo Leão
Oi,tenho uma cachorrinha,não especificamente a idade,pois ela apareceu na nossa porta,acredito que pelos calculos,ela deve ter em torno de 10 a 11 anos,ela é uma vira-lata,já sofreu vários problemas,ela chegou toda queimada,quando pequena,depois pegou doença do carrapato,porém ela anda normalmente,vive normalmente,ela tem duas aberturas nas laterais do rosto,devido a tartaro,que atravessou,em fim...alguns problemas,só que de 2 a 4 dias pra cá,ela demostra uma mudança no comportamento,ela não quer se deitar,ou dormi a noite,ela fica em,pé ou sentada,as vezes até banbaleando,de sono mas não dorme,porém,de dia ela dorme normalmente,é como se ela tivesse medo,acredito que dor não,pois se nao ela nao dormiria a noite,gostaria de saber uma opiniao,ela fica inquieta,vai pra um canto,pro outro,porem nao se deita,só de dia...
A sua avaliação:
Clery Aparecida Vicente de Paula
Desconhecia alguns dos sintomas e, foi-me muito útil. Gostei!
A sua avaliação:
Joseane
Meu cachorro tem 15 anos sei que tem muita coisa que é da idade mas, estestou dias ele ficou internado pq estava com a pata inchada foi feito exames e acusou infecção! Ele recebeu alta só que desde a clínica ele já estava muito amoado e não se levantava, estou cuidando dele da melhor forma possível mas, ele não quer comer nem beber água e quando come um pouquinho que seja ele vomita! E agora ele tem vomitado uma gosmá amarelo!! Quando tenta ficar de pé cambaleia!! Não sei mais o que fazer!!
Angélica Cristina
Olá Joseanne estou passando pela mesma coisa que vc... meu cachorro parou de comer e de beber aguá damos comida no colo na colher e aguá ja tentamos até de seringa mas ele rejeita tudo... levei ao veterinário ja ficou internado, mas ele só regride... também estou sem saber mais o que fazer ja pensei em levar a outro veterinário para ver a opinião pq acho que ele esta sofrendo muito... como está seu cachorro? bjs
A sua avaliação:
Viviane
Meu cachorrinho foi atropelado . esta com um trauma na coluna. Não mexe as patas traseiras, e as patas da frente ficam sempre esticadas. Como faço para ajudar, a veterinária disse que só o tempo pra saber se foi só uma lesão ou ele fraturou a coluna, gostaria de ter outra opção de ajuda outra opinião de profissionais que realmente se interesse pelo meu cachorrinho
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Viviane! O meu conselho é que consulte diretamente um veterinário especialista em neurologia. Rápidas melhoras para o seu cachorro.
Joice
viviane, ontem resgatei uma cadelinha atropelada que está igualzinha o seu cachorro: as patas de trás não respondem e as da frente e pescoço esticadas. Por favor, peço que entre em contato comigo, gostaria de saber como foi a recuperação do seu cachorrinho.
Jean Nascimento
Leve a um profissional que faça acupuntura canina e eletrochoque, sempre funciona em lesões de coluna.
A sua avaliação:
Joelma
Meu cachorrinho foi diagnosticado com insuficiência renal crônica . Ficou internado, agora tá em casa tomando medicação. Alimentação só na seringa escada vez está mais debilitado. Acho que não tem como reverter . Não sei o que fazer , ver ele deitado nessa situação me corta o coração 😖
simone
Seja corajoso, não deixe ele sofrendo, é dai para pior, eu to indo agora em uma clinica decidir a vida da minha, insuficiência pancreática, entre outras doenças, eles não merecem morrer aos poucos, os veterinários querem a vida do bichinho a qualquer preço
Alessandra
Olá, boa noite, preciso de uma ajuda, muito urgente, minha cachorrinha tem 4 meses, e tá passando por isso, do nada.
Ela estava tão boazinha, do nada, pareceu umas manchas pelo corpo, umas vermelhinhas e a boca dela parecia está inchado, mas disserem que está assim por causa dos dentes, mas ela não come não bebe só vive deitada, estou muito preocupada alguem pode me ajudar?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Alessandra! Ela tem manchas por todo o corpo? Tem zonas com perda de pelo? Várias doenças podem causar isso. Desde alergias até mesmo sarna. Leve ela o quanto antes ao seu médico veterinário de confiança para que ele faça o exame físico e as devidas provas para chegarem a um diagnóstico. Desejo rápidas melhoras para ela!
A sua avaliação:
Denise
Por isso é sempre bom levar nosso Animal de Estimação ao Veterinário. Mas valeu as Dicas.

5 sintomas de que o cachorro está morrendo
1 de 3
5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Voltar ao topo da página