Partilhar

5 sintomas de que o cachorro está morrendo

5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Ver fichas de  Cachorros

A morte não é algo fácil de aceitar. Infelizmente, é um processo que todos os seres vivos passam e os pets não são exceção. Se você tem um cachorro idoso ou muito doente, a morte dele é algo para o qual você deve estar preparado, porque é inevitável que aconteça.

Saber quais são os sinais que seu cachorro está morrendo é muito difícil pois a morte é algo que não se pode prever. Porém, existem sinais de que o cachorro não está bem, para os quais você deve estar alerta.

O mais importante de tudo é ter o número de telefone do seu veterinário de confiança sempre por perto e, assim que você notar que algo não está bem, ligue e leve o seu pet imediatamente à clínica veterinária habitual. Mesmo perto da morte, os cachorros merecem todos os cuidados veterinários necessários para estarem bem, sem sofrimento e com o mínimo de dor possível.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar quais são os 5 sintomas de que o cachorro está morrendo. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como saber se o hamster está morrendo

Não quer sair à rua

Com a idade, os cachorros idosos diminuem o nível de atividade física deles e, em algumas ocasiões, podem deixar de querer sair tanto como antes. Se o seu cachorro sempre adorou os passeios e agora está recusando sair, você deve se preocupar, porque algo de errado está acontecendo com ele.

Claro que este sinal não significa necessariamente que ele vai morrer, mas é altamente indicativo de que ele não está bem. Ele pode ter dores, estar deprimido e são diversas as possíveis causas para isso estar acontecendo. Por essa razão, você deve acudir ao médico veterinário assim que possível para que ele avalie o cachorro e diagnostique o que está acontecendo. Mesmo que ele seja um cachorro idoso e você ache que ele está nos últimos dias de vida dele, o médico veterinário pode prescrever algo para diminuir as dores e melhorar o bem-estar geral do seu pet. Mesmo que seja o final, o seu cachorro merece que seja digno!

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - Não quer sair à rua

Comportamento fora do normal

Um dos primeiros sinais de que um cachorro não está bem é uma alteração no comportamento dele. Se você observa que o seu cachorro tem problemas de conduta que nunca teve como medos, agressividade ou mesmo movimentos anormais, visite de imediato o médico veterinário. Esses problemas podem ter origem em alguma patologia ou podem ser de origem comportamental. Só o médico veterinário poderá diagnosticar corretamente o problema e iniciar um tratamento adequado.

Para além disso, não hesite em dirigir-se ao veterinário se o seu cachorro apresentar incontinência, vômitos, diarreia ou outros transtornos.

Sinais vitais alterados

Entre os diferentes sinais de o que cachorro não se encontra bem, estão as alterações dos sinais vitais. A desidratação, temperatura anormal ou um cachorro muito ofegante podem indicar que algo não está bem.

Os sinais vitais de um cachorro saudável[1]são:

  • Temperatura corporal: entre 38ºC e 39ºC.
  • Frequência respiratória em cachorros: entre 10 e 30 respirações por minuto (RPM).
  • Frequência cardíaca em cachorros: entre 90 e 140 batimentos por minuto em cachorros de tamanho grande. Estes valores se referem a cachorros em repouso.
  • Tempo de reflexo capilar: o tempo de reflexo capilar pode ser identificado pressionando ligeiramente as mucosas do cachorro. Deve ser analisado quanto tempo demoram a voltar à cor normal. Geralmente, se aplica pressão nas mucosas da boca (gengiva) e o tempo de retorno deve ser inferior a 2 segundos.

Em todos os casos, uma alteração dos sinais vitais do cachorro indica que você deve consultar de imediato o seu médico de veterinário.

Não quer comer ou beber água

O apetite é um sinal evidente de que o cachorro está saudável. Por isso, se o seu melhor amigo começa a rejeitar a comida, inclusive os petiscos preferidos dele, você deve suspeitar de que algo não está bem. Também pode acontecer que ele deixe de beber água e você tenha que ajudá-lo a se hidratar, com o auxílio de uma seringa sem agulha, por exemplo.

A ingestão de água e comida são essenciais para que o cachorro esteja bem e sem dores. Uma ausência prolongada de ingestão de alimentos e água podem levar a falhas a nível interno, provocando muita dor e incômodo no cachorro. Não espere que passem muitos dias sem o cachorro se alimentar para o levar ao veterinário. A anorexia aumenta gravemente o estado do cachorro. Por isso, ao primeiro sinal de falta de apetite, leve o seu cachorro à clínica veterinária habitual.

Não se aguenta em pé

Se o seu cachorro está quieto num canto da casa, não se consegue levantar e mostra os sinais que referimos anteriormente, o estado dele é muito grave. De facto, podem ser sinais que o cachorro está morrendo. Aliás, muitas pessoas se questionam porque os cães se escondem para morrer e a resposta está no instinto deles. Se o cachorro está mal, com muitas dores e muito cansado, ele vai procurar um lugar calmo onde não seja incomodado. Por essa razão é muito importante oferecer um ambiente agradável e tranquilo aos cachorros que não se encontram bem. Essa calma e que se sintam acompanhados é importante para eles.

Meu cachorro está morrendo: o que fazer

Se você suspeita que o seu cachorro está morrendo ou ele mostra algum dos sinais que referimos anteriormente neste artigo, não duvide em entrar em contato rapidamente com o médico veterinário de confiança. Todos os sinais que o PeritoAnimal referiu indicam que o seu cachorro não está bem e mesmo que ele esteja perto de uma morte inevitável, o médico veterinário pode aliviar a dor dele e melhorar o bem-estar nas últimas horas de vida. Para além disso, o cachorro pode parecer estar perto da morte e o seu médico veterinário conseguir salvá-lo. Só um profissional pode diagnosticar o problema e saber o que verdadeiramente está acontecendo.

Para além disso, se o seu cachorro está nitidamente sofrendo e não existe um tratamento possível, o seu médico veterinário pode discutir com você a opção da eutanásia. Por outro lado, se a eutanásia não for estritamente necessária, o médico veterinário vai ajudar você a oferecer os melhores cuidados ao seu cachorro nos últimos dias da vida dele junto com as pessoas que ele mais ama. Pode ser necessário que você o ajude a alimentar, beber e até mesmo urinar em algum lugar da casa.

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - Meu cachorro está morrendo: o que fazer

Meu cachorro morreu: o que fazer

A morte de um cachorro é um dos momentos mais tristes e dolorosos para qualquer tutor. Você deve decidir o que fazer com o corpo do animal.

Se o seu cachorro faleceu na clínica, provavelmente o médico veterinário vai sugerir cremar o corpo do cachorro, seja sozinho ou seja junto com outros corpos de cachorros falecidos. Se o cachorro morreu em casa, você pode entrar em contato com o médico veterinário para fazer o mesmo procedimento.

É possível superar a morte de um pet? Trata-se de um processo longo, que leva tempo, aceitação e uma fase de luto. Apesar de muitas pessoas não conseguirem entender, a verdade é que os cachorros e humanos criam vínculos muito fortes, inclusive mais do que se possa ter com outro humano.

Uma boa recomendação é, se você estiver pensando e estiver preparado para adotar outro animal, escolha um pet que realmente precise de amor e cas, por exemplo um animal abandonado, que esteja em um canil ou até mesmo da rua.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 sintomas de que o cachorro está morrendo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Referências
  1. Tami Gabriella, Constantes vitales en los perros, Affinity 2016

Vídeos relacionados com 5 sintomas de que o cachorro está morrendo

1 de 3
Vídeos relacionados com 5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Escrever comentário sobre 5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
37 comentários
A sua avaliação:
Leila
A minha está nas suas últimas horas, sinto isso. Minha maia era uma filhote ainda, não tomei os devidos cuidados com vacinas nós 3 primeiros meses. Agora pegou parvovirose e eu estou perdendo ela pro vírus. 😭😭😭😭😭
RAYANE LIVIA
OLHA EU TAMBEM TENHO UMA CACHORRA ELA E A COISA MAIS MARAVILHOSA QUE ACONTECEU NA MINHA VIDA EU PASSEAVA COM ELA LEVAVA PRA BRINCAR COLOCAVA ROUPAS DE NENEM NELA DAVA CHUPETA MAMADEIRA E ETC....ELA ERA MEU BEBEZINHO EU E ELA APROVEITAMOS TANTO NOSSAS VIDAS MAS ONTEM A NOITE UMAS 00:40 TIVE QUE DEIXALA PARTIR ELA AINDA NAO MORREU MAS EU TIVE QUE LIBERALA PORQUE ELA ESTAVA SOFRENDO ELA TEM UNS 12 ANOS PURAI E EU AMO ELA TANTO QUE EU DARIA MINHA VIDA PURELA NAO SEI COMO VOU VIVER SEM ELA PORQUE ELA ESTA NA MNHA VIDA A TANTO TEMPO NAO SEI SE VOU AGUENTAR A VIVER SEM ELA
A sua avaliação:
Priscila
A minha cachorrinha está na fase do final da vida, tem tumores, e agora de uns 4 dias pra cá vomitava muuuuito, estou dando soro na seringa e deu uma melhorado, estou alimentando ela com o Insure, pedacinhos de fruta, mas ela ainda vomita depois de um tempo, quero aproveitar ela até os últimos segundos, ela tem 15 anos está comigo mais da metade da minha vida, é muito companheira, esses anos todas indo atrás de mim onde vou, passou por todas fases importante da minha vida, nem imagino como vai ser sem ela, mas um dia acredito q vamos nos encontrar na eternidade! Coração tá em mil pedaços mesmo sabendo que faz parte da vida
A sua avaliação:
Teresa
Estou com um Pastor que tem 15 anos. Um verdadeiro lutador. Descobrimos um câncer na pata traseira a uns 2 anos atrás mais que vinha até num processo bem.lento apesar de ser maligno. E ja fazem uns 3 meses que ele.está num processo de declínio muito grande. Temos um Canil e criamos pastor Branco. Colocamos ele dentro de casa pois começou a ficar muito fraco e ontem ficamos sabendo que o cancer se espalhou. E hoje a noite ele.começou a vomitar sangue. Que tristeza ver ele sofrendo assim tadinho. Em menos de 3 horas vomitou 2 vezes sangue. Estamos fazendo tudo que esta em nosso alcance e sempre conversando com o veterinário em 3 meses acho que ele foi umas 15 vezes la tadinho. Ele não deve aguentar muito coitado esta com todas as taxas do sangue baixas e mais ainda o câncer. Ele nos deu muita alegria e demos a ele todo amor. Ele nos fez muito feliz e espero que ele tenha sido feliz conosco. Estamos.aguardando a hora da partida dele. É muito triste esperar esse momento mais ele teve uma vida longa. Um cão mais do que especial. Espero que ele parta sereno e sem.dor.
A sua avaliação:
Ana
Minha Mel estava com 12 anos, era cardiopata, estava sendo medicada, mas na madrugada de 25/07/20 ela teve uma piora, começou a ter dificuldades de respirar, o olhar ficou estranho, ao amanhecer levei ela no veterinário, ficou internada mas depois de 4h recebi o telefonema de que ela tinha entrado em óbito, fiz de tudo, mas a imagem dela sofrendo para respirar não sai da minha cabeça, e penso que se tivesse levado ela antes, ela poderia ter sofrido me lá, temos mais 4 cachorrinhas em casa mas está muito difícil, a dor é muita.
A sua avaliação:
DOMINGOS ROSITO FERRARO
Meu Poodle tem 18 anos. Ele estava há alguns meses com diarréia que melhorava e depois voltava. Sempre eu levava ao veterinário e nunca deu nada grave nos exames de fezes até que um dia ele começou a fazer fezes com sangue. Ficou internado 4 dias mas voltou mais debilitado para casa. Hoje, 1 semana depois que voltou para casa, come muito pouco (dia sim, dia não) bebe água umas 3 vezes ao dia. Mas fica praticamente o dia todo deitado (só levanta lata fazer xixi e tomar água). Acho que ele está partindo. O que fazer para ele não se sentir só? Muito triste ver ele assim.
A sua avaliação:
Lucy
Minha dálmata de 13 anos, está partindo, não quis fazer a eutanásia a uma semana pois creio q ela queira estar perto de nós e dos irmãos bichinhos. É uma dor sem tamanho e demora. Tô.com muito medo
A sua avaliação:
jullyas
minha vira latinha faleceu na noite de sabado pra domingo. meu filho esta inconsolavel.mas eu estou conformada porque fiz tudo o que e possivel para ela. vai deixar muita sudades.
Gabriel
A minha morreu hoje de madrugada. Mas morreu dormindo. Era idosa já, tinha 16 anos. A tristeza é imensa, mas fizemos tudo o que podíamos. Foi minha primeira cadelinha kkkkk. Vai fazer muita falta.
A sua avaliação:
julia costa
tenho uma vira lata com 18a. esta muito mal tem pressão alta tumores, e de 2 meses pra ca esta sem andar. sagora nao ve nao ouve, nao anda e de dois dias pra ca nao quer comer nada nem agua, dou a força, e hoje começou a evacuar sanguinolento.esta deitada nao fica em pe. e vez ou outra chora. arrumei uma caminha pra ela, com ventilador e deixo descansar, acho que ela nao vai durar muito e nem sei como proceder, fui no veterinario e ele disse pra esperar. choro toda vez q vou olhar ela.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Julia! Se você está oferecendo o maior conforto possível para ela, é tudo o que você pode fazer. Sabemos que é muito difícil ver nossos bichinhos sofrendo. Tente aproveitar o tempo para mostrar o quanto você ama a sua vira lata e fazê-la feliz.

Um abraço da equipe.
A sua avaliação:
ELISANGELA
Nosso cachorro morreu ontem. Sintoma 5. As pernas traseiras não tinham força, mas ele andava pelo quintal. Tinha dificuldades para cruzar por isso. De repente foi pra debaixo do carro e morreu de olhos abertos.
Flavia
Poxa, o meu esta assim, com muita dificuldade em andar. Esta bem idoso, 15 anos, surdo e catarata avançada. Quantos anos tinha o seu? Sinto muito.
Elisângela
Ele tinha 11 ou 12 anos. O vizinho batia nele, ainda pequeno e meu filho pediu o cachorrinho para ele. Meu filho era um filhotinho também. Cresceram juntos. A veterinária disse que o cachorro estava forte para a idade. Mas, enfim, ele não resistiu. Só espero que ele não tenha sofrido com nenhuma dor.
Paraya Lopes Guarani
Meu cao nao lenta. E fica gemendo e nem se mexe
Gabriel
o meu ta exatamente assim, o vet disse que ela ta morrendo

5 sintomas de que o cachorro está morrendo
1 de 3
5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Voltar ao topo da página