PARTILHAR

5 sintomas de que o cachorro está morrendo

5 sintomas de que o cachorro está morrendo
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A morte não é algo fácil de aceitar. Infelizmente, é um processo que todos os seres vivos passam e os pets não são exceção. Se você tem um cachorro idoso ou muito doente, a morte dele é algo para o qual você deve estar preparado, porque é inevitável que aconteça.

Saber quais são os sinais de que seu cachorro está morrendo é muito difícil pois a morte é algo que não se pode prever. Porém, existem sinais de que o cachorro não está bem, para os quais você deve estar alerta para garantir uma excelente qualidade de vida ao pet em seus últimos dias, meses ou anos.

O mais importante de tudo é ter o número de telefone do seu veterinário de confiança sempre por perto e, assim que você notar que algo não está bem, ligue e leve o seu pet imediatamente à clínica veterinária habitual. Mesmo perto da morte, os cachorros merecem todos os cuidados veterinários necessários para estarem bem, sem sofrimento e com o mínimo de dor possível.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar quais são os 5 sintomas de que o cachorro está morrendo. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: 5 sinais de que um gato está morrendo

1. Não quer sair à rua

Com a idade, os cachorros idosos diminuem o nível de atividade física deles e, em algumas ocasiões, podem deixar de querer sair tanto como antes. Se o seu cachorro sempre adorou os passeios e agora está recusando sair, você deve se preocupar, porque algo de errado está acontecendo com ele.

Claro que este sinal não significa necessariamente que ele vai morrer, mas é altamente indicativo de que ele não está bem. Ele pode ter dores, estar deprimido e são diversas as possíveis causas para isso estar acontecendo. Por essa razão, você deve acudir ao médico veterinário assim que possível para que ele avalie o cachorro e diagnostique o que está acontecendo. Mesmo que ele seja um cachorro idoso e você ache que ele está nos últimos dias de vida dele, o médico veterinário pode prescrever algo para diminuir as dores e melhorar o bem-estar geral do seu pet. Mesmo que seja o final, o cachorro merece que seja digno! Por isso, é bom prestar atenção neste que é um dos sinais de que seu cachorro está morrendo.

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - 1. Não quer sair à rua

2. Comportamento fora do normal

Um dos primeiros sinais de que um cachorro não está bem é uma alteração no comportamento dele. Se você observa que o cachorro tem problemas de conduta que nunca teve como medos, agressividade ou mesmo movimentos anormais, visite de imediato o médico veterinário. Esses problemas podem ter origem em alguma patologia ou podem ser de origem comportamental. Só o médico veterinário poderá diagnosticar corretamente o problema e iniciar um tratamento adequado.

Além disso, não hesite em dirigir-se ao veterinário se o seu cachorro apresentar incontinência, vômitos, diarreia ou outros transtornos. Reforçamos que aparição de quadros repentinos e mudança de comportamento sem um motivo aparente podem ser um dos sinais de que um cachorro está morrendo.

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - 2. Comportamento fora do normal

3. Sinais vitais alterados

Entre os diferentes sinais de o que cachorro está morrendo ou não se encontra bem, estão as alterações dos sinais vitais. A desidratação, temperatura anormal ou um cachorro muito ofegante podem indicar que algo não está bem.

Os sinais vitais de um cachorro saudável[1]são:

  • Temperatura corporal: entre 38ºC e 39ºC.
  • Frequência respiratória em cachorros: entre 10 e 30 respirações por minuto (RPM).
  • Frequência cardíaca em cachorros: entre 90 e 140 batimentos por minuto em cachorros de tamanho grande. Estes valores se referem a cachorros em repouso.
  • Tempo de reflexo capilar: o tempo de reflexo capilar pode ser identificado pressionando ligeiramente as mucosas do cachorro. Deve ser analisado quanto tempo demoram a voltar à cor normal. Geralmente, se aplica pressão nas mucosas da boca (gengiva) e o tempo de retorno deve ser inferior a 2 segundos.

Em todos os casos, uma alteração dos sinais vitais do cachorro indica que você deve consultar de imediato o seu médico de veterinário.

No vídeo abaixo mostramos como medir a temperatura de um cachorro com um termômetro:

4. Não quer comer ou beber água

O apetite é um sinal evidente de que o cachorro está saudável. Por isso, se o seu melhor amigo começa a rejeitar a comida, inclusive os petiscos preferidos dele, você deve suspeitar de que algo não está bem e isso pode, sim, ser um dos sinais de que seu cachorro está morrendo. Também pode acontecer que ele deixe de beber água e você tenha que ajudá-lo a se hidratar, com o auxílio de uma seringa sem agulha, por exemplo.

A ingestão de água e comida são essenciais para que o cachorro esteja bem e sem dores. Uma ausência prolongada de ingestão de alimentos e água podem levar a falhas a nível interno, provocando muita dor e incômodo no cachorro. Não espere que passem muitos dias sem o cachorro se alimentar para o levar ao veterinário. A anorexia aumenta gravemente o estado do cachorro. Por isso, ao primeiro sinal de falta de apetite, leve o seu cachorro à clínica veterinária habitual.

5. Não se aguenta em pé

Se o seu cachorro está quieto num canto da casa, não se consegue levantar e mostra os sinais que referimos anteriormente, o estado dele é muito grave. De fato, podem ser sinais que o cachorro está morrendo. Aliás, muitas pessoas se questionam por que os cães se escondem para morrer e a resposta está no instinto deles. Se o cachorro está mal, com muitas dores e muito cansado, ele vai procurar um lugar calmo onde não seja incomodado. Por essa razão é muito importante oferecer um ambiente agradável e tranquilo aos cachorros que não se encontram bem. Essa calma e que se sintam acompanhados é importante para eles.

Meu cachorro está morrendo: o que fazer

Se você suspeita que o seu cachorro está morrendo ou ele mostra algum dos sinais que referimos anteriormente neste artigo, não duvide em entrar em contato rapidamente com o médico veterinário de confiança. Todos os sinais que o PeritoAnimal referiu indicam que o seu cachorro não está bem e mesmo que ele esteja perto de uma morte inevitável, o médico veterinário pode aliviar a dor dele e melhorar o bem-estar nas últimas horas de vida. Para além disso, o cachorro pode parecer estar perto da morte e o seu médico veterinário conseguir salvá-lo. Só um profissional pode diagnosticar o problema e saber o que verdadeiramente está acontecendo.

Para além disso, se o seu cachorro está nitidamente sofrendo e não existe um tratamento possível, o seu médico veterinário pode discutir com você a opção da eutanásia. Por outro lado, se a eutanásia não for estritamente necessária, o médico veterinário vai ajudar você a oferecer os melhores cuidados ao seu cachorro nos últimos dias da vida dele junto com as pessoas que ele mais ama. Pode ser necessário que você o ajude a alimentar, beber e até mesmo urinar em algum lugar da casa.

5 sintomas de que o cachorro está morrendo - Meu cachorro está morrendo: o que fazer

Meu cachorro morreu: o que fazer

A morte de um cachorro é um dos momentos mais tristes e dolorosos para qualquer tutor. Você deve decidir o que fazer com o corpo do animal.

Se o seu cachorro faleceu na clínica, provavelmente o médico veterinário vai sugerir cremar o corpo do cachorro, seja sozinho ou seja junto com outros corpos de cachorros falecidos. Se o cachorro morreu em casa, você pode entrar em contato com o médico veterinário para fazer o mesmo procedimento.

Faz mal enterrar o cachorro no quintal?

Para fazer isso, é preciso tomar muito cuidado para não colocar a sua saúde e a da sua família e vizinhança em risco. De acordo com recomendações de especialistas, para que um cadáver não contamine o solo, é necessário vedar o corpo com sacos plásticos resistentes. Após isso, ele deve ser colocado em um buraco bastante profundo.

Posso ligar para algum serviço ee coleta gratuita do corpo de um pet?

Tal serviço está disponível em algumas cidades e é cobrada uma taxa por isso. Se o seu amigo peludo morreu, esta pode ser a melhor solução. Em alguns municípios existem, ainda, cemitérios de animais. Por isso, recomendamos que você pesquise para saber se há algum onde você mora. Lembre de nunca jogar o corpo de um cachorro ou qualquer outro animal de estimação em um lago, rio ou no mar. Isso é crime ambiental, com uma multa que pode chegar a R$ 13 mil, além de prisão de até quatro anos.

É possível superar a morte de um pet?

Trata-se de um processo longo, que leva tempo, aceitação e uma fase de luto. Apesar de muitas pessoas não conseguirem entender, a verdade é que os cachorros e humanos criam vínculos muito fortes, inclusive mais do que se possa ter com outro humano.

Uma boa recomendação é, se você estiver pensando e estiver preparado para adotar outro animal, escolha um pet que realmente precise de amor e cas, por exemplo um animal abandonado, que esteja em um canil ou até mesmo da rua.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 sintomas de que o cachorro está morrendo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Referências
  1. Tami Gabriella, Constantes vitales en los perros, Affinity 2016
Bibliografia
  • UFMG/Projeto Brumadinho. Meu animal de estimação morreu: o que fazer?. Disponível em: <http://projetobrumadinho.ufmg.br/materia/meu-animal-de-estimacao-morreu-o-que-fazer>. Acesso em 26 de janeiro de 2022.

Vídeos relacionados com 5 sintomas de que o cachorro está morrendo

1 de 3
Vídeos relacionados com 5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
62 comentários
A sua avaliação:
Mariangela
Essa é minha nega preta pretinha, tem 15 anos, ultimamente dorme muito, mas ainda gosta de passear na rua, comer bem, tomar sol, faço tudo o que necessário para ela ter qualidade de vida até o último dia de sua vida, mas se ela começar a sofrer por conta da idade, já combinamos, não permitiremos.
A sua avaliação:
Bruno Morgado
Meu Léo se foi a 1 mês, tinha 19 anos, ja sabiamos que estava velho, mas na medida do possivel sempre ativo, em 1 mes começou a parar fica tudo inflamado, fiquei 3 dias com ele bem chorão e triste, mas comendo ainda muito e levantando pouco, pensei em esperar ele partir mas uma madrugada me partiu o coração com ele chorando e olhando pra mim, tomei a decisão da eutanasia, uma dor dilacerante pois me fez pesnar que era um monstro, criei coragem e fiquei com ele até ele fechar os olhos apos o medicamento, ainda sinto falta mas hoje choro pois terei que tomar a decisão de sacrificar a estrela, uma senhorinha de 20 anos, que perdeu toda a mbilidade e visão e esta a 3 dias reclamando sem parar com choro de angustia, estou novamente me sentindo um lixo por ter que optar pela eutanasia, mas não posso querer que por um capricho de ausencia deles em minha vida eu os faça passar por tanta angustia e sofrimento para ter algo que não me pertence mais!
A sua avaliação:
Vida Saudável
Ótimo conteúdo.
A sua avaliação:
LIDIANE SANTIAGO
Meu cachorro comeu pipoca que faz no fogo e depois disso nao quer comer e nem beber agua o que eu devo fazer pra ajudar minha cadela eu ja dei água de coco doro caseiro ja bate a racao no liqüidificador e dei a ela mais ela botou pra fora eu ja nao sei o que fazer gostaria que mim ajudasse
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Lidiane. Tudo bem? Temos este artigo em que explicamos se cachorro pode comer pipoca: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-pode-comer-pipoca-22977.html.
Esperamos que seja útil, há todas as informações que busca aí!
A sua avaliação:
Taffarel
Tenho um fox paulistinha q tem 15 anos e aconteceu exatamente como o seu caso e faz dois dias q não levanta mais e nem se alimenta ,a veterinária já passou medicamentos faz uns dias e ela disse q é melhor cobrir ele ,dar dipirona de hr em hr pra ele partir sem sofrer mt e se despedir dele ,mt triste
A sua avaliação:
Giselle
Tenho um Pincher 18 anos, está cego faz uns 3 anos, uma vez ou outra ficava uma semana sem conseguir levantar do chão, passava alguns dias, levantava do nada e super normal e mesmo sem andar comia louco como um filhote. Anteontem , parou de andar, parece sentir muita dor, eu tô dando remédio pra dor e pela primeira vez não tá comendo e nem bebendo. Tá bastante debilitado, acho que desta vez vai. Tô dando soro caseiro e tentando alimentar na seringa, mas não tá dando muito certo dar comida assim, ele se debate muito na hora. Ele não tá vomitando e nem tá com diarréia. É muito triste.
A sua avaliação:
wanda silveira lima
Nossa cachorrinha foi fazer uma limpeza de dente e tirar uns verrugas. Depois disse ficou muito mal fizemos de tudo mas acabou falecendo. Estamos um desolamento total.
A sua avaliação:
Jovelina maria
Meu cachorro está com todos esses sintomas, ele tem tempo ainda ??
Vera
Meu York tem 15 anos e n está comendo nem aceitando água n levanta e está c as pernas bambas e n deixa agente chegar perto fica brabo parece está morrendo tá muito difícil ver ele assim
A sua avaliação:
M.
Meu cachorro teve todos esses sintomas, não queria andar, ficava apenas no canto dele, não queria comer, tive que dar comida batida no liquidificador e colocar na seringa, muita das vezes vomitava a comida, a água ele até bebia um pouco. Mas uma das coisas que mais partiu meu coração foi ele não balançar mais o rabo quando eu chegava😢. Tudo começou após a morte da minha vó que dava toda alimentação e passava maior parte do tempo com ele. Acho que como ele percebeu que a minha vó não voltaria mais ele acabou entrando em depressão, fizemos o possível, mas infelizmente não foi o suficiente. 😞😞
A sua avaliação:
Silvane
O cachorro do meu vizinho não se mexe,está respirando bem pouquinho e está gelada, fez cocô com sangue o que podemos fazer.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Silvane. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Elis
O meu Fred tem 17anos. Faz 2 dias que não come e não consegue ficar em pé. O olhar apático. Fica todo molinho quando tentamos pegar no colo. É um Lhasa. Que tristeza ver ele assim 😢 Respiração oscila entre tranquila e muito funda. Torço para que ele esteja sem dor. Muito difícil esse momento.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Um abraço forte em você e no Fred da equipe do Perito, Elis! ❤
A sua avaliação:
Arthur
Meu cachorro está com todos esses sintomas, e eu sei que não posso fazer nada pois ele é bastante velho, então ele está morrendo de velhice... Doi bastante ver ele desanimado, sem comer a 2 dias, eu sei que esta perto e doi bastante que a qualquer momento eu posso encontra-lo morto, ele foi meu cachorro a mais de 6 anos, eu tenho 15 anos e ele é meu companheiro desde que eu tinha 8 anos, é tão triste que eu nem consigo expressar, e ver ele desanimado, não conseguindo se manter de pé, ficando no mesmo local durante horas e horas, sem comer, sem latir, ele tá tão magro... isso doi tanto, uma das piores dores que alguém poderia passar, ver o seu melhor amigo morrendo, lentamente, e saber que eu não posso fazer nada, apenas ficar do seu lado nesses últimos momentos...
Viviane
Força e muito amor nesta hora derradeira. Acabei de perder a minha Chiquinha (18 anos). Nâo deixe o anjinho perceber o quanto está difícil suportar estes momentos. Não permita que ele se preocupe. Busquei força nos momentos vividos com ela. Cantei, contei historinha e acariciei até o último momento. Dei água e comida pelo ladinho da boquinha com seringa. Vê-la sofrendo, com dificuldade de respirar é pior do que ficar sem ela. Força e muita gratidão a Deus por ter tido este anjinho no meu caminho.
claudemir
Nosso pastor com 14 anos e meio está assim também... está com dor e parece estar sofrendo.. Nosso veterinário já disse que se perdurar esse estado por mais alguns dias, temos que pensar na eutanásia, mas confesso que é bem difícil decidir o que fazer.. e o pior é a sensação de impotência de ver teu melhor amigo partindo e não poder fazer nada.
EUNICE
COMO ESTA SEU CAHORRO? ARTHUR
A sua avaliação:
Leila
A minha está nas suas últimas horas, sinto isso. Minha maia era uma filhote ainda, não tomei os devidos cuidados com vacinas nós 3 primeiros meses. Agora pegou parvovirose e eu estou perdendo ela pro vírus. 😭😭😭😭😭
RAYANE LIVIA
OLHA EU TAMBEM TENHO UMA CACHORRA ELA E A COISA MAIS MARAVILHOSA QUE ACONTECEU NA MINHA VIDA EU PASSEAVA COM ELA LEVAVA PRA BRINCAR COLOCAVA ROUPAS DE NENEM NELA DAVA CHUPETA MAMADEIRA E ETC....ELA ERA MEU BEBEZINHO EU E ELA APROVEITAMOS TANTO NOSSAS VIDAS MAS ONTEM A NOITE UMAS 00:40 TIVE QUE DEIXALA PARTIR ELA AINDA NAO MORREU MAS EU TIVE QUE LIBERALA PORQUE ELA ESTAVA SOFRENDO ELA TEM UNS 12 ANOS PURAI E EU AMO ELA TANTO QUE EU DARIA MINHA VIDA PURELA NAO SEI COMO VOU VIVER SEM ELA PORQUE ELA ESTA NA MNHA VIDA A TANTO TEMPO NAO SEI SE VOU AGUENTAR A VIVER SEM ELA
A sua avaliação:
Priscila
A minha cachorrinha está na fase do final da vida, tem tumores, e agora de uns 4 dias pra cá vomitava muuuuito, estou dando soro na seringa e deu uma melhorado, estou alimentando ela com o Insure, pedacinhos de fruta, mas ela ainda vomita depois de um tempo, quero aproveitar ela até os últimos segundos, ela tem 15 anos está comigo mais da metade da minha vida, é muito companheira, esses anos todas indo atrás de mim onde vou, passou por todas fases importante da minha vida, nem imagino como vai ser sem ela, mas um dia acredito q vamos nos encontrar na eternidade! Coração tá em mil pedaços mesmo sabendo que faz parte da vida
Viviane
Aproveita bem!!! Dá carinho. A gratidão a Deus por ter este anjinho no teu caminho e as lembranças dos bons momentos vividos te darão forças. Não deixe ela perceber o quanto estás sofrendo. Eles nos amam de forma incondicional.
A sua avaliação:
Teresa
Estou com um Pastor que tem 15 anos. Um verdadeiro lutador. Descobrimos um câncer na pata traseira a uns 2 anos atrás mais que vinha até num processo bem.lento apesar de ser maligno. E ja fazem uns 3 meses que ele.está num processo de declínio muito grande. Temos um Canil e criamos pastor Branco. Colocamos ele dentro de casa pois começou a ficar muito fraco e ontem ficamos sabendo que o cancer se espalhou. E hoje a noite ele.começou a vomitar sangue. Que tristeza ver ele sofrendo assim tadinho. Em menos de 3 horas vomitou 2 vezes sangue. Estamos fazendo tudo que esta em nosso alcance e sempre conversando com o veterinário em 3 meses acho que ele foi umas 15 vezes la tadinho. Ele não deve aguentar muito coitado esta com todas as taxas do sangue baixas e mais ainda o câncer. Ele nos deu muita alegria e demos a ele todo amor. Ele nos fez muito feliz e espero que ele tenha sido feliz conosco. Estamos.aguardando a hora da partida dele. É muito triste esperar esse momento mais ele teve uma vida longa. Um cão mais do que especial. Espero que ele parta sereno e sem.dor.
A sua avaliação:
Ana
Minha Mel estava com 12 anos, era cardiopata, estava sendo medicada, mas na madrugada de 25/07/20 ela teve uma piora, começou a ter dificuldades de respirar, o olhar ficou estranho, ao amanhecer levei ela no veterinário, ficou internada mas depois de 4h recebi o telefonema de que ela tinha entrado em óbito, fiz de tudo, mas a imagem dela sofrendo para respirar não sai da minha cabeça, e penso que se tivesse levado ela antes, ela poderia ter sofrido me lá, temos mais 4 cachorrinhas em casa mas está muito difícil, a dor é muita.
Viviane
Calma. Não te desespera. Fizestes tudo o que podias e a misericóridia de Deus sabe disso. Procure esquecer as imagens dolorosas, substituindo pelas de afeto, cômicas, onde a linguagem do amor incondicional foi utilizada. A gratidão por ter tido este anjinho te dará forças para continuares te dedicando às outras quatro pessoinhas ( que não podem te ver/sentir triste) Força!!!
A sua avaliação:
DOMINGOS ROSITO FERRARO
Meu Poodle tem 18 anos. Ele estava há alguns meses com diarréia que melhorava e depois voltava. Sempre eu levava ao veterinário e nunca deu nada grave nos exames de fezes até que um dia ele começou a fazer fezes com sangue. Ficou internado 4 dias mas voltou mais debilitado para casa. Hoje, 1 semana depois que voltou para casa, come muito pouco (dia sim, dia não) bebe água umas 3 vezes ao dia. Mas fica praticamente o dia todo deitado (só levanta lata fazer xixi e tomar água). Acho que ele está partindo. O que fazer para ele não se sentir só? Muito triste ver ele assim.
Viviane
Aproveita cada segundo com ele. A gratidão a Deus por tê-lo em tua vida e a lembrança dos bons momentos te darão a força necessária. Não deixe ele te perceber triste. Força!!!!
A sua avaliação:
Lucy
Minha dálmata de 13 anos, está partindo, não quis fazer a eutanásia a uma semana pois creio q ela queira estar perto de nós e dos irmãos bichinhos. É uma dor sem tamanho e demora. Tô.com muito medo
Viviane
Muitas vezes o amor do ser amado é o melhor remédio. Força e gratidão a Deus por ter tido este anjinho na tua vida te ajudarão. Que bom que não fizestes este procedimento. Entrega para Deus resolver.
A sua avaliação:
jullyas
minha vira latinha faleceu na noite de sabado pra domingo. meu filho esta inconsolavel.mas eu estou conformada porque fiz tudo o que e possivel para ela. vai deixar muita sudades.
Gabriel
A minha morreu hoje de madrugada. Mas morreu dormindo. Era idosa já, tinha 16 anos. A tristeza é imensa, mas fizemos tudo o que podíamos. Foi minha primeira cadelinha kkkkk. Vai fazer muita falta.
A sua avaliação:
julia costa
tenho uma vira lata com 18a. esta muito mal tem pressão alta tumores, e de 2 meses pra ca esta sem andar. sagora nao ve nao ouve, nao anda e de dois dias pra ca nao quer comer nada nem agua, dou a força, e hoje começou a evacuar sanguinolento.esta deitada nao fica em pe. e vez ou outra chora. arrumei uma caminha pra ela, com ventilador e deixo descansar, acho que ela nao vai durar muito e nem sei como proceder, fui no veterinario e ele disse pra esperar. choro toda vez q vou olhar ela.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Julia! Se você está oferecendo o maior conforto possível para ela, é tudo o que você pode fazer. Sabemos que é muito difícil ver nossos bichinhos sofrendo. Tente aproveitar o tempo para mostrar o quanto você ama a sua vira lata e fazê-la feliz.

Um abraço da equipe.
Viviane
Muitas vezes o amor é o melhor remédio. Não deixe el a te sentir triste. Busca força nos momentos felizes e na gratidão por tê-la em tua vida. Força!!!! Sei bem o que estás passando. A minha "miss da terceira idade" se foi ( 18 aninhos), mas o amor gerado com ela: Não!!! Este permanece para todo o sempre. Força!!!
5 sintomas de que o cachorro está morrendo
1 de 4
5 sintomas de que o cachorro está morrendo

Voltar ao topo da página ↑