PARTILHAR

Meu pet morreu, o que fazer?

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 14 setembro 2023
Meu pet morreu, o que fazer?

Se você chegou a este artigo porque perdeu recentemente o seu pet, lamentamos muito! Todos os que vivemos com os animais não humanos sabemos o quanto custa quando eles partem. Infelizmente, a maioria dos pets tem uma esperança de vida inferior à dos seres humanos. Por essa razão, todos os que partilhamos a nossa vida com seres não humanos, mais cedo ou mais tarde vamos passar por este momento.

Neste momento de tristeza profunda é muito comum os tutores se perguntarem "o meu pet morreu, e agora?". O PeritoAnimal escreveu este artigo para o ajudar neste momento tão complicado ou para o preparar caso ainda não tenha acontecido.

Também lhe pode interessar: O esquilo como pet

A perda de um pet

Os pets, hoje em dia, têm um papel fundamental na estabilidade emocional dos humanos que vivem com eles. Os animais trazem muitos benefícios para os seres humanos, seja pela troca recíproca de amor e carinho ou mesmo através do efeitos terapêuticos como as terapias assistidas com cães, cachorros utilizados para ajudar crianças autistas e idosos, terapias feitas com cavalos, etc. A importância dos animais na nossa vida é inegável, assim como o vínculo que se cria entre nós e eles. Por essa razão, quando um animal morre é claro que a morte dele vai ser dramática e deixar marcas em todos os que o rodeavam.

Infelizmente, a sociedade não vê da mesma forma a perda de um pet como vê a perda de um membro da família humano. Por este motivo, é muito comum que quem perde um pet tenha tendência a isolar-se e a sofrer psicologicamente devido a esta desvalorização da sua dor por parte da sociedade.

Meu pet morreu, o que fazer? - A perda de um pet

O meu gato morreu e eu estou muito triste

Se o seu gato ou outro pet morreu é normal e perfeitamente "saudável" que você esteja triste. Você perdeu o seu companheiro, um amigo que estava com você todos os dias, que recebia o seu amor e lhe retribuía de volta. Este momento é muito complicado de ultrapassar, mas você vai conseguir ficar bem. Estes são alguns conselhos que consideramos importante você seguir:

Aceite a sua dor

Comece por aceitar a sua dor e que é perfeitamente natural o que está a sentir. Todos nós que já passamos por isso sabemos o quanto custa e todos o sentimos de modo diferente. Tal como quando perdemos uma pessoa importante para nós, todos vivemos o luto de forma diferente. A dor faz parte do luto, não temos como a evitar. Não tem problema nenhum chorar! Chore e chore muito! Liberte tudo o que tem aí dentro. Se for preciso gritar em plenos pulmões, grite! Se sente raiva, faça exercício físico para a libertar, é a forma mais saudável para o fazer.

Converse sobre isso

Como seres sociáveis que somos, precisamos de conversar. Esta situação não é exceção! Você precisa de conversar com alguém, seja um amigo, familiar ou conhecido. Você não precisa de opiniões, precisa de ser ouvido e compreendido. Procure esse seu amigo que sabe ouvir e que está sempre presente quando você precisa. Você pode também procurar falar com outras pessoas que passaram pelo mesmo recentemente. Se não conhece ninguém que tenha passado por isso, procure em fóruns e redes sociais. Hoje em dia existem muitos grupos onde as pessoas partilham aquilo que sentem. É mais fácil gerir a dor sabendo que não estamos sozinhos e acredite, você não está! Todos nós que amamos os nossos animais e já perdemos algum, sabemos exatamente o que você está a passar e o quão difícil é lidar com essa dor.

Peça ajuda a um profissional

Conversar com um profissional pode ajudar a ultrapassar a perda. O terapeuta estará ali para ajudar sem criticar nem julgar, o que pode ser muito útil para você conseguir ultrapassar este momento terrível da sua vida. Principalmente se você sente que não está a conseguir viver normalmente, se não consegue realizar normalmente tarefas do dia-a-dia como cozinhar, arrumar, trabalhar etc. Não espere que o problema se agrave ao ponto de ser muito difícil de combater. Não tem nenhum problema em procurar ajuda. Hoje em dia existem muitos psicólogos especialistas em luto e muito deles com muita experiência em processos de luto relacionados com a perda de animais de companhia. Pergunte ao seu médico veterinário se conhece algum profissional perto da sua zona. Muitas clínicas veterinárias já trabalham com psicólogos que ajudam no processo do luto.

Meu pet morreu, o que fazer? - O meu gato morreu e eu estou muito triste

Como enterrar um cão

Depois da morte de um animal, muitas pessoas ficam sem saber o que fazer com o corpo dele. Num ato de desespero, algumas pessoas até jogam os seus animais no lixo ou em terrenos vazios. Você precisa saber que esta opção coloca em risco a saúde pública! Existem muitas doenças transmitidas dos animais para os seres humanos.

Se você gostava de enterrar o seu cachorro ou outro pet, existem alguns cemitérios de animais em algumas cidades. São locais com autorizações específicas das prefeituras e seguem as devidas exigências para a segurança de todos.

Se você quer enterrar o seu animal no seu quintal, utilize um saco de plástico resistente que feche hermeticamente. Jamais jogue o animal no rio ou no lixo. Os cadáveres são uma fonte de contaminação muito perigosa para os nossos solos e lençóis freáticos.

Meu pet morreu, o que fazer? - Como enterrar um cão

Recolher animais mortos

Fale com uma clínica veterinária da sua zona e pergunte se têm esse serviço de recolha de animais. O lixo gerado pelas clínicas é lixo hospitalar e as prefeituras recolhem e fazem incineração (incluindo de cadáveres de animais).

Em grandes cidades, como São Paulo, existem crematórios para animais. Você pode inclusive ficar com a urna com as cinzas do seu fiel companheiro.

Funeral para animais

Para algumas pessoas, uma cerimônia de despedida pode ser muito útil no processo de aceitação da perda do pet. Claro que a sociedade não aceita este tipo de cerimônias como deveria. O que interessa o que pensa a sociedade se quem está a sofrer é você? Rodeie-se dos seus melhores amigos e das pessoas que o compreendem. Se organizar um funeral é importante para você, nem tenha duvidas em fazê-lo. Existem já alguns serviços especializados nestas cerimônias com animais. Você pode contratar um serviço especializado ou organizar você mesmo uma cerimônia. Faça aquilo com que se sentir mais confortável e tudo aquilo que o ajudar a ultrapassar este momento!

Meu pet morreu, o que fazer? - Funeral para animais
Imagem: dejonpetservices.com

Como contar para criança que o pet morreu?

As crianças criam vínculos muito fortes com os pets. Aliás, até uma certa idade, as crianças acreditam mesmo que o pet é o melhor amigo delas. A morte do pet pode ser muito traumática para a criança. Sabemos que, por essa razão, muito adultos preferem mentir ou inventar uma história para a criança não perceber o que realmente aconteceu.

Os especialistas em comportamento infantil afirmam que você não deve mentir em situações como estas. Independentemente da idade da criança, você deve contar a verdade. As crianças são muito mais espertas do que por vezes os adultos pensam. Histórias como "o cachorrinho foi dormir e não acordou" ou "o gato decidiu ir embora" vão despertar muitas dúvidas e confusão na cabeça das crianças, que rapidamente vão perceber que você está mentindo. Se descobrirem que você mentiu, podem se sentir traídas e o sentimento de traição pode machucar ainda mais a criança.

O ideal será você contar toda a verdade para a criança. Os psicólogos aconselham que este momento aconteça num local da casa onde as crianças se sintam confortáveis, como o quarto delas. Conte a verdade, mas sem chocar a criança. Você não quer que a criança fique assustada e fique pensando que a mesma coisa vai acontecer com outros amigos ou familiares dela.

Depois de contar para a criança, respeite o momento de tristeza dela. Muito provavelmente, a criança vai chorar e ficar triste. Pode também acontecer que a criança não reaja de imediato. Tal como os adultos, as crianças têm diferentes tipos de luto. Você deve respeitar o espaço da criança quando ela lhe pedir. Esteja perto para a reconfortar quando vir que ela precisa. Deixe que ela fale e expresse os sentimentos dela pois isso é muito importante para que ela consiga ultrapassar a perda.

Todos em casa estão tristes, não tenha medo de mostrar isso para a criança. É perfeitamente normal todos sofrerem se o vosso pet morreu, ele fazia parte da vossa família. Seja também um exemplo para a criança de que juntos conseguem ultrapassar e aceitar o que aconteceu. Se a criança vê que os pais ficam bem, ela sabe que também consegue ficar.

Meu pet morreu, o que fazer? - Como contar para criança que o pet morreu?

Devo adotar outro pet?

Alguns tutores ponderam se devem ou não adotar outro animal depois da morte do pet deles. Outros tutores não conseguem sequer pensar em colocar outro animal dentro de casa. Muito provavelmente, mesmo que ao fim de alguns meses, a questão de uma nova adoção vai surgir.

A adoção de um novo pet não vai apagar o vazio que o seu fiel companheiro deixou ao partir. Porém, a presença de um novo animal na casa pode ajudar a ultrapassar o luto. Pondere muito bem antes de tomar esta decisão. Não espere que o novo animal seja igual ao que partiu. Existe uma grande tendência para procurarmos aquilo que perdemos. Relembre que cada animal é um mundo e mesmo que seja da mesma espécie e até raça, cada animal tem uma personalidade própria e nunca vai ser igual ao que partiu. Se tomar a decisão de adotar um novo animal, adote com plena consciência de que é um indivíduo totalmente diferente do anterior, com o qual vai viver novos momentos, novas aventuras e construir uma história do zero.

Se tomou a decisão de adotar um novo animal, por exemplo um novo cachorrinho, visite uma associação perto de sua casa. Adotar um vira-lata tem muitas vantagens e, infelizmente, milhares de cachorros estão esperando um lar. Também muitos desses cachorros estão passando por um luto porque perderam ou foram abandonados pelos tutores em quem tanto confiavam.

Neste outro artigo te contamos como explicar a morte de um animal de estimação para uma criança.

Meu pet morreu, o que fazer? - Devo adotar outro pet?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu pet morreu, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de O que precisa saber.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Aline
Hoje perdi um gatinho, peguei ela para cuidar e futuramente doar, porém já peguei ela estava meio doentinha, só queria dormir, achei que fosse por que a mãe não queria mais, dei comida e água, trouxe para a minha casa, meu pai e em um gato, e ontem a gatinha estava no pátio, por um descuido meu e nunca pensei que aconteceria, esse gato mordeu ela, mas peguei ela a tempo, pois talvez ele mataria ela, porém quando foi hoje, ela acordou mal, já agonizando, achei que ela ia melhorar, mas foi passando as horas e ela não melhorava, e eu não tenho dinheiro para pagar veterinário, e as consultar gratuitas são nas quartas, não aguentei ver o sofrimento dela, e eu acabei com o sofrimento dela, tranquei a respiração dela e ela se foi... Vocês acham que eu fiz certo? Já vi dizer que tem animais que agonizam até 2 dias, eu não aguentar ver ela sofrer
A sua avaliação:
Odirlei
MANDY, o gato de rua que eu adotei, vivia na minha garagem e na rua, não apareceu para comer ontem de manhã, ele sempre dormia na garagem.
A raçãozinha dele está lá junto com a casinha que eu fiz para ele e os degraus, ponte e nicho na parede.
Hoje indo trabalhar vi meu gordão morto na canto da calçada, não sei o que houve com ele, tinha um pequeno ferimento na parte traseira, nunca havia visto ele por ali antes, espero que ele não tenha sofrido, mas eu e minha esposa estamos sofrendo muito, ele não se dava bem com os meu gatos, e também não se acostumou a viver dentro de casa, eu respeitei seu instinto de liberdade oferecendo comida, água, cama, carinho e brincadeiras, inclusive com a nova gatinha que apareceu e ele aceitou bem, era sua única amiguinha, única em quem ele confiava além de nós.
Meu coração dói nunca mais vou ouví-lo chorando e chamando a gatinha para brincar na garagem.
Vá em paz Mandy (nome que eu dei à ele, derivado de Mendigo, pq veio da rua). Te amamos e fizemos o que pudemos pra te dar uma vida boa, seu instinto de liberdade te tirou a última das sete vidas.
Quando o adotei, havia salvado esse guerreiro de 5 cães que o cercaram e o machucaram, nascia ali a relação de amor e cuidado entre nós dois, foi breve mas muito intensa.
Por isso gatos devem ser criados dentro de casa e nunca ter acesso à rua, infelizmente ele não se adequava por ter chegado já muito grande e com esse instinto de liberdade, que muitas vezes o fazia chegar com alguns machucados, dessa vez foi fatal, não sei o que aconteceu com ele, perdão Mandy, fizemos o nosso melhor, respeitando os seus limites e vontade.
Descanse e nos ajude a passar por esse luto.
Adeus, Gordão chorão do papai.
Te amamos.
A sua avaliação:
João Witor
Venho aqui desabar sobre o que ocorreu com minha companheira, minha maravilhosa gata Dopamina, companheira de todas as horas, ao acordar, comer, dormir de vez em quando querendo até me acompanhar no banheiro kkkkkk, creio que tenha sido o destino que trouxe ela até mim, e vice versa, pois encontrei ela miando na minha garagem, não pensei duas vezes e já a peguei. Hoje dia 25.02.2021 minha neném veio a falecer, tentei correr, chamar ajuda, realizar procedimentos básicos, levar ao veterinário, mas não fui rápido o suficiente, não fui inteligente o suficiente para ajudá-la, só queria ela de volta comigo para eu poder sentir seu cheiro, seu carinho, seu jeito de brincar que me tirava da cama todo dia. Sério se eu tinha um motivo para viver, e para levantar todos os dias, era dar o melhor para ela, e agora essa minha motivação se esvaiu de uma maneira. Falhei, queria ter corrido mais, se eu pudesse ter uma última chance colocaria mais força em tudo aquilo, Eu te Amo Dopamina, me desculpa por não ter sido o melhor que você merecia, nunca te esquecerei minha vida, e espero te encontrar em outros tempos. Olhe por mim, que eu serei meu melhor para te honrar meu amor, me perdoa.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, João. Poxa, não se cobre tanto. Temos certeza de que vocês tiveram lindos momentos e a sua gatinha vai se lembrar de você com muito amor, que é o mais importante.
Selma Maria Pattoli
Aconteceu o mesmo comigo não pude socorrer a tempo, agora me sinto culpada apesar de ter feito o que pude....perdi duas gatas em um ano. Petz demanda amor carinho e alimento isso ñ faltou....mas ñ tive condições financeiras para veterinários.
Então não adianta tirar da rua,adotar e depois não conseguir levar a veterinário.
manu
foi o mesmo comigo. ela teve duas convulsões nos meus braços mas eu continuei conversando, tentando acalmar ela e fui perceber minutos depois. fiquei 4 horas abraçada com ela morta querendo acreditar que estava apenas dormindo, não queria soltar ela de jeito nenhum. sei que foi minha culpa. sinto muito pelo que aconteceu, meus sentimentos.
A sua avaliação:
Juliana Neves
Minha porquinha da india faleceu hoje, eu estou em choque eu vi ela morrendo ela agonizou antes de morrer, eu levei ela no veterinário pq os dentes dela estavam muito grandes ela fez desgaste mas não conseguia comer mais, eu fiz papinha fiz de tudo mas ela não resistiu, eu to passando muito mal ela tinha 5 anos, eu nao tenho mais força pra viver eu amo muito ela, não consigo aceitar que ela partiu
A sua avaliação:
Henrique
Escrevo na tentativa de amenizar minha tristeza.
Há um ano e meio adotei uma gata de rua, na adolescente. Ela nunca foi de colo, meio arisca, acredito que até por ter chegado tarde. Mas com o tempo ela se aproximou, e demonstrava amor em tudo que fazia.
Com mais ou menos um ano, ela amanhaceu super mal. Levamos ao veterinário que a após exames, além de problemas na pata, informou que os pulmões estavam comprometidos. Poderia ter sido um chute, um atropelamento.. algo do tipo.
Depois de uma cirurgia em que As chances de sobreviver eram de 50%, ela ficou bem, o q estreitou ainda mais nosso amor por ela.
Há quase dois meses, resolvemos adotar uma nova gatinha, principalmente para fazer companhia pAra a mais velha.
Foi um mês de sofrimento, em que as duas brigavam muito. Com isso, para não estressa-la durante a noite, começamos q deixar q janela aberta para que ela saísse (moramos numa casa do interior, com quintal grande. Mas depois do incidente, sempre a trancávamos dentro de casa a noite)
Depois de um mês as duas começaram a se dar bem e foi só alegria.
Mas há uma semana, a antiga desapareceu. Ela nunca havia ficado tanto tempo fora e já estamos quase sem esperança. Ela é castrada e isso nunca tinha acontecido. Tememos pelo pior, sem dúvida.
Nessas horas bate a culpa, por deixar a janela aberta, por ter adotado outra gata, por não ter feito o que podia ter sido feito.. e fica a tristeza e o temor de ter perdido o que era a alegria da casa..
A sua avaliação:
Laura
Minha coelhina faleceu ontem (08/11/20)no dia 05 ela estava alegre, feli, pulando, contente, aí no dia 06 ela ficou com uma doença no olhinho, inchado e remelando, aí no dia 08 ela amanheceu sem querer comer, sem querer beber água, sem sair muito do lugar, aí antes de morrer ela procurou um lugarzinho para se esconder, ela socou a cabeça embaixo de uma bacia, aí quando tirei, ela estava dura, com olhos arregalados no chão aí quando toquei nela com esperança que se mechesse, estava dura, fiquei muito triste :( e antes de morrer ela se mijou todinha, o que pode ter causado essa morte tão... do nada? faia um ano que ela estava conosco, vai ser difícil esquece-la
A sua avaliação:
Mariana Silvestre
Tenho 9 anos de idade ja passou 10 meses e não esqueci minha bola de pelos branca , o mingau era muito especial pra mim :( ele era um gato tinha 10 meses de idade :(
A sua avaliação:
Rodrigo Costa
Hoje dia 11/09/20 perdi um grande amigo. Meu bichano se foi.
Tentei fazer tudo para salva-lo ,mas, existe um momento em que a nossa mão não consegue ir mais longe. Pelo menos ele não está mais sofrendo .
Agradeço a Deus por todos os momentos de alegria que passei junto com meu bichano, foi maravilho!!!
Como foi pesado sentir e ver o adeus, uma distância que jamais conseguirei vencer.
Adeus meu grande amigo.
Vá em paz!
A sua avaliação:
Elisa Dufrayer
Realmente quero agradecer de coração por esse artigo. Ajuda muito a confortar o coração de quem está passando pela for de perder o seu companheirinho de todas as horas. No meu caso perdi a minha filhota muito amada para a doença renal depois de 5 anos de muita luta para dar a ela qualidade de vida. Na última crise ela não resistiu e a dor de perdê-la é quase insuportável. Sei que fiz tudo o que pude para salvá-la, mesmo assim meu coração está apertado de saudade da minha gatinha Sharon.
A sua avaliação:
Júlia
Hoje dia 30/06/20 minha bb morreu, ela viveu só por 5 meses, ela sempre foi fraquinha, levei ela ao veterinário muitas vezes, mas não adiantou mais, eu estou muito triste, ela morreu no meu colo, não penso em ter outro animal, foi uma dor horrível em perder ela hoje, por favor, cuidem bem dos bichinhos de vocês.
Elisa Dufrayer
Meus sinceros sentimientos querida. Sei bem a dor que está sentindo. Eu gostaria de ter ficado ao lado da minha filhota quando ela partiu, mas não foi possível. Ela estava internada. No dia seguinte quando fui visitá-la não a encontrei mais com vida. 😔
Laura
meus sentimentos, mas é pior ainda quando você se culpa pela morte do animalzinho, eu me culpo em partes pela morte de minha coelha, por não ter a levado no veterinário quando estava com uma doença no olhinho, e ontem morreu, não sei pq, mas sinto como se não tivesse feito tudo, e que talzes ela ainda estivesse aqui, então façam tudo pelo seu bicho de pêlos, escamas, ou penas eles merecem todo o amor, carinho possívei, vcs não sabem como é se sentir culpado(a) pela morte de alguém ou algum bichinho.
A sua avaliação:
João
Acabei de perder meu gato, pra piorar ele agonizando durante 2 dias, fiquei sem comer e sempre do lado dele, ele morreu gritando muito e provavelmente com muita dor, jamais vou esquecer essa cena, ele agonizando nos meu braços. Eu resgatei ele das ruas, fiz tudo q podia pra ele ter tudo do bom e do melhor, mas ele se foi, e eu N consigo parar de chorar, nunca senti essa dor antes, N pensei q choraria e sofreria tanto, ele era lindo e muito brincalhão, N consigo aceitar 😥😥😥😥😥
Elisa Dufrayer
Eu te entendo João. A minha filhota era renal e eu levei por 5 anos contra a doença e consegui dar a ela qualidade de vida. Mas ela não resistiu a última crise. O veterinário disse que ela não sofreu. Dou graças a Deus por isso, mas também não consigo me conformar.😔
A sua avaliação:
Vania
Quero escrever porém só me saem lágrimas, não tem como pegar minha dor e colar aqui como doi, estou despedaçada. Perdi meu gatinho skay cada foto e vídeo q vejo dele me aí não sei explicar meu coração está partido minha alma triste, penso q não fui uma boa dona pra ele poderia ter beijado mais abraçado mais feito tudo mais ...
Elisa Dufrayer
eu te entendo minha querida. Também perdi a minha filhota para a doença renal e meu coração também está muito apertado de tristeza. Tenho a mesma sensação que deveria ter beijado ela mais, abraçado mais... Peça a Deus para confortar o seu coração.
A sua avaliação:
Luciana
Acabei de perder meu amigo, minha criança, meu amor, meu companheiro. Dói demais, já sinto falta da presença. Obrigada meu amor pela alegria que me deu durante esses anos, aprendi a amar com você. Te amo pra sempre, me espera, vamos nos reencontrar.
Fernanda
o meu se foi ontem, ele é exatamente igual o seu, esta doendo tanto, não consigo parar de chorar, ele era meu bebê gato, meu Joaquim.
A sua avaliação:
Sergio
A Marie se foi. Era minha princesinha Ragdoll. Partir já é triste, mas ela só tinha 6 anos, tinha muito ainda pra fazer.
Identificamos o tumor tarde demais, não deu tempo, não deu tempo. E até no final, ela manteve o carinho, o olhar. Nossa, como dói. Não consigo acreditar que ela partiu. Era uma alma iluminada que cuidamos e amamos muito nesses 6 anos. Saudade do chamego, de miar pedindo comida, atenção...
Elisa Dufrayer
Eu te entendo perfeitamente minha querida. Perdi a minha filhota persa para a doença renal. Consegui controlar durante 5 anos, mas na última crise ela não resistiu. A ausência dela deixou um vazio na minha vida e no lugar da alegria que ela me dava ficou uma grande tristeza. Difícil de aceitar...
siça souza
O Duki, o nosso Hamster Anão Russo, ficou com conjuntivite em um olho aos treze meses. Liguei a uma amiga veterinária que receitou Clorocil. Limpamos o olhinho com Soro Fisiológico por dois dias, colocando então a pomada Clorocil, o que penso não ter sido uma boa idéia pois ele limpava o olhinho com a pata e também coçava a cabecinha o que machucou um pouquinho. Comprei então o colírio da mesma marca e apliquei 4 gotas em desespero, não deixei escorrer e limpei enquanto passava neste dia iríamos ficar três dias fora e meu companheiro não permitiu que eu o levasse. Me senti péssima e não consegui o convencer do contrário. Limpei muito bem o quarto, pois ele ficava solto no quarto com uma portinhola, também tinha uma varanda para ele no verão, sempre tratado como um príncipe. Um dia coloquei uma caixa de papelão com duas aberturas laterais como porta para o Duki e ele amou a idéia, adotando imediatamente a caixa para dormir e somente iria a gaiola para comer e beber. Coloquei papelão no chão, cobertor e uma pantufa que também demos à ele dentro da caixa. Não troquei mais nada da gaiola sendo que ele não ia mais muito lá (PENSO QUE AÍ ESTEVE MEU ERRO, ALIADO A IMEDIATA IDA A UM VETERINÁRIO), coloquei dois potinhos de comida, água, cenoura e brócolis (não sabia que brócolis não é aconselhado e ele adorava).
Saímos no sábado dia 29 no final da tarde e voltamos na terça as 20:00hs, tristemente o que senti antes de viajar e a cada dia que conversava com ele sabendo que teria uma vida breve por longa que fosse, aconteceu. Ele estava a caminho de uma das milhares de voltas que dava no quarto, deitadinho com a barriguinha para baixo e com as patinhas aconchegadas para trás, havia um pouquinho de comida que certamente caiu da boquinha dele em frente à ele. Quando entrei no quarto, simplesmente neguei o óbvio. Peguei-o ao colo e fiquei um tempão acariciando aquele amorzinho sem acreditar no que havia acontecido. Ele ainda com o olhinho que estava bom por se fechar, o que fiz e se manteve fechado. O corpinho dele ainda estava molinho, apesar de não estar quente. Tinha a aparência tranquila e feliz. Quando será que ele partiu desta vida? Parecia-me ter xixi de um dia ou dois e cenoura comida do mesmo tempo. Queria tanto saber. ME CULPO E ESTOU TÃO TRISTE QUE NEM CONSIGO EXPRESSAR POR PALAVRAS TAIS SENTIMENTOS.
Há um jardim perto da minha casa onde avisto pela janela, que dei ao meu filho quando ele era pequenino. O Duki está lá, e nunca deixará de estar aqui nos nossos corações. E é para não passar por tal dor que eu não queria nenhum Pet aqui em casa. Hoje a dor dos meus erros cometidos com relação ao Duki estão me matando de dor e tristeza.
O perdão que peço não é suficiente para apaziguar minha dor.
Siça Souza. Alguém que tente me confortar por favor? Eu aceito a partida dele, o que não estou aceitando são meus erros cometidos
hannah
se vc sente a dor de achar que nao fez tudo que podia é pq vc tem um sentimento mto verdadeiro pelo seu animalzinho. Nao nascemos sabendo a viver ....noss vida vai ser sempre de mts aprendizados. vc aprendeu mto com o que viveu com seu bixinho e com ctz vai procurar ser cada vez melhor. Nao se cobre tanto...todos nos erramos. Sinto mto pela sua perda...tbm perdi um amorzim de animal esses dias...ainda estou tentando lidar com a dor...da saudade...da culpa....mas tenho ctz que essas experiencias nos fazem melhores.
Elisa Dufrayer
minha querida, pare de se culpar e acredite que você fez o melhor que pode por ele. Eu te entendo. Também perdi minha gatinha, minha companheirinha muito amada para a doença renal. Também fico pensando que deveria ter feito mais, que tudo o que fiz por ela não foi o suficiente, mas eu fiz tudo o que pude por ela. Peça a Deus que conforte o seu coração.
Laura
Tenho certeza que vc amava muito seu animalzinho, a minha coelha também se foi, ontem (08/11/20) e realmente também me culpo, mas aprendi que me culpar não vai traze-la de volta, mas ainda não acredito que ela partiu, mas procure pensar o seguinte: eu não sou a culpada pela sua partida, quem decide isso é Deus, ele dar, mas também tira, não posso me culpar, não vai traze-lo de volta.
Ângela gonçalves
O meu cachorinho faleceu e eu nao estou a conseguir lidar com a morte dele. Eu adorava o muito e agora so me apetece chorar e sinto um aperto muito grande no coraçao
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Um forte abraço Ângela! Procure se rodear de pessoas que a compreendam e possa desabafar.
Elisa Oliveira
Eu compreendo minha querida. Também perdi minha filhota muito amada para a doença renal depois de uma longa batalha. Peça a Deus para confortar o seu coração.
A sua avaliação:
Marilia
Meu barbudinho morreu e estou muito tentada a adquirir dois filhotes machos de schnauzer mas tenho lido que pode ser uma pessima ideia dois ao mesmo tempo. Isso também vale mesmo eu ja tendo um adulto em casa? Tenho um pequines macho, castrado e muito bonzinho, qur adora socializar!
A sua avaliação:
Wellington
A minha cachorrinha morreu ontem, é tão difícil de acreditar, sinto muito a falta dela, pq ela e eu sempre fomos tão juntos, sempre esteve do meu lado no momentos mais difíceis (q nao chega nos pés desse momento q estou passando), ela morreu de cinomose, nem andava mais direito e nem a alimentava direito, em algumas horas ela parecia estar se recuperando, mas no domingo ela piouro, começava a ter tiques da doença, ficava mechendo a cabeça e olhando pra trás, na segunda de manhã meu pai encontro ela deitada no corredor, não mechia direito as perninhas, e mais tarde ela piouro mais ainda, e o veterinário foi la em casa e levou ela, mas ela acabou morrendo lá, e eu não consegui nem me despedir direito dela pq estava na escola, e agora acabo sentindo tanta falta dela, pq ela era minha companheira, tenho mais dois cachorros q até foi vacinados contra essa doença, mas eles nem me dá bola, então acabo sofrendo com isso, pq me sinto sozinho sem ela💔
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Wellington! Lamento muito o que você está passando. Tente recordar os bons momentos que passou com ela pois esses ficarão para sempre no seu coração. Um forte abraço!
Elisa Oliveira
Eu te entendo meu querido. Também perdi minha gatinha que sofria de insuficiência renal. É muito difícil passar por essa situação. Se sentir vontade de chorar, chore. Vai aliviar o seu coração. Peça a Deus que te conforte e te dê força para passar por esse momento de dor.
A sua avaliação:
Fabiana Maia
Olá,
Meu cachorro ainda não morreu mas está quase, ele tem Leischimaniose, estou lutando contra isso a 8 meses e eu não suporto mais vê-lo sofrer. Ele já entrou no estágio de não querer comer, beber e nem se levanta mais sozinho, não anda e está sofrendo muito com dores (e eu sofrendo junto com ele), na minha casa ninguém entende o que ele está passando e menos ainda a dor que estou sentindo, meu peito parece que vai arrebentar de tanta dor. O artigo me ajudou muito e atém me consolou um pouco e foi por isso que contei a minha história. O Stark (meu bb), é um Pit Bull que pesava 50k era alegre, bagunceiro e comia as tomadas, o chuveiro reserva, comia as mangueiras do jardim, a minha porta de entrada que é de madeira....e mesmo assim ele foi a melhor coisa que me aconteceu. Hoje 08/03/2018 ele está com 2 anos e pesando 18k e sei que seu desencarne é questão de dias, não sei o que fazer com tanta dor que estou sentindo, mas eu agradeço o artigo agradeço de todo o meu coração.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá Fabiana! Todos os que já perdemos algum amigo de 4 patas sabemos aquilo que você está passando. Fico muito feliz por saber que o artigo ajudou nem que seja um pouco num momento que é tão difícil. Receba um abraço de muita força de toda a equipa do PeritoAnimal.
marilisa
eu quero que vc aproveite o tempo com seu companheiro o maximo que ele aguentar,eu queria ter a mesma sorte que vc, boa sorte para aceitar a morte de seu companheiro de alma iluminada,beijos.
Meu pet morreu, o que fazer?
Imagem: dejonpetservices.com
1 de 7
Meu pet morreu, o que fazer?

Voltar ao topo da página ↑