Cuidado dos olhos

Meu gato machucou o olho com a unha, o que fazer?

Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 14 novembro 2022
Meu gato machucou o olho com a unha, o que fazer?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Até os anos 1980, alguns autores atribuíram erroneamente ao gato doméstico a classificação de espécie não-social, devido à capacidade de sobreviverem de forma solitária. No entanto, significativos estudos nas últimas décadas comprovaram que, embora o gato doméstico possa sobreviver sozinho, comumente são formados grupos sociais, ou colônias, com estrutura social interna complexa e a presença de diversos padrões comportamentais típicos de espécies sociais. Em abrigos com diversos animais ou no ambiente domiciliar onde tutores possuem mais de um gato, conflitos entre gatos são comuns, afetando o bem-estar animal e o vínculo homem-animal[1].

Devido a esses desentendimentos entre os gatos, vários problemas podem surgir, como hematomas, ferimentos causados por mordidas, abscessos, perfurações torácicas e lesões nos olhos. Os gatos também costumam machucar os olhos dos cães, seja por brincadeira ou por agressividade. Vários desses ferimentos podem se tornar graves, causando dor aos animais afetados e complicações, como infecções bacterianas. Dos ferimentos oculares, as lacerações palpebrais e os arranhões na córnea são os mais comuns. Seu gato machucou o olho com a unha? O que fazer nesta situação? É indicado utilizar algum medicamento? Pode infeccionar? O felino pode ficar cego? Se você se interessou pelo assunto e quer tirar todas as suas dúvidas, continue lendo este artigo do PeritoAnimal. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Por que meu gato lacrimeja tanto?

Índice

  1. Meu gato machucou o olho com a unha - Consequências
  2. Como saber se a ferida no olho do gato é grave?
  3. Meu gato perfurou a córnea. Ele pode ficar cego?
  4. O que é bom para desinflamar o olho do gato?
  5. Como tratar infecções oculares em gatos?

Meu gato machucou o olho com a unha - Consequências

As lacerações traumáticas da pálpebra são frequentes em gatos e, muitas vezes, necessitarão de correção cirúrgica. Esses ferimentos podem ser parciais ou de espessura completa, podendo incluir o sistema nasolacrimal, normalmente o ponto lacrimal e o canalículo. Devido à excelente irrigação sanguínea palpebral, ocorre a formação de edema intenso e deformação, mesmo após uma agressão relativamente pequena. A correção do ferimento deve ser o mais precoce possível, pois, à medida que o tempo passa, há um aumento da rigidez e espessura das margens da ferida, podendo resultar em posterior prejuízo estético.

Outro ferimento muito comum nos olhos dos gatos é a laceração da córnea, facilmente atingida pelas unhas durante brincadeiras ou brigas. Esses retalhamentos corneanos podem evoluir para uma úlcera de córnea, com sintomas como lacrimejamento, dor, fotofobia, irritação da conjuntiva ocular (olho vermelho) e edema de córnea (o olho fica azulado).

Como saber se a ferida no olho do gato é grave?

Sempre que um gato ferir os olhos, deverá ser levado a um médico veterinário o mais breve possível para avaliar a gravidade da lesão. Olhos lacrimejantes e com blefaroespasmo (ato de piscar constantemente) indicam dor e exigem cuidados especiais para que o ferimento não se agrave e ocorra uma perda da visão.

Neste outro artigo falamos sobre as causas e e sintomas da cegueira em gatos.

Meu gato perfurou a córnea. Ele pode ficar cego?

Primeiramente, vamos falar um pouco sobre a córnea: é um tecido sem vasos sanguíneos ou pigmentação e, portanto, transparente. No entanto, os nervos estão presentes e os receptores de pressão e dor também. Sua função é refrativa, enquanto mantém uma barreira física impermeável entre o olho e o ambiente. Todos os gatos podem desenvolver ulcerações corneanas, porém, algumas raças são mais predispostas para este tipo de problema, como por exemplo, as raças braquicefálicas, como o persa e o himalaio.

A córnea consiste em epitélio, membrana basal, estroma, membrana de Descemet e endotélio. O epitélio forma a camada mais externa, seguido pelo estroma, que constitui cerca de 90% da espessura da córnea, vindo em seguida a membrana elástica de Descemet. A última camada é o endotélio. A classificação das úlceras corneanas é baseada na camada afetada, onde as superficiais atingem somente o epitélio e as profundas acontecem quando o estroma é atingido. A descementocele ocorre quando é alcançada a membrana de Descemet e, caso chegue ao endotélio, ocorrerá a perfuração corneal. É importante destacar que uma lesão superficial pode evoluir para uma lesão profunda caso o animal coce frequentemente a região ou ocorra uma infecção secundária. Pequenas úlceras superficiais cicatrizam rapidamente com o auxílio de tratamento clínico, em um período de três a cinco dias (podendo chegar a nove dias), mas as lesões mais complicadas envolvem um retardo na cicatrização devido à infecção ou outros processos patológicos.

As úlceras de córnea podem evoluir desfavoravelmente para a perfuração, exigindo tratamento emergencial, por causa do risco de perda da função visual. Nas microperfurações sem infecção, pode-se usar lente de contato terapêutica, com o objetivo de tamponar a região perfurada, até que ocorra a cicatrização. Em caso de insucesso com este procedimento e em casos mais graves, em que não está indicada a aplicação da lente de contato, considera-se a adoção de tratamento cirúrgico[2]. Caso o tratamento correto não seja iniciado o mais breve possível, há risco de perda da visão.

Meu gato machucou o olho com a unha, o que fazer? - Meu gato perfurou a córnea. Ele pode ficar cego?

O que é bom para desinflamar o olho do gato?

A depender da causa da inflamação no olho do gato, poderão ser utilizados colírios ou pomadas com anti-inflamatórios não esteroidas ou corticoides. Casos mais graves e dolorosos exigem medicação sistêmica para reduzir a inflamação e a dor. No entanto, quando houver úlcera de córnea, o uso de corticoides é contraindicado. Cada caso deverá ser avaliado pelo médico veterinário.

Como tratar infecções oculares em gatos?

As infecções oculares nos felinos deverão ser tratadas de acordo com a causa primária. O agente causador deverá ser identificado e eliminado. Infecções bacterianas secundárias poderão ser tratadas com colírios de antibióticos de amplo espectro, prescritos pelo médico veterinário. Um cuidado muito importante é proteger o olho machucado, pois o animal tende a coçar repetidamente a região a fim de amenizar o incômodo. Dependendo da intensidade, o ato de coçar pode machucar as camadas da córnea, agravando ainda mais a situação.

Assim, recomendamos o uso de um colar elizabetano, que você pode comprar em uma pet shop. No vídeo a seguir, mostramos como fazer um colar elizabetano caseiro.

Agora que você já sabe o que fazer se seu gato tiver machucado o olho com a unha, talvez possa se interessar por este artigo no qual falamos as causas e tratamentos para um gato com os olhos esbranquiçados.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato machucou o olho com a unha, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado dos olhos.

Referências
  1. Dantas, L.M.S. Comportamento social de gatos domésticos e sua relação com a clínica médica veterinária e o bem-estar animal. Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Veterinária, 2010. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/felinamente/files/2017/03/Comportamento-social-de-gatos-dom%C3%A9sticos.pdf. Acesso em 11/11/2022.
  2. Bonatti, J.A., Suzuki, H., José, N.K. Tratamento da úlcera corneana perfurada: Revisão de literatura. Arq. Bras. Oftal., v.60(1), 1997. Disponível em https://www.scielo.br/j/abo/a/gtF6VpQyjcWy6Bz4JDGyBVk/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 11/11/2022.
Bibliografia
  • Afonso, I.S.D. Emergências oculares em pequenos animais. Estudo restrospectivo de 72 casos. Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, 2017. Disponível em https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/14233/1/Emerg%C3%AAncias%20oculares%20em%20pequenos%20animais_estudo%20retrospetivo%20de%2072%20casos.pdf. Acesso em 11/11/2022.
  • Costa, B.R.W.Úlcera de córnea em felinos – Revisão bibliográfica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2017. Disponível em https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/170939/001053680.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 11/11/2022.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
nana
minha gata bateu no meu gato e eu percebi um arranhão dentro do olho dele, não é muito grande, pode ter algum perigo? preciso levar ele pro veterinario com urgencia?
1 de 2
Meu gato machucou o olho com a unha, o que fazer?