Como ajudar um cachorro a superar a morte de outro

Como ajudar um cachorro a superar a morte de outro

Muitos donos se perguntam se um cachorro sente a morte de outro. A verdade é que sim. Os cachorros são animais muito sensíveis, que podem experimentar emoções complexas e construir vínculos afetivos muito profundos, tanto com seus familiares humanos quanto com seus companheiros caninos.

Por tudo isso, quando um cachorro compartilha seu dia a dia com outro, a morte desse indivíduo pode repercutir negativamente em seu estado emocional. De fato, é muito comum que alguns donos recorram ao veterinário e/ou educadores caninos na tentativa de compreender o luto que seus cachorros sentem e saber assim como ajudar um cachorro a superar a morte de outro.

No PeritoAnimal sabemos que a perda de um cachorro é uma experiência muito dolorosa, e queremos te ajudar neste processo. Por isso, dedicaremos esse artigo a te proporcionar alguns conselhos para que saiba como ajudar um cachorro a superar a morte de seu companheiro.

Cachorro sente quando outro cachorro vai morrer?

Certamente você já ouviu falar que os cachorros podem prever a morte e até mesmo detectar doenças em seus donos. Embora existam muitos mitos e exageros a respeito disso, a verdade é que os cachorros possuem sentidos muito desenvolvidos que podem os ajudar a detectar certas alterações fisiológicas e hormonais no organismo de outros animais e de pessoas. Por isso, os cachorros são sim capazes de prever a morte de pessoas e outros animais.

Além disso, como utilizam principalmente a linguagem corporal para se comunicar, também podem perceber com facilidade as alterações no comportamento de outros cachorros, que podem estar associadas a determinadas doenças. Por isso, é muito possível que seu amigo peludo perceba mais rapidamente os sinais de que seu cachorro vai morrer, e comece a apresentar certas mudanças em seu comportamento, se mostrando mais protetor em relação ao companheiro ao perceber que ele está fraco e falecerá em breve.

2 cachorros e 1 morre, o que fazer?

Foquemos nessa perspectiva de forma distinta para a ajudar um cachorro a superar a morte de outro. Preste atenção nesses cinco conselhos:

  1. Cuide de você mesmo: para poder ajudar seu cachorro, você precisará cuidar de você mesmo e passar por seu próprio luto ao perder um de seus melhores amigos. Não tenha vergonha de recorrer a amigos, familiares ou profissionais que possam te ajudar a saber como superar a morte de um cachorro por eutanásia ou causas naturais. Também te aconselhamos a praticar alguma atividade ou hobbie que te ajude a combater a tendência de se isolar durante o luto e a manter seu corpo e mente ativos e em equilíbrio.
  2. Mantenha a rotina de seu cachorro: a morte de seu companheiro significa que seu cachorro precisará superar a perda de um ser querido, mas também que será obrigado a enfrentar uma mudança brusca em seu dia a dia, o que pode repercutir negativamente em seu estado de ânimo e comportamento. Por isso, é muito importante que você mantenha a rotina do seu amigo peludo, respeitando seus horários de passear, comer, brincar e compartilhar momentos em sua companhia.
  3. Dê apoio emocional e muito afeto: assim como você, seu amigo peludo também precisará contar com apoio emocional e muito afeto para superar um momento tão delicado como a morte de seu companheiro. Por isso, não se esqueça de dedicar um tempo especial de seu dia para estar com seu cachorro e incentivá-lo a retomar, pouco a pouco, sua rotina, e praticar as brincadeiras e atividades que o agradam.
  4. Crie momentos de alegria: durante o luto, é importante criar momentos em que você e seu cachorro possam se reconectar com um estilo de vida feliz. Se seu cachorro gosta de andar de carro, ir ao campo ou à praia, ou simplesmente dormir com você, deixe que ele desfrute desses momentos de prazer e alegria. Você vai ver que essas mudanças de ambiente, pouco a pouco, ajudarão ambos a recuperar um estado de ânimo mais positivo e aprender a viver sem a presença física de seu companheiro.
  5. Considere a ajuda de um especialista se perceber que seu cachorro está muito triste ou deprimido, considere pedir ajuda a um profissional, pode ser um etólogo canino, que te explicará um pouco mais sobre a psicologia do cachorro e o processo de luto nos cachorros, além de te fornecer orientações específicas de acordo com as necessidades e sintomas apresentados por seu peludo.

A perda de um cachorro, além de nos causar uma tristeza imensurável, implica em alguns desafios que precisamos enfrentar para seguir com nosso dia a dia. Para tentar te ajudar nesse processo de luto, no PeritoAnimal você encontrará informações importantes, como o que devo fazer se meu cachorro morrer e como superar a morte de seu pet, artigos em que trazemos alguns conselhos e ideias para passar por esse momento tão delicado e tomar as providências necessárias nessas circunstâncias.

Quanto tempo dura o luto de um cachorro?

Ao notar a tristeza de seu cachorro depois da perda de um companheiro, é normal que os donos se perguntem quanto tempo dura e como acontece o luto dos cachorros. Nesse sentido, o mais importante é entender que o luto é um processo e cada indivíduo pode precisar de seu próprio tempo para superá-lo e se sentir preparado para se adaptar à nova realidade.

Embora não se possa definir quanto tempo um cachorro leva para superar a morte de outro, podemos ajudá-lo a viver esse processo da melhor maneira possível, dando apoio emocional, preservando o equilíbrio de sua rotina e dando muito carinho.

Como você verá, seu cachorro também te ajudará nesse processo e, fazendo companhia um ao outro, vocês poderão encontrar forças para aprender a suportar a perda de um cachorro e seguir em frente com a rotina compartilhada.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como ajudar um cachorro a superar a morte de outro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.