PARTILHAR

Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste

Aline Kitamura Prata
Por Aline Kitamura Prata, Estudante de Medicina Veterinária. Atualizado: 13 julho 2023
Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O que dar para o cachorro quando ele não quer comer nada? O que é bom para abrir o apetite do cachorro Especialmente em dias muito quentes, às vezes, é normal você notar seu cachorro sem apetite entre uma refeição ou outra, visto que a porção diária de ração é fracionada ao longo do dia, ou até mesmo se recusar a comer porque não gostou ou enjoou da ração.

No entanto, se o cachorro não quiser comer até o dia seguinte é sinal de que há algo errado com a saúde do animal. Principalmente se, além de não querer comer, o cachorro demonstrar tristeza, mais sonolência, falta de ânimo para levantar quando você o chama e não quer brincar, é necessário que você fique em alerta. As causas podem ser as mais diversas e o PeritoAnimal vai responder sua pergunta: Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste, o que fazer?

Cachorro sem apetite, mole e triste: causas

Se você notar que seu cachorro olha para o pote de ração cheio e não demonstra interesse, mesmo tendo passado da hora dele comer, tente oferecer outros petiscos, ou até mesmo carne sem tempero. Se, ainda assim, ele não quiser comer e não demonstrar interesse, é sinal de que algo não está bem com a saúde do peludo. Portanto, o próximo passo é levá-lo a uma consulta veterinária.

As causas para um cachorro sem apetite podem ser as mais diversas, desde infecções virais, fúngicas ou bacterianas. E, para identificar a real causa do problema, são necessários exames diagnósticos e diferenciais, pois uma doença pode ter sintomas parecidos a ponto de ser confundida com outra. Além disso, existem milhares de sintomas que apenas o médico veterinário tem o conhecimento técnico para propor o tratamento adequado após o fechamento do diagnóstico.

A grande maioria dos tutores só percebe que o cachorro está perdendo peso quando este já apresenta um quadro severo de desidratação, pois um cachorro sem apetite, geralmente, também não ingere água. E, para aqueles tutores que possuem mais de um cachorro, torna-se ainda mais complicado perceber qual dos cachorros não está se alimentando bem. Por isso, é importante sempre ficar atento e de preferência, observar os cachorros até terminarem a refeição. Desta forma, é mais fácil perceber quando um cachorro não quer comer, se notar que a falta de apetite persiste por um ou dois dias, leve-o ao veterinário para investigar a causa.

Se você notar seu cachorro sem apetite, provavelmente essa condição vem acompanhada de outros sintomas, como moleza, sonolência, vômitos ou diarreia. E, nestes casos, a consulta veterinária é de urgência, pois se o seu cachorro não quer comer e ainda perde líquidos devido ao vômito e a diarreia, ele chega a um quadro de desidratação mais rápido.

Uma das causas para um cachorro sem apetite e mole pode ser a erliquiose, popularmente conhecida como doença do carrapato, pois estes são alguns dos sintomas que a doença pode apresentar no estágio inicial, e muitas vezes pode passar desapercebido pelos tutores. Para saber mais sobre a doença do carrapato em cães - sintomas e tratamento, confira esse artigo do PeritoAnimal.

Entre as causas possíveis de um cachorro sem apetite, mole e triste podem ser de origem viral, como a parvovirose ou até a cinomose, em estágios iniciais. Intoxicações, problemas no fígado, rins e gastrite também podem deixar um cachorro sem apetite. Inclusive, problemas dentários podem fazer com que o cão não se alimente, visto que pode estar sentindo dor devido à alguma ferida na boca ou no dente, e por isso não consegue se alimentar apesar de estar com fome. Verifique quais outros sintomas o seu cachorro apresenta e reporte tudo ao médico veterinário que o atenderá.

Meu cachorro está triste e não quer comer

Alguns cães são tão mimados por seus tutores, que realmente chegam ao ponto de fazerem manha quando enjoam de alguma ração. Então, é necessário que os tutores acompanhem o comportamento do cachorro, assim como, analisar se houve alguma alteração na rotina do cachorro para que ele apresente falta de apetite.

Se você notar um cachorro triste e desanimado, pode ser que esteja passando por algum momento de estresse, por exemplo, ele está passando menos tempo com os tutores, ou ainda, fazia exercícios e passeava com frequência e agora, talvez por falta de tempo dos tutores, o cachorro passa mais tempo sozinho. Alterações na rotina do cachorro podem acarretar um estado depressivo em que o cachorro não quer comer, torna-se apático, sonolento e desanimado. Então, após o médico veterinário descartar quaisquer doenças que ele possa ter, o problema pode ser comportamental.

O local em que seu cachorro come deve ser sempre calmo e limpo, portanto escolha um ambiente livre de barulho e sem distrações como outros cachorros na rua, crianças brincando, evite até mesmo, colocar o comedouro do seu cachorro ao lado da máquina de lavar, pois se estiver funcionando e começar a fazer barulho na hora em que seu cachorro estiver comendo, ele pode se assustar e, consequentemente não querer mais chegar perto do local novamente, e por isso não irá comer, mesmo com fome.

Outra dica é fracionar a porção diária em várias porções menores ao longo do dia, e estipular um horário para as refeições. Desta forma, torna-se mais fácil perceber quando o cachorro realmente não quer comer por algum problema de saúde ou porque apenas não está com fome, já que tem ração disponível o tempo todo.

Meu cachorro não quer comer e só bebe água

Quando um cachorro não quer comer e só bebe água, você deve saber que a falta de apetite vem acompanhada da falta de ingestão de água. Todavia, se seu cachorro não quer comer, porém bebe muita água pode ser indicativo de problemas no trato digestivo ou até mesmo alguma disfunção hormonal e problemas endócrinos, como a diabetes canina.

Cachorros que bebem muita água, também urinam em maior quantidade, então são sintomas correlacionados. E, apesar de um dos sintomas da diabetes canina ser o apetite em excesso - e não a falta dele - se o cachorro estiver muito descompensado da diabetes, ele poderá apresentar falta de apetite e letargia. Para saber mais sobre a diabetes em cães - sintomas e tratamento, veja este outro artigo do PeritoAnimal.

Por outro lado, se o cachorro não quer comer nem beber água, ele pode estar com problemas no trato gastrointestinal e serão necessários outros exames.

Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste - Meu cachorro não quer comer e só bebe água

Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste

Quando um cachorro não quer comer e está vomitando e triste, pode ser um sinal de que algo está errado e requer atenção veterinária imediata. Existem várias causas possíveis para esses sintomas, incluindo doenças gastrointestinais, infecções, intoxicação alimentar, obstruções intestinais, problemas renais ou hepáticos, entre outros. É essencial levar o cachorro ao veterinário para um diagnóstico preciso. O profissional realizará exames e avaliações clínicas para identificar a causa subjacente do problema. O tratamento dependerá do diagnóstico, podendo envolver medicamentos, terapia de reidratação, mudanças na dieta e cuidados específicos para cada condição.

Durante a espera pela consulta veterinária, é importante garantir que o cachorro tenha acesso a água fresca e limpa para evitar a desidratação. Evite oferecer alimentos humanos ou tratar o cachorro em casa sem orientação profissional, pois isso pode piorar a situação. Mantenha o ambiente calmo e confortável para o cachorro, fornecendo um local tranquilo para descanso. Anote todos os sintomas e informações relevantes para compartilhar com o veterinário, o que ajudará no diagnóstico e no plano de tratamento. A intervenção rápida é fundamental para garantir o bem-estar do seu cachorro, por isso não hesite em buscar ajuda veterinária assim que possível.

Meu cachorro não quer comer e está fraco: sintomas de doenças

Quando você se pergunta "meu cachorro não quer comer e está fraco: o que pode ser?" deve ter em conta que deixar de comer e beber água são uns dos primeiros sintomas que o tutor observa quando o cachorro está doente. Um cachorro sem apetite, logo é associado à desnutrição, já que o cão não se alimenta, logo perde peso. E são sintomas que podem ser agravados caso o cachorro apresente vômito e diarreia.

Outros sintomas de que o cachorro está doente ainda podem ser:

  • Letargia;
  • Febre;
  • Olhos fundos;
  • Gengivas brancas;
  • Pelagem opaca e seca;
  • Urina escura e fétida;
  • Diarreia com sangue.

Se notar quaisquer destes sintomas, seu cachorro precisará de atendimento veterinário, pois pode ser alguma doença grave que custará a vida do seu cachorro ou, inclusive, uma zoonose (doença que pode ser transmite a humanos).

Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste - Meu cachorro não quer comer e está fraco: sintomas de doenças

Remédio caseiro para abrir o apetite de cachorro

Após o médico veterinário ter descartado qualquer problema de saúde que pudesse estar causando um cachorro sem apetite, mas ainda assim, ele continuar com falta de apetite, o problema pode ser comportamental. Sendo este o caso, você primeiramente deve procurar entender porque o seu cachorro demonstra falta de apetite.

Por exemplo, você o acostumou a oferecer petiscos antes ou durante as refeições dele? Então, obviamente ele não estará com tanta fome na hora da refeição. Além do mais, após ter condicionado este comportamento, o cachorro entenderá que ele terá a refeição normal apenas após ganhar o petisco. Limite a quantidade de petiscos diários, e se possível, opte pelos petiscos naturais que além de serem mais saudáveis, são livres de conservantes, corantes e possuem maior valor nutritivo.

Igualmente, um jejum prolongado também não é indicado, já que isto pode levar a complicações gástricas. Se o seu cachorro se recusa a comer a ração, tente trocar de marca, talvez ele apenas tenha enjoado daquela. Você ainda pode fazer molhos naturais, como por exemplo, jogar caldo de peixe ou de frango por cima da ração para torná-la mais atrativa.

Os cachorros, assim como gatos, são predadores, então uma ótima dica é incentivar o cachorro a trabalhar para obter a própria comida. Além de ser um bom incentivo à brincadeira, torna o período em que seu cachorro fica sozinho em casa menos entediante e mais divertido, para isso, você pode fazer uso do Kong, ou algum outro brinquedo que libere os grãos de ração aos poucos conforme seu cachorro consiga movimentar o brinquedo. Faça com uma das porções oferecidas ao cão ao longo do dia, e ao final do dia, esteja certo de que terá um cachorro plenamente satisfeito.

Agora que você já sabe o que fazer se seu cachorro não quer comer e está vomitando e triste, aprenda a fazer Kong para cachorro, simples, fácil e barato com o nosso vídeo no YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • AMERICAN KENNEL CLUB. Why Won’t My Dog Eat?. Disponível em: <https://www.akc.org/expert-advice/health/why-wont-my-dog-eat/>. Acesso em 13 de julho de 2023.
  • VETS NOW. My dog won’t eat, what should I do? Dog not eating causes. Disponível em: <https://www.vets-now.com/pet-care-advice/my-dog-wont-eat/>. Acesso em 13 de julho de 2023.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
261 comentários
A sua avaliação:
Ilo
Meu cão está sem vontade de comer e notei que a boca dele está amarelada toma muita aqua.que seria isto
A sua avaliação:
Marta Pereira Da Fonseca
Minha cachorrinha pudo está triste e não quer comer nada tem 3 dias fica só dormindo. Cheguei hoje com ela da roça tô comendo até de dar banho nela. Notei também o olho direito dela remela dó. Que remédio devo dar pra ela.
A sua avaliação:
nubia
Me ajudou muitoooo!!!
Meu cachorro não queria comer e agora voltou ao normal!
A sua avaliação:
Ana
Minha cachorra sempre que minha filha fica ausente ela nao come e fica triste . Mas desta vez a minha filha ta ausente ela nao come só bebe agua ta sempre enculhida tem a barriga um pouco dura e notam se muito a espinha e as custelas nao sei o k se passa7
A sua avaliação:
António Moisés carlos
Boa tarde.
Meu cachorro está a três dias sem comer, nem pouco beber água, está vomitando e cagar sangue, e eu estou muito triste ver lhe assim, qual é o problema que wle tem
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Antônio. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Adriana Pereira Simião de Jesus
Minha cadela vomitou por uns três dias, teve diarréia por três à quatro dias, o veterinário passou remédios de enjou, pra dor, é pra parar a diarréia, parou mas ela não come, o que devo oferecer a ela, pra se alimentar???
António Moisés carlos
É mesmo isso que o meu cão está vivendo sera que pode me passar o remédio pra dar ao meu cão
A sua avaliação:
Elia Pereira
meu filhote de cao esta triste não consegue se levantar😞 não come e nem bebe . Ele geme de dor e só fica deitado nem brinca .oque pode ser?🥺
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Elia. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Nilton Cesar Paz
Minha cachorrinha ta sem comer ha 5 dias tou dando medicamento mais não adiantou muito agora so vomita e agora vomita sangue😢
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Nilton. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Wilson Cassinda
O meu cão não esta a comer e esta triste
A sua avaliação:
Angelina Benites
Porque o meu cachorrinho não quer comer ele ta com diarreia e vômito e só quer tomar água
A sua avaliação:
Jo Santos
Meu cachorro não comer com dentes travados o que eu posso fazer?
A sua avaliação:
Jeferson
Não sei pra que abrir espaço pra comentários se a resposta que a gente já sabe é a única que nos dizem..mas se perguntamos aqui é porque a gente sabe que é muito caro veterinário.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Jeferson. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Sabemos que o preço de uma consulta pode ser muito elevado, por isso aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Minha cadelinha nao quer comida e esta com diarreia
Meu cachorro n quer comer e esta com diarreia
A sua avaliação:
Fabiana lima
Boa noite . Minha cachorra não está comendo, nem bebendo.
Anda triste e fica gemendo a 3 dias o que faço?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Fabiana. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marilene Macedo
Bom dia... SOCORRO... minha pincher tem 2 dias que nao come e esta triste, hoje ela nao esta conseguindo levantar e nem sair da cama... estou no interior do tocantins e aqui nao tem vetetinario....ALGUEM PODE ME AJUDAR ???? POR FAVOR
A sua avaliação:
Madalena
Minha cachorra tá com 2 dias sem comer e ta muito triste já tentei dá comida misturada com raçao qe ela gosta muito mais nem isso ela come.. nem a raçao pura oqe devo fazer..?
A sua avaliação:
Felipe
Minha cadela anda triste e sem fome não é a mesma de antes
Vomitou amarelo com grama
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Felipe. Tudo bem? Temos este post que talvez possa te ajudar sobre remédios caseiros para cachorro vomitando amarelo: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-amarelo-22712.html. De qualquer forma, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Patrícia
Boa noite , estou muito preocupada e não sei se vou ter reposta a tempo , pois minha cachorrinha é uma yorkshire ela tem 14 anos já está a 5 dias sem ingerir comida , ela já não inchega e tem alguns tumores nos seios, já levei em um veterinário mas ele só passou uma vitamina que ele não engole . Estou aplicando soro na pele . Queria saber se posso aplica a vitamina junto a soro?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Patrícia. Tudo bem? Sentimos muito pelo mau momento da sua cachorrinha. Mas apenas um veterinário pode te responder isso, já que ele já analisou o caso. Será que você consegue ligar para ele para tirar essa dúvida?
Um abraço da equipe do PeritoAnimal.
A sua avaliação:
norberto
meu cachorro so come se chegar com o petisco perto da boca dele, ele levanta e anda de vez em quando porem esta muito longe da animação que ele tinha ate hj de manha
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Norberto. Tudo bem? Já que faz tão pouco tempo, aguarde um pouco mais e observe seu comportamento. Se nada melhorar, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Verônica
Oi, boa tarde!
Minha cachorra estar sem comer a dois dias, e estar muito triste, já tentei da de tudo pra ela comer e ela não quer.
E também estar vomitando transparente com um pouco de espuma.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi,Verônica. Tudo bem com você? Temos este post que explica os possíveis motivos para cachorro vomitando espuma branca - Causas, sintomas e tratamento: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-vomitando-espuma-branca-causas-sintomas-e-tratamento-21589.html. Esperamos que seja útil e deseamos rápidas melhoras! 🐶
Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste
1 de 3
Meu cachorro não quer comer e está vomitando e triste

Voltar ao topo da página ↑