Partilhar

Como adestrar um labrador

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 15 fevereiro 2018
Como adestrar um labrador

Ver fichas de  Cachorros

O adestramento é tão importante quanto as vacinas, desparasitação e cuidados gerais do cachorro. Os cachorros labrador, tal como os outros cachorros, devem ser sociabilizados desde filhotes para se tornarem cachorros sociáveis e equilibrados na etapa adulta. De qualquer forma, mesmo que você adote um cachorro labrador adulto, ele pode e deve ser adestrado. Embora possa demorar mais tempo, com as devidas técnicas de adestramento você pode ensinar e ajudar o seu cachorro a ser mais sociável e feliz.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos te ensinar como adestrar um labrador. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Nomes para cachorros labradores

Educar cachorro labrador

O Labrador Retriever é um dos cachorros mais encantadores e populares do mundo. É um cachorro extremamente inteligente, muito dócil, amável e também muito paciente. Por ser uma das raças de cães mais propensas à obesidade, é indispensável passar várias horas com ele brincando, fazendo exercício e tudo o que o permita se manter em boa forma e saudável. Por esse motivo é tão importante adestrar o cachorro desde filhote para que ele seja sociável e aprenda a brincar de forma diária, para gastar a enorme quantidade de energia que tem.

Como adestrar um labrador de 3 meses

Uma vez que este é um cachorro muito sociável, é relativamente fácil treinar o labrador retriever. Se você se está questionando sobre como treinar um labrador bebê, estes são dois pontos fundamentais:

  • Sociabilizar o cachorro filhote com diferentes pessoas animais e objetos: este ponto é fundamental, para que o seu cachorro não tenha medo na idade adulta e consiga conviver harmoniosamente não apenas com humanos como com outros cachorros e até com outras espécies. Quantas mais situações o seu cachorro filhote vivenciar, melhor será para ele. Leia toda a informação necessária sobre socializar um filhote de cachorro corretamente no nosso artigo sobre essa matéria.
  • Ensinar comandos básicos: os comandos básicos são essenciais para estimular psicologicamente o cachorro, não se tratam apenas de uns meros truques. Através de técnicas de reforço positivo, isto é, premiar o cachorro com um petisco ou carinho sempre que o cachorro obedecer ao comando, você vai ver que o seu labrador vai aprender muito rápido os comandos básicos como: Senta! Fica! Deita! Vem aqui! Junto! Leia o nosso artigo completo com explicações sobre cada um dos comandos básicos para cachorros.

Como ensinar um labrador a fazer as necessidades no lugar certo

Tal como para os comandos básicos, é essencial que você tenha em mente que o reforço positivo serve para tudo o que você quiser ensinar ao seu cachorro, inclusive para ensinar o labrador a fazer necessidades no lugar certo. Ou seja, de cada vez que o seu cachorro filhote fizer as necessidades no sítio pretendido, ofereça para ele um petisco que ele goste muito.

É importante que você tenha regularidade nas horas em que leva o seu cachorro à rua. Assim, é mais fácil para ele se acostumar a esperar por essas horas e não fazer as necessidades dele em casa.

No início, é importante ter uma zona da casa com muitos jornais no chão, para que o cachorro possa fazer aí as necessidades dele, caso não consiga aguentar até à hora de ir passear. Antes dos seis meses de idade, é perfeitamente normal que o cachorro ainda faça necessidades dentro de casa. Alguns cachorros podem demorar mais tempo a aprender. Você deve relembrar que os cachorros, tal como as pessoas, têm diferentes tempos de aprendizagem e nem todos os cachorros demoram o mesmo tempo a assimilar aquilo que você quer que eles aprendam. Tenha paciência e relembre que ele não faz nada por maldade, está apenas aprendendo a viver dentro de sua casa perante as suas regras e nem sempre isso é fácil.

Leia o nosso artigo com uma explicação completa sobre ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo.

Como adestrar um labrador - Como ensinar um labrador a fazer as necessidades no lugar certo

Como adestrar um labrador para passear

Para que os passeios sejam seguros e o seu cachorro não saia correndo sempre que vê outro cachorro ou um gato, é importante que você adestre ele a passear junto. Porém, isso não significa que o seu cachorro deva andar sempre junto de si, você também deve deixar que ele se expresse livremente e desfrute plenamente do passeio.

Se o seu cachorro já tiver aprendido os comandos básicos "junto" e "aqui" que referimos anteriormente, será muito mais fácil adestrar ele na hora do passeio.

O processo é muito fácil, basta referir o nome do cachorro e a palavra "junto" e reforçar positivamente se ele obedecer. Leia o nosso artigo que explica passo a passo como ensinar o cachorro a andar junto.

Como adestrar um labrador - Como adestrar um labrador para passear

Como adestrar labrador para não pular

O excesso de excitação do cachorro pode fazer com que ele pule de alegria para cumprimentar as pessoas. Sabemos que é muito chato e incômodo para algumas pessoas este comportamento e pode até ser perigoso no caso de crianças, já que o cachorro labrador tem um tamanho médio e pode facilmente derrubar uma criança pequena.

Por esse motivo, é importante que através do reforço positivo você adestre o labrador para não pular. Os comandos "senta" e "fica" são essenciais para este processo. O ideal é você praticar todos os dias 5/10 minutos e oferecer sempre um petisco ou carinho como recompensa. Deste modo, no momento em que você percebe que o seu cachorro labrador vai pular, use esses comandos básicos para evitar que ele o faça.

Para ler mais sobre como evitar que o cachorro pule nas pessoas, leia o nosso artigo completo sobre essa matéria.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como adestrar um labrador, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Como adestrar um labrador

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Everilda
Olá, preciso de ajuda... Adotei um labrador fêmea de 3 anos, mas ela tem uma péssima mania de ficar batendo na porta toda noite e pela manhã às 6:00 horas em ponto. Não bastasse bater na porta, uiva e chora até eu levantar. O que devo fazer para educá-la?
Fernanda Martins dos Santos Barcelos
Meu cão feita em cima do coco e xixi. O que fazer?
Eliana Botelho
minha labradora é anti social, gostaria que ela fosse como todos os labradores, dócil. ela foi doada a mim com 1 ano e 4 meses. hj tem 2 anos.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Eliana! Para resultados mais rápidos você pode contratar um adestrador canino que vai ajudar você a sociabilizar a sua cachorra.
Meg
porque meu cachorro morde a colera quando vai passear?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Meg! Ele precisa de adestramento para se sentir confortável passeando com a coleira e não a morda. Este artigo vai ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/como-ensinar-o-cachorro-a-usar-a-coleira-e-guia-2176.html

Como adestrar um labrador
1 de 3
Como adestrar um labrador

Voltar ao topo da página