Meu cachorro não me obedece, o que fazer?
Ver fichas de Cachorros
Embora pareça estranho, deparamo-nos com uma pergunta muito comum. Muitos donos desesperam com os seus pets porque acham que eles os ignoram ou não lhes obedecem de propósito. Mas deve saber que isto não é bem assim.
A grande maioria das vezes o problema reside numa má comunicação ou no fato do processo de adestramento não ter sido feito de forma adequada.
Se o seu cachorro não lhe obedece e quer saber o que fazer, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo o que deve saber e fazer.
Por que o seu cachorro não lhe obedece?
Pegue num papel e caneta e resposta às seguintes perguntas:
- Como é a relação com o seu cachorro? Ter um pet não é apenas dar-lhe um teto, comida e levá-lo ao parque. Um cachorro faz parte da sua vida e da sua família. Se não tem intenção de criar um vínculo afetivo é normal que o seu cachorro não lhe preste atenção. Você será apenas mais um humano.
- Que linguagem usa com o seu cachorro? Muitas vezes não nos damos conta, mas a nossa linguagem corporal e as ordens que damos ao nosso cachorro são contraditórias. Quase de certeza que o seu cachorro quer fazer o que você está pedindo, o problema é que não entende o que você está dizendo.
- Preparou-se antes de adestrar o seu cachorro? Talvez você esteja indo muito rápido no adestramento, ou talvez esteja indo muito devagar. Ou talvez você esteja premiando um comportamento negativo, acredite que é muito comum acontecer.
Um cachorro não é um ser humano: pensa diferente, comporta-se de forma diferente e sente de forma diferente. Antes de decidir adotar um cachorro deve ter muito claro que educação precisa e o que vai fazer se não sair tudo na perfeição. Tal como levaria o seu filho a um médico ou psicólogo se tivesse problemas de comportamento graves, deve fazer o mesmo com o seu cachorro, a pessoa indicada para resolver um problema de comportamento é o etólogo.
Coisas que deve saber sobre o comportamento do cachorro:
Como é o seu comportamento? Você se aborrece se o seu cachorro faz algo mal? Grita com ele? É compreensível que em algum momento o seu cachorro possa frustá-lo, mas não deve perder a paciência. Aborrecendo-se ou gritando com ele apenas conseguirá afastar o seu cachorro de si. Além disso, estudos recentes demonstraram a baixa eficácia da dominância contra o reforço positivo.
Pensa que o seu cachorro é uma máquina? Um cachorro é um animal, às vezes parece que nos esquecemos disso. Você pode estar 10 minutos a olhar para uma janela, mas não percebe que o seu cachorro precise de cheirar algo. Uma coisa é a obediência e outra é que o animal careça de liberdade. Deixe-o passear como merece e precisa.
Faz exercício suficiente? Passa demasiado tempo sozinho? Se o seu pet está aborrecido ou não faz o exercício que precisa é normal que destrua coisas. Por muito que o repreenda, não vai resolver nada. Por isso, é muito importante que antes de adotar um cachorro tenha claras quais são as suas necessidades e que depois as cumpra.
Em resumo: não pode esperar que o seu cachorro se porte bem se não cumpre com as suas necessidades básicas ou o priva de certa liberdade. Um cachorro que lhe obedece é aquele que vem até si porque perdeu horas no seu adestramento, porque utilizou o reforço positivo ao invés do castigo. Uma boa relação baseada em premiar o cachorro fará com que lhe obedeça muito mais e por iniciativa própria.
O que fazer se o meu cachorro não me obedecer?
No ponto anterior vimos várias das causas que podem ter desencadeado esta situação. Agora vamos propor que reveja alguns aspetos da vida do seu cachorro:
- A paciência é fundamental. Os resultados não chegam de um momento para o outro. De fato, lembre-se que a base da relação com o seu cachorro deve ser o carinho entre você e ele. Alguns cães são mais inteligentes que outros, por esse motivo uns demoram mais a compreender o que espera deles.
- Recupere o vínculo afetivo: Imagine isto como uma crise de casal, passe tempo com o seu pet, acaricie-o, dê passeios longos com ele, brinque com ele. Desfrute de tempo com o seu cachorro e não o tente forçar, permita que se comporte de forma natural.
Para o seu pet, você é o centro do seu universo, demonstre-lhe que o quer e que se sente bem ao seu lado.
O nome do seu cachorro: um erro muito comum é que o cachorro tenha relacionado o seu nome com algo mau. Porquê? Porque cada vez que faz algo mal, você chama-o e repreende-o. Aí está o erro. Relaciona a palavra "não" ou a repreensão, ao fato de ter feito algo mal. Não precisa de dizer o nome dele, apenas com a palavra "não" e o seu tom de voz, ele entenderá perfeitamente.
Para recuperar a relação positiva com o seu nome faça o seguinte:
- Um bom e longo passeio.
- Quando chegar a casa, o seu pet deita-se na sua cama.
- Aproxime-se dele, mas de maneira a que não o veja diretamente.
- Diga o seu nome.
- Se olhar para você, premei-o.
- Comece com guloseimas (mas sem excessos) e depois passe a carícias. O seu nome deve estar sempre relacionado a algo agradável.
Responder cada vez que o chama: tal como acontece com o nome, é possível que o seu pet tenha relacionado de forma negativa esta ordem.
Para conseguir que ele venha cada vez que o chamar, deve fazer um exercício muito simples. Comece a praticar em casa, mais para a frente pode fazê-lo na rua. Para começar escolha um cômodo calmo e que esteja em silêncio e faça o seguinte exercício:
- Relacione uma palavra adequada à ordem. Por exemplo, "vem" ou "aqui". Não utilize apenas o seu nome para fazer isso. O nome é a ordem para prestar atenção.
- Vá para longe e dê-lhe a ordem.
- Se vier, dê-lhe um abraço e uma guloseima.
- É possível que nas primeiras vezes o seu cachorro não vá até si, é normal. Não está entendendo o que você está pedindo. Neste caso, use uma guia. Dê a ordem e faça com que se aproxime. Depois, reforce esse comportamento.
É muito importante que as sessões de adestramento sejam curtas. Nunca mais de 15 minutos. Assim será mais divertido para o cachorro e para si.
A repetição do exercício é o que vai fazer com que aprenda. Quando já o fizer bem em casa, deve tentar fazê-lo na rua. Siga as seguintes regras.
- Faça o exercício depois de ter dado o passeio, nunca antes.
- Comece sempre com a guia.
- Não faça o exercício no mesmo sítio. Quanto mais variar nos lugares, mais reforçada ficará a ordem.
Como vê, fazer o seu cachorro não o ignorar e obedecer é muito simples. Todos os exercícios que lhe mostramos estão baseados no reforço positivo. Se a isto unir o carinho e a paciência, conseguirá que o seu cachorro aprenda quase qualquer coisa.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu cachorro não me obedece, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Problemas de comportamento.