Partilhar

Ensinando o cachorro a andar junto passo a passo

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 27 outubro 2016
Ensinando o cachorro a andar junto passo a passo

Ver fichas de  Cachorros

Os cães são animais incríveis capazes de aprender uma grande diversidade de ordens para nos deixar felizes (e receber também algumas guloseimas enquanto isso). Entre as ordens que podem aprender encontramos a de caminhar junto a nós, muito útil e benéfica se quisermos levá-lo solto em alguns sítios e não correr nenhum perigo.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe oferecer alguns conselhos para que saiba como ensinar o cachorro a andar junto passo a passo, utilizando o reforço positivo como ferramenta essencial.

Lembre-se que o reforço positivo melhora bastante a percepção do animal e a rapidez de aprendizagem.

Também lhe pode interessar: Ensinar o meu cachorro a sentar passo a passo
Passos a seguir:
1

Antes de começar, deve saber que o fato do seu cachorro andar à sua frente não significa que seja dominante, simplesmente que pretende desfrutar do passeio relaxadamente cheirando e descobrindo novos estímulos. Ensinar a ordem para que o cachorro ande junto a si será fundamental para não fugir em um passeio, mas isso não significa que deva levar o seu cachorro junto a si constantemente, deve permitir-lhe expressar-se livremente e desfrutar como o faria qualquer animal.

No PeritoAnimal só utilizamos o reforço positivo, uma técnica recomendada por profissionais que permite assimilar rapidamente aquilo que queremos ensinar ao nosso cachorro. Vamos começar o processo conseguindo guloseimas para cães ou snacks, se não tiver ao seu alcance nenhuma pode utilizar salsichas. Corte-as em pedaços pequenos.

Deixe-o cheirar e ofereça-lhe uma, agora já estamos prontos para começar!

Ensinando o cachorro a andar junto passo a passo - Passo 1
2

Agora que já provou uma guloseima que gosta e o motiva, inicie o seu passeio para começar com o adestramento. Uma vez que o cachorro tenha feito as suas necessidades, vai começar a educá-lo a andar junto a si, para isso o melhor é procurar uma zona tranquila e isolada.

Escolha como quer pedir ao seu cachorro que ande junto a si, pode dizer "junto", "aqui", "ao lado", certifique-se apenas de escolher uma palavra que não seja idêntica a outra ordem para não se confundir.

Ensinando o cachorro a andar junto passo a passo - Passo 2
3

O processo é muito simples, pegue numa guloseima, mostre-a e chame-o com a palavra escolhida: "Maggie junto".

Quando o cachorro se aproximar de si para receber a guloseima, deve continuar andando pelo menos um metro com a guloseima e só depois é que a deve dar. O que está fazendo é tentar que o cachorro relacione andar junto de nós com receber um prêmio.

Ensinando o cachorro a andar junto passo a passo - Passo 3
4

Será fundamental repetir este procedimento de forma regular para o cachorro o assimilar e relacionar corretamente. Trata-se de uma ordem muito simples que pode aprender facilmente, a dificuldade recai sobre nós e a vontade que temos de o praticar.

Lembre-se que nem todos os cães vão aprender com a mesma rapidez a ordem e, que o tempo que dedicar a ensinar um cachorro a andar junto a si variará dependendo da idade, da predisposição e do estresse. O reforço positivo irá ajudar a que o cachorro assimile essa ordem melhor e mais rapidamente.

Algo que também pode ser útil nos passeios com o seu cachorro é ensinar o cão a passear sem guia e ensinar um cão adulto a passear com guia, por isso aproveite e confira também as nossas dicas.

Ensinando o cachorro a andar junto passo a passo - Passo 4

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ensinando o cachorro a andar junto passo a passo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Ensinando o cachorro a andar junto passo a passo

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Myria Coelho
Estou gostando do perito animal. Como faço para ensinar a minha cachorrinha Eva a não sair quando abro o portão da rua?

Ensinando o cachorro a andar junto passo a passo
1 de 5
Ensinando o cachorro a andar junto passo a passo

Voltar ao topo da página