Problemas de comportamento

Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 31 agosto 2023
Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O cachorro fica pulando em cima das pessoas? Não sabe como parar com esse comportamento? Muitos cães, por excitação, tendem a subir nas pessoas. No entanto, embora esse comportamento possa parecer engraçado, é importante evitá-lo, pois pode ser prejudicial caso a pessoa não goste de cães ou se o cão pular em cima de uma criança ou pessoa idosa.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas. No entanto, você deve ser ter persistência e seguir bem as regras se realmente quiser que ele pare de fazer isso. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Como fazer o cachorro parar de latir

Índice

  1. Por que os cachorros pulam nas pessoas?
  2. Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas
  3. O que acontece se repreendermos o cachorro por pular nas pessoas?
  4. Como praticar a obediência para o cachorro parar de pular nas pessoas

Por que os cachorros pulam nas pessoas?

Poderíamos comparar o cérebro do cachorro com o de uma criança muito pequena que precisa ser educada. Ele precisa aprender a fazer suas necessidades na rua, a socializar com pessoas e animais diferentes, e também aprender sobre comportamento dentro da família. Se não educarmos o cachorro desde filhote, surgem problemas como os abordados neste artigo, e você ficará se perguntanto como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas. Mas... por que isso acontece?

Geralmente, esse tipo de comportamento é adotado por cães que desenvolveram essa conduta desde filhotes. Ao permitirmos que eles subam na gente, estamos comunicando que esse comportamento é aceitável. Por essa razão, quando crescem, continuam a fazê-lo como uma rotina habitual e apropriada.

Além disso, cães que passaram por mudanças estressantes em suas vidas também podem começar a desenvolver esse comportamento, agindo de forma hiperexcitada e pulando em pessoas, sofás e objetos. Um terceiro grupo de cães que pode adotar esse comportamento são os que foram adotados e dos quais não conhecemos a vida anterior.

Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas - Por que os cachorros pulam nas pessoas?

Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas

A melhor forma que temos para evitar que o cachorro pule nas pessoas é educá-lo quando ainda é um filhote. No entanto, se não conseguimos ou não pudemos realizar essa parte da educação, precisaremos de um pouco de paciência e das orientações corretas. É possível alcançar esse objetivo!

Antes de começar a lidar com esse problema de comportamento, será fundamental garantir que nosso fiel companheiro cumpra as 5 liberdades do bem-estar animal. Por quê? Se não for assim, estaremos trabalhando com um cachorro estressado, nervoso ou claramente desconfortável. Isso pode impedir um aprendizado correto ou prolongar o processo de educação.

Se o cachorro tiver um problema de comportamento grave, estiver estressado ou sofrendo de alguma doença, mesmo que seja de natureza mental, devemos resolver a situação primeiro. Devemos praticar com um cão saudável tanto fisicamente quanto mentalmente.

Cada comportamento que o cachorro exibe tem um objetivo específico. Neste caso, ao subir nas pessoas, o cão está buscando atenção, carinho ou reforço, por exemplo. Portanto, para fazer o cachorro parar de pular nas pessoas, é necessário evitar completamente que ele receba uma "recompensa", seja qual for o tipo.

Portanto, a primeira orientação será ignorar completamente o cão quando ele tentar subir nas pessoas. Como fazer isso? O melhor é virar-se e afastar-se de maneira que ele se desengate de nossas pernas ou tronco. Além disso, não devemos fazer carinho nele nem falar com ele.

Ao ignorar o pet, estamos buscando, assim, acabar com o comportamento. No entanto, devemos ter cuidado, pois é possível que o cão, ao ser ignorado, tente subir nas pessoas com mais insistência. Será fundamental permanecermos firmes e ignorá-lo completamente.

Além disso, vamos tentar reforçar uma atitude calma, positiva e tranquila. Para isso, é essencial que toda a família se envolva e colabore nesse novo processo de aprendizado:

  • Devemos reforçá-lo quando estiver calmo, por exemplo, com um "muito bem".
  • Também reforçaremos quando ele não subir em nós ao chegarmos em casa.
  • Vamos pedir às pessoas na rua que se virem se o cachorro tentar subir nelas.
  • Evitaremos excitá-lo de forma excessiva, tanto na rua quanto em casa, pois isso leva à perda de controle e, consequentemente, a pular nas pessoas.

O que acontece se repreendermos o cachorro por pular nas pessoas?

Se repreendermos o cachorro por pular nas pessoas em vez de ignorá-lo, estaremos fornecendo a ele alguma atenção, mesmo que seja negativa, o que ele conseguirá, até certo ponto, seu objetivo: chamar a sua atenção.

Por isso, é muito importante que toda a família entenda que não deve repreender o animal, mas sim educá-lo por meio do reforço positivo, prestando atenção aos comportamentos que ele faz corretamente.

Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas - O que acontece se repreendermos o cachorro por pular nas pessoas?

Como praticar a obediência para o cachorro parar de pular nas pessoas

Para fazer o cachorro parar de pular nas pessoas, você deverá trabalhar a obediência básica, utilizando sempre o reforço positivo. A obediência não apenas nos oferece a possibilidade de "controlar" melhor o cão em situações específicas, mas também ajuda a melhorar nosso vínculo com ele, a fazê-lo entender-nos melhor e a estimular sua mente.

Para evitar que o cachorro pule nas pessoas:

  1. Podemos ensinar o peludo a sentar;
  2. E, quando ele já estiver bem treinado nisso, ensiná-lo a ficar parado.

Com esses dois comandos básicos, podemos fazer com que o nosso cão não apenas evite subir nas pessoas, mas também que ele se sente e espere pacientemente pelo carinho ou petisco.

Lembre-se de que a obediência deve ser trabalhada de forma consistente. Por isso, recomendamos que você saiba mais sobre sessões de treinamento canino e dedique entre 5 e 10 minutos diariamente para trabalhar com o cão. Dessa forma, conseguiremos uma resposta mais precisa e um cachorro feliz e estimulado.

Não se esqueça de recompensá-lo sempre que ele se sentar antes de pular, seja com um petisco, um "muito bem" ou um carinho. Isso é fundamental para que ele se sinta reforçado e não volte a subir nas pessoas.

Se o seu caso for especialmente grave, se você não souber como seguir as orientações ou se o seu cão também apresentar problemas como agressividade, não hesite em procurar um especialista. Você pode procurar um adestrador, um educador canino ou um etólogo, qualquer uma dessas figuras profissionais deve ser capaz de ajudar a resolver os problemas que você enfrenta.

No entanto, não se esqueça de verificar a metodologia de trabalho, as opiniões dos clientes e as áreas de atuação antes. Lembre-se de que alguns profissionais trabalham a obediência, enquanto outros preferem a modificação de comportamento.

Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas - Como praticar a obediência para o cachorro parar de pular nas pessoas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer o cachorro parar de pular nas pessoas