Cuidados básicos

Calmantes para gatos

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 9 março 2023
Calmantes para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se viver em centros urbanos já é estressante para as pessoas, imagine para os gatos! Gatos domésticos, especialmente os que vivem em cidades, estão submetidos ao estresse crônico diariamente, sofrendo distúrbios de ansiedade. O bem-estar animal inclui fornecimento adequado de alimento e água fresca, acesso a ambiente limpo e com abrigo, temperatura, luz e barulho em intensidade adequada, cuidados veterinários, liberdade para expressar a maioria dos comportamentos instintivos da espécie e proteção frente a ocasiões desencadeadoras de medo[1].

Várias situações podem estressar os bigodudos, a começar por mudanças no ambiente. Modificações na dieta, barulhos altos e desconhecidos, caixas de areia sujas ou com granulados que grudam nos pés e, principalmente, novos integrantes na família, incluindo pessoas, gatos e cachorros. Ainda, gatos são animais extremamente territorialistas, sendo a disputa pelo território um dos motivos mais fortes de brigas e estresse. A domesticação e o confinamento são fortes fatores no desencadeamento de distúrbios comportamentais. Mas como diminuir a ansiedade dos gatos? É correto utilizar calmantes para gatos? Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre o uso e tipos de calmantes para gatos, além dos tratamentos alternativos utilizados para proporcionar maior qualidade de vida aos felinos.

Índice

  1. O que são calmantes para gatos?
  2. Quais os melhores calmantes para gatos?
  3. Opções de calmantes caseiros para o gato dormir
  4. Pode dar Dramin para o gato dormir?
  5. Pode dar calmante humano para gatos?
  6. Opções de calmantes para gatos estressados
  7. Calmantes naturais para gatos

O que são calmantes para gatos?

Muita gente afirma que convive com gatos muito agitados, inquietos ou agressivos. O uso de calmantes para gatos tem se tornado uma opção bastante utilizada para aqueles que apresentam comportamentos que desagradam seus tutores. O que se deve ter em mente é que os felinos descendem de um ancestral territorial solitário e mesmo que a domesticação e o contato intenso com humanos tenham reduzido em parte essa tendência herdada, eles ainda confiam mais em um ambiente doméstico seguro do que na sua relação com as pessoas ou com outros animais[2].

Ao se sentirem inseguros, os felinos manifestam comportamentos relacionados ao estresse, como medo e agressão. A disputa por território também ocasiona comportamentos indesejados, como urinar fora da bacia sanitária, arranhões nos sofás e outros móveis, além de brigas intensas. Algumas atitudes são moldáveis com a domesticação, mas outras fazem parte da essência do gato, do seu comportamento instintivo. Diante disso, os tutores precisam estar cientes de que o gato não é um cachorro pequeno, e que nunca se comportará como tal.

A tentativa de fazer com que o gato se comporte de forma semelhante aos cães pode gerar distúrbios de comportamento e até mesmo problemas de saúde. Querer que um gato não afie as unhas nos móveis ou que não suba nos lugares mais altos da casa é praticamente mantê-lo preso em uma gaiola, sendo exigido dele que não tenha atitudes que são fundamentais da sua natureza. O uso de calmantes para gatos, principalmente aqueles que necessitam de prescrição médica, devem ser pensados como última opção ou por um curto período, sendo indicada a eliminação do fator estressante, além da aceitação pelo tutor do comportamento do seu gato. Adaptar a residência com brinquedos, prateleiras e arranhadores é uma boa alternativa para deixar o felino mais tranquilo e sociável, reduzindo a necessidade do uso de calmantes.

Quais os melhores calmantes para gatos?

Os medicamentos utilizados em gatos com distúrbios de comportamento devem ser administrados por um breve período, até que o fator estressante seja reduzido ou totalmente eliminado. Todas as opções de calmantes para gatos devem ser prescritas pelo médico veterinário, já que alguns medicamentos podem fazer mal aos felinos, mesmo em doses muito baixas.

As classes mais utilizadas de calmantes para gatos, são:

  • Antidepressivos tricíclicos
  • Inibidores seletivos da recaptação de serotonina
  • Tranquilizantes benzodiazepínicos
  • Anticonvulsivantes.

Cada caso deve ser analisado individualmente e alternativas aos medicamentos devem ser buscadas antes de se iniciar um tratamento com calmantes. Neste outro artigo explicamos como acalmar um gato hiperativo.

Calmantes para gatos - Quais os melhores calmantes para gatos?

Opções de calmantes caseiros para o gato dormir

A melhor forma de ajudar seu gato a ter uma boa noite de sono é gastando a energia dele com brincadeiras. E vale tudo nessa empreitada:

O importante é fazer o bichano se exercitar garantindo um bom enriquecimento ambiental, eliminando a necessidade do uso de calmantes.

Calmantes para gatos - Opções de calmantes caseiros para o gato dormir

Pode dar Dramin para o gato dormir?

O Dramin é um medicamento utilizado para prevenir enjoos, muito utilizado nos animais em casos de viagens. Apesar de ter como reação adversa a sonolência, alguns gatos podem apresentar excitação, ficando ansiosos com o uso do produto. É importante lembrar que todo medicamento deve ser prescrito pelo médico veterinário, que saberá a melhor dosagem para o animal e se realmente é necessário seu uso.

Neste outro artigo explicamos como fazer um gato dormir a noite toda.

Pode dar calmante humano para gatos?

Antes de pensar nesta opção, é preciso verificar se a agitação ou a falta de sono do gato não é oriunda de alguma doença. Se o felino estiver com dor ou se sentindo mal, não conseguirá dormir mesmo com o uso de calmantes.

Em certos casos, podemos dar calmantes humanos para gatos, mas vale destacar que várias medicações de uso humano são proibidas para gatos, devido às fortes reações adversas que podem causar nesta espécie. Por isso, não é aconselhável usar calmantes humanos em animais sem a orientação do médico veterinário.

Opções de calmantes para gatos estressados

Existem produtos no mercado pet que auxiliam os gatos a ficarem mais tranquilos. O Feliway difusor, por exemplo, é um análogo sintético do odor materno felino, que ajuda na convivência armônica entre os gatos. Após o parto, as gatas produzem um odor característico nas glândulas mamárias, que ajuda a fortalecer o vínculo entre eles, deixando os filhotes tranquilos e seguros. E é nesse sentido que o produto trabalha, fazendo com que o felino se sinta calmo e seguro no ambiente[3].

Outra opção é o uso de erva do gato, uma espécie de grama que atrai os felinos e os distrai por horas. Pode ser encontrada em forma de sementes, já plantada ou desidratada.

Calmantes para gatos - Opções de calmantes para gatos estressados

Calmantes naturais para gatos

Existem alguns fitoterápicos utilizados em gatos para controle da ansiedade, como:

  • Mentrasto, muito usado também para insônia nos bichanos;
  • Valeriana é usada como sedativo, relaxante muscular e indutor do sono.

No entanto, mesmo sendo fitoterápicos, devem ser prescritos pelo médico veterinário, que saberá qual a melhor dosagem para o gatinho estressado.

Agora que você já conhece os tipos de calmantes para gatos e viu as melhores alternativas para acalmar um felino, conheça tranquilizantes naturais para gatos neste outro artigo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Calmantes para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Referências
  1. Silva, R.P., Suyenaga, E.S. Estresse e ansiedade em gatos domésticos: tratamento farmacológico e etnoveterinário – Uma revisão. Science and Animal Health, 2019, v.7, p.12-33. Disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/veterinaria/article/download/14789/10734. Acesso em 08/03/2023.
  2. Strack, A. Manejo amigável de felinos domésticos: revisão de literatura. Universidade Federal de Santa Catarina, 2021. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/224096/TCC%20Adriane%20Strack%20-%20Manejo%20Amig%C3%A1vel%20de%20Felinos%20Dom%C3%A9sticos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 08/03/2023.
  3. Saiba mais sobre FELIWAY CLASSIC Difusor. Disponível em https://www.feliway.com/br/Produtos/Perguntas-frequentes. Acesso em 08/03/2023.
Bibliografia
  • Ozaki, A.T., Duarte, P.C. Fitoterápicos utilizados na medicina veterinária, em cães e gatos. Universidade Anhembi Morumbi – UAM, 2006, v.18. Disponível em https://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/11/infarma06.pdf. Acesso em 08/03/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Calmantes para gatos