Cuidados básicos

Como fazer areia para gato

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 18 dezembro 2019
Como fazer areia para gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Uma das características mais práticas e fascinantes sobre o comportamento felino é a facilidade de aprender fazer as necessidades na caixa de areia para gato. Embora alguns filhotes possam demorar um pouquinho mais tempo para se adaptar, a maioria dos bichanos assimila em questão de dias o lugar adequado para urinar e defecar no novo lar, principalmente quando os tutores sabem estimular de forma positiva o gatinho a fazer suas necessidades na caixa.

Isso facilita (e muito) os cuidados diários com a higiene do pet e da casa, requerendo menos tempo e esforço por parte dos tutores. O que muita gente não sabe é que a qualidade e o tipo de areia para gato que se escolhe pode facilitar ou dificultar a adaptação do bichano à caixinha. Além disso, existem alguns produtos que podem chegar a causar alergias ou inflamação nas mucosas do gato por conterem perfumes ou substâncias químicas irritantes.

Para evitar essas reações negativas ou a rejeição do bichano, muitos tutores estão buscando alternativas mais conscientes e decidem fazer sua própria areia de gato biodegradável. Se você também se interessa em adotar hábitos mais econômicos, amigáveis com o meio ambiente e bons para o seu gato, continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber como fazer areia para gato em casa.

Também lhe pode interessar: Tipos de areia para gatos

Índice

  1. Qual é a melhor areia para gatos?
  2. Como fazer areia de gato caseira
  3. Areia para gato com fubá
  4. Areia de gato com farinha de mandioca
  5. Areia de gato caseira com trigo
  6. Areia para gatos com serragem
  7. Areia para gato com terra ou areia comum
  8. Areia para gato com papéis reciclados

Qual é a melhor areia para gatos?

Hoje em dia existem vários tipos de areia de gato para atender às diferentes necessidades de cada bichano e às possibilidades econômicas de cada tutor. Por isso, recomendamos que você calcule bem o seu orçamento para saber quanto pode e está disposto a gastar em um material indispensável para o bem-estar do seu pet.

É importante não analisar somente o preço na hora de escolher a melhor areia higiênica para gatos e privilegiar o custo-benefício de cada produto. Por exemplo, considere a vida útil de cada tipo de areia para gatos para calcular com qual frequência você precisará trocá-la. Além disso, você também pode pensar na praticidade, já que as areias aglomerantes costumam facilitar a limpeza dos excrementos.

Por outro lado, a areia para gato feita com material biodegradável tem um importante valor agregado por ser fabricada com materiais vegetais que se decompõem facilmente e espontaneamente na natureza, para não causar um impacto negativo no meio ambiente. Embora esses produtos costumem requerer um investimento mais elevado, é possível fabricar versões caseiras com ingredientes acessíveis. No próximo tópico, vamos te ensinar como fazer areia para gatos de forma simples.

Lembre-se que, independente do tipo de areia para gato que você decidir usar, é importante também saber escolher a caixa para o seu pet. O ideal é optar por um modelo fabricado com materiais resistentes, já que oferecem uma vida útil mais longa e permitem uma melhor higienização. Também garanta que o tamanho da caixa é proporcional ao tamanho do corpo do seu pet. O animal deve conseguir dar uma volta completa em torno de si (360º) e se agachar de forma cômoda dentro da caixa de areia.

Como fazer areia para gato - Qual é a melhor areia para gatos?

Como fazer areia de gato caseira

Existem muitos produtos naturais e econômicos com propriedades absorventes e/ou aglomerantes que podem ser utilizados para fabricar areia de gato caseira e até biodegradável. A seguir, apresentaremos três opções muito fáceis de fazer com ingredientes que podem ser encontrar em qualquer mercado, feira ou lojas de produtos naturais.

Se você tiver a possibilidade de usar produtos orgânicos, este seria o ideal para completar um ciclo de consumo sustentável e consciente. Além de garantir que nenhuma substância química utilizada no cultivo e na fabricação do produto possa afetar a saúde do seu bichano. Caso não seja possível, também continua sendo uma ótima ideia fazer areia sanitária para gatos em casa. Siga as instruções a seguir!

Areia para gato com fubá

Sabe aquele fubá que utilizado para fazer receitas doces e salgadas deliciosas? Pois é, ele é um ótimo produto para fabricar areia para gato, além de ser biodegradável. Ao entrar em contato com o xixi ou o cocô do gato (que possuem certa quantidade de líquidos), o fubá forma uns torrões sólidos e firmes que facilitam a limpeza da caixa de areia do gatinho. Por isso, é uma alternativa excelente para substituir a areia aglomerante industrializada.

Para otimizar o funcionamento do fubá como areia de gato caseira, você pode adicionar uma colherzinha de bicarbonato de sódio para evitar que os maus cheiros se espalhem pela casa ou se impregnem na caixa. Se preferir, pode usar a chamada canjiquinha com grãos mais grossos invés do fubá.

Como fazer areia para gato - Areia para gato com fubá
Imagem: Almanaque SOS

Areia de gato com farinha de mandioca

Outro ingrediente biodegradável e acessível que pode ser usado para substituir a areia de gato é a farinha de mandioca. Você pode comprar aquela mesma farinha usada para fazer farofa, pirão e muitos outros pratos típicos do Brasil mas, se você conseguir a farinha de mandioca mais grossa, o resultado será ainda melhor.

Os grãos da farinha de mandioca reagem ao entrar em contato com a umidade presente na urina e nos excrementos do bichano, formando blocos consistentes, com um efeito aglomerante. Uma boa ideia é fazer areia de gato com farinha de mandioca e fubá para potencializar as propriedades e oferecer uma caixinha sanitária totalmente natural ao seu pet.

A única possível desvantagem da mandioca é que seu aroma pode ser atrativo para muitos pets. Então, talvez o seu gato ou o seu cachorro possam sentir vontade de comer o conteúdo da caixa de areia. Você deve ficar atento para escolher o produto mais adequado aos gostos e hábitos dos seus melhores amigos para evitar esses imprevistos.

Como fazer areia para gato - Areia de gato com farinha de mandioca
Imagem: Pinterest

Areia de gato caseira com trigo

Como mencionado anteriormente, muitas pessoas estão tomando consciência sobre o impacto do consumo irresponsável no meio ambiente e decidem adotar hábitos de vida e de consumo mais sustentáveis. Ao perceber essas mudanças nas atitudes dos consumidores, muitas marcas começaram a disponibilizar produtos para pets recicláveis e/ou biodegradáveis. Um bom exemplo disso são as areias sanitárias para gatos feitas com produtos naturais, como o trigo, sem adição de compostos químicos industriais (embora nem todas seja orgânicas).

Você sabia que pode fazer a sua própria areia para gato com trigo orgânico, 100% biodegradável e muito mais econômica que os produtos oferecidos nos pets shops e supermercados? Na verdade, se não conseguir trigo orgânico ou qualquer solução mais econômica, também pode optar pelo trigo comum. Porém, não aconselhamos usar a farinha comum, porque é muito refinada e pode conter alguns resíduos industriais. Além disso, como é tão fina que tende a se pulverizar e pode deixar a sua casa suja e cheia de patinhas brancas.

Por isso, o mais natural, prático e seguro é comprar o grão de trigo e moer utilizando um moedor elétrico até conseguir um farelo relativamente fino, mas não uma farinha. Você também pode perguntar nas lojas de produtos naturais se oferecem o trigo já moído para facilitar o seu trabalho. Logo, é só cobrir a caixa sanitário do seu gatinho com esse farelo de trigo com um pouquinho de bicarbonato para evitar os odores fortes. Se quiser melhorar a ação aglomerante da areia de gato caseira, basta adicionar um pouco de fubá ou farinha de mandioca.

Como fazer areia para gato - Areia de gato caseira com trigo

Areia para gatos com serragem

Não é novidade que a madeira é um material super versátil, mas além disso se destaca por ser biodegradável e totalmente renovável. Claro que a obtenção precisa ser bem planejada para evitar os casos de desmatamento e certificar a origem sustentável da matéria-prima. Uma ideia interessante para substituir a areia de gato industrializada é aproveitar a serragem a serragem que costuma ser "desperdiçada" pelo setor da construção e carpintaria.

Lembre-se da importância de certificar a origem da madeira antes de expor seu bichano à serragem para evitar que se exponha à substâncias químicas ou produtos artificiais utilizados nos cultivos ou no tratamento da madeira. O ideal seria conseguir serragem orgânica (ou a própria madeira para fazer a serragem na sua casa) ou, pelo menos, de madeira ecológica proveniente das iniciativas de reflorestamento e manejo sustentável dos solos. Como já mencionado antes, para evitar o mau cheiro você deve colocar um pouco de bicarbonato de sódio.

Como fazer areia para gato - Areia para gatos com serragem
Imagem: Natural Cat Care Blog

Areia para gato com terra ou areia comum

A areia está presente em muitos lugares do mundo de forma natural e também pode ser fabricada para vários usos na indústria da construção, jardinagem e outras atividades. Os gatos, como a maioria dos felinos, se sentem "atraídos" a fazer suas necessidades na terra ou em terrenos arenosos, inclusive na própria natureza. Um dos motivos é poder enterrar seus excrementos para não atrair depredadores ou simplesmente dizer aos outros animais que sua presença é pacífica e não representa uma ameaça.

Uma alternativa econômica é utilizar areia ou terra comum para revestir a caixa sanitária do seu bichano. Não é recomendável coletar a areia da praia, pois se todos fizéssemos isso, poderíamos causar um sério dano a esses ecossistemas. Você pode optar pela areia de construção e pela terra natural que são fáceis de encontrar com preços acessíveis. Lembre-se que estes materiais não devem acumular umidade nem impurezas para prevenir a proliferação de microrganismos.

Uma boa ideia é misturar esses dois elementos, já que a areia tende a grudar nas patas do bichano e se espalhar facilmente pela casa. Se você deseja um substrato de textura mais argilosa, uma medida de areia para cada duas de terra (por exemplo, duas xícaras de terra comum misturada com uma xícara de areia). Caso você prefira fazer uma areia de gato mais clássica (ou seja, de textura arenosa), deve inverter as proporções e usar duas medidas de areia para cada uma media de terra. Em ambos os casos, você conseguirá combinar propriedades absorventes e aglomerantes, excelentes para facilitar a limpeza da caixa de areia dos gatos.

Areia para gato com papéis reciclados

Outra opção econômica e amiga do meio ambiente é reutilizar certos materiais que simplesmente seriam descartados e dar uma nova vida útil a esses elementos. Ao invés de comprar novos produtos e gastar mais, você reutilizar, por exemplo, jornais, folhas de revista e papéis picados para preparar a caixa sanitária do seu pet.

Como fazer areia de gato com papel

Neste caso, você precisará seguir os seguintes passos para fazer a areia para gato com jornal:

  1. Picar ou triturar os jornais, revistas e papéis que serão utilizados para fazer a "areia";
  2. Colocar de molho os papéis picados ou triturados com um pouco de água morna e detergente neutro ou biodegradável para hidratá-los e dar consistência à preparação;
  3. Quando a preparação já estiver à temperatura ambiente, será o momento de coar com uma peneira e colocá-la novamente em um recipiente limpo;
  4. Adicionar um pouco de água fria ou a temperatura ambiente e bicarbonato de sódio. Em seguida, amassar a preparação para homogenizar e compactá-la (o ideal é usar luvas). A ideia é formar bolinhas ou pequenos blocos de papel compactado, imitando o que seriam os grãos de areia ou sílica industriais;
  5. Coar novamente para retirar o excesso de água e deixar que a preparação se seque naturalmente;
  6. Pronto! Você já pode usar sua areia para gato ecológica para revestir a caixinha do seu bichano.

Com essa opção de areia para gato você estará fabricando uma areia absorvente. Se você quiser que o xixi e o cocô formem blocos mais sólidos para facilitar a limpeza diária, você pode adicionar fubá ou farinha de mandioca à preparação seca, antes de utilizá-la para revestir a caixinha sanitária.

E você? Conhece outras maneiras de fazer areia para gato caseira? Colabore com a comunidade do PeritoAnimal e deixe sua receita nos comentários!

Como fazer areia para gato - Areia para gato com papéis reciclados
Imagem: ECO Inventos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer areia para gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • The Humane Society of the United States. Preventing litter box problems. Disponível em: https://www.humanesociety.org/resources/preventing-litter-box-problems
  • Low Income Relief. 5 Easy Ways to Save Money with Homemade Cat Litter. Disponível em: https://lowincomerelief.com/homemade-cat-litter/
  • Love to Know. 5 Homemade Cat Litter Substitutes. Disponível em: https://cats.lovetoknow.com/Homemade_Cat_Litter
  • Conserve Energy Future. Paper Recycling. Disponível em: https://www.conserve-energy-future.com/paperrecycling.php
  • Lohman, Donald J. "Composition useful as a cat litter, plant mulch, or grease and oil absorbent." U.S. Patent No. 4,570,573. 18 Feb. 1986.

Vídeos relacionados com Como fazer areia para gato

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer areia para gato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Rosana
Boa tarde. Eu ja fiz, misturando trigo para kibe com um pouco de farinha de mandioca.
Estou juntando outro produto orgânico, para nova experiência.
Grata,
A sua avaliação:
Ninna
Tenho 25 gatos em um gatil e gostaria de usar a serragem fina, mas tenho medo de farpas e problemas na respiração
A sua avaliação:
Flavia Neumam
Ola, eu uso farinha de mandioca grossa com quirela de milho, mas muitas pessoas dizem que pode fazer mal p o gato por ser organico e facilitar proliferaçao de bactérias e fungos, causando pneumonia ou alergias. Isso procede?
A sua avaliação:
Jane
Boa tarde, tenho 18 gatos e dois cachorros e todos fazem cocô no pátio, o que eu poderia usar prá não ficar só na terra? Já tentei areia de construção, mas a casa que moro o lugar é muito úmido. Gostaria de ideias por favor. Obrigada
A sua avaliação:
MARIA APARECIDA OLIVEIRA DE CERQUEIRA
Aqui eu uso a borra de cafe ,farinha e as vezes fuba ,para mim e ótimo e o tempo de troca e em torno de 20 dias sendo q toda semana lavo as caixas ,para que tem gatos de pelo branco nao da .
A sua avaliação:
Gabi
Essas areias feitas em casa podem ser jogadas no vaso sanitário?
A sua avaliação:
Fernanda
Ok galera vcs também pode fazer os seus gatos serem seu seguro ele pode te trazer um segurança com vc tem que tentar fazer eles terem confiança com Fernanda? Assim vc chamam ele até ele vir e deixa ele te cherar então ele ta botando o se seguro a mesma coisa com cachorros e cuidem de seu animais bjs tchau da Fernanda dicas de como cuidar de gatos
Imagem: Almanaque SOS
Imagem: Pinterest
Imagem: Natural Cat Care Blog
Imagem: ECO Inventos
1 de 7
Como fazer areia para gato